Put(a)in para ele(s) -parte 2


Uma ditadura é um estado em que todos têm medo de um e cada um tem medo de todos, Alberto Morávia

Segunda parte e ultima do meu antigo anterior Put(a)in para ele -parte 1 )

Put(a)in, como Hitler tem um amigo. Lukashenko para Put(a)in, Mussolini para Hitler. Como Hitler com a Checoslováquia, Put(a)in na Ucrânia descobriu lá russos, depois disse que a Ucrânia sempre foi russa,…[ para os que não sabem, o ducado de Moscovo dos Rus, estava obrigado ao reino báltico da hoje Letónia ].

Tal como Put(a)in, Hitler fez-se dirigente máximo de uma nação vencida economicamente  e ambos nunca esconderam a veleidade de serem os futuros lideres de nações ressurgidas atingindo o esplendor de outrora. 

Nunca esconderam o que pretendiam, Hitler em “Mein Kampf”, Put(a)in em muitos discursos que fez (antes e depois de chegarem ao poder), de que ambicionavam restaurar aquilo que foram os seus países originários no seu antigo esplendor e glória. Também ambos tinham inimigos internos. Apenas todos todos que estavam contra eles e uns mais particulares: Judeus para Hitler, intelectuais para Put(a)in. E ambos fizeram batota com atletas nas competições desportivas, fazendo doping. 

Ambos combateram nos exércitos vencidos dos seus países. Hitler como cabo na I WW, Put(a)in como oficial de inteligência ou da policia secreta no Afeganistão…E ambos fizeram propaganda politica ao serviço do exército,Hitler, pelos serviços secretos, Put(a)in na Alemanha derrotada e na ex-USSR 

Ambos chegaram ao poder com a ambição que tinham de fazer algo de grandioso. Hitler sempre confessou que acreditava que ia morrer novo e portanto a II WW começou quando tinha 50 anos; Put(a)in começou a invasão da Ucrânia mais velho, 69 anos, o número sugestivo de tudo estar ao contrário,  mas sabendo, segundo as informações ocidentais americanas /ingleses, que tem uma doença de origem cancerígena e/ou mentalmente desiquilibrado por estar isolado pelo Covid-19.  

Em resumo, ambos tinham pressa de começar a deixar na história o seu cunho pessoal. Hitler começou a II WW mal preparado, o exército só se tornou a máquina de guerra que viemos a conhecer durante a guerra; Put(a)in começou a invasão da Ucrânia também com o seu exército mal preparado (já lá vão 3 generais mortos, o quádruplo das baixas que o opositor, mudanças nos altos comandos, … ). Em comum, atacaram adversários muito mais fracos, mas Hitler foi bem mais eficaz. 

As ditaduras fomentam a opressão, as ditaduras fomentam o servilismo, as ditaduras fomentam a crueldade; mas o mais abominável é que elas fomentam a idiotice, Jorge Luis Borges

Ambos condicionaram as informações nos seus países antes e durante a guerra e ambos apenas permitiram a oposição “amiga”. O resto ou foi preso, ou foi assassinado ou desapareceu.

Em 1938/1939, Daladier pela França e Chamberlain pelo Reino Unido fizeram de tudo para apaziguar Hitler. Inclusive foram humilhados por Hitler que nunca cumpriu o que sempre lhes afiançou e comprometeu-se a fazer. A bem da Paz na Europa. Como Macron hoje.

Em 2022, Macron é o Daladier dos tempos modernos. Foi humilhado por Put(a)in, que inclusive depois de uma reunião em Moscovo, que diz Macron, lhe afiançou que nada faria. 48h depois invadiu a Ucrânia. Primeiro com objetivos curtos, depois mais alargados como o de inclusive anexar todo o país.

