Put(a)in para ele - parte 1

 



A morte da União Soviética foi a maior catástrofe geopolítica do Mundo, Put(a)in

Excecionalmente hoje não vou falar da Madeira, mas vou falar sobre a Ucrânia porque a guerra russo - ucraniana, tem implicações vastas para a Madeira.

E para falar sobre este conflito na Ucrânia, tenho de relembrar a história recente da Europa do século XX. Porque é a estudar a história que se avalia o futuro e porque os acontecimentos repetem-se. Sempre.

Um ditador, eleito democraticamente por mais de 70% da população russa, que apenas pode votar em partidos autorizados por um regime que é uma democratadura dos poderosos, invadiu um país vizinho. Falo da Rússia e da Ucrânia.

Russos e Ucranianos já pertenceram a um país falhado, a USSR, que colapsou quando um presidente americano, Ronald Reagan, jogou o jogo dos soviéticos. O da força. Porque teve aliados fortes na Europa, nomes que hoje gostaríamos muito de ver á frente dos nossos governos: Margaret Thatcher, Helmut Kohl e ás vezes François Mitterrand (desalinhado mas no que foi fundamental estava lá ). 

Reagan obrigou os soviéticos a tentaram armar-se como os americanos o fizeram e naturalmente, a economia soviética colapsou. Eram os soviéticos (algo) fortes em armamento, mas muito fracos economicamente. E tiveram no meio dos velhos do Kremlin a sensatez...ufa....de finalmente arranjarem alguém diferente, mais novo e mais arejado: Mikhail Gorbachev.

Mas vamos à história...

Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a e todos acreditarão nela, Hitler

A I WW começou porque o equilíbrio entre as principais potências europeias, França, Império Russo, Império Austríaco, Império Alemão tecido por um dos grandes chanceleres que os alemães tiveram, Otto Bismarck, em que franceses e austríacos, contrabalançavam alemães e russos, com os britânicos a fazerem de contrapoder para um ou outro lado, desapareceu. 

As relações familiares também eram importantes. Todos os principais reis europeus, eram familiares e o Czar Nicolau, o Rei Jorge e o Kaiser Guilherme eram primos direitos. E os primos só se guerreiam nas brincadeiras de casa quando a família se reúne, não é ?

Bom, chatearam-se, britânicos aproximaram-se de franceses (que se tinham aproximado de russos ), os austríacos dos alemães e deu-se a guerra dos povos, não a guerra dos reis.

Nas guerras dos Reis, morriam alguns, mas aquilo acabava sempre entre charutos, um Porto, um Madeira de honra, champagne francês, ou da Crimeia, caviar ... Os reinos não ficavam destruídos. Era, uma chatice, passados uns tempos, depois de mais uns brandys bebidos, uns passos de bailado, lá os Reis procuravam saber quem tinha a "pilita" maior, lá se ia a outra guerra… e prontos.

A guerra dos Povos é diferente. São povos inteiros que se alistam e tentam matar-se um aos outros. E nós europeus, nunca nos percebemos o que as novas armas, metralhadoras, morteiros , canhões...fizeram aos americanos quando travaram a sua guerra de Secessão. Uma mortandade. Daí a chacina que foi a I WW. 

Note-se que os franceses lutaram, venceram mas perderam contra russos e britânicos ( Napoleão ) , perderam contra os alemães (anexação da Alsácia e Lorena ) e os alemães lutaram e ganharam contra austríacos e franceses (formação do império alemão ). Depois de Napoleão, os franceses perderam todas as guerras em que entraram: I WW, II WW, Vietname, Argélia…. Tinham fama, apenas.

Porque vocês não negoceiam com Osama Bin Laden ?, Put(a)in

A I WW só foi ganha quando os americanos, a tal potência isolacionista, veio em socorro de franceses e ingleses. Era uma questão de tempo até serem vencidos (e foram vencidos não militarmente, mas economicamente).  E assim surgiu o tratado de Versalhes que todos confessavam ser mau, iniciador de mais conflitos, exceto para o presidente americano Woodrow Wilson (o congresso americano não o rectificou ). Como consequência, impérios desfizeram-se: alemão, austríaco, turco e novas nações apareceram: Polónia, Checoslováquia, Hungria, Bulgária, Roménia, … E criou-se, idealismo americano, a Sociedade das Nações, a tal assembleia de fracos como foram apelidados (mais uma vez o congresso americano não permitiu que os USA fizessem parte daquilo ).

Em 1933 foi eleito democraticamente um tal de Hitler para chanceler da Alemanha. Um país em pantanas, que sempre teve a ideia de que a ordem, o rigor eram importantes, elegeu Hitler e sucessivamente referendou-o. Muito poucos foram obrigados a votar nele. Foi limpinho, limpinho apesar de muitos alemães hoje dizerem que não foi bem assim. Hitler que admirava um pagliaccio de nome Mussolini, o tal que teve como principal feito,  colocar os comboios italianos a cumprirem horários ao minuto (os outros foram os acordos de Latrão, a invasão ignóbil da Etiópia, .. )

Os alemães pelo tratado de Versalhes eram obrigados a não fazer muitas coisas. Na altura, a maior frota naval era a inglesa (a segunda era a americana ), o exército mais forte o francês (o segundo eram os japoneses, terceiro os ingleses e os americanos nem uma divisão tinham ). No exército do ar, franceses, checoslovacos, ingleses (aviões antigos ),  alemães (aviões modernos proibidos pelo tratado de Versalhes ) eram as maiores potências. Os americanos tinham quase zero (apesar de serem a nação onde o transporte aéreo de civis se fazia em maior quantidade ).

