Acidente do TP425: 41 Anos

**
Faz hoje 41 anos que, numa noite tempestuosa de Sábado, aconteceu na Madeira, pouco antes das 22 horas, um dos piores acidentes de aviação em Portugal:

O Boeing 727 da TAP, CS-TBR "Sacadura Cabral", despenhava-se à terceira tentativa de aterragem no aeroporto de Santa Catarina. Um dos dias mais negros da aviação em Portugal.
Perfil colorido do CS-TBR "Sacadura Cabral", da autoria de Eugénio Santos.
Sem grandes considerações, até porque esta é uma publicação destinada a assinalar a data e deixar uma homenagem às vítimas e familiares, deixo no entanto o link para o Relatório Oficial do Acidente (AQUI), como forma de proporcionar um maior conhecimento sobre o mesmo, um evento que deixou uma marca indelével na História da Aviação na Madeira e que contribuiu significativamente para impulsionar o aumento da pista, tal como cerca de 19 anos antes, um outro acidente (o desaparecimento do hidroavião da ARTOP ... um assunto eventualmente a visitar num futuro artigo), tinha ditado o final das viagens de hidroavião para a Madeira e a necessidade de construção de um aeroporto na ilha.

**Imagem Inicial: 

Boeing 727 XT-VFA do Governo do Burkina Faso, na Madeira, em 2013. Um aparelho idêntico ao que se despenhou em Santa Catarina e que, curiosamente, também já pertenceu à TAP (ex CS-TBY).

O relatório final:


Rui Sousa
Planes&Stuff... 
Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.