Sempre a "bombar" ...

 


O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz, Aristóteles

Desde já um excelente 2022 para todos que me leem e à GNOSE.. Espero que o ano de 2022 seja bastante melhor para todos sem exceção. Muito obrigado para aqueles que me enviaram mensagens de felicitações. 

 


Não vou falar da pandemia, que parece vai ser uma endemia, como agora já se desculpa o Dr. Pedro Ramos. Obviamente com tanto prémio ganho pelo SESARAM, lembram-se por certo daquele estudo académico teórico, que o SESARAM disse ter sido premiado como o “the best” pelo IHF sobre como combater a pandemia? mas afinal agora endemia, alguma coisa iria suceder. O tal estudo onde “n” entidades de saúde mundiais também participaram e ganharam?, mas que o SESARAM/Pedro Ramos mandou publicar nos jornais cá do burgo como se fosse o SESARAM o único vencedor ?  O tal prémio de excelência que agora nem sequer é falado no site do IHF? O tal parceiro e associado que agora já não é ? Pois, tanta excelência e o nosso “querido” irresponsável Dr. Pedro Ramos mais a sua vasta e obtusa equipa, fez da Madeira apenas a região da Europa, melhor, a ilha da Europa onde a pandemia Covid-19 se tornou incontrolável, semanas antes da variante Omicron ter “aparecido”. Isto de teoria está o inferno cheio.

Dos doentes que quando podem, fogem dos serviços do SESARAM, do hospital, como o nosso compatriota. Daqueles que entre escolher serem operados ou consultados na Madeira, escolhem o continente, como os nossos excelsos decisores/(des)governantes. De muitos que pedem segundas opiniões no continente, porque desconfiam dos serviços de saúde da Madeira.

O Sec. Reg. da Doença Aplicada, conseguiu, mesmo escondendo números desde sempre, o que sempre almejou: ser a primeira região da Europa, mesmo do Mundo, onde a imunidade de grupo vai ser alcançada. Não por estarmos vacinados, mas por estarmos todos infetados. Daí agora falarem em endemia, capisci todos ?

Aliás, naquela sua vasta, retunda e obtusa equipa, até apareceu um saloio, pacóvio, simplório… a dizer que somos lideres a nível mundial a combater a doença. E parece, segundo li hoje no DN-M, que o chefe deste pacóvio, também disse que a França nos segue.  Pós, muitos pós se devem tomar lá por aqueles lados.

Afinal tudo isto, a mentira, o engano, o esconder…sempre o disse aqui na Gnose, ser a prática normal deste DESgr, que emite normas ou diretivas apenas para outros seguirem, não eles (vide os exemplos do ano passado do DEsgr e o recente do Dr. Miguel Albuquerque).

Nem vou falar que psd-M e ps-M dizem que o novo hospital central da Madeira, é criação deles, esquecendo-se que quem o paga são madeirenses (50%) e a nação (continentais, madeirenses e açorianos ). Porque isto, de tomar como seu o que pertence aos outros, é REGIME. Porque eles adoram fazer com o dinheiro dos outros. nós pagamos e a "obra é deles". Que "latosa" !!!!!

Nem vou falar que a Madeira, contrariamente por exemplo aos Açores ou mesmo ao continente português, teve um aumento brutal na sua divida publica (e números deles …. ) o ano passado. [Falaremos disto em breve e do que está escondido]. No continente caiu e nos Açores manteve-se.

A prática da medicina é uma arte, não um comércio; um chamado, não um negócio, William Osler

Não vou falar que na Madeira a educação é pouca, a taxa de abandono escolar é a maior do país, que os alunos madeirenses com tanta nota “excelente”, quando chegam às escolas superiores no continente, sentem demasiadas dificuldades porque vão mal preparados e que a UMA continua a Universidade de recurso para muito português, ….

Nem vou falar que o DESgr cumprimenta com chapéu alheio, dinheiro, o que não consegue fazer na área social. O orçamento da Segurança Social da Madeira, vem do orçamento do estado português. Todos sem exceção, contribuímos com os nossos impostos para o orçamento da Seg. Social.

