Estamos rodeados de aldrabões.

 

Os homens preferem geralmente o engano, que os tranquiliza, à incerteza, que os incomoda, Marquês de Maricá

A Ryanair

Michael O´Leary é um empreendedor nato. Um visionário. Mas sobretudo um duro homem de negócios. É teimoso também. Prefere fechar bases do que dar razão a governos. Dispensar funcionários a perder dinheiro ( o governo português viu funcionários serem dispensados no Porto, a União Europeia perdeu o combate na diferença dos ordenados dos funcionários da Ryanair baseados em países diferentes e cedeu na batalha dos impostos que a Ryanair paga na Irlanda, … ). Como o governo português sabe. Como os sindicatos sabem. Como a União Europeia sabe. Como a Airbus sabe (todos os seus aviões são Boing ). Como eu sei

Michael o´Leary é o presidente da Ryanair. E isso diz muito. Ou diz tudo. 

Passados anos do Dr. Miguel Albuquerque dizer que a Ryanair não era necessária na Madeira, recebeu esta semana com pompa e circunstância Michael O´Leary. E um avião da Ryanair. 

O DESgr na sua cruzada contra a TAP, fruto de um acordo que subscreveu e defendeu em 2015, que fez disparar os preços das viagens aéreas entre o Funchal e o continente português, como já tinha acontecido com a Easyjet, recebeu de braços abertos Michael O´Leary.

Viva a Easyjet. Viva a Ryanair. Abaixo a TAP. Mas voemos na TAP. É o que o DESgr diz e faz. 

Enganar: dizer ao povo soberano que não vamos roubar se formos eleitos, Ambrose Bierce

Recebeu de braços abertos, mas não só. A Ryanair só vai para onde possa pagar sustentadamente os seus aviões. Ou quem lhos pague e ás despesas. E a Madeira permitiu-lhe isso. Por isso vai pagar para ter a Ryanair. A Ryanair sustenta o seu negócio, coisa que o DESgr nunca faz com os seus projetos.

A Ryanair em Agosto deste ano anunciou um investimento em Lisboa de 300 milhões de USD, para instalar 10 aviões, abrir mais 50 rotas, 10 destinos, não incluindo o investimento no recrutamento de mais 300 pilotos, tripulantes de cabina e profissionais de TI´s.

Na Madeira diz que vai investir 200 milhões USD (180 milhões euros ), 2 aviões, 60 pessoas, 10 rotas. 200 milhões USD x 300 milhões USD. Uma diferença abissal de investimento, com resultados finais dispares. Veja-se o quadro. 

Investimento

Ryanair (2021 )

 

 

 

 

 

 

Valor

(milhões USD )

Aviões

Rotas

Destinos

Pessoas a contratar

Madeira

200

2

10

10

60

Lisboa

300

10

50

20

300

 

 

 

 

 

 

E esta diferença de preços diz tudo. Se Michael O´Leary não gosta de perder tempo e dinheiro, ao vir para a Madeira, teve de ter a certeza que a Ryanair vai ganhar dinheiro (nunca perder) ao apostar para vir para cá. E sem promessas de "boca para fora". SE alguém tem de pagar "potenciais" prejuízos. analisando o quadro, percebe-se que nunca será a Ryanair que vai ganhar, ( os valores dos aviões são iguais, ordenados são iguais, combustível …num e noutro lado ).

Uma vez que não é Michael O´Leary, que nunca investiu em destinos novos, bases novas sem ter retorno financeiro efetivo e assegurado, dada também a diferença entre os investimentos em Lisboa e Madeira como mostrado, que vai pagar esta "aventura", percebemos quanto é que a Ryanair "receberá" para estar na Madeira. E quanto lhe vai pagar o DESgr,  uma vez que os hoteleiros estão “nas lonas” ( dizem eles ).

Fazer batota ao jogo e não ganhar, só de um tolo, Voltaire

Eu até acho bem a Ryanair na Madeira. Mas nunca como se apercebe, TANTO à nossa custa. Mas o meu problema principal nesta coisa, é o secretismo. A não ser que o secretismo tenha a ver com os destinos escolhidos, quase por coincidência os destinos dos hoteleiros do regime. Destinos alternativos e viagens subsidiadas. 

O DESgr vai subsidiar viagens turísticas na Ryanair, mas não faz o mesmo com os madeirenses que usam a TAP, ou a Easyjet. Porque para a as viagens ao continente na Easyjet ou na TAP, o DESgr quer que seja a república a pagar, todos nós a pagar. 

O DESgr negociou, apoiou um acordo mau, para o custo das viagens aéreas entre a Madeira e o continente, foi ignorante na função, culpa o continente, mas subsidia agora a Ryanair (porque não subsidia a TAP por exemplo ? ).

E assim vamos continuar a pagar os “investimentos” dos outros. O normal neste regime. Assim, qualquer um "grande empresário" pode ganhar dinheiro na Madeira, desde que pague e conheça os destinos, as mãos certas e as pessoas certas no DESgr. Este é mais um negócio "secreto" do DESgr.

O DESgr é afinal um aldrabãozito. Esconde, aldraba e nunca se responsabiliza pelo que faz. Hoje a Ryanair, amanhã .... a Diletus, o Lar da Ajuda. Um DESgr de ajuda às pessoas amigas certas e a aldrabar os madeirenses.

CMF

A CMF recentemente ganhou prémios. Como não convém, são pouco ou nada falados nos pasquins do regime. Anunciados …tipos letras pequeninas nos contratos e rapidamente escondidos. 

Já sabemos que na ânsia de esconder o que o Engº Gouveia fez, a equipe de relações públicas e imprensa do Dr. Calado, esconde deliberadamente factos. Quando não os inventa. Foram as 800 bolsas de estudo que diziam estar em falta (mentira ), foi o IRS municipal, … . Eles branqueiam o que o anterior presidente fez. Porque daqui a 4 anos não querem comparar. 

