A ilha dos "esquemas" e o candidato "esquema"

 



Os velhacos têm por admiradores todos os tolos. E estes são muitos, Marquês de Maricá

Muita gente pensa que "cunha" e praticar "esquemas" são iguais. Mas estão enganados. "Cunhas" e "esquemas" são diferentes, mas iguais, todos concordamos, na ilegalidade.

"Cunha" é entre amigos, vizinhos. Já o "esquema" é para velhacos, de velhacos e com velhacos. Quem pratica um "esquema" é um vígaro. Quem pratica uma "cunha" está a ser sociável, fazer o que todos fazem. Eu até acho que está a praticar portugalidade. Na "cunha" ninguém se magoa. Mas no "esquema" demasiados são trapaceados. 

Eu já pratiquei a "cunha" (e quem a não praticou que levante o dedo) mas nunca fiz um "esquema" . Mas conheço quem fez quando trabalhava na Madeira. 

Um "esquema" é feito deliberadamente para tirar vantagem patrimonial, social em proveito de poucos. Num esquema nada se sabe, tudo é secreto. Opaco. Mas na "cunha".... reside o nacional porreirismo ( "vejam, ele passou-me à frente e amanhã estou a pensar fazer-lhe o bigode de graça"; "por Amor de Deus minha querida, claro que a bica é de graça" )

Com a "cunha", temos amigos e praticá-la é ser-se simpático. Troca-se um favor por outro, simpaticamente. A "cunha" é usada para os amigos e família. É fazer o jeitinho que permite o emprego, o apoio, o chegarmos a alguém mais rapidamente. É facilitar, melhor ajudar para alguém ou coisa. Arranjar uma consulta na Saúde mais depressa. Passar à frente. A "cunha" pratica-se às claras.

Mas o “esquema” é diferente. O “esquema” já é pensado para enganar, obter algo indevidamente. Está a um nível superior. É praticado por profissionais e tem como fim obter vantagem muito ilegal em algo, contra as regras, contra a sociedade, por exemplo, da "res  publicae". O "esquema" exige segredo total, mentira total. Opacidade total.

Ninguém ter vergonha da "cunha" mas todos odeiam o esquema, exceto quem o pratica, claro. 

Pedir uma “cunha”, é quase quase como pedir um favor. Mas fazer, praticar um “esquema” é deliberadamente trabalhar em algo que vai ser prejudicial a muitos e quem o faz vai ganhar muito. . 

A "cunha" é fazer o jeitinho. O "esquema" é ganhar "um jeitão" . A "cunha" é amadora. O "esquema" é profissional. Com o "cunha" leva-se condicional e uma tapinha no ombro. Com o esquema, tem-se muito dinheiro num paraíso fiscal, um carro que se compra melhor, um apartamento nascido fora, uma piscina em casa...quase tudo pago "á la longue".

Pedir um emprego para um filho, é uma “cunha”. Passar à frente numa lista de espera, é uma "cunha". Que normalmente é paga com outra "cunha". "Cunha" com "cunha" se paga (ou então um bolo, uma garrafita, uma louça da Vista Alegre, da Atlantis,....(Sr. Dr. aqui está esta jarra...Espero que goste" )

Ganhar um concurso (i)legalmente exige um esquema. Só com um esquema, uma secretaria na RAM, por exemplo a do Ambiente, paga e dá como bom um estudo ambiental, estrada das Ginjas, feito por uma empresa que nunca fez nada parecido. Foi com um esquema que o Dr. Pedro Calado quis entregar á financeira depois falida, a Orey, por ajuste direto, o estudo para refinanciamento da dívida da Madeira (deixou passar tempo e depois utilizou "urgência" para adjudicar diretamente ).

Como é um esquema a trapalhada toda que são os concursos de turismo, que a Madeira ganha por atacado. E coisas destas, isto é prémios feitos "á la carte", estudos feitos á la carte, concursos "á la corte" são o dia a dia na RAM. São "situações" que têm sempre um "esquema" por trás. São "esquemas" atrás de "esquemas". Como são feitos "á la carte" muitos projetos que depois se entregam por "urgência" em adjudicação direta a quem está mais perto.

