Quando os "Narcisos" e "Crava(o)s" ....

O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si, Voltaire


[ Observação

Narciso filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope, segundo as lendas gregas, era um jovem muito bonito, que desprezou o amor da ninfa Eco (ou do também, inclusão oblige, jovem Amantis) e ficou de tal modo apaixonado pela sua imagem que viu num reflexo das águas do rio, que morreu, porque nunca mais deixou de a contemplar.

Dizem as lendas que no local onde morreu surgiu uma flor, a que se deu o nome de Narciso.

Na psiquiatria, na psicanálise particularmente, narcisismo designa a condição mórbida do indivíduo que tem interesse exagerado pelo próprio corpo.]

Neste mês de Abril no país Portugal, comemora-se a revolução dos cravos….. Bem, em todo Portugal não! Existe ainda uma pequena ilha no Atlântico, chamada Madeira, onde tal não se comemora.  

Cá são os “Narcisos” e os “Crava(o)s” que se comemoram perpetuamente todos os dias, desde quase há 50 anos.

Temos o azar de na Madeira sermos governados por “Narcisos” e a oposição ter demasiados deles. Por isso aqui, telejornais de 1h, inaugurações de retretes entre outros, noticias divulgadas escritas pelos "Narcisos" com os jornais a escolherem o seu "Narciso" e "Crava(o)s" preferidos, .... 

Eles adoram ver os seus reflexos nas novas e vastas redes de “águas” da tecnologia, que são as redes sociais. Desde que apareçam (ou se façam aparecer) o seu trabalho fica realizado.

Estes “Narcisos” medem o seu sucesso (existe quem diga sucexo ) pelo número de vezes que a sua figura, um comentário, uma sua asneira aparece em jornais, num Facebook, num Instagram, …. Existe sempre alguém, nomeadamente das suas entourages, que adoram o seu “Narciso”. Uns porque lhes devem favores, outros porque acham que vão receber favores.

É caso para dizer que na Madeira, infelizmente, um “Narciso” leva-se a si e a quem o segue á idiotice total, usando o caminho de uma pretensa superioridade moral, intelectual, de grupo, de partido, .... de clã.  E quem segue um "Narciso", é o “Crava(o)” de disposição fútil e dependente.

Na Madeira, o "Crava(o)" aposta num "Narciso" na procura da dependência total e da subsistência de favores. O parasitismo total. E como na natureza, aqui na Madeira, demasiados "Narcisos", dão cabo de um rio(RAM) e das espécies(madeirenses) que o povoam. Porque lhes retiram o oxigénio necessário para se poderem criar e desenvolver-se mais no rio e melhorar o rio, não o deixando tóxico e apenas para espécies indesejadas, necrófagas. É o que se passa na Madeira.

“Existem os que servem Deus na contemplação e os que O servem a contemplar as suas próprias ações”, parece ter dito William de Ockham, provincial franciscano inglês.

Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir, Honoré Balzac

Estes “Narcisos” praticam o mesmo. Não servem a causa da Madeira, mas a sua causa própria, que é feita às custas das causas de todos na Madeira.

E com estes “Narcisos”, como referi em cima, aparecem sempre uns outros espécimes, que na madeira existem em abundância: os Crava(o)s. Estas “flores” são normalmente do tipo “parasitas”. Por outras palavras, são seres vivos que retiram dos outros organismos, neste caso aos “Narcisos” e estes ás espécies autóctones da Madeira, os madeirenses, os recursos necessários para a sua sobrevivência.

O problema da nossa terra, a Madeira, é que existem muitos “Narcisos” e demasiados “Crava(o)s” nos principais partidos cá do burgo.

Aliás, se Darwin está correto, os “Narcisos” e os “Crava(o)s” da oposição, não são mais do que espécies da mesma família dos do regime, mas moldados ao meio ambiente onde se inserem: os da oposição, num meio ambiente subjugado pelo grande ecossistema que é o regime do psd-M e por isso, numa mutação que se vê desde algum tempo, começam a tentar criar os “tiques e toques” do ecossistema psd-M. A isso chamo de “transformismo”. Querem afinal ser iguais.

No psd-M, temos “Narcisos” como o Dr. Miguel Albuquerque, o Dr. Pedro Calado, o Dr. Alberto João Jardim ( que além de “Narciso” é pândego mesmo ) e “Crava(o)s” como Pradas, Rodrigues, Bricios, Barretos, Fonsecas, Sérgios Marques, Dantas, Ramos, ….

