Sem líderes, com muitos chefes


O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. É aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas, Ronald Reagan

Na Madeira, não existem líderes. Apenas chefes e dos maus. E as nossas gentes e eles, os "líderes", confundem liderança com chefia. Equivocam-se neste simples conceito, equivocam-se em quase todas as outras capacidades que acham possuem. 

Temos, infelizmente, GENTE HABILIDOSA, a querer, em altura de crise, liderar a Madeira. 

Toda a liderança deve seguir o principio dos 8 C´s:

Curiosidade, Criatividade, Comunicação, Carácter, Coragem, Convicção, Carisma, Competência,

Eu acrescentaria também mais estas capacidades: Senso Comum, Inteligência Emocional, Inspirar, Saber receber e dar bons feedbacks, Estimular

Um líder tem de saber conquistar a confiança, a simpatia e a admiração de uma equipe ou do grupo que pretende liderar.

Um líder assume responsabilidades.
E após estes simples palavras, percebemos desde já que Albuquerque e Cafofo ( A & C ) falham em todas estas capacidades. São hábeis no esconde-esconde. Em tergiversar. Não são líderes e nunca o deviam ser. Ora vejamos:
Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas, Peter Drucker

Curiosidade: a busca de novas informações e ideias, para o continuo do processo de aprendizagem. A & C acham que sabem tudo. Conhecem tudo. Fazem tudo. Não sabem ouvir e não criam empatia naturalmente. Apenas nos próximos.

Criatividade: um líder deve ter capacidade para criar alternativas, aos problemas recorrentes e atuais. Percebemos que A & C só pensam da mesma forma. Flexibilidade e versatilidade, são ideias anátemas em A & C. Porque sempre pensam o mesmo, afastam quem apresenta novas formas de pensar.

Um líder não aponta a outros os erros que também comete
Comunicação: um líder deve saber comunicar PARA TODOS, não apenas para os convertidos. A & C também falham aqui. Pior, afastam, desencorajam a participação de todos aqueles que agem e pensam de forma distinta. São centralizadores nas ideias, conservadores na execução.

Contrate caráter, treine habilidades, Peter Schultz

Caráter: ser humilde e reconhecer as respetivas falhas. Saber o que é o certo e o errado. A coerência de ideias, o manter a reputação e repudiar condutas ilícitas e eliminar desvios, fraudes e a corrupção. A & C fazem tudo ao contrário do que escrevo. Eles confundem HABILIDADE com CARATER. São habilidosos para confundir, não possuem caráter para liderar. Porque não possuem caráter, mas são hábeis, são orgulhosos e vaidosos. Por isso afastam (veja-se as redes socias de A & C )

Coragem: Não são corajosos. Refugiam-se noutros que fazem o que eles querem fazer. A culpa é sempre de outros. Não deles. A & C são arrogantes e intolerantes, porque tentam esconder sinais de insegurança e imaturidade. Adoram o comodismo das suas posições e por tudo isto, detestam uma luta com iguais. Numa batalha, refugiam-se no conceito de “superioridade”, qualquer que ele seja. Porque se acham superiores acham-se ungidos para liderar. Porque adoram ser preguiçosos, adoram o comodismo e detestam a busca de novos desafios e ideias.

Um líder está. 
Convicção: um líder defende com paixão as suas convicções, as suas ideias. Os seus valores. A convicção de um líder, faz que o grupo tranquilamente se motive para se tornar melhor. Não superior, mas melhor. Optimizar o grupo e o papel de cada um, faz parte da liderança. A & C não possuem ideias, não têm convicções, não mostram paixão no que dizem e defendem. Apenas repetem o bê-á-bá com o qual foram criados e dali não saem.

Líderes pensam e falam sobre soluções. Seguidores pensam e falam sobre problemas, Brian Tracy

Carisma: um líder através das suas atitudes, comportamentos e exemplos, encanta e fascina quem quer liderar. A & C não possuem atitudes, comportamentos e não dão exemplo de nada. Nenhum deles é notável, confiável e admirado. Pelo contrário.

Um líder sabe, não branqueia
Competência: um líder deve ter competências técnicas, geracionais e comportamentais para liderar um grupo. A & C nada possuem, nem são reconhecidos por tal, exceto por aqueles que os rodeiam. Não têm bons conselheiros, rodeiam-se por yes man. Por boys for the jobs. Não conseguem reconhecer defeitos, preferências, logo não podem definir um plano para corrigir as fraquezas e aperfeiçoar as habilidades.

Em nenhuma destas capacidades, os 8 C´s, A & C se distinguem. E COMO NÃO SE DISTINGUEM, SÃO IGUAIS.

