Socialistas e os “sócios(em)listas”

  

O que não for bom para a colmeia, também não é bom para as abelhas, Montesquieu

(*) corrupção moral, económica, social, pessoal, profissional, ...

Muitas vezes nestas minhas crónicas, tenho-me referido a "regime", "psd-M", "ps-M" e "PS-M" (nunca conheci PSD-M). Faço-o por intenção. Sejamos claros.  Se estivesse aqui a fazer um tratado de matemática, chegaria a esta fórmula:

regime = psd-M + ps-M + outros dependentes = 2 ps(d)-M + outros dependentes, 

( e por certo todos nós concordamos ).

Esta Região, leva com 2 (DOIS!!!!) ps(d)-M. É muita "fruta" estragada, que estraga tudo.

Desde há muito tenho trocado palavras com sociais democratas e socialistas, pelo Messenger, pelo SMS, no Facebook. Com os civilizados, de uns e outros, consegue-se conversar e chegar-se a uma conclusão a contento de todos. Que na Madeira é necessária uma grande volta neste situacionismo que nos paralisa  social, profissional e  economicamente.

Mas na maior parte das vezes sai insulto. Mais nos "tipos" do "psd-M, porque no ps-M, são mais educados, são mais civilizados (exceto uns grunhos cafofistas que "encontrei" do Brasil ). Talvez seja a única diferença que têm com o psd-M. São tão educados, que na ALRM são "violados", são humilhados vezes sem conta e como Nosso Senhor Jesus Cristo, dão a outra cara. São masoquistas.

Este ps-M "amocha" com o psd-M e o regime. Mas para nós, usa a velha expressão de Santos Silva "quem se mete com o PS, leva". Com o ps-M, muita parra, pouca uva. São tipo "os vinhateiros" de Sabugosa, que com 1 000 lts de vinho, faziam 10 000 lts de vinho "à martelo". E de poda e de como podar, os ps(d)-M, sabem-na toda.

Se na forma são iguais, psd-M e ps-M, no conteúdo parecem, note-se, parecem diferentes. Mas não são. Se não estás por nós, és contra nós. Sim ou não. Branco ou preto. Eles, psd-M e ps-M, possuem os mesmos tiques e toques e no essencial, no que os podia diferenciar, são iguais. O PS-M cresce com as criticas. Usa-as a seu proveito, como faz Costa, fez Mário Soares, ... Os ps(d)-M, só aceitam criticas, quando estas são dirigidos a outros (ver em baixo cromos da semana).

Recentemente estive a trocar ideias com um amigo facebookiano que admiro, do PS-M. Pelo que escreve, pelo que pensa. Pela simpatia. Mas que age como estando no ps-M (acredito sem o saber).

Dizia-me ele, "atacar o ps-M é fazer o jogo do psd-M". É manter o regime do psd-M. Depois disse-me mais. Sem "o ps-M não existe alternativa para combater este regime". E rematou, infelizmente julgo que não poderei falar mais com ele, "se para mim existe um ps-M e um PS-M, se para mim o ps-M é do regime, a conversa ficava por ali".

Este meu amigo é do PS-M, mas age como ps-M. Adora divagar e falar de liberdade. Mas na defesa insana do ps-M, cerce a liberdade dos outros. Para este meu amigo, a minha liberdade de expressão acaba quando penso diferente e aponto situações menos "boas" no ps-M. Por exemplo, terem uma liderança bicéfala: Paulo Cafofo de um lado; Sergio Gonçalves do outro. De os antigos e recentes lideres, serem exatamente iguais aos do psd-m. A culpa é dos outros; o que faço e digo hoje, não é necessariamente o que direi e farei amanhã. De facadas nas costas. Da deslealdade institucional.

Só nos ps(d)-M é que a critica não é tida em conta e é levada como ataque pessoal. Só nos ps(d)-M é que ser-se por nós implica pensamento e ação unitária. Só nos ps(d)-M é que se encontra princípios de liberdade idênticos ao dos comunistas. Só nos ps(d)-M é que o centralismo do pensamento se encontra.

Os maus só têm cúmplices; os libertinos têm sócios de devassidão; o comum dos homens ociosos tem relações. Os homens virtuosos têm amigos, Voltaire

Isto, preocupa-me. A Madeira precisa de uma verdadeira oposição, com um verdadeiro PS-M a integrar e aglutinar boas vontades. Um PS-M que perceba que não é o melhor, mas possa ser "primus inter pares". Nunca um ps-M que afasta tudo e todos.

Não acredito no psd-M, mas o ps-M ainda pode arrepiar caminho desde que seja inteligente. Ambos os ps(d)-M, estão apenas a perpetuar no espaço e no tempo este regime, que os beneficia. Como grupo e como indivíduos.  Estes ps(d)-M estão condicionados. Nasceram, cresceram com o regime.  Pormenores à parte, pensam igual, fazem igual.

O ps-M tem gente de valor. Pouca, é certo à vista, mas de valor. Na ALRM por exemplo. Mas parece estarem conformados. E na politica, nunca se pode estar conformado e tem de procurar-se alternativas, para ser-se alternativa. 