No ps-M temos como “Narcisos” os “Cafofos”, os Câmaras, os Pereiras e como “Crava(o)s” pessoas como os Iglesias, os Caldeiras, os Caetanos, ….. Temos de perceber que neste partido, exatamente porque não dominam o ecossistema da Madeira, estas são espécimes minors. 

Todos adoram ver-se no espelho das redes sociais e já me disseram que para saber o tempo de Lisboa, basta ir ao face do Sec. Estado das Comunidades e ver as fotos e se se quer saber dos últimos disparates do “Narciso-mor” Albuquerque, basta vê-lo quando inventa em direto uma linguagem nova tipo, “punhol” cerrado ou “englinhol” com sotaque.

O Dr. Cafofo disse numa entrevista que ele se concedeu a si próprio, mas enviou para o jm-M e o dn-M, que dependia do Sr. Presidente da República (coitado ainda não percebeu que é ao Dr. Costa de Belém) e o Dr. Albuquerque já disse que vai a Madeira ter uma moeda nova, o bitcoim. Metaforicamente falando, disseram "boutades", estão bem um para o outro. 

Nunca façamos deles [ os "Narcisos" ] uma prioridade, quando tudo o que somos para eles é apenas sermos opcionais, desconhecido

Quando o Dr. Albuquerque refere que não sabe o que faz a Madeira integrada no país Portugal, o Dr. Cafofo não se fica atrás e atira-se á gata que gosta mais de lagartixas que dele (pudera… ). Metaforicamente falando são .... "uns pintas".

Se na página do DESgr, o Dr. Albuquerque "escreve" eu aqui, eu ali, eu com este, eu com aquele, na página pessoal do Dr. Cafofo, hélas!!, ele escreve, eu com este, eu aqui a ver um seminário, eu com aquele, eu agora a ver navios a passar (literalmente !!!!! ), olha eu no carro, .... Se existem diferenças talvez na cor das meias, na gravata, no cabelo, …. Metaforicamente falando, julgam que fizeram alguma coisa. 

Estes “Narcisos” e os “Crava(o)s” que os seguem e louvam, não pensam no que dizem e é assim que uma ideologia muito perigosa que é a “Idiotocracia”, assume-se como das maiores da Madeira e com bastantes seguidores, tanto no psd-M como no PS-M (ps-M ?)

Por se substituíssemos um Albuquerque/Calado, por um Cafofo/Pereira, notar-se-ia pouca diferença. Metaforicamente falando, são apenas ignaros.

Eu, nisto das flores e espécimes, prefiro uma estrelícia, uma proteia, uma rosa, umas hortênsias, uma cameleira, um rododentro, uma trombeteira, um gerânio, uma coroa-do-henrique, um cardinal, uma begónia, bem madeirenses, do que “Narcisos” e “Crava(o)s” tão mal-amanhados, sorriso fácil e “fácies” tão chupadas, espécies invasoras e predatórias na Madeira.

Onde se situarão estes "Narcisos" e "Crava(o)s" no quadro de cima de acordo com as respectivas ações? Maioritariamente nos quadrantes inferiores, como é óbvio.  

Afinal, …não são “Narcisos” e “Crava(o)s”, mas apenas narcisistas incompetentes, que se julgam o "supra sumo da vida airada". Quando serão substituídos ? 

OBS: 

Sobre a guerra da Venezuela

Começou a guerra "venezuelana" entre o Dr. Cafofo, Sec. Estado e o Dr. Abreu, Dir. Regional para as comunidades. Marcação homem a homem, em quem é o primeiro a chegar primeiro á fala com embaixador na Venezuela e ás comunidades, já se fazem. Em 2023 nas regionais, vamos ver quem ganha. Mas digo desde já que a trapalhice e as selfies e as noticias pífias dos "papers" cá do burgo são já os primeiros vencedores. 

Em Paris

O Dr. Cafofo está em Paris. Lamentavelmente esqueceu-se de avisar a comunidade portuguesa, apenas avisou alguma da comunidade portuguesa. A selecionada. Toujours la meme chose.  Maybe in Londres.... think and do different. Tour wine, my table. 


A Croma da semana

Paula Santos é a líder da bancada do PCP na AR. Depois das "explicações" dadas sobre a ausência dos deputados comunistas na sessão na AR, onde Zelensky foi ouvido e de se insurgirem por este ultimo ter usado o 25 de Abril português como comparação com o que a Ucrânia passa agora, das duas uma: ou estas pessoas nascem idiotas e por natureza são idiotas, ou fazem-se idiotas com o tempo. Quero acreditar nesta ultima hipótese. Afinal é o que se passa com muitos "Narcisos" e "Crava(o)s" desta ilha.  Be patience. 


Shania Twain - Don’t be stupid

Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.