Ora o que este DESgr não diz, é que recebemos mais dinheiro da Seg. Social do estado central (reformas, apoios sociais, subsídios de desemprego, … ) do que a Madeira envia para o estado central. Mais, a Madeira não é boa cobradora. Esquece-se de muitas dividas e tem muitas duvidas sobre o que os UNGIDOS do REGIME devem pagar. Tantas, que elas, estas dividas prescrevem ou são pagas  "á la longue". Como foi o caso, dou como exemplo, das dividas do Dr. Miguel Albuquerque (que pagou, não nos esqueçamos, depois de mais de 5\6 anos e de se fazer o negócio Pestana/Qta das Rosas/Pestana/SDM 

Nem vou falar, perdoem-me, do caso Savoy do ano de 2020. As noites de 30 e 31 de dezembro onde muita gente do REGIME, “bailaricou”, comeu,… gente do DEsgr e outros serviços dependentes (ARAE ???? também !!!!! ), se escondeu em quartos e afins, quando a policia bateu à porta para ver se as normas na altura vigentes do combate á pandemia estavam a ser cumpridas. Policia que foi mandada embora e por ordens de quem ? advinhem.  Um (1) ano depois e com centenas de fotografias e vídeos mostrados nas redes sociais, tivemos nada da inspeção que a ARAE fez, faz ? alguma vez fez ? e alguma vez fará ? Mas tivemos "apagaentos" das mesmas nas redes sociais de muita gente, inclusive empregados do Savoy (ordens 2expressas" ).

A corrupção não é uma invenção madeirense, mas a impunidade é uma coisa muito nossa, anónimo

Nem vou falar da pouca vergonha que foi o escândalo dos dinheiros entregues por apoiantes do CHEGA a Rui Barreto e companhia (um deles, o que recebeu quase 10 000 € em 2 “fatias” é candidato pelo psd-M/cds-M).

Nem vou falar da GESBA gastar mais com custos de pessoal e serviços/projetos, do que com apoio efetivo aos agricultores.

Nem vou falar da sistemática falta de solidariedade do DESgr, do REGIME para com Portugal ( Açores, continente e ...madeira ) e afins (veja-se os esquecimentos sistemáticos com a ilha vizinha, Canárias, Açores e continente face a desastres naturais (que faz o continental olhar o madeirense como os "só pedem" ).

Nem falar dos negócios ou o escândalo que foi o DESgr entregar projetos de fundos comunitários para ”reflorestação”, de milhões de euros a uma empresa de capital social mínimo, sem histórico, com sede num contabilista do regime e depois num cabeleireiro…. empresa esta com ligações ao REGIME (psd-M e ps-M )

Nem falar ( BOMBA ) sei lá, que um candidato á liderança do PS-M tem a sua assinatura em contratos, ou em pareceres favoráveis de situação monopolista entre a empresa onde trabalhava e o DEsgr, que agora critica.

Nem vou falar de tantos outros processos de justiça que se “mostraram” na Madeira e nas 3 vezes que os serviços do DESgr e a quinta das angustias foram “visitadas” pela policia judiciária o ano passado.

Nem vou falar ( BOMBA ) dos assessores, consultores e ….mais uns tantos do DESgr, que usam e abusam das posições que possuem e os conhecimentos atempados da legislação e projetos, para fazerem negócios pessoais.

Nem vou falar do emprego artificialmente criado pelo DESgr, mas que mesmo assim mantém a taxa de desemprego da Madeira como a maior do país (e que muitos poucos se apercebem).

Nem dos impostos que não se baixam (para o Dr. Miguel Albuquerque e outros da economia/finanças da Madeira o IVA não onera o preço dos produtos), mas podiam, porque a Madeira tem autonomia para o fazer. A tal autonomia, que o REGIME, psd-M e PS-M, dizem só ter com nova lei de finanças públicas regionais !!!!!!

Nem vou falar de que com uma taxa de inflação prevista para 2022 de entre 2,2% a 2,9%, o DESgr anuncia como vitória a subida de 0,9% nos ordenados.

Nem vou falar que nos finais de 2021, começando nas autárquicas (mas o mal vinha de antes ), o principal partido da oposição, tornou-se o partido da deslealdade institucional, das facadas nas costas (também no Costa como se viu agora na ALM), das vitórias de todos, mas de derrotas de poucos.