E tal como Chamberlain, a suprema humilhação foi obrigar Macron a deslocar-se a Moscovo (Chamberlain com 70 e muitos anos, deslocou-se ao “ninho de águia” Berchtesgaden , na Baviera, bem afastado de Berlim)

Put(a)in e Hitler nunca se coibiram de chacinar pessoas. Hitler com judeus, os deficientes, pessoas mentalmente desequilibradas. Put(a)in já atira para edifícios civis, para hospitais, escolas, maternidades e já disse que não teria problemas em usar o seu arsenal nuclear (naturalmente armas nucleares tácticas em primeiro lugar). 

A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos Frases de Ditadura, Montesquieu

Em 1938/39 os USA avisaram e isolacionistas como eram, deixaram as coisas andar. Os USA avisaram alemães e a Europa que não era bom dependerem energeticamente de um antigo inimigo. E enquanto a Europa discutia o que fazer, os USA foram dos primeiros países apoiarem a Ucrânia, económica, financeira e militarmente (também os britânicos ).

Os USA têm dois (2) oceanos a defenderem-nos, os europeus têm o inimigo às suas fronteiras, o que é uma diferença grande.

Nós europeus acordamos. Mas quem acordou primeiro e obrigou os governos da UE a fazerem mais do que discursos bacocos e ações inconsequentes, foi a opinião publica europeia, o povo. Muito antes de Scholz , Macron fazerem algo, o povo alemão e o povo francês exigiram que se fizesse algo. Boris, o de UK, sempre agiu primeiro, aliás uma tradição britânica para a Europa frouxa que somos nós. E nada como uma guerrazinha para aumentar os índices de popularidade, como acontece com Boris, Macron, ....  

Hoje, aqueles que se "portavam" mal na UE, Romenos, Polacos, Húngaros, Búlgaros, Eslovacos… estão na linha da frente no apoio a Ucranianos e têm, mais uma vez, americanos a ajudá-los militar e economicamente (os outros da Europa, demoraram mas agora também ajudam ). 

Hoje, todos aqueles que tanto eram contra aos gastos na defesa, já querem exércitos nacionais fortes. E afinal a Nato até é precisa para defender a Europa (exceto comunistas e alguns esquerdistas de caviar. Foi execrável o artigo que Boaventura Sousa Santos fez no Público na 6ªf )

Hoje existe uma corrida contra o tempo. Entre a dominação total da Ucrânia e eventos internos russos que possam contribuir para que Put(a)in abdique.

Nos serviços de informação ocidental, existem suposições de que a ofensiva russa não tem o agreement da maioria do oficialato russo ( e soldados ). Sobretudo do povo russo.

Depois de iniciada a guerra, a Alemanha de 1914-18 depois de os americanos entrarem, não tinha chance de a vencer. Porque estavam a morrer á fome, porque economicamente estavam na falência.

Depois de iniciada a guerra de 1039-45, depois dos americanos entrarem, era uma questão de tempo até a Alemanha se render, do Japão se render, porque eram nações economicamente isoladas. Eram nações falidas onde a fome grassava.

Hoje com as sanções impostas à Rússia, não tenho duvidas que acontecerá o mesmo, talvez menos a fome porque Ucrânia e Rússia são hoje dos maiores exportadores mundiais de cereais. Outro erro dos europeus que preferiram comprar á Rússia do que a americanos e canadianos.

A bolsa de Moscovo em dois dias, até ser fechada, perdeu qualquer coisa como 50% do seu valor. A Standard & Poor's e outras agências de rating, já apontam a Rússia como em risco elevado de default. Os russos só dificilmente fazem transações electrónicas, a corrida aos bancos já começou, como já começaram a existir focos de contestação por toda a Rússia.  

A Rússia vai falir. Quase 80% dos seus fundos soberanos estão apreendidos. A caça ás fortunas dos oligarcas está em velocidade de cruzeiro (e eles começam já a queixar-se ), o povo está descontente, as tecnologias que necessitam para manter muito dos seus sistemas avançados, por exemplo aeroespaciais, estão bloqueadas. Os produtos russos para serem exportados só via Ásia pela China e para nações que nada pagam, tipo Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, Síria, Irão…..