Até parece que este DESgr (e os outros ) querem ser conhecidos, por governos em "esquema" e de "esquemas" e com esquemas, tantos são os "esquemas" que praticam. ( Na saúde existe a medicação em esquema e a de SOS )

O "esquema" exige processos mentais exigentes para se obter algo. Praticar um "esquema" é elaborar mentalmente o que se ganha, o que custa e o que se dá. Porque ao fazer-se, ao praticar-se um "esquema", tem de distribuir-se muito dinheiro, favores a muitas mãos.

Praticar-se um "esquema" não é como a "cunha": toma lá, dá cá. Praticar-se um esquema exige uma fórmula matemática: 

FÓRMULA MATEMÁTICA DO ESQUEMA

quero isto = custa isto + pago isto (x numero de pessoas que estão no esquema, facilitadores ) + margem que ganho [+ custo advogados para me livrar da prisão]

Margem de erro: Prisão (dificilmente dada a morosidade da justiça; nula se for politico no ativo).

Na cunha existem 2 interlocutores: Num esquema existe 1) quem quer ter; 2) quem vai receber e; 3) todos aqueles que vão ganhar contrapartidas porque permitiram que o "esquema" avançasse até ao final: Os facilitadores (que podem ser também assessores, consultores, secretários, presidentes .... ). Ahhh 4) e bons advogados para nos livrarem da prisão porque convém ter 

Um esquema é alguém fazer uma piscina e depois quando "perguntar" ( existe um código de conduta num esquema, por isso as aspas ) o preço do serviço, quem a fez dizer .."olhe falamos depois porque não tenho tempo". E o tempo vai passando ...passando.... ( e quem fez a piscina, entrou no "esquema" da empresa que ganhou a construção de uma estrada e quer fazer mais e a estrada até tem menos alcatrão que é necessário ). Um "esquema" é uma empresa ganhar um concurso de milhões e quem facilitou ir comprar um apartamento, fazer uma viagem, umas férias que naturalmente alguém ajuda pagar, fruto do esforço tido por facilitar.

Um esquema é alguém, como o Dr. Rui Barreto do CDS-M (e mais uns poucos ) receberem 5 000 €, para "ajudas" eleitorais e nada dizerem , usufruírem do dinheiro e só depois de apanhados numa investigação jornalística, devolverem (e não temos provas disso, só as palavras deles que nada valem ).  Um esquema é a ARAE madeirense, superiormente dirigida por um tal de Rosa, ainda não ter dado por quem esteve no Savoy nas noites de 30 e 31 de Dezembro do ano passado. 

Num "esquema", os facilitadores podem receber os seus serviços de "facilitação" em dinheiro ou em espécie. Por isso muita gente sem "tusto", pode ter um apartamento ou um carro bom , sem mais nem menos e dizer que foi fruto do seu trabalho.  

O "esquema" não é linear, como a "cunha". É mais complexo e joga-se a nível mais elevado e junta (os) autores a muitos facilitadores. Num "esquema", tem de pagar-se a facilitadores. Porque um "esquema" não existe sem facilitadores (e estes podem ser de simples técnicos, a uma equipa interdisciplinar, multidisciplinar ou plurifuncional de pessoas que... ). E os facilitadores são sempre pessoas que estão no "core" de um trabalho, projecto, concurso que vai ser feito.

Um "esquema" nem sempre é (i)legal. Mas normalmente não é nada ético e obviamente nunca é claro. Os esquemas fazem-se nas sombras, usam e abusam do segredo e nunca. mas nunca são transparentes. E trabalham sempre naquela linha invisível que divide o ilegal e legal. 

