Quando a sua ajuda aos semelhantes é fruto de motivação e preocupação sinceras, isso lhe traz sorte, amigos, alegrias e sucesso. Se você desrespeita os direitos dos outros e descuida-se do bem-estar alheio, acabará imensamente solitário, Dalai Lama
O Covid-19 é o "senhor" do momento. O Sporting, Benfica, Porto ..... o preço dos combustíveis, ....as férias , ... as idas ás praias, .... as finanças da nação e Região, ...... o mau (des)GR ..... as palermices na Saúde da RAM..... já foram . Ninguém se lembra. E a coligação negativa psd-M e cds-M e a sua desunião já ninguém se lembra delas. E muito bem, diga-se. A Saúde e a segurança vêm primeiro. Mas não nos devemos esquecer de uma coisa, O ESTADO DA SAÚDE NA RAM ERA POR SI JÁ UM PANDEMÓNIO A QUE SE JUNTOU A GUERRA "MÉDICA" ENTRE psd-M ( e os seus muchachos médicos ) e cds-M. E essa guerra em plena crise mundial do Covid-19 não foi boa para a união de esforços ou o redobrar de cuidados na Madeira. Nada. As excelências, primeiro tentaram tratar das SUAS coisas, do seu grupo, só depois é que começaram a TENTAR, repito, TENTAR trabalhar para combater o Covid. É o que dá não haver liderança, ou a liderança não existir ( seja no SESARAM, seja no GR ). Esta ausência, fez que a RAM fosse apanhada "com as calças na mão" ,apesar do muito show-off de tudo estar (bem) preparado. Num artigo próximo falarei sobre isso.
Mas o assunto é o COVID-19. É bom conhecermos o IN ( o inimigo, não o jornal on-line do regime desaparecido )

A R0 do Covid-19, pensa-se, atenção pensa-se, que esteja na casa dos 3 a 4 ( a OMS em Janeiro dava 1,4 a 2,5 ) numa escala de 5. Quer dizer, que a taxa de ataque, pensa-se actualmente, que seja de cerca 60-75% ( uma RO de 5 = taxa de ataque 100% ). Pensa-se. Porque, o que sabemos sobre o Covid é fruto dos estudos sobre os vírus que originaram as "pandemias" que acima referi e do conhecimento actualizado do que acontece ( lembram-se da Directora Geral da Saúde , Graças Freitas de dizer que aquilo era difícil de vir para a Europa ? ). Ora vejam aqui também:
(Aviso desde já os laranjitas que não se riam, porque o GR fez pior, muitíssimo pior)
Quando um novo vírus desconhecido aparece, a única forma de o combater é o isolamento das populações, para se ganhar tempo a que apareçam vacinas ou medicamentos que actuem eficazmente ou na pior das hipóteses atenuem os seus efeitos no ser humano ( e não só ).
Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor, Madre Teresa de Calcutá


Entre muitas outras coisas, tu eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas. Sozinho não o podia fazer, Carta a Polack, Kafka
O Covid-19 é em tudo parecido com a gripe comum, menos na sua taxa de propagação e mortalidade, por ser um vírus novo, onde tratamento não existe e porque o nosso corpo não está preparado para o receber. Já agora, no ano passado morreram em Portugal cerca de 3 000 ( TRÊS MIL ) pessoas devido à gripe normal, sempre nos grupos de maior risco. Os mais velhos e os mais debilitados por doença, maus tratos, fome, .........
Hoje estamos a fazer, o que sempre se fez perante doenças novas. Isolar pessoas e os grupos mais débeis. Lembram-se o que acontecia antigamente durante a Peste Negra ou os portadores de lepra ? Isolar pessoas, para estas "pestes" não se propagarem. Mas agora, como não aconteceu na SARS e MERS, o Covid-19 bateu-nos à porta. Aqueles que as tinham estavam lá longe, as galinhas eram abatidas, ........Não estávamos preocupados. A China ficava longe e nós somos civilizados, temos sistemas de Saúde a funcionarem. Não somos bárbaros. Como se diz, "longe da vista, longe do coração".
Faça o que puder, com o que tem, onde estiver, Theodore Roosevelt
Não existem mezinhas para afastar o Covid-19. Os Americanos começaram a fazer há 1/2/3 semanas, experiências com medicamentos e injecções em grupos de voluntários. Os alemães e japoneses ainda estão em fase laboratorial. Os chineses dizem já ter uma injecção eficaz ( traduzir por aparentemente de grande eficácia ) mas ......foram os primeiros a chamar os italianos por BURROS. Agora a brincar, porque temos de levar isto também brincando, podemos considerar o bispo EDIR MACEDO, que também diz ter solução e que isto é a obra do diabo. Chamo-lhe a isto o teomonetarismo. E não esquecer todos os mestres Bambas ( pelo menos estes dizem que devolvem o dinheiro se a cura não se efectuar ) e os Bambas maus, todos aqueles que tentam extorquir aos crédulo tudo e mais alguma coisa, em troco de segurança. Mas vejam Edir Macedo
A alma humana é feita para não estar sozinha, Pierre Chardin
Não querendo abusar, com a certeza que já ouviram ou leram isto, se faz favor façam APENAS isto:
1) se possível fiquem em casa

