Controladamente descontrolados

 

Todos podemos controlar a dor excepto aquele que a sente, Shakespeare

Um orçamento regional obscuro, foi aprovado na ALRM esta semana. Uma oposição sem brilho (excepto em alguns "tiros" fugazes ) votou NIM (nem sim, nem não ) a este orçamento (excepto o PCP que votou contra ) e claro, um psd-M e um cds-M obtusos, votaram naturalmente a favor de mais incertezas, mais ambiguidades e em mais insensatez.

Das tais 80 e muitas propostas que SÓ o PS-M ia fazer, parece, segundo Lopes da Fonseca, que toda a oposição em conjunto, recebeu como prenda de Natal, ter visto APENAS  8 propostas suas aprovadas. HURRA….E votam NIM....foram gozados, deixam-se ser gozados, gostam de ser gozados. Lamentável.

Eu percebo o que a oposição quis fazer. Eles não se querem opor ao (des)GR nesta época de crise. Querem passar a ideia de serem "solidários". Querem que o (des)GR tenha TUDO  o que pede, para poder governar a “seu bel-prazer”. Como se isso não foi o que fazem há mais de quase 45 anos. Por isso, qual o problema da oposição em votar NÃO ? Só se for para disfarçar incapacidades.

A oposição quer dar ao (des)GR a "corda com que se há-de enforcar". Mas não percebeu ainda que tem sido conivente na compra dessa corda e com ela, enforca-se mais o povo madeirense que o regime madeirense. A oposição pelo menos recusava-se ir às compras, dizer que não concorda.  Mas não. Está-se "borrifando" se o regime compra  5 mts, ou 1000 mts. Tanto "lhes faz, como se lhes dá". Por isso está a RAM a caminho da forca financeira, menos quem está pelo (des)GR ( começo a acreditar que parte da oposição também está ).

A oposição, excepto o PCP-M, absteve-se, apesar de terem vistas quase 95% das suas propostas rejeitadas. É quase como eu ter ido às ultimas eleições no Sporting com Bruno de Carvalho, ser contra aquele obtuso e ter-me abstido a “bem do Sporting” ou dar a Bruno de Carvalho mais uma oportunidade para ele desfazer o clube. Obviamente não o fiz. Votei contra. E votei também para o pôr na rua. 

Foi isso que PS-M e JPP NÃO fizeram. Eles, a oposição, fizeram como Pôncio Pilatos: lavaram as mãos deste péssimo orçamento e por isso lavaram as mãos do destino da RAM no próximo ano.


A um orçamento sem “rei nem roque”, mais uma vez gastador e despesista, onde não se sabe o que se tem, apenas o que se pretende gastar, onde não se sabe como se vai pagar, apenas que se pretende dilapidar o pouco que ainda se tem, pouco ambicioso, pouco ou nada diferente dos anteriores, a oposição absteve-se (excepção o PCP-M ).

Pior, a oposição, excepto o PCP-M e não por estas razões, vai deixar que no final de 2021, a dívida total da Madeira dispare, para os cerca de 11 000 000 000 € (onze mil milhões de euros ). Porque tanto se lhes dá. Quem diz NIM a este orçamento, diz NIM a esta dívida.

Por isso, a oposição não poderá amanhã chamar a atenção do (des)GR sobre matérias em que se abstiveram ontem. Porque não seriam honestos. Nem lhes vale a pena dizerem que fizeram propostas e elas foram na sua maioria chumbadas. Nada. A oposição votou NIM.Eles foram a jogo e perderam. E como derrotados votaram NIM. GREAT. Branquearam mais uma vez o regime.

Pessoas sem esperança são fáceis de controlar, Michael Ende

Um orçamento que vai ser gasto, estão lá todos os sinais para quem teve olhos de o ler e perceber, em despesas inúteis em ano de eleições autárquicas. Para as autarquias do regime, nas trocas de favores e para, eles, o regime, conquistarem, não reconquistarem, autarquias à oposição e tornar as neutras/independentes, como suas. Um orçamento que é feito talvez para manter este (des)GR em funções até outros "cheiros", vulgo dinheiro, chegarem da União Europeia. Depois ...talvez eleições.

Bem faz Miguel Silva Gouveia. Ele percebeu o que Cafofo não percebeu ainda. Que é com um independente que se ganha uma câmara. Sem amarras. Até pode ser próximo do PS-M, mas está o quanto baste afastado do PS-M para ganhar a câmara COM TODOS. Se ganhar, ganhou mesmo como independente. Se perder, pouco provável, perdeu como independente. E ainda "obriga" o PS-M a apoiá-lo. hOMEM DE CORAGEM.

