Nieuw Statendam - 10 de Dezembro no Funchal


A Holland America Line é conhecida por ser a companhia com os passageiros mais fidelizados, muito importante para a passagem pelos tempos de crise na economia mundial que influencia todo tipo de negócios.

A indústria dos cruzeiros adapta-se rapidamente a qualquer cenário porque o seu negócio navega para áreas de bom tempo, boa economia e maior rentabilidade. Para enfrentar a crise que começou algures em 2010 e que findou, a regular pelo regresso aos seus preços habituais, em 2015, a HAL aproveitou para se dar a conhecer a outros segmentos, usou o tempo para repensar por onde deve ir com um grande dilema. Manter o tradicional ou evoluir para novos conceitos. Nem um nem outro, fundiu-os.

A arte é mais contemporânea, os espaços entre o "cosi" e o funcional, carregou no que já era top, na comida e nos espectáculos. Manteve os rácios de tripulantes e espaços por passageiro, tornou-se apetecível às famílias mais novas, não estabilizadas, que com pequeno esforço iriam para uma companhia premium aliciadas pelos 3º e 4º passageiro gratuito, normalmente as crianças, desde que no mesmo camarote.

Paralelamente, incentivou a entrada em cena de mais música, a Braodway dos mares começou a trazer os consagrados e os programas de TV para bordo. O piano bar passou a ter dois pianos para o mano-a-mano trazendo mais diversão com a participação dos passageiros (muito popular a bordo, funciona como que um Karaoke com músicos) . O BB King foi aposta ganha e avançam agora para os Rolling Stones. A Holland America Line está a coleccionar conceituados do show e da culinária, já tinham mas, agora visualizam através de marcas porque é o caminho mais curto para comunicar, sempre olhando mais um pouco para os novos passageiros que nunca experimentaram a companhia.

Não é das mais económicas para a algibeira dos portugueses mas, se pesquisar, encontrará oportunidades para isso. O Nieuw Statendam, segundo navio da classe Pinnacle e irmão do Koningsdam é uma nova fusão do que há de melhor na HAL. Adaptabilidade para o sucesso, era de estudar ...
A classe Pinnacle apostou num novo palco, centrou-o e embebeu os passageiros no show. Ao entrar na sala, para quem conhece os tradicionais e majestosos teatros do passado sente falta de algo, do charme HAL. Parece despido. Quando a máquina endiabrada começa a funcionar, palco, ecrãs à volta, os robots e o jogo de luzes que potenciam os já excelentes shows de bordo, o passageiro vai perceber que perdeu no aspecto do teatro mas ganhou no show que leva para recordar. Os show continuam frenéticos, ao estilo HAL, sobretudo nos novos navios com mais tecnologia.

O World Stage tem ecrãs da altura de dois decks e em 270 graus, envolventes e em alta definição, torna-se num teatro deslumbrante em funcionamento, onde a inovação potencia o entretenimento. No World Stage apresentam shows, música, dança e muito mais. É também no World Stage que ocorrem as comunicações durante o dia, quer de actividades ou de excursões em terra.

Master do Nieuw Statendam Sybe de Boer
O comandante do ms Nieuw Statendam é Sybe de Boer, natural de Haia, tem a particularidade de ter sido piloto de linha aérea onde chegou inclusive a ser instrutor (1980-1984/ 1990-1993) mas, parece que se convenceu que é melhor ser comandante de navio.

Está na Holland America Line desde 2005. Estudou na Faculdade Náutica de "Willem Barentsz" - West Terschelling, nos Países Baixos. Esta envolvido na implementação das Políticas e Procedimentos de Gestão de Recursos nas pontes de comando da Carnival Corporate para todas companhias do universo Carnival.

