"Greenwashing"

"Grenwashing" é um conceito de contemporânea vulgarização usado para caracterizar a prática ambientalmente ou ecologicamente correcta de empresas, organizações, partidos, políticos e governos cujas estratégias assentam em promover discursos, anúncios, projectos, documentos de orientação, campanhas "verdes", "eco-friendly", sustentáveis, "greens"...

O "greenwashing" acaba por ser uma construção de (nova) imagem de um determinado sujeito - indivídual ou colectivo - que pretende ser divulgado como relacionado com a defesa do ambiente.


Este banho verde não é mais do que uma operação para "maquilhar" políticos, partidos, governos, empresas. Trata-se de uma prática ecologicamente fraudelenta, uma vez que apenas se objectiva multiplicar uma ideia de responsabilidade sócio-ambiental, quando, efectivamente, não existem compromissos, nem práticas sustentáveis.

A lavagem verde serve, essencialmente, para que quem sempre esteve totalmente comprometido com a expressão de problemas ambientais possa fazer crer ou fazer de conta de que desde sempre ou para todo o sempre foi, é ou será "verde".


Ou seja, a tão actual linguagem do "greenwashing" serve para manifestar aberta sintonia com as marchas da juventude, com as multidões apaixonadas pelo ambiente e para acompanhar a onda das iniciativas ambientalistas, disfarçando, por esta via, uma inconsequente sustentabilidade, encobrindo responsabilidades na destruição da natureza.

É, no mínimo, arrepiante identificar governantes, partidos políticos, empresas, que contribuíram decisivamente para o agravamento das problemáticas ambientais, provocaram o desinvestimento na área ambiental, desinvestiram no combate à poluição, fomentaram (e fomentam) as assimetrias regionais e locais, fizeram negociatas com os nossos recursos de pesca, liquidaram a agricultura e promoveram o despovoamento, que pretendem entregar a água à gestão privada e concederam o litoral e a orla costeira à turistificação..., é, sim, arrepiante ver tanto e tão despudorado "greenwashing".
Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.