O dólar era a moeda mais forte do mundo, apesar de não ter a prevalência que tem hoje como moeda de pagamento. A libra vinha a seguir (depois de sair do padrão ouro de Churchill ), o franco  francês….Business its business, os americanos emprestavam á Alemanha para ela lhes comprar produtos e pagar as suas dividas de guerra; os alemães voltavam a ser a maior economia da Europa… 

Que sorte para os ditadores que os homens não pensem, Hitler

As nações “mais“ fortes do mundo eram europeias: Reino Unido, França, Alemanha,… e ninguém dava pela coisa de os USA e o Japão serem ainda maiores que eles (os USA produziam e consumiam mais eletricidade, rádio, TV, cinema, comboios, carros, cimento e aço…. que quase toda a Europa unida  ).

Em meados de 1930, Daladier chefiava a França, Chamberlain o Reino Unido. Eles deixaram que Hitler (sem exército) colocasse tropas na Renânia, anexasse a Áustria e contemporizaram. A Alemanha, Itália, Japão saíram da Sociedade das Nações e nada. Não houve sanções Mais, americanos, ingleses e franceses (sobretudo estes últimos, ajudaram Hjamalr Schacht, ministro de finanças de Hitler a preparar a economia alemã para a guerra, emprestando muito dinheiro ).

Hitler quis a região dos sudetas alemães na Checoslováquia e Daladier e Chamberlain deram-na. E a Checoslováquia era a nação europeia com uma indústria forte e moderna (a Skoda é de lá ) inclusive de armamento. Depois de partes da Checoslováquia serem dispersas por alemães, húngaros, romenos o que sobrou foi anexado nem 6 meses depois por Hitler (e lá se ia mais uma promessa e Daladier e Chamberlain...permitiram).

Depois quis a Polónia e a II WW começou no lugar errado (defensivamente falando) com alemães e russos a dividirem a Polónia ( os russos anexaram partes da Polónia e as nações bálticas e invadiram a neutral Finlândia e isto é esquecido menos pelos polacos  )  e o resto foi história. Uma série de nações europeias desapareceram, Inglaterra ficou só, os Americanos voltaram a salvar a Europa (também logisticamente falando a USSR ).

Entre 1948 e 2022 a Europa viveu sobre a segurança do orçamento de defesa dos americanos e da Nato. Eram os americanos que protegiam a Europa e nós, demasiadas vezes, sobretudo franceses, gostavam e mostravam nenhuma solidariedade perante americanos. Estávamos com eles nas horas felizes. Nas horas em que cometiam disparates..."eu bem te avisei" e negociavam com o inimigo. 

Máfia não é uma palavra russa, Put(a)in

Para muitos de nós europeus, os imperialistas eram os americanos, até à cerca de 7 dias atrás.

Em meados de 1980 um presidente americano, Ronald Reagan, obrigou a USSR a implodir. Tinham os ex- países de Leste grandes exércitos, mas o povo vivia mal. Por isso, qual jogo de dominó, país após país deixaram o sistema soviético e aderiram ao modo de vida ocidental. Quiseram ser nações democráticas e a USSR estilhaçou-se em nações, entre elas a Ucrânia.

Anos depois, um tal Put(a)in ex-oficial do KGB da USSR tornou-se presidente. E começou a militarizar á vista de todos e com a ajuda de muitos, a Rússia. Como Hitler. Sobretudo de alemães, que se tornaram o maior investidor ocidental da Rússia (e de tecnologia ). De tal forma que se tornaram dependentes dos russos, apesar de constantes avisos vindos dos… aliados americanos.

[os americanos e canadianos podiam abastecer a Europa central de gás usando portos como Sines por exemplo, em navios que trouxessem gás liquefeito, como acontece com Portugal com o gás do norte de África. De notar que esta tecnologia desenvolvida pelos americanos de gás de xisto, tornou-os desde 2015 dos maiores exportadores de GNL barato do mundo  ]

Os americanos ajudaram polacos, búlgaros, romenos, os países do Báltico que pertenciam á Nato, económica e também militarmente. Os alemães e franceses ajudaram os russos,... Porque os americanos viram que europeus nada faziam, também tiverem de nos ajudar com a  ex-Jugoslávia (via NATO ). O exemplo mais gritante que a Europa precisa dos americanos.

Sejamos honestos: a Europa, está a perder a sua importância económica no mundo a favor dos países emergentes, Índia, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan.. e o Japão está a voltar a reafirmar-se geoestratégicamente como nação fulcral para os USA. Por causa da China.

O grande lago americano, Oceano Atlântico, começa aos poucos a ser o Pacifico. 

( no próximo artigo evidenciarei que Hitler = Put(a)in )

Wagner, cavalgada das Valquírias 

porque, Put(a)in e Hitler têm também este gosto em comum



Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.