Mérito ? Às malvas com ele. Mas rouba-se.

 


O sábio não se exibe, por isso brilha. Ele não se faz notar, e por isso é notado. Ele não se elogia e por isso tem mérito. E porque não está competindo, ninguém no mundo pode competir com ele, Lao-Tsé

Os estudantes madeirenses que querem entrar no ensino superior são rotulados por este DESgr e oposição de maus. Porque são maus, necessitam de ter contingentes especiais para entrar numa escola pública superiora.

Existe quem entre no ensino superior por mérito, no contingente geral, mas muitos precisam de terem um contingente especial para entrarem. São os mandriões. OS que sabem que não têm hipóteses de concorrerem NORMALMENTE com OUTROS. Os primeiros, normalmente fazem o seu curso e raramente encontram trabalho na Madeira. Os últimos, fazem o seu curso e voltam para a Madeira arranjando trabalho via jsd-M, jotitas, padrinho nas câmaras, ....

Estes últimos estudantes, não conseguem equiparar-se a um estudante de Vilar Formoso, ou da Guarda. De Manteigas. De Sabugosa. Como o regime e esta oposição os acham maus, sem hipóteses de entrar, logo necessitam de ter um padrinho para entrar numa Universidade. E o padrinho é o estado português. Ajudado por este regime. 

Coisa que não acredito. Os nossos estudantes estão ao nível dos outros. Se os deixarem estudar. Se tiverem uma politica educativa regional boa, não a que existe: A do facilitismo.

Na terra do povo superior, o regime, adora nivelar todos pela sua bitola. Este regime, não é mau.  Só péssimo. Seja quem governa, seja, desculpem dizer isto, quem quer governar e os aspirantes a entrar na ALRM.

figura 1 - Este homem sem contingente tinha curso superior ?
Mas o contingente do partido levou-o á ALRM, onde não faz diferença.
Mais um com ajudas para tudo. Até para a casa ?

ALRM devia discutir como fazer do mérito a politica oficial da RAM, mas infelizmente, apenas se discute lá, novas formas e meios de se alavancar o demérito como politica para todos na RAM. Fazer do facilitismo politica, deixar a exigência, adorar a baixeza (até nos costumes).

Recentemente psd-M/cds-M apontaram o dedo ao governo da República, porque este queria cortar o numero do contingente da Madeira, de alunos ao acesso ao ensino superior. A oposição, ps-M, fez-se de brios e defendeu a sua honra. Que não era assim. Queriam manter este contingente e pasme-se, com este DESgr, até defendiam um contingente maior.

Até a IL, que defende o mérito em tudo e menos governo para todos, nada disse. Logo concorda. Estamos feitos.

Isto, a exigência de um contingente especial, não é mais do que a prova provada que as politicas de educação desta região falham. Admitir que estes alunos têm menos meios para estudar. Admitir que a informação que chega a estes alunos é deficitária ( e com razão se só lêm o dn-M , o jm-M, a jsd-M, js-M, … como acessos a informação). Que não existe internet ou infraestruturas nas escolas e lares.

Porque se todos pensassem e acreditassem o contrário, não quereriam contingentes para os alunos da Madeira. Afinal, diz este DESgr, diz esta oposição, dizem os aspirantes à ALRM, os alunos da Madeira NÃO são inferiores aos do continente. Mas não têm mérito nem capacidade para entrar no ensino superior em igualdade com os colegas do continente português.  E OUTROS. Têm de ser ajudados. Como são ajudados e bem os colegas de Angola, Moçambique, ..... países do 3º mundo. Afinal a Madeira está no 3º mundo.

Isto é uma injustiça. O estado central injustiça quem está em Miranda do Douro. Em Beja. Em Satão. Em Montemor. Em Torres Novas. …. uns, madeirenses e açoreanos, são mais ajudados que os outros. E isso não é bom para o país, para a economia do país, para as regiões deste país.

Os nossos futuros potenciais governantes, precisam de ser ajudados para fazer um curso. Logo, que exemplo vão dar, que nível de exigências vão querer, que regras vão implementar para tornar esta região de excelência? Apenas a do facilitismo, do miserabilismo, do "laisser faire" do "dolce fare niente". 

Governo de miseráveis, de indolentes só pode dar miséria.

É o que temos, nunca o que merecemos.

 

figura 2 - todos nivelados por baixo, 4. 
Nesta região tudo é bom na mediocridade. 
Não têm culpa. Quanto vale um CV desta gente fora da RAM ?

Cirurgiões não sabem nada, mas fazem tudo. Internistas sabem tudo, mas não fazem nada. Os patologistas sabem tudo e fazem tudo, mas muito tarde, Robin Cook

Saúde I - No SESARAM só 4 (mas mau ).

