O adjunto, a GESBA, a ARAE.....o disparate total na RAM.

 


Se não nós, quem ? Se não agora, quando ? Ronald Reagan

Todos os santos dias, nesta ilha, o (DES)gr e acólitos, fazem todos os possíveis para que falemos nele(s). Não pelo bem que fazem, mas pelas maldades que praticam. É uma certeza da matemática, tipo 2 + 2 =4, não da matemática governamental onde 2+2 = o que der mais jeito.

Sá Carneiro dizia que " se nos demitirmos de uma intervenção ativa nos negócios da nação, não passaremos de treinadores de bancada, ou melhor, de políticos de café". Este regime da Madeira é constituído por um conjunto completo de tudo aquilo que Sá Carneiro combateu com vigor. Um conjunto de "chupistas", que apenas sabe que o poder é para manter a todo custo, porque quero crer, a alternativa seria explicações na policia, o desemprego e o fim das mordomias. Um conjunto de pessoas que não tratam da "res publica" ( coisa do povo ) mas que praticam o "quae nobis populi", tipo o que é de todos é nosso.

Nos finais do ano passado, depois de muito esforço e face às evidências, o (DEs)gr, via a sua DRE-M(entirosa), admitiu desfasadamente porque o choque seria grande e os números confundem-se, 5 mil milhões de divida na administração publica e outros quase 5 mil milhões a fornecedores, entre os quais perto de 2,3 mil milhões ao estado português e banco Santander, com 700 milhões a curto prazo!!!!. ( no DN-M em Setembro e Novembro de 2020 ). E Pedro Calado no Expresso, janeiro de 2020, admitia uma divida de 5,1 mil milhões de euros da região no fecho de contas de 2019 [ se em Janeiro do ano passado Pedro Calado já "estimava" números de 2019, em Maio de 2021, nada foi estimado sobre 2020!!!!!!, e isto já traz "água no bico"]

Tudo palavras e números deste (DES)gr. Não esquecer que em Fevereiro, Março e até Abril !!!!! do ano passado, 2020, os Melins, Rodrigues, Ramos, Pradas e Brícios e mais uns tantos patuscos do psd-M na ALRM, vinham pateticamente a afirmar que o psd-M tinha  a economia a crescer desde há 73, 74, 75 meses consecutivos. E Miguel de Sousa teve a sem vergonha de afirmar no DN-M que o psd-M tinha herdado uma crise. Uns pândegos...

Alegretes mas pobretes, pelo menos de espirito, é assim que anda contente este (DES)gr. Uma alegria que só acabará quando dinheiro dado por outros terminar.

O governo não há-de cair porque não é um edifício. Há-de sair com benzina, porque é uma nódoa, Eça de Queiroz

Recentemente este regime teve o descaramento de dizer, que a economia da Região estava em "franca recuperação [em 2020, ultimo semestre !!!!] até Janeiro deste ano", onde teve uma quebra recorde (!!!!). O que mostra o desfasamento completo da realidade.

Que se exporta mais do que se importa é também recorrente este regime dizer ( nem contas fazem ao cimento e combustíveis importados, que dizem eles, aumentaram sempre, sobretudo o consumo do primeiro ). 

Pelo meio e muito a contragosto, lá admite o regime, existirem cerca de 7 000 desempregados “oficiais”, nunca contando com os outros quase 17 000 que já não contam para o desemprego. Igualmente a contragosto, admitem que os apoios a famílias em crise sobem, falando em números de cerca 6 000 beneficiários do RSI. Que tem estado a subir SEMPRE nos últimos 4 anos, não apenas durante esta crise [será por estes números serem nacionais, porque é a nação que os paga , portanto nada se pode esconder ?]

Eles, este regime, falam que cada vez mais são criadas empresas na Madeira. Até já disseram, todos ufanos, que se criam mais empresas na Madeira que no continente. Mas do que não falam é do depois. Nunca dizem, como aqui já temos dito, que cada vez mais empresas são dissolvidas na Madeira, estão falidas na Madeira. Aliás, muitas são criadas e nem inicio de atividade fazem, sendo encerradas logicamente por lei.

Acredito que o melhor programa social é um emprego, Ronald Reagan

Eles JÁ dizem que o crédito na banca aumentou na Madeira neste primeiro trimestre. O que não dizem, é que este aumento centrou-se em 83%, nas grandes empresas e que face a Fevereiro do ano passado, caiu, cerca de 70%. Porque a banca cortou crédito ( e fechou balcões) e porque o crédito "mal parado" aumentou cerca de 36%, também nas famílias. 

O que eles não dizem,  é que as grandes empresas, sempre dos mesmos grupos económicos do regime, viram no (DES)gr uma espécie de BES à medida, em que o "Ricardo Salgado" aqui do sitio é Miguel Albuquerque e os "grandes empresários" apenas o são, como foram os Luises Filipes Vieiras, Nuno Vasconcellos, Monizes da Maia, ... Por isso são os "noveis" DDT´s á medida desta região. Afinal cá, como lá no continente, também temos quem é grande com o dinheiro dos outros. De todos.

O turismo, é outro exemplo. O principal motor económico da região e que gere/entrega, cria efetivamente mais valias para a economia regional (  o funcionalismo público e as obras públicas apenas criam riqueza artificial e são geradoras de despesas ), As receitas turísticas caem desde 2017 e as margens reais do negócio caem desde 2009-11.

Da catadupa de apoios que o (DES)gr diz ter prestado a empresas no ano passado e este, quase 800 milhões de euros, entre eles os tais 500 milhões do empréstimo e mais umas tantas centenas de milhões que “saíram do orçamento regional”, não se vê nada. Apenas alguns sortudos receberam. O resto, por isto ou por aquilo, também porque a CULPA é da burocracia, segundo o Barrete da economia, pouco chegou a quem REALMENTE precisa. 