“Vamos lá a ver” (expressão muito querida do nosso primeiro-ministro ), entre o ps-M e o psd-m, no fundamental as diferenças apenas em pormenores. Nunca em porMaiores. Vejam-se uns poucos de exemplos.


CINMAmbos querem o CINM tal como está. A UE disse e provou que regras não estão a ser obedecidas (menos taxação em troca de mais emprego, no essencial ) e obrigou o estado português, também a Região, a pedir cerca de 1 000 milhões de euros de impostos não pagos, ás empresas não cumpridoras. Os ps(d)-M, estão de acordo que isso não se faça e pensam manter aquela zona não cumpridora e estender ou aumentar ainda mais os benefícios fiscais. Note-se, eles não querem que a Madeira receba mais [impostos] porque a economia e as empresas madeirenses sejam melhores. Querem é receber mais receitas fiscais, em empresas que necessitam de ajudas para sobreviver, para esconder. não querem um mercado concorrencial, apenas um mercado distorcido. As empresa cumpridoras do CINM que existem, não precisam de menores isenções fiscais, mas apenas de apoios válidos para se internacionalizarem, para venderem mais e por mérito se expandirem. Leia-se o estudo da Universidade de Coimbra.

Os ps(d)-M esquecem-se que a Região possui um conjunto de empresas, micro e médias, que veriam com bons olhos que tivessem os seus impostos ao nível das do CINM. Os ps(d)-M dividem a Madeira fiscalmente e não são justos. Benefícios para uns; apoios apenas para as empresas amigas escolhidas a dedo. O resto...é dispensável.
Estamos a caminhar para o socialismo. Um sistema que só funciona no Céu, onde não é preciso e no Inferno onde ele já existe, Reagan

Lei das Finanças Regionais – Os ps(d)-M querem uma nova lei das finanças regionais. Eles nem se perguntam se a atual está a ser utilizada e bem. Nem se perguntam se o DESgr (que uns defendem e outros “não” ) está a tirar partido da mesma. O psd-M diz que não consegue fazer melhor sem outra lei. O ps-M, diz sim, talvez. Nunca não. 

Os ps(d)-M querem é uma fuga para a frente. Querem uma desculpa para as coisas não andarem. Querem apenas que a lei mude, para amanhã voltarem a dizer que é preciso mais. Note-se que a atual, foi votada favoravelmente por psd-M e ps-M e não mais de 6 meses depois (como na anterior à atual ) já uns e outros pediam nova revisão !!!!

Reformas regionais  

1) ALRM:  ps(d)-M estão de acordo com o formato político da Região. Uns e outros não acham que existam deputados a mais, nem que a nível autárquico e dada a pequenez da ilha, câmaras municipais, tenham organismos técnicos redundantes (por exemplos obras, jurídicos, .. ). Uma reforma da lei eleitoral, para eleger menos deputados ( que tal 1 por até cada 10 000 eleitores e por concelho ?) não é bem vista. Mas o psd-M já disse que apoia uma reforma constitucional sobre as autonomias e o ps-M não se demarcou. 

2) Câmaras municipais: Não faz sentido existirem municípios desertos ou quase (pelos padrões nacionais ) que tenham uma dimensão administrativa, quase como cidades e municípios de médias dimensões continentais. Mantenham-se os municípios, mas agregue-se a sua componente administrativa, técnica, jurídica centralizando tal. Os bombeiros "voluntários" é outra falácia. Podem ser estes, mas centralize-se os comandos, a gestão técnica e administrativa e mudem o nome, porque voluntários não são. Os ps(d)-M, sobre estes assuntos nada dizem. É que assim, " more jobs for there boys".

3)     Função publica / ensino / saúde numa região com cada vez menos alunos, menos gente, ps(d)-M querem mais gente na função publica, seja na educação, seja na saúde ou outro lado qualquer. Para cada problema a surgir, ps(d)-M só dizem que se consegue resolver com mais gente e mais dinheiro. Rentabilizar os recursos existentes é assunto tabu para os ps(d)-M. Afinal é a lógica do voto, da dependência é que faz mover ps-M e psd-M. Afinal, psd-M e ps-M não querem liderar os melhores, o mérito. Querem liderar apenas os que lhes são subservientes. Não estão preocupados com a produtividade e rentabilidade dela. Mas mais gente é sempre precisa. E dinheiro, dinheiro para lhes pagar.

[os ps(d)-M] praticam a filosofia do fracasso, o credo dos ignorantes e o evangelho dos invejosos, anónimo 

Os ps(d)-M querem um hospital de 350 milhões de euros, mas nem pensaram ainda onde vão buscar recursos humanos para trabalhar lá. Concordam apenas no "todos ao monte e fé em Deus" que acontece agora. E "agora" as coisas estão más, feias, pretas com mais ou menos transição digital (outra panaceia do regime ). Afinal, no fundo concordam com o mesmo: que na Saúde da Madeira nunca se saiba onde para o privado e começa.

