O que não for bom para a colmeia, também não é bom para as abelhas, Montesquieu
(*) corrupção moral, económica, social, pessoal, profissional, ...
Muitas vezes nestas minhas crónicas, tenho-me referido a "regime", "psd-M", "ps-M" e "PS-M" (nunca conheci PSD-M). Faço-o por intenção. Sejamos claros. Se estivesse aqui a fazer um tratado de matemática, chegaria a esta fórmula:
regime = psd-M + ps-M + outros dependentes = 2 ps(d)-M + outros dependentes,
( e por certo todos nós concordamos ).
Esta Região, leva com 2 (DOIS!!!!) ps(d)-M. É muita "fruta" estragada, que estraga tudo.
Desde há muito tenho trocado
palavras com sociais democratas e socialistas, pelo Messenger, pelo SMS, no Facebook. Com os civilizados, de uns e outros, consegue-se conversar e chegar-se a uma conclusão a contento de todos. Que na Madeira é necessária uma grande volta neste situacionismo que nos paralisa social, profissional e economicamente.
Mas na maior parte das vezes sai insulto. Mais nos "tipos" do "psd-M, porque no ps-M, são mais educados, são mais civilizados (exceto uns grunhos cafofistas que "encontrei" do Brasil ). Talvez seja a única diferença que têm com o psd-M. São tão educados, que na ALRM são "violados", são humilhados vezes sem conta e como Nosso Senhor Jesus Cristo, dão a outra cara. São masoquistas.
Recentemente estive a trocar
ideias com um amigo facebookiano que admiro, do PS-M. Pelo que escreve, pelo que pensa. Pela simpatia. Mas que age como estando no ps-M (acredito sem o saber).
Dizia-me ele, "atacar o ps-M é
fazer o jogo do psd-M". É manter o regime do psd-M. Depois disse-me mais. Sem "o ps-M não existe alternativa
para combater este regime". E rematou, infelizmente julgo que não poderei falar
mais com ele, "se para mim existe um ps-M e um PS-M, se para mim
o ps-M é do regime, a conversa ficava por ali".
Este meu amigo é do PS-M, mas age como ps-M. Adora divagar e falar de liberdade. Mas na defesa insana do ps-M, cerce a liberdade dos outros. Para este meu amigo, a minha liberdade de expressão acaba quando penso diferente e aponto situações menos "boas" no ps-M. Por exemplo, terem uma liderança bicéfala: Paulo Cafofo de um lado; Sergio Gonçalves do outro. De os antigos e recentes lideres, serem exatamente iguais aos do psd-m. A culpa é dos outros; o que faço e digo hoje, não é necessariamente o que direi e farei amanhã. De facadas nas costas. Da deslealdade institucional.
Só nos ps(d)-M é que a critica não é tida em conta e é levada como ataque pessoal. Só nos ps(d)-M é que ser-se por nós implica pensamento e ação unitária. Só nos ps(d)-M é que se encontra princípios de liberdade idênticos ao dos comunistas. Só nos ps(d)-M é que o centralismo do pensamento se encontra.
Os maus só têm cúmplices; os libertinos têm sócios de devassidão; o comum dos homens ociosos tem relações. Os homens virtuosos têm amigos, Voltaire
Isto, preocupa-me. A Madeira precisa de uma verdadeira oposição, com um verdadeiro PS-M a integrar e aglutinar boas vontades. Um PS-M que perceba que não é o melhor, mas possa ser "primus inter pares". Nunca um ps-M que afasta tudo e todos.
Não acredito no psd-M, mas o ps-M ainda pode arrepiar caminho desde que seja inteligente. Ambos os ps(d)-M, estão apenas a perpetuar no espaço e no tempo este regime, que os beneficia. Como grupo e como indivíduos. Estes ps(d)-M estão condicionados. Nasceram, cresceram com o regime. Pormenores à parte, pensam igual, fazem igual.
O ps-M tem gente de valor. Pouca, é certo à vista, mas de valor. Na ALRM por exemplo. Mas parece estarem conformados. E na politica, nunca se pode estar conformado e tem de procurar-se alternativas, para ser-se alternativa.
“Vamos lá a ver” (expressão muito querida do nosso primeiro-ministro ), entre o ps-M e o psd-m, no fundamental as diferenças apenas em pormenores. Nunca em porMaiores. Vejam-se uns poucos de exemplos.
Estamos a caminhar para o socialismo. Um sistema que só funciona no Céu, onde não é preciso e no Inferno onde ele já existe, Reagan
Lei das Finanças Regionais – Os ps(d)-M querem uma nova lei das finanças regionais. Eles nem se perguntam se a atual está a ser utilizada e bem. Nem se perguntam se o DESgr (que uns defendem e outros “não” ) está a tirar partido da mesma. O psd-M diz que não consegue fazer melhor sem outra lei. O ps-M, diz sim, talvez. Nunca não.
Os ps(d)-M querem é uma
fuga para a frente. Querem uma desculpa para as coisas não andarem. Querem apenas que a lei mude, para amanhã voltarem a dizer que
é preciso mais. Note-se que a atual, foi votada favoravelmente por psd-M e ps-M
e não mais de 6 meses depois (como na anterior à atual ) já uns e outros pediam nova
revisão !!!!