Por exemplo, veja-se o Dr. Pedro Calado. Quem olha para o Dr. Pedro Calado, olha para o Sr. "Esquema" em pessoa. Ele transpira “esquemas”, vive “esquemas”, cheira a “esquemas”. Ele adora "esquemas". Ele viceja em "esquemas". Ele “esquema”. Tire-se-lhe um "esquema" e deixa de haver Dr. Pedro Calado. Vou dar uns exemplos, recentes.

CTT

O Dr. Pedro Calado disse que vai colocar postos dos CTT em todas as freguesias do Funchal. Ora se ele não é dono dos CTT (aí podia perder o dinheiro que quisesse ), qual o esquema que engendrou para os CTT colocarem esses postos sem perderem dinheiro? Porque os CTT andam a fechar postos e o Funchal não é exceção. Quem vai pagar esses postos dos CTT a serem criados ? A CMF ? Ou será que aqui Pedro Calado pratica só e apenas o “esquema” de enganar, esconder, defraudar pessoas neste assunto ? Como fez no DESgr e já antes na CMF ?

A credulidade dos tolos é o património dos velhacos, provérbio português

FERRY

Também disse que com ele na CMF,  ferry, são favas contadas. Não um, mas dois ( um para o continente português e outro para os Açores ). Ora, qual o “esquema” que Pedro Calado engendrou para , PORQUE À TERCEIRA TEM DE SER DE VEZ !!!!, faça como presidente de câmara o que nunca fez como vice-presidente do DESgr ? Ou será que o "esquema" do Dr. Pedro Calado é pensar que é o DESgr na CMF ?

Tele-consultas de medicina, apoios sociais 

O Dr. Pedro Calado também fala em teleconsultas de medicina grátis. Mas qual o “esquema” que lhe vai permitir fazer isso? Que relações “esquemáticas” vai usar para a população do Funchal ter aqueles serviços gratuitamente. Vai oferecer também computadores e serviços de internet e/ou comunicações aos funchalenses? Pedro Calado "esquematizou" já algo com empresas privadas e/ou médicos privados ? E o SESARAM sabe ou não se importa ? Ou será mais "tudo ao monte e fé em Deus" onde, como hoje, ninguém no SESARAM sabe para onde trabalha (se no Sesaram ou em clinicas, suas, privadas e agora talvez para a CMF ? ).

Mas quando fala em teleconsultas grátis, está a confessar que a Saúde da Madeira não é boa? Por outras palavras, o "esquema" do Dr. Pedro Calado é achar que o DESgr de que fazia parte é uma nódoa na área da Saúde ?

Quando O Dr. Pedro Calado fala em "mais" apoios sociais, então qual foi o "esquema" que lhe permitiu dizer no DESgr, que este tinha uma politica social justa, equitativa, excelente em suma. É que para Pedro Calado dizer e apostar em mais apoios sociais, isso não é mais que confessar que o DESgr de que ele foi vice-presidente, falhou. Ou será, porque todos estão fartos do Dr. Pedro Calado e deste regime, o esquema do Dr. Pedro Calado é dizer mal, criticar por actos (as palavras ficam para depois ) este DESgr (de que fez parte ).

Melhor, o "esquema" do Dr. Pedro Calado é fazer da CMF o DESgr da Madeira ? E o Dr. Miguel Albuquerque vai nisso ? 

Swap´s
O Dr. Pedro Calado quando estava na CMF arranjou um "esquema" para ganhar dinheiro com um instrumento financeiro chamado Swap. Só que por inabilidade ou mesmo desconhecimento aquilo correu mal e como correu mal, não foi o Dr. Pedro Calado que perdeu dinheiro, mas aqueles que sustentam a CMF, nós os contribuintes. Mas se sabemos quem perdeu com aqueles swap´s, não sabemos nada sobre quem ganhou. E não foi só o banco. E esse foi um "esquema" que fez a CMF ficar mais endividada. 

Porque, aqui outra coisa que é única nos "esquemas", os seus promotores NUNCA, MAS NUNCA perdem dinheiro, fazendo perder sempre aos outros. Como o Dr. Pedro Calado sempre praticou na CMF e no DESgr.  E quem trabalha em "esquemas" pouco se importa com  a divida ou os custos que criam, porque alguém, não os autores, vão pagar.