3) usem o Covid-19 como uma oportunidade para NÃO roerem as unhas, não mexerem naquele pelo encravado na pele\face ou tirar a "remela" esquecida nos olhos. E NÃO é preciso cortar o cabelo minhas senhoras/meninas. Eles são bonitos assim. Basta apenas apanhá-lo.
4) se saírem, quanto menor for a superfície do corpo exposta, melhor.
5) não usem máscaras ou luvas ( ou nestas tenham muito cuidado ao tirá-las). As primeiras porque nada fazem, as segundas porque entram em contacto com superfícies ou outros potencialmente com...E têm que as deitar fora e de novo lavar as mãos.
6) Quando chegarem a casa, tirem a roupa que usaram, antes de entrar em casa. Tomem um banho e vistam roupa "interna" ( se tiverem uma casa de banho fora de casa ... ou uma mangueira e tiverem cuidado com a vizinhança inconveniente...melhor ). A roupa usada, colocada num cesto próprio e máquina de lavar ou antes da máquina de lavar, logo numa bacia com água e sabão. Afoguem-nas
7) Um único par de sapatos para usar fora e estes nunca dentro de casa. Afinal já não é preciso mostrar "charme".
8) Se tiverem um jardim, saiam. Espaireçam. E se tiverem vizinhança, nada como colocar a bilhardice em dia, a uma distância de 2 mts. OK ? E nada de falar sobre o vizinho que pode estar à escuta. Ok ? Falem mal do Costa, Albuquerque, Calado, Cafôfo, .... dos Ramos, ..... mas falem. Troquem conversa, somos animais sociais, temos de falar, socializar.

10) façam amor. Isso ainda não faz pegar o Covid-19. Os casados/ajuntados/apanhados, inventem escapadelas em casa Um bom jogo, ainda mais quando têm crianças em casa. Mas nada de lhes dar uma "traulitada" ou xanax. OK ? Dizem que na China a taxa de divórcios ...disparou depois do isolamento acabar. Pode ser que assim um "babby-boom" apareça ( bem precisamos ).
11) 80% do que se diz na TV e órgãos de informação sobre o Covid-19, são fake-news (ainda ontem na TVI, que gravo, vi um tipo com um gráfico onde a Madeira vinha com apenas 1 ( UM ) caso de Covid-19. Boa a agência de informação que o GR paga, para distorcer e criar a ideia de uma região "limpa" onde tudo corre sobre rodas e um bom (chamo-lhe tonto, burro) jornalista que continua a passar peças idílicas .....sobre a RAM. Nesta altura turismo não é preciso. Ok ?
12) e se faz favor, não acreditem em tudo o que o Sr. Delegado de Saúde da Madeira diz, muito menos nas conferências de imprensa promovidas pelo IASaúde. A informação é factual e mente-se por omissão.
13) Acreditem, os vizinhos e os turistas não são nossos inimigos. Nem quem vem do continente. São como nós e têm de ter o civismo para estar EFECTIVAMENTE em quarentena. Não a fazer um rodeo antes de chegar a casa.
14) Basta ver as noticias 1 vez por dia. Caso contrário ficamos intoxicados. Não vejam demasiada RTP-M, ou aquilo que chamam de telejornal. É telelixo. Aconselho o telejornal da RTP1 e RTP2. Aqui vejo a CNN e a BBC.
15) Não se esqueçam que o TURISTA é nosso amigo. Ele vai lembrar-se da forma como o trataram e vai dizê-la aos amigos. Não sejamos XENÓFOBOS, como parece pretender querer o GR, A "culpa" não é do estrangeiro ou do que vem de fora. É de quem teve tempo para se preparar e disse estar preparado ( mal como vemos ).. Show-off para os "tolos" engolirem e tentar fazer esquecer a desgraça do estado de guerra na Saúde da RAM.
Puxar em comum, mas não pensar em comum, Marco Aurélio

OBS
Hoje, na altura que escrevo estas linhas, cerca de 14h ouço na TVI que existem 7 casos ( são já 11 ) de Covid-19, que a maioria é estrangeira ( já são ela por ela ) . Não sejamos xenófobos, porque o GR pretende fazer passar as "culpas" para os estrangeiros, nem autistas, porque o GR está sem líder. Mas isso fica para outra altura e outro artigo.
Bora lá sair dessa tristeza. Nada como uma boa risada. Vamos ao médico ? Raul Solnado.
0 comentários:
Enviar um comentário
Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.