Votar em quem ?

 


"...o governo do povo, pelo povo e para o povo, jamais desaparecerá da face da terra..." - discurso de Abraham Lincoln no campo de batalha de Gettysburg

Na Madeira não existe nada disto. É um DESgr de uns, para aconchego de outros e onde o povo vê muitos poucos terem tudo, quase todos terem nada.

A Madeira é uma das regiões do país com maior PIB per capita. Verdade, não estou a mentir. Aliás das regiões mais ricas da Europa. Verdade, não brinco. Vão á UE perguntar. É uma das regiões do país onde mais reformas “gordas” se pagam. Verdade, não minto. Vão á DGE, não á DRE-mentirosas da Madeira (não para todos claro, mas para alguns ungidos). É a região do país onde a pobreza mais cresce. É a região do país onde mais cedo se abandona a escola. É a região do país onde os alunos em escolas superiores no continente, abandonam os estudos ou fazem-no “cabulando” vários anos. É a região do país....onde o futuro é sempre amanhã. É a região do país onde o desemprego é escondido e os números "martelados". 

Existem exceções? Claro que existem, mal fora se não existissem.

É também a região do país, onde a distribuição de riqueza é mais desnivelada. Dizem os livros, dizem as estatísticas. Dizem os estudos. Dizemos nós porque observamos e sabemos a realidade. É a Madeira uma verdadeira Dubai, Arábia Saudita do Atlântico, onde muito poucos têm tudo, muitos têm nada ( a Arábia saudita, Dubai, …. têm o maior PIB per capita do mundo )

Hoje mesmo, porque é publicado, é oficial, soubemos pelo jornal Público, que a Madeira é a região da Europa onde a taxa de incidência do Covid é maior. Porque, repito, é publicado é oficial. Mas aqui na GNOSE, já o tenho dito há muito. Veja-se e por comparação. Se cerca de 1% da população da Madeira (250 000 pessoas ) fica infetada diariamente (e de com certeza em 2 dias seguidos), transpondo para o continente português seriam por dia cerca de 110 000 pessoas; França: 670 000 pessoas; Alemanha 820 000 pessoas; Uk: 560 000 pessoas; Espanha 450 000 pessoas; Canárias 21 500 pessoas; Córsega 2 600 pessoas; Sicília 50 000 pessoas… E sim cabe ao DESgr a responsabilidade de isto estar a acontecer.

São 19h e os jornalecos da Região sobre isto nada dizem. Mas sabem atirar que é na Rib. Brava e em Sta. Cruz (julgo ) onde a incidência do Covid-19 é maior. Nos últimos 3 dias, faleceram 8 pessoas (números oficiais) de Covid na Madeira. Faltam as outras 5 mortes para contabilizar.

Este DESgr é criminoso. É criminoso na saúde, porque pessoas morrem por falta de assistência. É criminoso na economia, porque muitas pessoas estão miseráveis por falta de um sistema económico eficaz (porque não comem bem, não têm saúde, … ).

No que é fundamental para a vasta maioria do madeirense, este DESgr falha. Mas falham também todos aqueles que sabendo nada fazem, ou fazem pouco, limitando-se a queixinhas pueris. A mostrarem-se em fotografias, a dizerem que trabalham, mas que nada sai porque não lhes deixam. A branquearem na ALM comissões tontas, discussões fúteis, votações de treta. Sobretudo sabendo que a “união faz a força”, não a promovem para combater este REGIME. E esses, por isso, também são regime.

Disse aqui há 2 anos, que ia votar PS-M pela primeira vez na vida. Hoje digo que vou votar PAN-M, já amanhã. Também pela primeira vez na minha vida. NÃO PORQUE É FÁCIL, EXATAMENTE PORQUE É DIFICIL. 

Entendamo-nos. Um mundo de distância, neste caso uma ilha de distância, separa-me do PAN.

Se para o PAN os direitos dos animais devem estar consagrados na constituição portuguesa, para mim, “bicho é bicho”, pessoa é pessoa. E se os tenho, tenho muitos e alguns são os meus queridos “paineleiros” quando faço sondagens “á-la-minute”, nunca passam de um limite geográfico bem definido em casa. Cães, gatos, periquitos, papagaio, canários, caturras, hamsters, cavalo, ….. são cadilhes lúdicos meus. Porco(s), frango(s), galinha(s), coelho(s), peru(s), pato(s)… são mortos à medida que crescem a bem da “pátria”. Pulgas, carrapatos, carraças…. são exterminados.

Este regime, é um regime que tem a mania de todos eles serem abelhas: Pensam que são rainhas, mas afinal só são insetos. 

A politica é a arte de obter dinheiro dos ricos e os votos dos pobres, para proteger uns dos outros, anónimo

Nesta coisa dos animais, até estou muito próximo de Manuel Alegre. Vivam as touradas, uma boa caçada, um bom charuto, um bom fado, .... 

Mas ao que interessa, o que me faz diferenciar do PAN, aliás de TODOS os partidos, é que eu defendo que em questões de consciência, por exemplo na eutanásia, deve ser o povo em referendo que deve decidir (e não acontecer como na lei do aborto que se fizeram referendos á medida, até o sim acontecer ). Não acho que 300 e poucos pataratas, possam votar em consciência pelo povo português. ou pela minha consciência. 

Mas isto são questões de minudências.

No dia 30 de Janeiro vamos escolher um primeiro ministro e um modelo de governação. Ou António Costa, ou Rui Rio. E prefiro António Costa a Rui Rio. Porque este ultimo está rodeado de figuras muito ligadas a um período tenebroso da nossa história recente, o governo de Passos Coelho (aliás até AJJ concordará comigo, porque também o disse publicamente).