Reformas regionais –
1) ALRM: ps(d)-M estão de acordo com o formato político da Região. Uns e outros não acham que existam deputados a mais, nem que a nível autárquico e dada a pequenez da ilha, câmaras municipais, tenham organismos técnicos redundantes (por exemplos obras, jurídicos, .. ). Uma reforma da lei eleitoral, para eleger menos deputados ( que tal 1 por até cada 10 000 eleitores e por concelho ?) não é bem vista. Mas o psd-M já disse que apoia uma reforma constitucional sobre as autonomias e o ps-M não se demarcou.
3) Função publica / ensino / saúde numa região com cada vez menos alunos, menos gente, ps(d)-M querem mais gente na função publica, seja na educação, seja na saúde ou outro lado qualquer. Para cada problema a surgir, ps(d)-M só dizem que se consegue resolver com mais gente e mais dinheiro. Rentabilizar os recursos existentes é assunto tabu para os ps(d)-M. Afinal é a lógica do voto, da dependência é que faz mover ps-M e psd-M. Afinal, psd-M e ps-M não querem liderar os melhores, o mérito. Querem liderar apenas os que lhes são subservientes. Não estão preocupados com a produtividade e rentabilidade dela. Mas mais gente é sempre precisa. E dinheiro, dinheiro para lhes pagar.
[os ps(d)-M] praticam a filosofia do fracasso, o credo dos ignorantes e o evangelho dos invejosos, anónimo
Os ps(d)-M querem um hospital de 350 milhões de euros, mas nem pensaram ainda onde vão buscar recursos humanos para trabalhar lá. Concordam apenas no "todos ao monte e fé em Deus" que acontece agora. E "agora" as coisas estão más, feias, pretas com mais ou menos transição digital (outra panaceia do regime ). Afinal, no fundo concordam com o mesmo: que na Saúde da Madeira nunca se saiba onde para o privado e começa.
Para os ps(d)-M a construção do novo hospital é a panaceia para tudo se resolver na Saúde dos madeirenses. Nunca perceberam, nem querem perceber que se exige profissionalismo e compromisso na governação. Boa gestão. O que querem é apenas usar a função pública como agência de emprego e que os boys tenham ordenados, quem querem que sejam.
4) Projetos – a Região gasta “rios de dinheiro” em apoiar projetos pífios. Dinheiro que não é madeirense, pouco português e bastante de países e cidadãos estrangeiros. Pagar a divida e pagar o SRS gasta todo o dinheiro que a região produz. Ponto.
Vamos ser francos: os projetos comparticipados devem, têm de ser rentáveis. Quem acredita neles deve responsabilizar-se para pagá-los com o devido tempo. 10 anos é mais que suficiente. Se se dá 5 aos promotores, tem de se receber em 10 anos 5+1. Quem não acredita no seu projeto, quem não se empenha no seu projeto, quem acha o seu projeto meramente académico e não sustentável, não pode pedir dinheiro á Região (e esta entregar). Os ps(d)-M não vêm as coisas assim. Gostam das dependências e como o dinheiro não lhes custou a ganhar, gaste-se desde que fotos apareçam e noticias se façam.
[os ps(d)-M] são aqueles tipos com uma série de planos sobre o que fazer com o dinheiro dos outros, anónimo
Os ps(d)-M adoram e praticam a politica da desresponsabilização.
5) Concorrência Os ps(d)-M são a favor da concorrência. Mas atenção, da sua concorrência, da concorrência apenas dos seus. Se AJJ dizia ás claras (e procedia ilegalmente ) que as empresas da Madeira eram as protegidas, os ps(d)-M mantêm os privilégios daquelas empresas ineficientes, que protegidas como são, criam no mercado livre distorções. Comparando preços, o betão, as viagens, os transportes ....são mais caros que em qualquer outro local (e não é por sermos ilha )
6) Comunicação social Os ps(d)-M gostam do mesmo. Se o ps-M, para fora, diz que as coisas estão mal, os ps(d)-M nunca legislaram ou fizeram algo para que a comunicação social seja deveras independente e que o monopólio não se instalasse. Mas uns e outros adoram escrever para ela. Para se venderem nela.
Uma comunicação social amorfa é o que o ps(d)-M quer. E apesar de mais uns do que outros se queixaram, o facto é que o status quo existente é o pretendido.
São exemplos e muito mais seria possível apontar. psd-M e ps-M são iguais na forma e conteúdo. Praticam o mesmo. Os pormenores, nem dão para fazer diferença. Apenas para queixumes. Queixam-se. E a culpa não é nunca deles. Apenas dos outros
Os ps(d)-M são apenas as
2 faces da mesma moeda que é o regime. E com eles na governação, a Região, a nossa Madeira, será sempre e apenas bonita os outros (regime e turistas), um inferno para quem vive lá
O(s) cromo(s) da semana.
Com meu comentário, dia 1 de junho |
No ps-M as coisas são iguais. Quando se lhes toca à vez, o ps-M age como o psd-M. Com a diferença que apagam o que está contra eles. Os grunhos do psd-M insultam, o ps-M apaga. Como as imagens demonstram. A de cima com um comentário meu. Esta debaixo, sem o meu comentário. Infelizmente, nem pensam no que fazem e consequências. Afinal são tanto democráticos com o psd-M. Porque se fossem na realidade, respondiam, não cortavam, como bons democratas que pretendem ser.
Porque lá no fundo, entre psd-M e ps-m, “love is in the air”. AFINAL não são socialistas ou sociais democratas, apenas "sócios(em)listas"
VIVA PORTUGAL, a nação mais antiga da Europa
(com ou sem Flama, Albuquerque, Barreto, Fonseca, Melim, Prada, ... )
John Paul Young - Love is in the air
0 comentários:
Enviar um comentário
Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.