Miseravelmente os enfermeiros do SESARAM levaram 4 (em 5 ) na sua classificação de trabalho. Trabalhando pouco ou muito, todos levaram 4. Sendo mais rentáveis ou menos, todos com levaram 4. Aparecendo mais ao trabalho, como menos, todos levaram 4. Mais rentáveis, menos rentáveis. Mais qualificados, menos qualificados. Mais simpáticos, menos simpáticos. Com melhor qualidade de trabalho, com menor qualidade de trabalho.  Todos levam 4. 

Estes enfermeiros não são maus, insuficientes, suficientes ou muito bons. São todos bons. Por atacado. Por isso, porque mostrar diferença (boa ou má ? ) no trabalho ? São todos bons. E quando são todos bons, já sabemos o que acontece quando pretendem sair da Madeira e vão para outro lado qualquer. São olhados de lado e o CV não diz nada. 

Isto é uma injustiça. Os maus deviam ser apontados. Os muito bons louvados. Para os enfermeiros do SESARAM, por certo para o resto da função pública da Madeira, não existem prémios aos melhores, nem reconhecimento do trabalho realizado. Para o SESARAM, os seus enfermeiros nada têm de mérito. 

Exceto se têm o mérito de ter o cartão do partido. Percebo agora aquela enfermeira deputada do psd-M da Madeira na ALRM. Ela não diz coisa com coisa. Apenas coisa da boca para fora, para os (des)méritos desta desgovernação. Aí é que é boa. Leva o lugar de deputada.

E com tantos bons, em setembro deste ano ainda vamos votar BOM. Em como é bom não ir votar. Porque esta oposição e os aspirantes á ALRM, viram isto, nada disseram e são bons (pasme-se, até a IL !!!!!!!!!!!! que defende o primado do individuo, o mérito do individuo ). 

Dá nojo votar em tanto partido bom, Talvez seja BOM mesmo, ficar em casa.

figura 3 - Uma nova Orey ao fundo ?
A quem, quanto, como, durante, onde ?
A medicina é aprendida à beira do leito e não nos anfiteatros, William Osler
Saúde II - Quem ganha no acordo de financiamento do Hospital novo ?

O DEsgr diz que já arranjou uns 154, 155 milhões para financiar a sua parte na construção do novo hospital. Portanto, mentiram quando disseram á um ano, dois anos que tinham esse financiamento e que o estado central é que não tinha. Mentiu este DESgr e mentiram os deputados do psd-M, cds-M na ALRM: Rodrigues, Bricio, Melim, Prada, Rubina, a enfermeira deputada Cláudia, Ramos, …. Fonseca, a Monteiro, …..

O que eu gostava, era que o DESgr dissesse quanto custa este financiamento, aos cofres da região. Quem é que vai financiar, quem é o sindicato “bancário” que vai fazer isto.

Quanto custa, quanto se paga, em quantos anos, como se paga e, pormenor muito importante, o Tribunal de Contas já deu o seu parecer? Outro pormenor, de não somenos importância. Quem avaliza este financiamento? (os juritos...quanto é ? ). Foi tudo feito às claras de forma transparente ou foi uma negociação tipo "de favores" ? Eu dou, tu dás, nós damos, ....

Espero, como já me transmitiram, que não seja uma organização tipo Orey finantial. Aquela que era tão, mas tão boa, que seis meses depois do contrato feito com a região ter caído por imposição do TC,  faliu. Aquela que leoninamente recebia pelos “serviços" que prestava, quase o decuplo que outros (menos piratas) disseram fazer (não é Calado?).

Já me garantiram que é tipo isso. Uma pirataria em juros. E negociação não houve, parece, porque aquilo foi "adjudicado", como aconteceu com a Orey finantial. Um "ajuste" ´moda do regime. Mas, já todos sabemos como este DESgr trabalha. Baixo para todos, muito para os amigos (até parece que fazem as coisas a contar com distribuição futura de dividendos ).

figura 4 - A negligência médica não é de agora.
Seja nas politicas, seja nos atos médicos.
Os enfermeiros que levaram 4 e viram isto fizeram o quê ?
O médico que apenas sabe medicina, nem medicina sabe, Abel Salazar

Saúde III - Cuidados médicos negligentes.

O PAN disse que pessoas grávidas andaram pelos corredores do hospital a pedir ajuda, porque não existia quem a desse.

E com o comunicado do SESARAM sobre este assunto vê-se como é que situações destas, são vistas pelo madeirense em geral. O SESARAM diz que pode ser anonimamente as pessoas falarem. REPITO: o SESARAM sabe que deve ter canais anónimos para RECEBEREM  informação. Porque quem anonimamente "fala", tem medo de revelar o nome. Não vá o caso de amanhã precisar de uma "destas pessoas", que foram negligentes com os cuidados médicos que devia prestar. Porque alternativas não existem. 

Um médico foi julgado e condenado por homicídio por negligência no tratamento de um utente. A sentença já transitou e tem de pagar a indemnização. Mas não foi o único, note-se.

