Os homens preferem geralmente o engano, que os tranquiliza, à incerteza, que os incomoda, Marquês de Maricá
A Ryanair
Michael O´Leary é um empreendedor nato. Um visionário. Mas sobretudo um
duro homem de negócios. É teimoso também. Prefere fechar bases do que dar razão
a governos. Dispensar funcionários a perder dinheiro ( o governo português viu funcionários serem dispensados no Porto, a União Europeia perdeu o combate na diferença dos ordenados dos funcionários da Ryanair baseados em países diferentes e cedeu na batalha dos impostos que a Ryanair paga na Irlanda, … ). Como o governo português sabe. Como os sindicatos sabem. Como a União Europeia sabe. Como a Airbus sabe (todos os seus aviões são Boing ). Como eu sei
Michael o´Leary é o presidente da Ryanair. E isso diz muito. Ou diz tudo.
Passados anos do Dr. Miguel Albuquerque dizer que a Ryanair não era
necessária na Madeira, recebeu esta semana com pompa e circunstância Michael
O´Leary. E um avião da Ryanair.
O DESgr na sua cruzada contra a TAP, fruto de um acordo que subscreveu e
defendeu em 2015, que fez disparar os preços das viagens aéreas entre o Funchal
e o continente português, como já tinha acontecido com a Easyjet,
recebeu de braços abertos Michael O´Leary.
Viva a Easyjet. Viva a Ryanair. Abaixo a TAP. Mas voemos na TAP. É o que o DESgr diz e faz.
Enganar: dizer ao povo soberano que não vamos roubar se formos eleitos, Ambrose Bierce
Recebeu de braços abertos, mas não só. A Ryanair só vai para onde possa pagar sustentadamente os seus aviões. Ou quem lhos pague e ás despesas. E a Madeira permitiu-lhe isso. Por isso vai pagar para ter a Ryanair. A Ryanair sustenta o seu negócio, coisa que o DESgr nunca faz com os seus projetos.
A Ryanair em Agosto deste ano anunciou um investimento em Lisboa de 300
milhões de USD, para instalar 10 aviões, abrir mais 50 rotas, 10
destinos, não incluindo o investimento no recrutamento de mais 300 pilotos,
tripulantes de cabina e profissionais de TI´s.
Na Madeira diz que vai investir 200 milhões USD (180 milhões euros ), 2 aviões, 60 pessoas, 10 rotas. 200 milhões USD x 300 milhões USD. Uma diferença abissal de investimento, com resultados finais dispares. Veja-se o quadro.
Investimento Ryanair (2021 ) |
|
|
|
|
|
|
Valor (milhões
USD ) |
Aviões |
Rotas |
Destinos |
Pessoas a
contratar |
Madeira |
200 |
2 |
10 |
10 |
60 |
Lisboa |
300 |
10 |
50 |
20 |
300 |
|
|
|
|
|
|
Uma vez que não é Michael O´Leary, que nunca investiu em destinos novos, bases novas
sem ter retorno financeiro efetivo e assegurado, dada também a diferença entre os
investimentos em Lisboa e Madeira como mostrado, que vai pagar esta "aventura", percebemos quanto é que a Ryanair "receberá" para estar na Madeira. E quanto lhe vai pagar o DESgr, uma vez que os hoteleiros estão
“nas lonas” ( dizem eles ).
Fazer batota ao jogo e não ganhar, só de um tolo, Voltaire
Eu até acho bem a Ryanair na Madeira. Mas nunca como se apercebe, TANTO à nossa custa. Mas o meu problema principal nesta coisa, é o secretismo. A não ser que o secretismo
tenha a ver com os destinos escolhidos, quase por coincidência os destinos dos hoteleiros
do regime. Destinos alternativos e viagens subsidiadas.
E assim vamos continuar a pagar os “investimentos” dos outros. O
normal neste regime. Assim, qualquer um "grande empresário" pode ganhar dinheiro na Madeira, desde
que pague e conheça os destinos, as mãos certas e as pessoas certas no DESgr. Este é mais um negócio "secreto" do DESgr.
O DESgr é afinal um aldrabãozito. Esconde, aldraba e nunca se responsabiliza pelo que faz. Hoje a Ryanair, amanhã .... a Diletus, o Lar da Ajuda. Um DESgr de ajuda às pessoas amigas certas e a aldrabar os madeirenses.
CMF
A CMF recentemente ganhou prémios. Como não convém, são pouco ou nada falados nos pasquins do regime. Anunciados …tipos letras pequeninas nos contratos e rapidamente escondidos.
Já sabemos que na ânsia de esconder o que o Engº Gouveia fez, a equipe de relações públicas e imprensa do Dr. Calado, esconde deliberadamente factos. Quando não os inventa. Foram as 800 bolsas de estudo que diziam estar em falta (mentira ), foi o IRS municipal, … . Eles branqueiam o que o anterior presidente fez. Porque daqui a 4 anos não querem comparar.
Agora "esqueceram-se" que a CMF ganhou
entre os 300 e tais municípios portugueses, o prémio de boas práticas de
sustentabilidade económica, ambiental, desportiva e social.
