2023 .... técnicas velhas na Madeira

 


Nos indivíduos, a loucura é algo raro – mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra, Nietzscheze

Pelo que se nota nestas entradas em 2023, nada de novo na Madeira. A loucura permanece.

A ignorância e a mania de superioridade mantém-se. Também a inveja. A incerteza para muitos de melhores tempos. O engano e o desvario de poucos para muitos.

E os muitos deixarem-se, quererem ser enganados. 

O Júlio no Júlio ? do Júlio ? ou simplesmente Júlio ?

Júlio Nóbrega, não é Júlio de Matos. Nem habita e faz sessões lá, tenho a certeza. 

E faço votos que não precise de psiquiatra, psicólogo, .... para exercer funções ( existe quem defenda que umas idas são normais e melhoram bem estar da pessoa. Tipo ida ao dentista, ... )

Mas o Júlio, depois de alguém (quem foi, quem foi ? ) dizer que ia tornar a Madeira na Singapura do Atlântico, de alguém dizer que com ele na câmara o Funchal tornar-se-ia uma praça financeira europeia ao nível de Londres, Frankfurt, .... (quem foi, quem foi ? ), de alguém que ia fazer da Ribeira Valley a Silicon Valley do Atlântico (quem foi, quem foi ? ), depois de alguém dizer que a Madeira foi pioneira no combate á Covid -19 (quem foi, quem foi ? ), que a aposta na IA na Madeira tornaria a região pioneira mundialmente na área (quem foi, quem foi ? ) .... o Júlio vem dizer que quer a Madeira pioneira e ser referência mundial como o são John Hopkins Hospital, a Mayo Clinic, o Massachussetts Hospital (USA), o Charité (Alemanha), o Singapore General Hospital (já se sabe, Singapura ..... ).

O Júlio (Nóbrega) é diretor clinico no Sesaram. Parece-me a mim sabendo como o SESARAM e as chefias do dito cujo e da Saúde da Madeira, tratam esta ultima, o Júlio embarcou na realidade virtual, ou antes das festividades, já estava muito festivaleiro ( talvez demasiado exposto a aguardente, brandy, poncha, ... vapores claro  ). E quando se está assim, não se deve levar a mal o que as pessoas dizem. É normal um excesso de verborreia e de patetice.

Mas nem passados 7 dias o DN vem dizer o óbvio. Morre-se demais na Madeira. 15% a mais diz o dn-M. Nada que faça o chefe da saúde (e do Júlio ), o Ramos, dormir pior. Aliás, em outubro ele dizia que não dava importância ás causas das mortes na RAM. Por covid, sem covid, por coração, sem coração o certo certo é que a malta deixa de respirar e de ter o coração a bater. E vai passar o dia seguinte á terra. E Pedro tem razão. Who cares ? menos um voto (incerto) para a oposição ? Mas de certeza com menos um destes desgraçados,  o PIB per cápita da Madeira cresce (é que quase sempre são as "almas de Deus" a esticar o pernil, coincidência ? ).

E o regime pretende isto, apesar de pouco lhe importar o resto (fazer o PIB crescer, atenção, porque o resto, c´est la vie, that´s life. Aguentem-se ).

Por isso, Júlio, eu acho que o que pede é pouco. Eu pedia o melhor cemitério do mundo em altura e na horizontal para a Madeira (isto de na Madeira se subir na horizontal e vertical é hábito ). Talvez um com as melhores vistas. Talvez um marinho para alimentar os peixes . O Júlio sabe que na natureza nada se perde nada se ganha e tudo se transforma. Até em douradas. 

Até o Júlio ... que assim se transforma de médico em  bajulador gigante do regime que nos mata na Madeira. Um artista, não digo da "cassete pirata", mas das bocas pindéricas. Bom 2023, Júlio e por favor, cale-se, trate da nossa saúde, faça diferença, porque palhaços já existem muitos na Madeira.

Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas, Newton

João Pequenino, marquês.

Atira-se hoje forte e feio a Carlos Pereira no dn-M. Mas antes disso, fala na IA (e até diz que parte do texto foi escrito por IA, uauuuuuuuu ). Para o João, o bom é a IA, o mau o Pereira e a Cinderela é Pedro Nuno (e com tantas cinderelas aqui na RAM bem mais bonitas, vertical e horizontalmente falando, eles, elas e os que não sabem ). 

