AD Madeirense !!! E alguém acredita ?

“Tenho de reconhecer que paguei um preço demasiado alto por ter aceitado ser ministro (independente) de um governo do PS” Freitas do Amaral
O psd-M e o CDS-M vão formar governo na RAM. Um governo de derrotados ( ambos perderam votos e um deles uma maioria ) e de um governo destes, nada de bom pode advir. Se do psd-M já sabemos a "praxis", do CDS-M penso que não teremos oportunidade de a conhecer, porque não terá tempo, nem lugares

Ambos partidos, também se julgam vencedores das regionais de 2019. Um venceu porque teve mais votos, outro venceu porque tinha ( atentem no tempo do verbo ) a "faca e o queijo nas mãos" para determinar um novo ciclo eleitoral. 

Tinha, porque já não tem. A "faca" afinal estava romba e o "queijo" não foi para aqueles dentes. Sobraram apenas migalhas, que eles parece aceitaram. Ahh e parece que também um lugar de destaque na ALRM, que nada vale, excepto dirigir uma assembleia de debutantes ou mortos-vivos. Um chefe virtual. Com direito a motorista mas nada de dirigir ou fazer. Faz menos que o chefe de uma assembleia de condóminos.O CDS-M fica com uma "mão cheia de ar e outra de nada". Para quem tinha um queijo ......

Como se vai verificar, esta "união de facto" é virtual. Afinal ambos vão "unir-se" a prazo, até as feridas de ambos ficarem saradas. A do psd-M, "renovar-se" e tornar-se de novo partido e o CDS-M, tentar, por falta de ambição, chegar ao poder ( mesmo que este poder signifique nada ) pelo meio mais fácil: a troco de um "prato de lentilhas".
"O nosso Povo tem sempre correspondido nas alturas de crise. As elites, as chamadas elites, é que quase sempre o traíram, e nós estamos a ver mais uma vez que o Povo Português foi defraudado da sua boa-fé" Sá Carneiro.
Diz o povo "que todo o burro come palha, o que é preciso é sabê-la dar". Segundo as noticias, psd-M e o CDS-M acordaram em dar a presidência da ALRM ao CDS, bem como umas secretarias menores ( economia ?  inclusão ? mar ? …… ). Também se diz, que este "sacrifício" do psd-M é feito a troco da ida do condenado Tranquada, para a presidência da EEM. Começa bem este novo ciclo eleitoral, começa bem Barreto a permitir e dar a sua bênção a jogos de poder, aqueles que ele nem há duas semanas dizia ser do contra.  Afinal Barreto já começa a enfiar o barrete ?

Se Rui Barreto se acha o Freitas do Amaral do CDS-M, falta-lhe e muito um Adelino Amaral da Costa ao lado e um politico da dimensão de Sá Carneiro no outro lado: o psd-M. Mas infelizmente, Rui Barreto não é Freitas do Amaral, nem na dimensão cultural e politica, nem na estratégica. Pior, não tem um Sá Carneiro Madeirense, tem apenas afinal um Albuquerque, que diz muito de traição ( 1640 entenda-se ), um Calado  …. E sobretudo um AJJ que esteve CONTRA Sá Carneiro ( se se lembrarem do grupo “opções inadiáveis”, Snu Abecassis…… ) e que tentou ( mas não conseguiu porque nunca o deixaram ) comportar-se sempre como um  chantagista perante cada governo da república com os seus deputados ( com Guterres, acordou tarde e dada as exigências, aquele optou pelo deputado do CDS, o do "limiano" ).


Sempre que há concentração de poderes abre-se a porta ao autoritarismo, precursor da ditadura, aniquiladora das liberdades. Sá Carneiro
Sá Carneiro conseguiu colocar, AJJ na ordem, porque quando a AD ganhou, não só não precisou dos deputados da Madeira como estes estavam muitíssimo bem disciplinados.  Rui Barreto, não vai ter um Sá Carneiro ao seu lado, talvez mais um Magalhães Mota, Cunha Leal, Nandim de Carvalho, Pinto Balsemão ou AJJ numa primeira fase. 

O CDS sempre encolheu ás custas do PSD, Sr. Silva que o diga, com as suas maiorias ( 2 ) ou Adriano Moreira e Lucas Pires que na altura viram o partido encolher até ser o do "taxi". 
Freitas, bem tentou, mas nem sequer lá chegou, porque o espaço que defendia, era o centro e em Portugal, o centro ou é o PSD ou o PS ( as mesmas faces da mesma moeda ).
Há uma disciplina que faz hoje a maior falta: é a Cultura Geral, Freitas do Amaral
Rui Barreto naturalmente, como líder partidário, quer impor o CDS-M  na Madeira. Para o fazer o CDS-M terá de crescer, ás custas do psd-M, isto se o PS-M se confirmar como real e verdadeira oposição. Com esta opção, Rui Barreto disse a todo eleitorado da RAM que mudança não é com ele. Portanto ou tornará o CDS-M um apêndice do psd-M, como são agora os Verdes com o PCP, na CDU, ou tornará o CDS-M, no PCP da RAM, ou seja ...nada.

Vai Barreto ser um barrete do psd-M no CDS-M ? Olhe para o exemplo do fundador do seu partido. Porque no fim.... ganhou. 

BREVES OBSERVAÇÕES:

Freitas do Amaral - Tive a oportunidade de em tempos ter conhecido Freitas do Amaral. Aliás, também Sá Carneiro e uma pessoa que me encantou e a outros na altura, pelas palavras que dirigiu aos "jotitas" em Viseu: Adelino Amaro da Costa. Foram os tempos da AD. Uma AD liderada por Senhores, por "gentlemans", não por moços de frete, que é o que acontece na RAM. Lutaram contra um sistema e ganharam .. Quiseram uma mudança e tiveram-na. Pensaram um Portugal diferente e com Mario Soares obtiveram-no. Agora, tenho bem a certeza que todos eles, ao olharem para a Região, muitas voltas devem estar a dar nos seus túmulos. 

Tolentino de Mendonça - Temos um cardeal, o segundo mais novo do actual colégio cardinalício. Madeirense de Machico.. Fez a diferença como sacerdote, pensou diferente como Vice-reitor da Universidade Católica e de certeza fará a diferença como Cardeal ( aliás já a faz como arquivista e bibliotecário no Arquivo Secreto do Vaticano e na  biblioteca do Vaticano ). Tive também felizmente a oportunidade de na Universidade Católica, poder trocar breves ideias com ele, num encontro onde participaram também mais colegas.. Percebemos que faz a diferença, pensando diferente ( o que não acontece na RAM porque a RAM é já muito pequena para ele ).
Campanha Eleitoral Legislativas 2019 - O mesmo de sempre. Propostas absurdas de partidos absurdos. O Sr. Costa mostrou maus fígados; o Sr. Rio, encontrou no seu naufrágio um "tancos" de salvação; a Sra Catarina, também é social-democrata; o Sr. Gerónimo, bem...  é gerónimo e a Sra Cristas, pode ser salva, por um bofetão à "Soares". O PAN ainda nos vai fazer rir um pouco, com as trapalhadas e propostas que vão fazer e desde já digo, que a minha cadela, passou a ser técnica superior de segurança. OK ? 

Para Freitas do Amaral, que nos deixou e para aqueles que deveriam ter a coragem de seguir as pisadas do fundador do partido que dizem querer liderar.


Share on Google Plus

1 comentários:

  1. Creio eu que, com este sistema, ainda vamos ter oportunidade de dar umas boas gargalhadas.

    ResponderEliminar

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.