Tudo a SAQUE ? A culpa é de Lisboa

Existem 3 maneiras de fazer as coisas. A maneira certa. A maneira errada; e á minha maneira, que é igual á maneira errada, mas muito mais rápido, Homer Simpson

Quase 50 anos de autonomia regional, levaram a Madeira a este estado de saque, que periodicamente é reportado nos jornais nacionais.

Obviamente, para este regime, nada se passa e a culpa pode ser, á escolha, 1) das redes sociais;  2) de quem faz acusações frívolas; 3) de quem não conhece a região; 4) de quem é do contra; 5) é do outro; 6) é da moça; 7) dos madeirenses ingratos. Tendo já sido 8) dos ingleses; 9) do lobby gay; 10) da maçonaria; 11) dos portugueses; ...... E sempre, sempre seja com AJJ e depois agora com MA, Lisboa é culpada de tudo. Neste ponto, concedo que o regime tem razão.


isto está como está, porque Lisboa pouco se interessa por isto. LISBOA NUNCA TEVE MÃO NISTO E PARECE NÃO QUERER. 

UMA NOTA BREVE: por regime, refiro-me a todos que nada fizeram e tudo deixaram andar. Apenas sabendo queixar-se, como meninos de coro. Começando pelo maior partido da oposição, o ps-M. 

Este é o regime do deixa andar. Este é o regime, onde se alguns sabem que governam, os outros sabem que talvez um dia distante, possam governar, nada fazendo para que tal aconteça. Tipo Durão Barroso quando disse "Sei que vou ser primeiro-ministro, só não sei quando". Ou Montenegro que sem nada fazer, foi a primeiro-ministro. 

Se algo é difícil de ser feito, então não vale a pena fazer-se, Homer Simpson

Voltemos a Lisboa.

Uma “porrada” de presidentes da república e outros tantos primeiro ministros, nada fizeram pela Madeira e para colocar ordem nesta coisa.

Confundiram, como diz um amigo meu, autonomia, não com independência, mas com autodeterminação. Com "são brancos, que se entendam". Uma autodeterminação, onde a única regra é a perpétua manutenção do poder. A autodeterminação que está a levar a Madeira à implosão social, económica, financeira, ética, moral. 

Uma autoderminação onde vergonha não existe. Onde o enriquecimento rápido se faz ás claras, sem pudor e onde se mostram nas tais redes sociais, "tipo(a)s", "tipinho(a)s", e "quejandos" do regime a fazerem, visitarem, comprarem ...nem meia dúzia de anos depois de começarem a trabalhar "na politica", aquilo que um português normal, nunca conseguirá com o seu trabalho honesto normal em 12 ou mais anos.

Veja-se o caso de Amílcar Gonçalves que do alto da sua cátedra no JM apregoa moralismos fáceis e éticos a outros, coisa que ele próprio fa(e)z bem pior ou igual. 

Neste regime, todos sem exceção,  têm telhados de vidro, mas adoram atirar pedras uns aos outros e ao continente. Quer se queira ou não, este é um regime onde o elevador social, também premeia quem gosta de "superfícies horizontais", "interpenatrividades" como forma de alcançar posições. Este é o regime onde se usa o kamasutra para tudo, até para sexo, veja-se lá. 

Oh não alienígenas espaciais. Não me comam a mim. tenho mulher e três filhos. Comam-nos a eles, Homer Simpson

Este é o chamado regime tutti-frutti. E num regime "tutti-frutti", onde a orgia moral e de falsos e maus comportamentos prevalece, onde o exemplo NUNCA vem de cima, chafurda-se na ordinarice. 

Este é o regime de tudo ao monte e fé em Deus. 

Com o sucedâneo destas noticias, percebemos também a qualidade da maioria dos empresários desta região. Aqueles que aparecem nas páginas dos pasquins em cerimonias tipo "os 10+", "os 50+", na elite das 500 maiores !!!!!!. Não temos empresários, mas apenas comissionistas de fundos alheios. 

Percebemos que estes "grandes" exemplos de empreendedorismo,  só o são com este tipo de artimanhas. Facturam 500, entregam 100 ao regime e a quem eles facturaram, ganham 200. Também por isso, temos dos políticos mais ricos deste país. E empresários. E...e.... e..... Só assim, em e com esquemas, é que se deixa de vender sanitas para começar a facturar milhões. 