No Senso Comum, no fundo a sabedoria adquirida a partir da experiência, são frouxos. Nunca na vida trabalharam, apenas desfrutaram de chefias adquiridas por via politica e partidária, não possuem a sabedoria dos comuns e por isso, naturalmente, são olhados com desconfiança. E, confundem "tapinhas" nas costas, sorrisos de ocasião, com admiração por eles (veja-se Cafofo a achar que existe uma "aragem" nos madeirenses para a mudança).

Um líder não inventa e não diz sempre o mesmo
Não possuem Inteligência Emocional para criarem empatia e serem solidários com outros. Os sentimentos dos outros, de quem querem liderar, não são tidos em conta, exceto o de sentimento de posse de lugar ou posição (mas apenas para o grupo de perto ). Veja-se Albuquerque normalmente a exigir da republica, mas nunca a ser solidário com ela.

A arte de liderar é o ato de dizer ‘não’, e não dizer ‘sim’. É muito fácil dizer ‘sim’, Tony Blair

Como Inspiradores, A & C apenas pretendem pessoas iguais, não melhores, que eles. O nivelamento por baixo, é o que A & C praticam. Ninguém pode ser diferente, ninguém pode ser igual. Com A & C o que prevalece é o igualitismo ou o parasitamismo de gentes.

A & C porque não lideram, não sabem para onde nos levam

A & C não sabem Dar e Receber Bons Feddbacks. Tal ideia é contrária aquilo que acham de si. A máxima “MANDA QUEM DEVE, OBEDECE QUEM PODE” é deles. Eles mandam, o resto obedece cegamente. E quem diz o contrário, é expulso. Ou colocado à parte.

A & C também não pretendem Estimular gente com mais e melhores capacidades. Porque vêm nelas um atentado à sua liderança. Por isso, criatividade, inovação, produtividade, empreendedorismo, competitividade são ideias tabus em A & C. Eles apenas sabem produzir gente timorata, ignorante, comodista e dependente.

Nenhum homem será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho ou se quiser levar todo o crédito por fazer isso, Andrew Carnegie

Em Maio vamos ter eleições na Madeira. E em tempos conturbados e de crise, exige-se lideranças fortes e firmes. Coisa que não temos na Madeira. 

Entre o psd-M, liderado por Albuquerque e o ps-M liderado por Cafofo, venha o “diabo e escolha”. psd-M e ps-M não possuem líderes. Não possuem liderança. Têm apenas á frente deles, o primeiro dos ordinários (antónimo de líder), que fazem daqueles partidos pelo exemplo, apenas e tão só grupos de dependentes.

AJJ criou um regime na Madeira, que se prima pela incompetência, pelo facilitalismo, pela dependência e ausência de concorrência. E isso, ao fim de quase 50 anos de regime, criou, condicionamentos pavlovianos em pessoas. A & C são um exemplo disso: estão condicionados; são dependentes; são incompetentes; são facilitistas; são ignaros; nada sabem, mas julgam saber; tudo querem, mas não trabalham para obter. 

um líder assume 

Os principais partidos, psd-M e ps-M estão cheios deste tipo de pessoas. Que aceitam A & C, porque no fundo são o exemplo máximo deste regime.

A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade. A última é agradecer. No meio, o líder é um servo, Max De Pree

Por isso a questão coloca-se: onde votar em Maio ? psd-M, continuando a dependência ? ps-M, mais do mesmo, mas com acordes diferentes ? 

JPP, Il-M, chega, PCP-M, BE-M, ..... onde está a liderança que a Madeira precisa ?

OBSERVAÇÃO: Fui "despachado" das redes sociais (facebook, instagram, ... ) dos chefes deste ps-M. Não só dos chefes, mas também de muitos dos seguidores deles. Só tenho de agradecer por isso. Nunca pensei que fizesse mossa. Um exemplo claro que este ps-M não possui liderança, apenas chefes e seguidores, que confunde criticas com ataque. Lembrei-me, de Séneca: DAR CONSELHOS A UM HOMEM CULTO É SUPÉRFLUO. ACONSELHAR IGNORANTES É INÚTIL. 

OBSERVAÇÃO 2: temos um novo governo na república. É de saloio que a primeira medida tenha sido mudar um símbolo. Faz lembrar aqueles presidentes de câmara ou junta, que a primeira coisa que fazem após eleitos, é mudar o sentido de uma rua, colocar uns sinais de trânsito para que todos saibam quem manda cá "no pedaço". Temos muitos destes na Madeira. A & C são uns deles.


Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.