Agora "esqueceram-se" que a CMF ganhou entre os 300 e tais municípios portugueses, o prémio de boas práticas de sustentabilidade económica, ambiental, desportiva e social.

Uma chatice, porque o então candidato Dr. Calado e o "garbage man", "éboueur" de seu nome Roberto, sempre disseram (um deles até tinha o passatempo de fotografar o meio ambiente de podridão onde parasitava ), que as coisas estavam feias, eram más. 

Afinal nada do que diziam e acusavam era verdade. Pelo contrário. Um candidato, agora presidente aldrabou, mentiu, acusou. Um secretário da assembleia municipal, que parasitava no lixo e agora já não tem tempo de fotografar lixeiras!!!!, acusou, aldrabou, mentiu. Comoé que um funchalense vai aceitar decisões de quem mentiu, aldrabou ?

Foram uns perfeitos burlões. E agora ? Alguém acredita que o seu histórico  na trampolinice vai alterar-se? E daqui a 4 anos o Funchal vai receber um prémio de sustentabilidade económica ? E social ? E ambiental ? E desportiva ?

É sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem, Heródoto

A Madeira é um mundo de (más) economias.

Em economia e finanças, na Madeira fazem-se e criam-se novas formas de leis financeiras. Sobretudo adaptam-se leis económicas à conveniência e aldraba-se o qb necessário. Depois, existem os "jornalixos" e os Goebells do regime para potenciar a aldrabice necessária.

Sabemos que o Dr. Miguel Albuquerque não "pesca" nada de economia e finanças (e não só ). E sabemos que os periódicos "dos costumes", jm-M e dn-M, escrevem à medida e dos desejos de quem dependem e defendem. Mas às vezes …descaem-se.

Por isso entre Julho  e Agosto deste ano, temos a RTP a dizer que a economia da região cresceu em Julho/Agosto,  o jm-M a dizer que caiu em Agosto, mas em Julho cresceu e o dn-M a dizer que a economia desceu em Julho, mas cresceu em Agosto, mas menos que em Julho !!!!! (mas tinha descido ..não é ? ).

Ainda bem que estou atento e fiquei com estes links para memória futura.

Porque, não sei se se aperceberam, as noticias sobre o DESgr e o que se passa sobre a governação da Madeira, estão a ser criteriosamente limpas nos motores de pesquisa , Bing, Google, …..internacionais. Sobretudo a dos jornais e revistas (sejam regionais ou nacionais, mais difícil ).

Este é um assunto claro, efetivo, sistemático e só pode ser deliberado porque a informação, uma vez colocada na net, por si só não se apaga. E a forma como tal está a ser feito, só pode acontecer (deixem-me vestir as minhas vestes de anterior informático ) se uma organização estiver por trás e com um único fim: esconder informação. Esconder para não se poder comparar com o que se disse antes e o que agora é transmitido. É um apagar da história dos disparates e apenas isto se fez nos países socialistas e nos regimes ditatoriais, como a Venezuela, China,  Coreia do Norte...Refazer a história, escondendo a informação, é o que se faz na madeira agora. E quem não conhece a sua história, ou a esconde, nunca terá futuro. 

Tínhamos antes do 25 de abril o lápis verde da censuras, temos agora na Madeira o "delete" da informação na net.

Se com os jornais regionais isto é quase absoluto, com os jornais nacionais também acontece, mas não com mais dificuldade (também são mais e na Madeira só 2, quase ). Agora ou nos lembramos pela frase e titulo que faz a noticia ou… temos de ir à pesca e mais tempo é despendido. 

Mas o chato disto é que me disseram que a DRI, tem uma equipa para essa função e que jornais regionais (in)formalmente “passam” tags, metadados de pesquisa para quem de direito, DRI, por forma a facilitar esse "apagamento".  

Uma resposta a esta questão seria útil para descanso das pessoas e sobretudo para ficar escrito. Mas é verdade que uma resposta deles, de tal forma são tantas e grandes as evidências, seria sempre "chover no molhado" e ninguém acreditaria. 

Uma "net" de  aldrabice…a esconder dados.

Tudo aquilo que engana, parece libertar um encanto, Platão

O orçamento

Diz o economista estatístico Dr. Rogério…. e os apoiantes do regime, que vai existir baixa de impostos e os ordenados vão subir 0,9% na função publica madeirense. Vivaaaaaaa. O mesmo que o Dr. Costa vai fazer no continente.  Portanto o Dr. Albuquerque e o Dr. Costa são aliados naturais nesta coisa e percebe-se assim porque o psd-M queria vender os seus deputados ao Dr. Costa. 

O problema é que a inflação está nos 2,7-3,1% e para o ano, aponta-se que se mantenha na faixa dos 1,2-1,7% (continente). Na Madeira será maior, naturalmente e no mínimo acompanhará a taxa de inflação do continente.

A diferença é que os sindicatos no continente estão em luta para maiores aumentos e na Madeira está tudo quieto, parece que tudo vai bem. 

Por isso os sindicatos, nacionais e regionais, só podem ter perspectivas diferentes. No continente ganha-se mal. Na Madeira ganha-se bem. Ou então, uns estão a soldo do governo e outros não.

E isso faz toda a diferença. Tão aldrabões como o regime, cedo ou tarde quem dirige estes sindicatos, também será substituído ou substituirão o regime nas suas preferências. Mas certo, certo  é que não devemos nunca acreditar neles. 

In memorian, Stephan Sondhein ( West Side Story, Sweeney Todd, .... Madonna )

Madonna - Sooner or Later (Oscar 1991 )




Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.