Percebemos à muito que Pedro Calado e "cunha" andam muito de mãos dadas. Aliás "cunha" e o regime são as duas mãos da mesma coisa: uma lava a outra e ambas lavam a cara. Mas "esquemas" e Pedro Calado começam a aparecer demasiado em abraços públicos unidos. Porque fazer-se esquemas é a essência de todos os DESgr´s na RAM. 

Veja-se que depois de Pedro Calado sair do DESgr e começar a receber sondagens de que as coisas vão mal, frangos, dinheiro, eletrodomésticos, apoios, casas,... começaram a ser oferecidas a eleitores e finalmente, demorou só 3 anos, o DESgr transpôs para a Madeira uma iniciativa do governo de Lisboa sobre os antigos militares, combatentes portugueses: transportes públicos gratuitos ( e a conta vai para Lisboa ).

Isto tudo cheira-me a um autêntico "esquema". Para o Senhor "esquema" ganhar.

Os tolos são muitas vezes promovidos a grandes empregos em utilidade e proveito dos velhacos, que melhor os sabem desfrutar, Mariano Fonseca

Um esquema, a história de um amigo.

Um amigo esteve na Madeira, acompanhado, numa viagem de prospeção de negócios. Procuravam, aquela equipe, oportunidades na área do turismo (e foram muitas) e querem operações aéreas não dependentes da TAP. E apresentaram uma solução.

Atempadamente perguntaram com quem falar. Talvez por inabilidade, ou não entraram no "esquema" de terem "sócio pago" madeirense, apenas conseguiram falar com ajudantes de secretários, presidentes…. E a pergunta “o que a RAM ganha com isso” foi feita demasiadas vezes. De tal forma e em todas as circunstâncias, que “o que a RAM ganha com isso” passou a ser escutado como  “o que eu ganho com isso”, "o que nós ganhamos com isso".  E falaram, o meu amigo e equipa, com muitos “eus”. E nesses muitos "eus" até havia gente com facilidades de acesso a muita porta (chamaram-lhes porteiros ).

Aliás até parecia que os “eus” falavam já a contar com os “chefes”. Claro que pode ser problema de inglês, francês, porque muitos eram "macarrónicos" na fala (pior que Miguel Albuquerque com o espanhol ) portanto eram difíceis entender. Mas, disse-me o meu amigo, que juraria que aquilo lhe parecia um "esquema" para facilitar acessos e negócios, desde que todos ganhassem ( a "ramzinha" deles talvez ).

O meu amigo, e a equipa ficaram chateados. Possivelmente o meu amigo não percebeu que este é um "esquema" que muitos juram que este DESgr, todos os DESgr´s praticam desde há mais de 45 anos. Pagar em "esquema" para se ter acesso; Depois talvez pagar para se criar um projeto (e havemos de voltar num outro artigo a este assunto )

Porque esta ilha parece ser a ilha dos "esquemas" e que aqui parece que nada se faz sem esquemas. Aliás o Dr. Pedro Calado pratica o "esquema" de ser candidato a presidente da CMF, para vir a ser depois presidente do DESgr.

Porque o Dr. Pedro Calado faz parte deste "esquema", deste regime, deste DESgr, uma coisa Pedro Calado garante com a sua eleição como presidente da CMF: criar esquemas na câmara. 

Felizmente Pedro Calado (e os esquemas ) ficarão á porta. Porque é à porta da câmara do Funchal, de todas as câmaras, que "cunhas" e "esquemas" devem ficar. 

Porque onde existem "esquemas" existem vígaros, uma canção para eles.

lena d'água & atlântida - vígaro cá vígaro lá





OBS

O Dr. Jorge Sampaio faleceu. O presidente de todos, faleceu. Nunca votei nele. Mas foi um GRANDE PRESIDENTE. RIP
Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.