Se estivesse no continente, eu, que não sou socialista, votaria muito provavelmente no PS. Mas estamos na Madeira.

Porque estamos na Madeira, porque sempre combati o regime da Madeira, porque combato o regime da Madeira, vou votar PAN-M. Repito. Não por ser fácil, exatamente por ser difícil (e estou a parafrasear Kennedy ).

Na Madeira, temos que psd-M e ps-M apresentam como candidatos a “debutarem” na AR, figuras ligadas a este regime. Sim, alguns socialistas também. Temos só nas primeiras figuras da lista do psd-M (o cds-M desapareceu ): o presidente do DEsgr; o homem que betonizou ribeiras e vendeu por tuta e meia um jornal; a senhora histriónica que na AR ninguém (até colegas de bancada ) querem por perto; uma arguida e a pedir por imunidade (o julgamento é já em fevereiro/março ); um boy para um job; o homem dos 10 000 € nos bolsos (fundos)…[imaginem que este gonçalo seja eleito pelo psd e ser o único deputado do cds na AR.....até sinto arrepios ].

Do outro lado, no ps-M, temos um homem que foi derrotado pelos seus pares quando ambicionou presidir á REN; que diz que faz tudo, mas é o Costa/república que faz afinal; que toma como suas as iniciativas dos outros e sobretudo que em 3\4 mandatos nunca apresentou nada como seu original (exceto as fotos sociais, nas redes sociais). Aliás este homem no fundamental, lei das finanças regionais, estatuto do CINM,... até defende o regime. Nem vou falar no segundo da lista, que até teve o “topete” de escrever no DN-M, que a CMF foi perdida porque o combate à Covid-19 foi excelente na RAM!!!! (para além de ter sido desleal ao candidato Engº MSG ). 

E veja-se isto, dou o exemplo do novo hospital, dizem que são eles que o pagam. Uns o DESgr, outros a república (50%)- Nenhum destas "almas de Deus" diz que o hospital é do povo e pago pelo povo (50% por madeirenses, açorianos e continentais; outros 50% apenas por madeirenses). E poderia mencionar outros e outros exemplos.

Por isso, mais regime da Madeira na AR, não. Por mim acabou. 

Resta o PAN-M, a IL-M e o JPP, porque BE e CDU, devem ser responsabilizados por esta crise (e a CDU até combateu a unidade da oposição na CMF ).

A IL-M apoia Rui Rio num governo. Logo out. O JPP espero que eleja finalmente o seu deputado. Mas é um só e o PAN pode ter 4\5. Resta o PAN-M. Dos outros não reza a história. 

O meu partido politico é o da endireita. Endireitou ? Eu voto, anónimo.

Mas existem outras razões, para eu escolher o PAN-M.

O candidato do PAN-M, Prof. Joaquim Sousa, teve o mérito (este REGIME DETESTA O MÉRITO ) de colocar uma escola “onde Judas perdeu as botas”, Curral das Freiras, no panorama educativo do país. Foi considerada das melhores ou a melhor na sua área, a nível nacional, não regional. Colocou a Escola do Curral das Freiras na primeira divisão educativa do país. Um modelo. Por isso, o Prof. Joaquim Sousa foi acusado de tudo e todos (até por alguns dos seus colegas que mentiram) e um processo disciplinar foi-lhe instaurado, esteve 2\3 anos sem receber…E ganhou. Contra tudo e contra todos. 

E é isso que queremos na Madeira. Gente com mérito e que faça a diferença. Não nasceu na Madeira? paciência, nem tudo é perfeito. Eu nunca trocaria o lugar onde nasci, Ndalatando, Angola, por outro lugar do mundo. Tenho orgulho nisso. E são estas "coisas", estas diferenças que temos, que fazem de Portugal um grande país, um país diferente.

Tanto eu como o professor Joaquim, não somos “cubanos”. Temos a Madeira no coração. Para serem cubanos, estão lá no DESgr e muito bem representados, Miguel Albuquerque, Pedro Ramos, Lopes da Fonseca, Rui Barreto, …..

Um voto serve para eleger pessoas. Mas também para responsabilizar pessoas e partidos. Não vou dar o meu voto ao PS-M, porque se o fosse, estaria a votar em candidatos do ps-M que nada fizeram, nada acrescentaram, para o bem da Madeira. Aliás, são candidatos do regime. 

Ao votar PAN-M, vou fazer o 2 em 1: Votar em Costa (porque o PAN vota Costa na AR) e ao mesmo tempo, vou protestar contra o ps-M (que tomem juízo e não pensem que só por serem ps, têm o voto das pessoas ).

Ao maior partido da oposição exige-se mais responsabilidade e transparência. Que lutem, que unam, que não sejam queixinhas. Sobretudo que trabalhem, pois parece estarem habituados a nada fazerem e exigirem tudo ter.

Em 2023, aqui estaremos, se Deus quiser, para fazer novas escolhas. 

Porque os independentes são assim: pensam de forma distinta e pensam não pelo partido, mas pela causa. A minha causa é derrubar este regime que desde há 45 anos dá cabo da nossa Madeira. psd-M, que desgraça muito, ps-M que deixa desgraçar e só se queixa…mas nada faz.

Vou amanhã votar PAN-M e com muita pena de na Madeira a oposição não perceber o que é união. Porque na Madeira na oposição se joga o jogo "a minha pilinha é maior que a tua". Porque na Madeira o regime é uma moeda com duas faces: A do psd-M (unida). A da muita  oposição (desunida). 


In Memorian, 

Meat Loaf - Bat Out of Hell


Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.