Receita para o desastre

 


No vinho há sabedoria, na cerveja há força, na água há bactérias, Benjamin Franklin

A receita para novo desastre eleitoral na Madeira já está cozinhada, já foi enformada e está no forno.

Vai ser servida em 2023 e para já do forno, só maus cheiros. Diga-se na verdade, que os ingredientes, a massa do que aquilo pode vir a ser produzido, são do piorio. Bastante. Mas podem existir milagres e há quem acredite neles ( o ps-M por exemplo e demais ). Por mim sou como S. Tomé. 

Receita do desastre: Pegue-se em alguns quilos de regime psd-M, junte-se muitas pitadas de desespero madeirense (sempre) fresco, muitas colheradas de frustração por se ter um mau PS-M, pitadas de má oposição com muitas e muitas gramas de culpa própria, mãos-cheias de jornalistas e meios de informação de prazo ultrapassado e à medida, também muitos grãozinhos de ignorância. Polvilhe-se com remorsos pós-eleitorais, autocomiseração e raspas de mais oportunidades perdidas e poucos esforços feitos para se bater a massa da oposição, até esta ficar firme e não cair no chão, como não fazem as boas gemas em castelo.

Existe ainda quem coloque em cima deste bolo, umas espécies de velas de fogos  fátuos, de brilho intenso e que se depressa apagam, dada a  falta de qualidade dos ingredientes ( os à vista) ou então espalhem-se pepitas de ingenuidade, desconhecimento, idiotice, obscurantismo, ... 

Veja-se o caso do deputado Dr. Bruno de Me(r)lim.

Segundo o site, muito (mal) informativo da ALRM, do Sr. deputado Me(r)lin apenas sabemos que com cerca de 30 anos e poucos, já tem quase 4 anos de legislatura em cima. Os oficiais. Porque ele já foi assessor, consultor, deputado municipal...já fez o "diabo a quatro" nas lides politicas e partidárias.  Não fazemos, não faço, "puta" de ideia de como fez o curso de 3 ou 5 anos (se é com Bolonha e mestrado integrado ) e ao mesmo tempo trabalhou como deputado, líder de juventude partidária,... 

Confesso que das duas uma: ou estudou na Escola/Univresidade e cabulou na ALRM. Ou então, cabulou na Universidade e passou(passa) pela ALRM. Mas como na ALRM nada se faz, vem tudo feito do DESgr e ali só "améns" dos homens do regime e muitas queixinhas da oposição, então rigorosamente o deputado Me(r)lim nada fez nestes quase últimos 8 anos (dos anteriores.... não reza esta história).

Ou terá passado administrativamente como líder da jsd-M usando a experiência politica para ter créditos para fazer cadeiras ? Tipo um Relvas à Madeira ?

O vinho é uma poesia engarrafada, Robert Louis Stevenson

Mas nada fazer, não é o mesmo que nada ganhar. Ele tem casa, comida e roupa lavada. Tem popó... faz umas viagens na TAP ao continente (a maioria paga pela ALRM porque vai em serviço... ) , faz férias, bota palavra na ALRM, vai a congressos do PSD, vai a congressos do psd-M, da sua jsd-M, tem muitas inerências partidárias (e quando viaja pelas inerências alguém paga a viagem) e soube à pouco tempo, que é o presidente (natural) da AICA, Associação das Industrias Criativas do Atlântico. Porque o deputado Me(r)Lim é muito criativo. E do Atlântico e industrias criativas, apenas a Madeira e a Sec. do Turismo que ajuda/apoia financeiramente a dita cuja. Tem mais ? Maçon ? Também não surpreenderia. Mas tem um ganda padrinho. Que o ajuda. 

Fig.2 - A criatividade em pessoa !!!
Adoro a criatividade dele, também muita ignorância, falta de respeito, boçalidade, quando escreve no dn-M. Desde os lugares comuns, a culpa é de Lisboa, os jovens não querem viver à custa de outros mas do seu trabalho (e aqui olha para o que digo, não para o que faço ) .... até à boçalidade deste seu ultimo artigo. Pelo meio, existe naturalmente o que faz dele um potencial futuro governante da Madeira: ideias= nenhumas; firmeza de convicções= zero; trabalho real= nem um; mérito=cartão do partido.  Anda ao vento, faz-se pelo vento. 

