77% de insatisfeitos com os principais candidatos das Regionais de 2019


A 21 de Novembro o Carlos Vares publicou na Gnose um estudo de opinião, com a duração de uma semana, sobre o grau de satisfação dos madeirenses, no Facebook, sobre os principais candidatos a liderar o próximo Governo Regional resultante das Regionais de 2019.

Desse estudo, observa-se que apesar do voto ser secreto, a simples descrição de quem participa inibe ao voto. Estamos perante uma clara prova do medo incutido na população da Madeira, neste caso particular do Facebook, para opinar livremente. Só pode haver um culpado e todos sabemos o porquê.

Dos 246 votos recolhidos, 77% não estão satisfeitos com os principais candidatos que se apresentam até ao momento. Consequentemente, só 23% aprovam. Esta sondagem é particularmente importante porque não se pergunta se um ou outro, sem alternativa, fazendo as pessoas votar numa das opções possíveis e evidentemente colhendo percentagem elevadas, baixas ou equilibradas entre os dois. O estudo de opinião avalia tacitamente se acreditam nas opções que a democracia oferece até ao momento, se elas os levariam convictamente a votar ou se, provavelmente escolheram o "menos mal".

77% é um número muito elevado e pode encorajar a uma terceira via com fortes hipóteses de ganhar a contenda, apesar desta amostragem ter sido curta. Mas, é pelo menos um sintoma que até julgamos puro por não ter sido abalroado por algum tipo de viciação, uma contrapartida de não ter obtido uma divulgação massiva porque o Facebook não permite a publicidade de sondagens.

É aqui que temos de agradecer às pessoas que participaram na votação e aos grupos que acolheram a divulgação da iniciativa como o Ocorrências na Madeira e o Cruise Ferry-Madeira.

Fica a avaliação para que cada um pondere.
Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.