A vida a bordo no ms Nieuw Statendam segue rotinas fora do normal, para que o navio parta de Civitavecchia a 5 de Dezembro no seu primeiro cruzeiro. Mobílias, decorações finais, imagens para publicidades, filmes promocionais com imagens reais, etc. Tudo em contra relógio.
Staff sénior, da esquerda para a direita: Director de Hotel Don Habets, Staff Captain Kevin Beirnaert
e o Oficial Ambiental Officer Dolf Kramer
A madrinha do ms Nieuw Statendam Oprah Whitney

O tema central do ms Nieuw Statendam, que inspira a decoração dos designers Adam D. Tihany e Bjorn Storbraaten, é a música. 


Principais informações do navio

Ano2018novo navio
Bandeira neste momento Itália (quando entregue será holandês
EstaleiroFincantieri (Marghera, Italy)
ClassePinnacle
Custo construçãoUSD 520 milhões
DonoCarnival Corporation & PLC
CompanhiaHolland America Line
Velocidade máxima24 kn / 44 kph / 28 mph
Comprimento (LOA)285 m / 935 ft
Largura32 m / 105 ft
TAB99500 gt
Passageiros2666 - 3218
Tripulação1025
Rácio passageiro/ espaço31
Decks12
Camarotes1339
Decks com camarotes8
Futura madrinhaOprah Winfrey









O filme diz-nos que quando se quer ter sucesso a procura dos melhores disponíveis, a cada momento e para cada tarefa é o desafio. É uma lição de um executivo privado para o público, muito dado a outras opções. Poderia muito bem ser a mensagem para os portos da Madeira.

"Quando as pessoas certas se reúnem, a magia surge."
Adam D. Tihan

O Funchal terá o privilégio de ser o 4º porto visitado por este novo navio, na sua primeira viagem, que se inicia em Civitavecchia, escalando Cartagena, Málaga e aportando finalmente a capital da Madeira a 10 de Dezembro, antes da sua travessia Atlântica. Registe-se que de momento não há mais outra escala programada, os spotters devem aproveitar a oportunidade, única em dois sentidos, na escala e no facto de serem dos primeiros a poder lançar as fotos na rede.


O Nieuw Statendam, na sua travessia de regresso para a próxima temporada na Europa, aportará a Horta a 28 de Abril de 2019 e Ponta Delgada a 29 do mesmo mês e ano. Na nova travessia Atlântica de regresso ao continente americano, em 2019, o navio faz nova escala em Ponta Delgada a 3 de Novembro. A primeira escala em Lisboa ocorre a 20 de Setembro de 2019.


O ms Nieuw Statendam apresenta um átrio central da altura de 3 decks, com uma escultura em aço inoxidável polido que, à primeira vista, parece um DNA mas que pretende transmitir a sensação de estar dentro de um instrumento musical. A projecção de iluminação vai modificando a sua aparência à medida que os passageiros se movimentam, num ciclo que leva bastante tempo até repetir. Neste mesmo átrio existe uma cobertura de "tecto solar" que serve de cenário para projecções de alta definição. À noite, reflecte as constelações ou adquire tons mais acentuados na iluminação.

Link para o Lego, um dos desafios para a decoração










O ms Nieuw Statendam passará a sua primeira temporada de cruzeiros em rotas nas Caraíbas tendo Fort Lauderdale, na Florida, como porto de partida e chegada, entre Dezembro de 2018, logo após passagem pela Madeira, e Abril de 2019. Todas as viagens nas Caraíbas do ms Nieuw Statendam incluem um dia na ilha privada da HAL, Half Moon Cay. Na próxima Primavera, o navio atravessará o Atlântico e passará o Verão no norte da Europa e no Mediterrâneo para retornar às Caraíbas  em Outubro de 2019.
Grand Dutch Cafe
Ouçam bem as piadas iniciais da cantora ... no BB King Clube do gémeo Koningsdam durante o Legendary Rhythm & Blues Cruise:


Alguém estará ao corrente do que vai passar pelo Funchal para potenciar a promoção do nosso porto? Não!
Alguém sabe quem irá a bordo? Não!

Eles têm o seu trabalho feito.
Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.