Desta vez tentou, para além de ser criativo, ser um engraçado. "Onde está o Marcelinho das selfies", não foi para atacar o Presidente Marcelo, diz ele. Antes pelo contrário. É uma expressão muito usada pelos portugueses nos dias de hoje, diz ele no artigo. 

O moço deputado Me(r)lim, tem coisas de puto. E com este escrito (felizmente poucos o leem, infelizmente li-o eu) o deputado Me(r)lim quer atacar o presidente Marcelo por não ir aos incêndios com esta lógica: Eu quero chamar burro ao Albuquerque, não porque o seja, mas porque muitos o chamam assim nos dias de hoje; ou então .... eu quero chamar de grande besta ao Barreto, mas não porque ele o valha, mas porque o barrete lhe serve.... ou continuando eu quero dizer que os sócios do vinho lagatrixa foram á sua apresentação e tiraram fotografias com o chefe. Não porque seja verdade, mas porque muitos dizem isso atenção. Ou ainda....

Este deputado BM, Bruno Melim, é engraçado. Julga-se engraçado. Faz piadas tontas. Rotundas. Passa a ser BM - o deputado Borla de Me(r)lim. É cada borla de piada estupida que diz .... E ainda por cima como uma "bola de berlim"  está todo besuntado de creme tantã.

Outro ingrediente borlista........ o Dr. Cafofo 

O atual Sec. Estado das Comunidades Portuguesas, num post seu no dia 5 de Julho, assinala a data da independência venezuelana, onde, diz ele, a Madeira tem uma grande comunidade. Mas no dia anterior, 4 de Julho, dia em que os EUA comemoraram a sua independência (246 anos)  e onde existe uma comunidade açoriana tão grande como a madeirense na Venezuela [ num á parte: não comparemos a capacidade económica de uma e outra e o que (também os descendentes de) uns e outros fizeram nos países onde se acomodaram, nas finanças,  no mundo empresarial, universitário/investigação, no politico/social, desportivo ... ) o Dr. Paulo Cafofo assobiou para o lado. Melhor nada disse.

Para o Dr. Paulo Cafofo, Sec. Estado das Comunidades Portuguesas, coisa que adora tanto apregoar na sua página pessoal ( com posts tipo "visitei este, fui visitado por aquele, olha eu aqui, olha eu acolá e com este...." ) parece apenas existir a Venezuela e comunidade portuguesa lá instalada. 

Dizem-me que ele era professor de História. Mas nesta coisa singela que é saber um pouco de geografia, de quem são os países nossos aliados, por onde estão espalhadas as nossas comunidades no mundo, este senhor professor desilude. É sempre bom note-se, coisa que nasce em berço da diplomacia, ser simpático com os poderosos. Coisa que o Dr. Cafofo que não teve berço para ser diplomata, apenas cunha do padrinho, esquece-se de praticar. 

Como professor de História e ainda por cima madeirense, desconhece que em 1776 ( tal como hoje por tradição ) a declaração de independência americana foi (é ) brindada com vinho Madeira. Vem na história americana, na história do vinho Madeira, na história mundial.

O importante não é o que você come, mas como você come e com quem você come, Epicteto

Infelizmente o Dr. Paulo Cafofo demonstra com coisas destas que 1) faz jus ao nome de cafofo, como vem no dicionário e 2) que está no governo de Portugal apenas com um fim: ser presidente do governo regional ( como o padrinho Dr. Costa sonha e pretende) e para o ser, acha que precisa dos votos “benezueleanos”. Ele ainda não percebeu que isto de se governar Portugal impõe regras e uma delas a equidistância, a imparcialidade e ver cada parte da identidade nacional como um todo. Usa o seu cargo para o ps-M que lidera por interposta pessoa, ganhar as regionais de 2023.