Uma chatice, porque o então candidato Dr. Calado e o "garbage man", "éboueur" de seu nome
Roberto, sempre disseram (um deles até tinha o passatempo de fotografar o meio ambiente de podridão onde parasitava ), que as coisas estavam feias, eram más.
Afinal nada do que diziam e acusavam era verdade. Pelo contrário. Um candidato, agora presidente aldrabou, mentiu, acusou. Um secretário da assembleia municipal, que parasitava no lixo e agora já não tem tempo de fotografar lixeiras!!!!, acusou, aldrabou, mentiu. Comoé que um funchalense vai aceitar decisões de quem mentiu, aldrabou ?
Foram uns perfeitos burlões. E agora ? Alguém acredita que o seu histórico na trampolinice vai alterar-se? E daqui a 4 anos o Funchal vai receber um prémio de sustentabilidade económica ? E social ? E ambiental ? E desportiva ?
É sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem, Heródoto
A Madeira é um mundo de (más) economias.
Em economia e finanças, na Madeira fazem-se e criam-se novas formas de leis financeiras. Sobretudo adaptam-se leis económicas à conveniência e aldraba-se o qb necessário. Depois, existem os "jornalixos" e os Goebells do regime para potenciar a aldrabice necessária.
Sabemos que o Dr. Miguel Albuquerque não "pesca" nada de economia e finanças
(e não só ). E sabemos que os periódicos "dos costumes", jm-M e dn-M, escrevem à medida e dos desejos de quem dependem e defendem. Mas às vezes …descaem-se.
Por isso entre Julho e Agosto deste ano, temos a RTP a dizer que a economia da região cresceu em Julho/Agosto, o jm-M a dizer que caiu em Agosto, mas em Julho cresceu e o dn-M a dizer que a economia desceu em Julho, mas cresceu em Agosto, mas menos que em Julho !!!!! (mas tinha descido ..não é ? ).
Ainda bem que estou atento e fiquei com estes links para memória futura.
Porque, não sei se se aperceberam, as noticias sobre o DESgr e o que se passa sobre a governação da Madeira, estão a ser criteriosamente limpas nos motores de pesquisa , Bing, Google, …..internacionais. Sobretudo a dos jornais e revistas (sejam regionais ou nacionais, mais difícil ).
Este é um assunto claro, efetivo, sistemático e só pode ser deliberado porque a informação, uma vez colocada na net, por si só não se apaga. E a forma como tal está a ser feito, só pode acontecer (deixem-me vestir as minhas vestes de
anterior informático ) se uma organização estiver por trás e com um único fim: esconder informação. Esconder para não se poder comparar com o que se disse antes e o que agora é transmitido. É um apagar da história dos disparates e apenas isto se fez nos países socialistas e nos regimes ditatoriais, como a Venezuela, China, Coreia do Norte...Refazer a história, escondendo a informação, é o que se faz na madeira agora. E quem não conhece a sua história, ou a esconde, nunca terá futuro.
Tínhamos antes do 25 de abril o lápis verde da censuras, temos agora na Madeira o "delete" da informação na net.
Se com os jornais regionais isto é quase absoluto, com os jornais nacionais também acontece, mas não com mais dificuldade (também são mais e na Madeira só 2, quase ). Agora ou nos lembramos pela frase e titulo que faz a noticia ou… temos de ir à pesca e mais tempo é despendido.
Mas o chato disto é que me disseram que a DRI, tem uma equipa para essa função e que jornais regionais (in)formalmente “passam” tags, metadados de pesquisa para quem de direito, DRI, por forma a facilitar esse "apagamento".
Uma resposta a esta questão seria útil para descanso das pessoas e sobretudo para ficar escrito. Mas é verdade que uma resposta deles, de tal forma são tantas e grandes as evidências, seria sempre "chover no molhado" e ninguém acreditaria.
Uma "net" de aldrabice
Tudo aquilo que engana, parece libertar um encanto, Platão
O orçamento
Diz o economista estatístico Dr. Rogério…. e os apoiantes do regime, que vai existir baixa de impostos e os ordenados vão subir 0,9% na função publica madeirense. Vivaaaaaaa. O mesmo que o Dr. Costa vai fazer no continente. Portanto o Dr. Albuquerque e o Dr. Costa são aliados naturais nesta coisa e percebe-se assim porque o psd-M queria vender os seus deputados ao Dr. Costa.
O problema é que a inflação está nos
2,7-3,1% e para o ano, aponta-se que se mantenha na faixa dos 1,2-1,7%
(continente). Na Madeira será maior, naturalmente e no mínimo acompanhará a
taxa de inflação do continente.
Por isso os sindicatos, nacionais e regionais, só podem ter perspectivas diferentes. No continente ganha-se mal. Na Madeira ganha-se bem. Ou então, uns estão a soldo do governo e outros não.
E isso faz toda a diferença. Tão aldrabões como o regime, cedo ou tarde quem dirige estes sindicatos, também será substituído ou substituirão o regime nas suas preferências. Mas certo, certo é que não devemos nunca acreditar neles.
In memorian, Stephan Sondhein ( West Side Story, Sweeney Todd, .... Madonna )
0 comentários:
Enviar um comentário
Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.