O que fez a secção regional da ordem dos médicos? Nada. Nem abriu investigação apesar de no julgamento uma das testemunhas tenha sido médico conceituado.

O que fez o DESgr, a Sec. Regional de Saúde? Nada. Aliás um tal de PEDRO RAMOS era o chefe deste médico nas urgências. Que o devia coordenar porque na altura este doutor tinha acabado á pouco tempo o seu internato. Tinha,  como todos os médicos, como todos os profissionais de outras áreas, de ser acompanhado. Mas Pedro Ramos deixou-o à solta. Tinha confiança. Fiou-se na virgem e viu-se o resultado.

Já se sabe que em tudo, a confiança ganha-se, não é entregue. Neste regime, confunde-se confiança com associado politico, com "coças-me as costas que eu coço as tuas". 

O que faz este médico agora ? Mantém-se ali pelos hospitais, pianinho, pianinho.

O chato disto, é que o médico parece já ter tido uma situação parecida com a que teve anteriormente. Mas tudo normal, no excelente reino da saúde da Madeira.

Que como diz um Júlio, diretor clinico no HNM, quer ombrear amanhã com os melhores do mundo e ter gente do mundo aqui a tratar-se. Aquilo está podre. Uma saúde do 3º mundo. Mas queremos ter ilhas de Harvard. Pelo menos de boca para fora. 

Espero que não se chegue aquela piada médica: nada como tratar uns “pobres” para ganhar experiência. Se mortes aparecerem, faz parte do curriculum. Essa é uma experiência que é precisa mas não se mostra. Afinal quem quer saber de uns quantos pobres que nem capacidade ou conhecimento têm de exigir consequências?  

PSL - A execução, a dívida, faz a prorrogação 

ULTIMA HORA - ULTMA HORA - ULTIMA HORA - ULTIMA HORA

figura 5 - O Sec Regional Barreto, tutela a APRAM.
A APRAM executou judicialmente a Porto Santo Line.
O Sec. Regional Barreto prorrogou á Porto Santo Line a concessão do serviço
de transportes de passageiros para Porto santo. CONFUSOS ? Eu também. 


No relatório e contas de 2020, a APRAM, na página 62, "Execução do orçamento/acordos de regularização de Dívida" esqueceu-se de referir a Porto Santo Line como umas das empresas que executou oficialmente. Também que ainda tem processos de dívidas para regularizar. AINDA. 

Eu diria que foi um esquecimento seletivo. Em 259 páginas, quem é que iria dar com um anexo que não é referido lá. Mas prontos. A administração da APRAM, talvez diga que fez tudo o que tinha de fazer. E esquecimentos, brancas todos têm direito.

O Sec. Regional Barreto, que tutela a APRAM, prorrogou em 2022, a concessão do serviço publico do transporte inter-ilhas á Porto Santo Line, que foi executada por dívidas não pagas pela APRAM e onde ainda tem valores em dívida.

[isto seria como se eu desse ao vizinho um carro. O meu motorista executou o meu vizinho porque ele não lhe pagou umas latas de óleo minhas. E tem ainda uma dívidas ao meu motorista porque ainda não pagou o lugar do carro na minha garagem]

Os advogados, a que coloquei esta simples questão: "pode isto acontecer á luz da legislação nacional e comunitária", dizem-me que não. No way (e já antes colocavam em dúvida essa prorrogação).

Aliás, toda a gente sabe, mas mesmo toda, uma das "coisinhas que se pede" num concurso ou num contrato público, é que a empresa com quem é feio o contrato, não possua dividas ao estado, segurança social, .... E a PSL tem dividas a uma empresa publica da RAM. E lá estão elas, preto no branco listadas. ,

Mas na Madeira isto acontece. Uma empresa que não paga os serviços que usufrui nos portos da Madeira. Uma empresa que recebe direta e indiretamente subsídios de ajuda á gestão. Uma empresa que tem processos em arbitragem, recebe como prémio a prorrogação de um serviço público.

Existem 2 perguntas que têm de ser colocadas: 
1) vai o DESgr por causa desta "coisa" (vamos chamar-lhe assim) deitar abaixo a concessão, o Sec Regional demitir-se e com ele a administração da APRAM, também obviamente, o presidente do DESgr ?
2) o Secretário do ps-M, o deputado Sérgio Gonçalves, anterior administrador da Porto Santo Line,  naturalmente vai demitir-se, porque por certo TINHA de saber deste assunto (que vem dos tempos em que estava na PSL ) ?

Eu vou apostar no que vai suceder: amnésia coletiva, a culpa é dos outros. E assobiar para o lado.

Faço votos que agora no relatório de 2021 e de 2022, as "coisas" não tenham desaparecido. Vamos esperar para confrontar. Porque isto É MUITO GRAVE.

Viva o mérito à Regime. 


Another day in Paradise, Phil Collins




Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.