Apesar de ser nado e criado no regime psd-M da Madeira de que faz parte, não percebeu ainda, que para governar comprando os votos das pessoas, já temos aqui na Madeira o Dr. Albuquerque e quejandos, que, queiramos ou não, já se conhecem os hábitos. Coisas, os hábitos, que desconhecemos ao Dr. Cafofo, exceto o hábito que tinha de lavar as mãos como Pilatos, quando eram precisas tomadas de decisões (que eram feitas pelos ajudantes e com ele fora ) na CMF. E nestas coisas de hábitos, o povo português é sábio.  Se " hábito de frade, saia de mulher chegam onde querem" também " o hábito não faz o monge". Como se vê no Dr. Cafofo.

Igualmente na sua página do facebook e num artigo no dn-M "Influenciar o futuro", escreve que “o Sérgio” fez bem quando discursou na ALRM no dia 1 de Julho, dia da RAM. Diz “O Sérgio (Gonçalves) está a ter a postura correta: "reconhece que os problemas existem e persistem, e propõe as respostas certas” (sublinhado meu).

O silêncio é o som de uma boa refeição, Jamie Olivier

Fig.4 - A chamada lógica "marraxequina" ... 

E isto diz sobre o que o Dr. Cafofo pretende do "Sérgio" (como já antes pretendia do Miguel Gouveia). Que seja bala de canhão. Este ps-M “do Sérgio”, não pratica a diferença em relação ao ps-M “do Cafofo”. Zero. Não propõe, queixa-se apenas. “O Sérgio” ainda está numa de “Cafofo”. Falar muito, dizer pouco e pensar nada.

O Sérgio ainda não saiu do armário e tem um Cafofo já a dizer-lhe que está a fazer "bem", quando o Sérgio ainda nada fez de diferente em relação ao que fez o Dr. Cafofo nas mesmas funções. Está o Dr. Cafofo a condicionar o "Sérgio". Como o fez com Gouveia para a CMF. A ser paternalista.

Está tudo "bem"... até a derrota acontecer. Aí a culpa é do outro e devia ter intervindo mais.

O Dr. Cafofo quer o "Sérgio" como marioneta sua até se decidir se vai ou não a jogo nas regionais de 2023 (e já se sabe que o Dr. Costa não dará mais outra oportunidade ao Dr. Cafofo ). Nada fazendo, nada decidindo, nada trabalhando, apenas à espera da oportunidade politica para emergir e ir na onda (volto ao meu "cherne" de eleição, o Dr. Durão Barroso o lobbysta: Vou ser primeiro-ministro, não sei é quando).  

O habitual do Dr. Cafofo, que sem fazer por nada, sem esforço, pensa que lhe basta o padrinho e que a sorte lhe caia aos pés. E não pensando diferente, percebemos que este cozido "mal amanhado" do Dr. Cafofo, também é a receita ideal para novo desastre do PS-M, melhor, do ps-M.

Dou de graça ao Dr. Sérgio Gonçalves esta pequena receita. Se ele a aceitar e sobretudo praticar, só lhe fica bem 

Receita do sucesso:  Tome um partido livre, arejado e espaçoso, adicione em lume forte, vontades de mudanças honestas e firmes, junte um conjunto de formas dos melhores do PS-M Madeira, uns paus vigorosos para mandar calar e fazer obedecer, umas largas colheres de competência e sabedoria, deite fora fora as formas já usadas, desgastadas e riscadas e as novas que sejam untadas em cultura, erudição, bom senso, ciência, estudo (enfim tudo o que as outras formas nunca foram ). Rodeie-se de assistentes competentes e dedicados, mesmo que de outras cozinhas e sabores.

Salpique com uma variedade de qualidade de espécies aromáticas e independentes, de profissionalismo e com pensamentos diferentes e una tudo numa massa forte e firme, para poder ser servida à medida de quem necessita e com mérito.

Leve-a a um forno em lume brando, vá molhando com ponderação, paciência e carinho. Deixe crescer em 4 anos. Retire-a, afaste os maus comensais e os (maus)cozinheiros da bancada e mantenha todos unidos, iguais mas diferentes. 