Os russos agora ameaçam tudo e todos, até a estação espacial internacional. Eles admitem que sem a tecnologia ocidental, o módulo russo pode fazer cair a coisa. Bem fizeram os americanos em enviar na semana passada atempadamente e na próximas semanas mais duas, para servirem de motor e de módulos de sustentabilidade de vida na EEI, mesmo que o módulo russo fique desativo. (já agora, os russos até sabem que a estação espacial internacional NUNCA cairá em território russo!!!!!) 

Aqueles que foram intoxicados pelo poder nunca irão abandoná-lo por vontade própria Frases de Ditadura, Edmundo Burke

Chegámos o ponto de, tal como Hitler com a Checoslováquia e partes da Polónia, o governo russo dizer que corre bem a invasão da Ucrânia, uma Ucrânia que Putin nega a existência, mas que Lavrov e Put(a)in dizem não terem feito!!!

É uma questão de tempo. Tempo que os ucranianos não têm.

E a história ensina que um ditador quando começa a perder a guerra e o povo, atira-se e ao povo para aventuras inimagináveis. Mais guerra.

Acredito que se a Rússia não for parada, tal como em 1939 com a Polónia, a III WW começará  nos estados bálticos, ou no azar de um disparo furtuito para um dos países que fazem fronteira com a Rússia. Foi isso também que a História nos ensinou. 

Devemos aos ucranianos a nossa luta pela independência por uma Europa livre, um mundo livre. Hoje percebemos porque a Nato é, foi e será fundamental pela nossa sobrevivência como homens livres. Devemos aos americanos a nossa liberdade. O nosso bem estar. 

Afinal o que até hoje fizemos, nós os europeus, foi contemporizar com quem nos quer mal, foi ajudar o "inimigo", apesar de humilhados, foi nunca nos unirmos, nem aos nossos aliados naturais do outro lado do mar (também por isso era uma questão de tempo até os britânicos saírem da UE ). Fomos envergonhados e sinto-me envergonhado por ter uma Europa sem valores e princípios (e tanto acusamos os americanos disso ) que são abusados desde que euros sejam trocados. 

Felizmente parece-me que as coisas estão a mudar. Não pelos governos (contemporiza-se coma entrada da Ucrânia na UE, demorará anos,, dizem, anos que não tem ), mas porque todos nós, homens do mundo livre, europeus, americanos, obrigamos governos a tomarem posições de defesa á Ucrânia. 

Parece que aprendemos a lição, parece. Mas a saída da Rússia  do sistema swift é apenas a 12 de Março !!!!! E nós, contrariamente aos americanos, australianos, neozelandeses, britânicos, para apagar as nossas consciências, gostamos agora de publicitar quantos sistemas de armamento e tipo, mandamos para ajudar a Ucrânia (coisa que nunca se deveria fazer, para os russos terem de trabalhar para obter essa informação).  A ajuda a um povo em guerra, faz-se sempre em low profile (como acontece com americanos e russos a reunirem-se atualmente em diversos locais, como informa o WP e o NYT ).

A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras, Aristóteles



Por isso, viva a Ucrânia, viva o Novo Mundo. Viva a Nato. Viva a Europa livre.

Put(a)in para esse bastardo e para os todos os Put(a)ins da RAM. 

 Ty Nesi Menja Reka, canção da banda favorita de Put(a)in, os Lyube, Rostarguyev líder da banda foi nomeado conselheiro cultural em 2001, em 2007 Putin condecorou-o com a Ordem de Serviço da Mãe-Pátria e em 2010 foi nomeado para um lugar na câmara baixa do parlamento russo. Os artistas ao serviço do poder.  Não, não creio que Hitler gostasse. Uma diferença..ufaaaa. 

OBS

Por razões pessoais e profissionais, que se podem estender temporariamente no tempo, esta talvez seja a minha ultima participação na GNOSE, pelo menos no próximo mês.  O futuro a Deus pertence. 
Agradeço a todos o apoio, o respeito (e a alguns o despeito ) que me deram. Como sempre podem contar comigo para combater o regime dos Put(a)ins que desgraçam a nossa Madeira. 

Muito e muito obrigado. 
Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.