Face a prestações medíocres de Calado, Jesus, Ramos, Prada, Aguiar, Fino, Teófilo, Barreto, Carvalho, Humbert na ALRM, a oposição não teve capacidade nem gente para contrabalançar o discurso pífio do vice e secretários que nada fazem e dos partidos do regime. A oposição absteve-se da Madeira no debate deste OR.

Pode a oposição ganhar algumas pequenas batalhas em 2021, porque assim, nunca vai ganhar a guerra.

Aliás, Miguel Albuquerque foi para mim o vencedor deste debate. Por não comparência. Até dá-se a esse luxo. Perante uma Região controladamente descontrolada na Saúde, nas Finanças, na Economia, no Turismo, na Segurança Social, no emprego.... mostrou a todos o que vale para ele esta oposição: ZERO, NADA. E o que vale a ALRM também. 

Sun Tzu dizia que melhor que destruir um batalhão, uma companhia ou um pelotão de soldados é saber dominá-los. E Miguel Albuquerque, dominou a oposição. Continua a dominar a oposição. Não faz muito, basta o suficiente, porque ela coloca-se a jeito. 

A "consideração" é tanta que quase sempre MA não esteve na ALRM neste debate. Afinal, para quê debater, com quem não consegue ter uma posição clara sobre o que vai ser o governo da ilha no próximo ano de 2021 ? Porque gastar "o latim" ? .... Os cães ladram, mas a caravana passa. O líder do GR, ignorou o líder da oposição na Madeira, a oposição da Madeira. Ponto.

Na Madeira, empresa privada é aquela que é controla(da) pelo governo e empresa pública é aquela que ninguém controla, anónimo

.Porque não se esqueçam, SÃO PAGOS PARA TRABALHAREM PARA NÓS, na ALRM (nem sequer falo dos partidos do regime que sempre trabalharam para eles e os próximos ).

Com este regime infelizmente a RAM não tem futuro. Coim esta oposição, também não, para desgraça nossa. Parece que está a fazer todos os possíveis para nos abstermos dela.

Afinal a oposição, somos APENAS nós. Os que não recebem para a fazer. Os que nas horas vagas procuram factos para contradizer o regime.e desmontar mentiras, apontar situações que a oposição com assessores, consultores, .... nem isso aproveitam.

Um Feliz Natal para todos SEM EXCEPÇÃO (até para os grunhos ). Porque ainda acredito no Pai Natal e no Menino Jesus, peço como prenda de Natal, um regime com práticas melhores na governação, menos mentiroso e uma oposição que se faça notar pela sua luta e garra, não pelo "non sense" que demonstra. 


Observação 1 - de cabeça perdida

Calado, Albuquerque, Jesus, Ramos.... estão atordoados, descontrolados. Calado mandou um empresário para ...Lisboa. Albuquerque infamemente, apontou o dedo a um cidadão por 2 mortes, que no fundo são da sua responsabilidade. Depois MENTE e Pedro Calado, também, quando dizem que a RAM vai pagar as vacinas contra o Covid [Madruga da Costa neste aspecto também madrugou na asneira ]. Jesus é ..Jasus. Ramos, nem bufa, nem pia. está "covidado". Augusta .... atalaia-se ... "dilectantamente"... Tudo descontrolado, de cabeça perdida  e ninguém da oposição pega nisto. 

Vá lá, gostei mais uma vez do líder parlamentar do PS-M. Miguel Iglésias. Porque faz a diferença, no PS-M, fez com que Calado admitisse erros e calou-o. Não foi de ontem. Tem sido a diferença no PS-M. Por isso cá fora começam a "sotto voce" a acusá-lo de cubano. Uma medalha para Iglésias. A melhor medalha que podia ter, porque está a incomodar. Parece que temos homem. Daí os encómios dos grunhos. Pena que este solista apenas seja ...o solista. 

Observação 2 - erros na testagem no Covid

Um cidadão madeirense, cantor, diz que na RAM os serviços de testagem funcionam mal, trocando a etiquetagem dos testes. Nós na Gnose já tínhamos alertado que o funcionamento do SESARAM falhava em procedimentos e estava sujeito a erros pela forma como foi implementado. E a informação passada era incoerente e manipulada. E agora ?

Frank Sinatra - Jingle Bells

Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.