Carta a Paulo, o secretário

 

Carta aberta ao novel Sec. Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. Paulo Cafofo

Não importa quantos passos se dá para trás. O importante é quantos passos agora se vai dar para a frente, provérbio chinês

Excelência,

Apraz-me cumprimentá-lo nesta sua nova fase de vida, membro do governo de Portugal e espero sinceramente, que tenha sucesso, porque o seu sucesso será o de todos os portugueses, note, DE TODOS OS PORTUGUSES da nossa vastíssima comunidade espalhada pelos 4 cantos do mundo (e não só a madeirense de Venezuela e companhia ).

Tem uma secretaria política, não técnica. Aliás, seria impensável que fosse Sec. Estado das finanças, turismo, saúde, …. porque convenhamos, o seu curriculum nestas áreas é nulo e não perceberia "peva" do que poderia fazer (e dizer), como aconteceu não só como presidente da CMF, mas também como candidato a presidente do GR (é verdade que não teve ajudantes na altura e de altura que o tivessem corrigido e chamado à atenção ).

Se é uma secretaria política e todos os membros do governo de Portugal fazem política, tem objetivos. E os seus, são sobretudo políticos. Obviamente, terá de melhorar, facilitar, simplificar as relações entre os nossos imigrantes (como eu, por exemplo) e a pátria mãe. E para isso terá a ajuda de outros ministérios e colegas seus ( áreas mais técnicas, na justiça, economia, finanças, negócios estrangeiros, interior, educação, …. ).

Existe demasiada burocracia, experiência minha e de amigos, nas embaixadas e consulados, quando pretendemos algo do nosso país. Um CC, uma renovação de carta condução, um imposto municipal (ou nacional ) a ser pago ou questionado na AT, um tribunal, …..

Claro que terá outro objetivo, bem mais comezinho (terra a terra, como diz ser do seu gosto). Este verdadeiramente político. O círculo da imigração, elege 4 deputados e o PS deu nestas eleições 3 – 1 ao PSD. O Dr. Paulo Pisco fez o “all-in” no circulo de imigração da Europa ( 2 – 0 ) e o Dr. Augusto Santos Silva, atual presidente da Assembleia da Republica, quase, quase tb fazia o 2 - 0 (ficou-se pelo 1 – 1 ).

Portanto o senhor, Dr. Paulo Cafofo, tem de fazer mais. Não o mesmo, como se estivesse na Madeira Mas mais, percebe? É que fazer o mesmo no governo de Portugal (que para si é uma vitória como se depreende das suas afirmações nas recentes autárquicas e não só ), é sair derrotado.

Aliás, Dr. Paulo Cafofo, vamos ver já daqui a 1 ano, se mais emigrantes venezuelanos, sul-africanos da ilha, vão votar mais PS-M do que PSD-M. E será já avaliado nessa altura, politicamente, sobre o que vale. 

Conhecimento dá poder, mas só o caráter grangeia respeito, Bruce Lee

Note que o seu antecessor madeirense no governo de Portugal, Dr. Bernardo Trindade, ao fim de 1 ano de funções, já era considerado um bom Sec. Estado de Turismo. E quando saiu, a par do seu sucessor, Dr. Adolfo Mesquita Nunes do CDS, foi(ram) considerado(s) dos melhores secretários de estado de Turismo que Portugal teve.

Não sei se sabia disto. Que o PS-M teve um Sec. Estado de Turismo num governo de Portugal, muito bom, uma vez que as suas ações politicas na Madeira recentes, pareceram-me ser uma tentativa de branqueamento sobre pessoas que lhe dizem “não”, “pense bem”, …. e antecessores. O senhor parece-me que quer ser o primeiro. Concordo consigo. Foi o primeiro como independente a conquistar a CMF, foi o primeiro líder do PS-M a perder a CMF. 

Confesso que começo a ter receio da sigla PC. Palavra de honra. PC = Partido Comunista; PC = Paulo Cafofo; PC = Pedro Calado…. PC = branquear, fazer esquecer, esconder. Quanto a mim, o ps-M que o senhor e amigos agora lideram, parece ser PC. Este ps-M é muito PC, adora branquear, fingir que antes nada existia, que agora é que é, … Que antes era o caos e com os seus a luz !!!! está. E como o regime do psd-M é muito PC, fico horrorizado que o ps-M seja outro PC do regime, e o senhor e os seus. Vai ter de provar que não. Estou como S. Tomé, ver para crer. 

Aliás e sobre este assunto, PC, dou-lhe os meus parabéns. Pela primeira vez, que me recorde, um homem, o Engº Miguel Silva Gouveia, é na Madeira, alvo do psd-M e do seu ps-M. É obra, Dr. Paulo Cafofo. Mas muita e da má.