Para que o peixe tenha um bom sabor, ele deve nadar 3 vezes: uma no mar, outra na manteiga e depois no vinho, provérbio polaco

Os Cromos da semana

Elma Aveiro

Dela sabe-se tudo (ou quase tudo ). As irmãs do Sr. Cristiano Ronaldo fazem-se anunciar sempre pelos maus motivos a todos os portugueses. São umas anedotas (um dia conto como a cançonetista "encheu" um restaurante famoso em Marselha e apareceu nas revistas).

Por causa do irmão, dos melhores futebolistas que o mundo conheceu/conhecerá ( perdoem-me, não sei se na Madeira ou noutro lado qualquer vai aparecer melhor e comparações com os antigos não podem ser feitas porque métodos e trabalho são diferentes ), as senhoras irmãs do Sr. Cristiano Ronaldo acham que podem escrever tudo e fazer tudo. Portarem-se como cortesãs, mulher rasca de rua, ...

Esta semana uma delas, a Elma, achou do piorio que a EMEL em Lisboa bloqueasse o automóvel do Sr. Cristiano Ronaldo, estacionado num local onde os carros de todos os portugueses são bloqueados ou multados, quando estacionados em zona proibida. Para a Elma (de senhora nada mostra) tudo é possível permitir fazer-se ao clã familiar de que ela faz parte e o irmão. Por outro lado, tentou fazer uma Fashion Madeira para novos designers e de fashion, glamour, ela nada tem como mostra a foto. Ou isto é uma fashion da Elma muito "roskoff".

À custa do dinheiro e influência do irmão, conseguem alcançar o êxito dos néscios, dos ignaros. O êxito que se obtém com uma mala cheia de dinheiro ao lado. Elas, as irmãs do Sr. Cristiano Ronaldo, são uma espécie do regime da Madeira no seu melhor. Uns têm os amigos e o cartão do partido, estas têm o dinheiro do irmão. 

As irmãs do Sr. Cristiano Ronaldo, em vez de olharem o quão profissional é o irmão na profissão que escolheu, o esforço que faz para estar presente na galeria dos melhores, dos recordistas, o mérito que tem em estar a jogar/trabalhar ao mais alto nível, de ser reconhecido por todos como excelente profissional e um exemplo para os mais novos que querem ser jogadores de futebol pela dedicação, usam-no e usam-se dele para dizerem autênticas burrices.

São umas nulidades. Nem ao espelho se vêm e devem ter alguns. Tenham dó e vão parir ... parir para o Funchal. Afinal abortos já lá andam há quase 50 anos. E nessas e com essas figuras... juntam-se à coleção dos trastes. Não envergonhem o vosso irmão. Ele não tem culpa de ter as irmãs que tem. Apenas a culpa de lhes dar dinheiro a mais, não as obrigar a trabalhar e de as ver assumir responsabilidades.   

Miguel Albuquerque

O jm-M e o dn-M já estão a fazer reportagens e reportagens do que se come, do que é, por onde se anda, do que se faz, .... em Marraquexe. Entretanto por pura maldade por certo, o jm-M aparece com esta foto. 

E esta foto faz-me lembrar o nosso conhecido Joaquim de Almeida quando contracena com Harrison Ford no filme "Perigo imediato" e faz o papel de narcotraficante. 

Fatinho branco? Ok. Malas (no filme com dinheiro)? Check. Óculos escuros? Também. Sapatinhos de vela? Lá estão. Máscara? Não. Cabelo com risco ao meio ? confere.

Em Marraquexe onde existem histórias e histórias e histórias de muito fumo e especiarias ...... (ver figura 4) , palavra que esta foto, não sei porque... mas caneco... 

Ufaaaaa............... Fico sobressaltado se o nosso líder ainda vai ator de filme. Porque como ator na politica...já foi bom quando nos enganou quando dizia ir fazer diferente. Nessa altura, ganhou o Oscar na categoria do engano. No resto, apenas os Razzies (e em todas as categorias ) 

Olho outra vez para a foto. Mas não é que existe cada coincidência...... Há coisas que não lembram nem ao diabo.  


Breakfast in America" Written & Composed by Roger Hodgson of Supertramp




Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.