Aquele que acreditar que o dinheiro fará tudo pode bem ser suspeito de fazer tudo por dinheiro, Benjamin Franklin

Nem vou falar que o psd-M e o ps-M apresentam como candidatos ás eleições nacionais, gente do REGIME, tornando-se assim oficialmente, as faces distintas da má moeda, que é o REGIME da Madeira

Nem vou falar ( BOMBA ) de quanto uns tantos "jornalistas oficiais" do REGIME recebem e favores são trocados para falarem sobre determinados assuntos e pessoas, deixando outros para "esquecimento". [Deixarei isso para mais tarde com provas.]

Nem vou falar ( BOMBA ) de uma "contabilidade paralela" que parece existir entre figuras gradas do REGIME (do que adquirem ) e as obras públicas/projetos (empresas vencedoras pagam ) e que um deputado agora candidato à AR, de um partido do REGIME, me disse laconicamente "Vou registar" quando lhe perguntei se me poderia ajudar na busca daquela verdade e proteção da testemunha que me daria essa informação (tenho alguma mas .... vale o que vale ).

E nem vou falar …..esqueci-me, que são muitas e o texto está longo

Aliás, muito do que disse em cima foi na GNOSE pela primeira vez abordado, o que nos deixa triste. Não por sermos primeiros, mas por termos de relatar estas misérias. Mas existem outros blogues, o "correio da madeira" por exemplo, onde também muito é relatado, 

Vou é falar ( BOMBA ) no perigo iminente que é a bolha imobiliária (nem sequer especulativa é ) que existe na Madeira. Os jornais madeirenses, o REGIME madeirense, todos ufanos, referem que o imobiliário da Madeira tem dos preços mais altos do país ou onde o preço do metro quadrado mais subiu, porque todos querem a Madeira para habitar!!! 

Isto numa região, onde já se vende, quase por atacado, casas e terrenos porque existe quem precise de dinheiro e por isso "vão-se os anéis e fiquem os dedos"

Eles e o REGIME apregoam isso, mas ninguém pergunta quem compra. Apenas se sabe que os imóveis e respetivo preço, sobem. Aliás eles, o REGIME, já falam em "Vistos GOLD" para quem compra estes imóveis, esquecendo-se que quem os passa é Lisboa e agora não basta comprar uma casa de 500 000 €. 

A casa do vulgar madeirense, e é cada coisa, se a quiser colocar á venda, seja em que local for da Madeira, nunca atinge os preços nas construtoras e imobiliárias “oficiais” do regime.

isto porque existem imóveis que são trocados, vendidos entre empresas distintas do mesmo grupo, ou de grupos que mantém interesses, os chamado "friendly users", sempre com o respetivo preço a aumentar. Aliás existem imóveis que só no ano passada foram vendidos 3 vezes !!!!!! ( se a construtora vender á sua imobiliária um imóvel por 20,30%,405 mais ...... e este vender a outra, passando por amigo por mais 20%, 30%.... ).

E isto faz-se porque se pretende alavancar negócios ou melhor, empréstimos com a banca e na banca. Para empresas colocarem no seu balanço, valores de “coisas” que estão artificialmente valorizadas. Que dizem que tem um património de 100, quando aquilo nem 40 vale (e a banca já não pega, não quer casas para pagamento de dívidas ). Para as empresas não falirem, assim empurrando com a "barriga" o (quase) inevitável. 

A economia da Madeira assenta nas obras públicas, nos ordenados dos funcionários públicos, no turismo que nos calha e como região do betão, numa bolha imobiliária criada artificialmente para os principais grupos económicos obterem mais e mais créditos. Um dia, esta bolha estoirará, porque é o que vem nos livros e ensina-nos a história económica dos países, regiões e a Madeira não é exceção. Falo na história recente, não a de 500 anos atrás. E, repito, esta bolha manter-se-á enquanto for mantida artificialmente como acontece agora, com ajudas da banca ou do DESgr (ás empresas amigas e o PRR está aí para ajudar ).

A Madeira é a região do “sempre a bombar” na patetice. Bem vindos ao velho novo ano na Madeira. Porque isto só desaparece com o REGIME caído.


U2 - New Year´s Day




Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.