Confesso que gosto de ver as suas publicações no Facebook, Instagram, ….. Receio que elas mostrem muito o que vai ser como Sec. Estado. Um narcisista como o Dr. MA na Madeira. Eu fiz, eu vi, eu aqui, eu ali, olha que eu, .... (espero que mude e tem tempo para isso ). Já reparou que copia o Dr. MA e a sua página do DESgr ? aliás com tanta foto tirada, parece que dá razão Schiltz que diz que "o trabalho é tão importante que devemos deixar sempre algo para amanhã". 

Percebo já que o Dr. Paulo Cafofo gosta de fotografar e ser fotografado. E isso é o que um turista faz quando visita lugares e vê coisas diferentes (por favor não fotografe-se num WC, lavar as mãos, barbear, ….. ). O senhor é o turista no governo de Portugal ?

Já sei, sabemos, que adora ver barcos passar no Tejo (aqueles fotogramas levaram tempo ), ver o aqueduto das Águas Livres (se tiver oportunidade veja a mãe de água, para si, secretário de estado abrem …. ), que parece não ter tempo para si !!!!! (exceto quando está a tirar selfies e fazer filmes, … ) , ver as vistas sobre o Tejo, ir à Expo (quando lá for não se esqueça de almoçar no Bull Steak, Miss Saigon se gostar comida mais exótica, nunca esquecendo o cantinho do Avilez e.... Mas Dr. Paulo Cafofo, faça-nos um favor: menos parra, mas muito mais uva. Entende ? Assim até parece o regime da Madeira a trabalhar. Não quer por certo ser comparado por igual àquela fossada... 

E por falar em uva, Dr. Paulo Cafofo, ouvi dizer, porque esta ilha é pequena, que alguém terá dito que agora é que “A Terra do Avô” vai dar  nas "mesas do governo de Portugal". Olhe que os açorianos gostam de um vinho do Pico; os transmontanos um bom verde (tinto ou branco ), os beirões de um bom Dão, ….os portuenses de um bom Porto, os alentejanos um bom Murça …… não se esqueça dos moscatéis de Setúbal, … 

Outra coisa que me chocou Dr. Paulo Cafofo, foi a sua foto com o nosso embaixador na Venezuela. Sabe, nós devemos estar á vontade, mas não à vontadinha e ali, só faltava o Dr. Paulo Cafofo colocar os pés em cima da mesa. Se lhe é difícil estar num sofá, por favor use uma cadeira de espaldar alto, mesmo uma daquelas que parecem ser tipo “trono”, para os “cromos” do costume.

Mais um conselho para finalizar Dr. Paulo Cafofo. Não sei se sabe, mas fazer lobby é proibido pela legislação portuguesa. E o senhor, a primeira coisa que fez foi dizer que “pode facilitar no governo de Portugal os dossiers pendentes entre a Madeira e Lisboa”. Mauzinho….. Isso é PROIBIDO !!!!! Percebe ? Existem coisas que não se dizem, ou ainda não percebeu ? E os outros ? Açorianos, transmontanos, beirões, ….. Uns são filhos e outros enteados ? Ainda não percebeu que pertence ao governo de Portugal e não ao DESgoverno da Madeira ?

Por último renovo os meus sinceros parabéns. Consigo votei pela primeira vez PS (na Madeira, regionais de 2019). Consigo, pela primeira vez, concordei com uma crónica do Dr. João Paulo Marques no DN-M (que falava de si e do PS-M e líder atual ). É obra Dr. Paulo Cafofo. É obra.

Resta-me desejar-lhe a melhor das sortes como secretário de estado, acredite de todo o coração, tenha o exemplo do Dr. Bernardo Trindade a seguir e por certo iremos encontrar-nos talvez, brevemente (o vinho é consigo, a mesa comigo ) em Londres ou Paris (nunca na Venezuela ).

 

Atenciosamente,

Luis Alberto Matos

 

PS (nem a propósito )

Em Paulo Cafôfo - Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas - Negócios Estrangeiros - XXIII Governo - República Portuguesa (portugal.gov.pt), página oficial do governo de Portugal, imagem de inicio deste texto, tem lá 2 coisas erradas. Não é presidente da AMRAM e CMU; Não é deputado porque se demitiu de deputado na ALRM.....

 

Cromo da semana

Entre o Sec. regional das finanças inaugurar um parque infantil ( para membros do DESgr talvez ) e uma paragem de autocarro inaugurada por PC escolhi esta ultima. 

Ter o presidente de CMF, PC, vereadores, inaugurarem paragens de autocarros diz muito do que estes homens querem fazer(nada), que o gabinete, sempre familiar, da comunicação social da CMF trabalha bem e o grau zero do noticiário jornalístico da Madeira continua. Olhem lá aquele dedinho...a mostrar as tabelas á moda de Calado. Se forem como as contas dele, vai sair tudo errado. POR ISSO NÃO CONFIEM, telefonem e peçam informações quem precise de saber horários.  



Porque P(aulo / edro ), C (afofo / alado ) são ....  os "great pretenders" de um futuro governo regional.

Freddie Mercury The Great Pretender






 


Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.