Eu entrei no governo com um objetivo: transformar o país, de uma sociedade dependente em uma sociedade autoconfiante, de uma nação dê-para-mim em uma nação faça-você-mesmo, Margaret Thatcher

E a conta de 2020 desta região, tem necessariamente refletir estes valores de empréstimos, a quebra REAL de quase 32% da economia da Região. Por isso, um PIB de cerca 4 mil milhões de euros em 2020, como em 2019, não pode ser real. Talvez, uns 3,8 mil milhões e "vivó velho". E um PIB destes, coloca a RAM financeiramente em estado de calamidade. O (DES)gr não tem receitas próprias para pagar os juros da divida, salários e "o bodo" aos amigos.

Talvez seja por isso, que as obras do novo hospital, as de construção, foram enviadas para as calendas. Porque dinheiro não existe. Por isso, como desde sempre, este regime, socorre-se do virtual para esconder o real. 

Mas o regime, começa, como um castelo de cartas, mostrar cada vez mais que é um gigante de pés de barro. E os erros de "casting" já não podem ser escondidos. 

O novo adjunto de MA

MA tem um novo adjunto que por onde passou, “asneirou”. Até no Sporting de onde foi "obrigado" a sair, por prestação de contas “incertas”, ou melhor suspeitas de pagamentos de facturas falsas, Roberto Almeida Santos (mais outro ilustre chamado Luis Vieira da informática ), por isso investigado pelo DCIAP. 

E isto, está correto. É adjunto de quem nunca prestou contas certas. É adjunto de quem preside um governo que adora empolar custos de obras, na aquisição de mastros de bandeiras, de concursos para nova imagem, de contratar e pagar em excesso obras a mais, ...Um em faturas falsas, outros em "empolamentos" de custos. Um falou e teve de explicar-se à policia e....,, o outro vai explicar-se à policia. All in the family.ou eles conhecem-se "by the smell" ? O engraçado nisto, é que no CV deste adjunto este "episódio" de "policias e ladrões" engraçado ...desapareceu. Aliás o ano de 2002 é "vago" , muito vago, para este adjunto E esta "estória" não terminou bem para o adjunto.

O Sec que nada pesca e tudo atrasa

O Sec Regional das Pescas, adianta com “pomba e rufar” de tambores, antecipar 600 000 € em ajudas para pescadores. Mas se antecipa, tem dinheiro e se tem dinheiro porque o não fez antes ? Se todos sabemos que para ele não existe crise, para os comuns dos mortais, para os pescadores da Madeira ela é real. Por isso, porque demorou a entregar o que é devido ?

Não tenhamos medo de pensar diferente dos outros. Tenhamos medo de pensar igual e descobrir que todos estão errados, Eça de Queiroz

A ARAE e o trabalho por fora

A única “policia” que este (DES)gr lidera, a ARAE, continua sem fazer sair os resultados da sua investigação às noites de 30 e 31 de Dezembro ao Savoy e o que é mais incompreensível, numa terra onde todos sabem de todos, não percebe que tem inspetores a inspecionar de dia e a ajudar de noite os "inspecionados". Talvez por isso, foi permitido vender aquele espada congelado, que estava bom para fazer farinha (muito para as doradas das jaulas).

A GESBA e os serviços de consultadoria

Porque talvez os inspetores da ARAE não podem fazer contratos públicos, o Dr. Ricardo Frade e a GESBA não se coibiram de fazer 3 (TRÊS) num total de 96 500 € , no dia 12 de Março de 2021, por “serviços de consultadoria jurídica”. O que são estes 3 (TRÊS) serviços de consultadoria jurídica é que não sabemos.

Ricardo Frade, grande fornecedor de serviços 
jurídicos da GESBA

O amigo e “socio” do secretario da agricultura, presidente do sindicato da função publica, sócio de uma empresa de condomínios pertencente "aos dois". tem mais um vencimento mensal da C.M. São Vicente por apoio jurídico. mais o vencimento da secretaria da agricultura de técnico superior. O "all in" de Frade, com o conhecimento de todos. 

Talvez por isso, o sindicato da função pública da Madeira, diz pouco, reivindica pouco. É estranho isto. Mas aqui na Madeira, estranha-se, mas rapidamente entranha-se. 

Mas sabemos que a GESBA que não produz banana, parece ser a única que pode comercializar banana da Madeira e receber apoios da Europa, para uma produção que nunca fez. O que é ilegal em todo o lado, menos na Madeira. Afinal a GESBA é uma intermediária entre a UE e os produtores madeirenses e claro, recebe também a sua comissãozita, empobrecendo produtores, empobrecendo consumidores. E para este tipo de "intermediação", a GESBA por certo, precisará de muito "consolo" jurídico. Talvez.

Cada vez mais este regime tem mais a esconder, mas cada vez mais esconde menos. Uma bênção para todos nós, que começamos a perceber a teia laranja da Madeira, uma maldição porque infelizmente também começamos a perceber por onde foi gasto tanto dinheiro e o que filhos e netos terão de pagar por este estado de coisas.

Termino com Sá Carneiro, afinal não é o "Deus ex machina" deste psd-M ? Dizia Sá Carneiro que "a politica sem risco é uma chatice, mas sem ética é uma vergonha". Pois bem. este regime nunca fez politica e de ética, nem "vê-la". 

Para um regime boémio, uma rapsódia...porque está tudo louco. 

Bohemian Rhapsody, The Muppets

Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.