Para os ps(d)-M a construção do novo hospital é a panaceia para tudo se resolver na Saúde dos madeirenses. Nunca perceberam, nem querem perceber que se exige profissionalismo e compromisso na governação. Boa gestão. O que querem é apenas usar a função pública como agência de emprego e que os boys tenham ordenados, quem querem que sejam.

4)     Projetos – a Região gasta “rios de dinheiro” em apoiar projetos pífios. Dinheiro que não é madeirense, pouco português e bastante de países e cidadãos estrangeiros. Pagar a divida e pagar o SRS gasta todo o dinheiro que a região produz. Ponto.

Mas a região desbarata o que lhe é dado em projetos falhados, não rentáveis e em obras redundantes. Os ps(d)-M nunca pensaram numa solução óbvia: quem recebe dinheiro da região entregue pelo continente e EU devia pagar em 10 anos, máximo, o que lhe foi entregue.

Vamos ser francos: os projetos comparticipados devem, têm de ser rentáveis. Quem acredita neles deve responsabilizar-se para pagá-los com o devido tempo. 10 anos é mais que suficiente. Se se dá 5 aos promotores, tem de se receber em 10 anos 5+1. Quem não acredita no seu projeto, quem não se empenha no seu projeto, quem acha o seu projeto meramente académico e não sustentável, não pode pedir dinheiro á Região (e esta entregar). Os ps(d)-M não vêm as coisas assim. Gostam das dependências e como o dinheiro não lhes custou a ganhar, gaste-se desde que fotos apareçam e noticias se façam.

[os ps(d)-M] são aqueles tipos com uma série de planos sobre o que fazer com o dinheiro dos outros, anónimo

Os ps(d)-M adoram e praticam a politica da desresponsabilização. 

5)  Concorrência  Os ps(d)-M são a favor da concorrência. Mas atenção, da sua concorrência, da concorrência apenas dos seus. Se AJJ dizia ás claras (e procedia ilegalmente ) que as empresas da Madeira eram as protegidas, os ps(d)-M mantêm os privilégios daquelas empresas ineficientes, que protegidas como são, criam no mercado livre distorções. Comparando preços, o betão, as viagens, os transportes ....são mais caros que em qualquer outro local (e não é por sermos ilha )

6)  Comunicação social  Os ps(d)-M gostam do mesmo. Se o ps-M, para fora, diz que as coisas estão mal, os ps(d)-M nunca legislaram ou fizeram algo para que a comunicação social seja deveras independente e que o monopólio não se instalasse. Mas uns e outros adoram escrever para ela. Para se venderem nela. 

Uma comunicação social amorfa é o que o ps(d)-M quer. E apesar de mais uns do que outros se queixaram, o facto é que o status quo existente é o pretendido.

São exemplos e muito mais seria possível apontar. psd-M e ps-M são iguais na forma e conteúdo. Praticam o mesmo. Os pormenores, nem dão para fazer diferença. Apenas para queixumes. Queixam-se. E a culpa não é nunca deles. Apenas dos outros

Os ps(d)-M são apenas as 2 faces da mesma moeda que é o regime. E com eles na governação, a Região, a nossa Madeira, será sempre e apenas bonita os outros (regime e turistas), um inferno para quem vive lá

O(s) cromo(s) da semana. 

Com meu comentário, dia 1 de junho

O que fazem os ps(d)-M Como sempre e sempre que posso, olho o facebook e livremente opino sobre assuntos da região. Seja em publicações de gente do PS(ps?)-M ou do psd-M. Os grunhos do psd-M já desapareceram felizmente, mas a censura em muitas das suas publicações mantém-se.

No ps-M as coisas são iguais. Quando se lhes toca à vez, o ps-M age como o psd-M. Com a diferença que apagam o que está contra eles. Os grunhos do psd-M insultam, o ps-M apaga. Como as imagens demonstram. A de cima com um comentário meu. Esta debaixo, sem o meu comentário. Infelizmente, nem pensam no que fazem e consequências. Afinal são tanto democráticos com o psd-M. Porque se fossem na realidade, respondiam, não cortavam, como bons democratas que pretendem ser. 

Sem o meu comentário, dia 11 de junho


Calado, Bruno e companhia - A foto diz tudo. Calado sem paciência e a pedir a Nossa Senhora que o tormento termine depressa. Bruno Pereira mostra "que não está a piscar nada". O "orador" a pensar "o que estou aqui a fazer que eles nada percebem e a foto já foi tirada" e o resto da malta ... como aqueles generais da Coreia do Norte a rodearem o querido líder. Sorrisos em gente que faz ideia nenhuma do que se está a falar, mas é preciso arreganhar a "taxa" para fora, para a foto. E 10 !!!!! pessoas a mostrarem o que fazem realmente no seu trabalho: nada. Só conversa. 

Porque lá no fundo,  entre psd-M e ps-m, “love is in the air”. AFINAL não são socialistas ou sociais democratas, apenas "sócios(em)listas" 

VIVA PORTUGAL, a nação mais antiga da Europa

(com ou sem Flama, Albuquerque, Barreto, Fonseca, Melim, Prada, ... )

John Paul Young - Love is in the air







Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.