Esta é a elite do empresariado regional. Estes são as elites dos políticos regionais. Vence quem joga falso. Ganha quem paga, não quem é competente. Por isso, os politicos madeirenses NUNCA singraram no todo nacional (salva-se AJJ mas como bobo nacional). E os nossos empresários, ganham aqui á falsa fé, para limparem os prejuízos que têm lá fora, onde a competência e competitividade imperam coisa que eles não sabem fazer. 

Existem 3 frases curtas que sigo. Nunca digo que fui eu. Oh, boa ideia chefe. Já estava assim quando cheguei, Homer Simpson

Caso para questionar se PODRIDÃO NÃO É O NOME DESTE REGIME. 

Como o exemplo vem de cima, porque vai o madeirense trabalhar e sacrificar-se se ao lado, á volta, em cima e em baixo, só encontra exemplos de baixeza moral ? O MADEIRENSE NAS SUAS ELITES, POUCO ENCONTRA DE EXEMPLOS DE RETIDÃO MORAL E ÉTICA. 

20-25 anos atrás, AJJ governava, quando em todas as secretarias e organismos dependentes do GR, inclusive câmaras, passou um documento emanado da presidência do governo regional que dizia em letra de forma “que todos os concursos deveriam ser ganhos por empresas madeirenses”.

Um escândalo, abafado na altura. E Lisboa nada fez.

Ninguém nesta região, onde um mastro de bandeira, recordam-se, custou 10 000 €, foi preso, prestou esclarecimentos. Nada.

E o concurso dos PC´s onde uma das alíneas do caderno de encargos era a empresa vencedora ter técnicos com conhecimento da região ?

Esta é a região onde um navio de uma empresa que fazia, na altura, concorrência aos Sousas, atracado no Funchal !!!!!, foi parar às rochas. Num porto que era controlado por empresa associada aos Sousas e ao sindicato de estivadores, a grande OPM. Ninguém viu. Ninguém se responsabilizou e o cabo não foi cortado. Logo sabotagem tinha de existir. Já vi cabos passarem a sargentos, mas nunca um cabo a desamarrar-se. 

Este é o regime onde, na altura, ameaças de bombas, logo 2, coisa impar no todo nacional, aconteceram ao célebre ferry "Lusitânia Expresso", que também queria competir com o transporte ferry entre o Funchal e Porto Santo com o "naviozinho" dos Sousas Onde até a atracagem era-lhe negada no porto do Funchal e Porto Santo, os estivadores faziam nada, até o tal "naviozinho" dos Sousas chegar.

(OBS: falo nestes episódios mais antigos para mostrar que estas práticas já vêm do antigamente e porque das atuais todos se lembram porque noticias aparecem)

Recordemo-nos sobre este assunto de 2 noticias sobre operações "duvidosas" que nunca foram cabalmente esclarecidas do extinto e saudoso jornal Garajau que foi obrigado a fechar por motivos sobejamente conhecidos.

Preguiça é o ato de descansar, antes de estar cansado!, Homer Simpson

Na nossa ilha, se a principio as coisas faziam-se “doucement” nos segredos dos deuses, hoje fazem-me á luz do dia. A anormalidade dos procedimentos é o normal na vida política, económica, social e empresarial da nossa região.

Voltemos a Lisboa de novo.

Primeiros-ministros perdoaram sucessivas dividas á Região, mas mais dividas fizeram-se. E Lisboa nada fez. Ou melhor, fez quando foi obrigada pela troika.

Presidentes da Republica apareceram e foram-se e nada fizeram para mudar este estado de coisas visível a todos. O ultimo, Marcelo rebelo de Sousa, até disse " que a vida noturna no Funchal era excecional", talvez já sabendo o que as Vespas iriam mais tarde mostrar. eE Lisboa nada fez.

Por isso, a CULPA É DE LISBOA. E nada de chorar sobre o leite derramado. porque a culpa também é nossa.

Parafraseando Homer Simpson "Chorar não vai trazer de volta o teu cão, a não ser que as tuas lágrimas tenham cheiro de ração"

ISTO É GOZAR COM QUEM TRABALHA.

"Pela primeira vez na democracia portuguesa, um candidato diz a outro: 'tu tens mesmo pinta de quem caga na mata'" - SIC (link )

Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.