Certo certo é que este texto do João cheira-me a muito a tudo menos ao que o João pretende ou dá "indicação". Escolheu mal esta IA que se parece muito com a IJ (Inteligência Joanina ). Por isso sucedeu sarilhada. 

Está a ouvir de mais a rádio Observador, a CNN só pode. Até lhe fica bem.... pode acontecer que ouça algo de diferente e faça algumas comparações com o que aqui se passa na RAM. Por exemplo ter-se uma comunicação social livre.

Mas a mim parece-me que isto é e tão só, dor de cotovelo e talvez uma ajuda a Miguel Iglésias, o socialista responsável pelos assuntos da Madeira na AR na bancada do PS. Uma aliança Marques (lá na AR)-Iglésias (lá na AR)-Marques (cá no burgo) ? MIM ? sem tin. 

Ou será uma critica a Sérgio, Madruga e Dantas que nada fazem, tudo deixam e nada dizem na AR. Apenas berram. Afinal as eleições são já em Setembro e posições têm de ser marcadas (e queimadas ). Se ao papá deve tudo querer, possivelmente quer queimar a Danta ou a Madruga. É isso João ? Boa IJ. 

Ou será que a critica é mais comezinha. Dor de cotovelo. O João fala para poucos e Pereira para muitos ? Será tão só isto ? 

O que este João não gosta é de saber que um madeirense começa a ser reconhecido no PS nacional e também na Comunicação Social que interessa: a nacional porque a do burgo .... é tipo I(2)R - Inteligência Impressa Regional. 

Enfim, coisas de Joâos pequenos. Muito pequenos. Nanicos de papás. Filhos de papás. Coisas, coisinhas, coisões.... 
Todos nós podemos errar, mas a perseverança no erro é que é loucura, Zenão
Nem aos atuns deixam em paz

O diretor do dn-M tenta comparar "atuns" e preços ( no Japão e na Madeira ) para perorar sobre mercados e como diz "..da forma pouco ambiciosa como localmente se trata quem vive do mar e das pescas". Aqui entre nós a "chancada" para o Teófilo fica sempre bem nestas alturas pré-eleitorais, a moça do cds-M é pouco bem quista no regime, está de rastos por muito servir, de se abrir toda, ... (isto de pontapear quem está no chão, para mim é cobardia, não é politica, nem opinião, ... ).

O Dr. Ricardo Oliveira esquece-se que se os atuns na Madeira (já agora em qualquer parte do mundo ) fossem pagos como o primeiro no Japão, os pescadores ganhariam mais. Mas não se questiona porque é que nos hotéis da Madeira, tão cheios como todos se apregoam de dizer, como é que no imobiliário da Madeira tão vendido e a preços tão caros, como todos, até o dn-M, diz, se paga tão mal a quem constrói, a quem limpa, serve, .... E que na Madeira a politica, a economia, as finanças são feitas para armadores enriquecerem, não pescadores. Pormenores.

Mas olhe, como as coisas vão (veja-se o Júlio em cima, a Singapura do Atlântico, a Sillicon Valley da Madeira, dos outros , ....... ) tenho a certeza que um dia destes iremos ter o maior atum do mundo, o maior barco do mundo (tão grande que o cozinheiro prova as batatas dentro de um submarino ahahahah ), porque dos maiores rabilhos do mundo já temos. 

[Já agora, sobre o que o Júlio disse e o dn-M transcreveu, nada perguntou ou questionou. Politica editorial ? Ou deixá-los dizer asneiras que alguém vai pegar ? ]

Mas por outro lado, veja a coisa nesta perspectiva: os nossos rabilhos já nos custam muito. O seu dn-M até fala tanto neles em anúncios, transcrições, nada questionando (ou só quando dá jeito ). 

É apenas uma questão de paciência, caro diretor. Paciência e "compensan". Um dia teremos verdadeiros rabilhos, falo em atuns. Os outros já são demasiados. Como o dn-M gosta de transcrever. Até parece que o dn-M pertence ao cardume. Será ?

Bom 2023 ( sem rabilhos ) e como diz o outro, "aguentemo-nos à brocha". 












 









Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.