A BEATICE RADICAL

 A nova beatice não se circunscreve ao mofo das sacristias. A hipocrisia do andar de joelhos nas capelas do Santíssimo Sacramento e o rastejar nos Santuários Marianos por esse mundo fora, deu lugar hoje a uma vaga de militantes, tipo guerreiros alimentados por promessas douradas de um mundo monocolor, onde a diferença não tem lugar e o ódio é luz para combater com armas. Surgem escolas de formação destes militantes, que vão ser espalhados pela Europa inteira para fazer valer tais ideias. É mais uma vez a ordem do religioso e do político dando as mãos para fazer vingar o mal.


Assim, a beatice atual é de armas físicas, radicais ao modo dos fundamentalistas islâmicos, armados até aos dentes, para combater com violência as diferenças, o aborto, os refugiados, os homossexuais e fazer recuar todos os avanços, quanto à emancipação das mulheres…

Eis os alvos da nova praga de fanáticos, guiados pelo «pastor» Steve Bannon, que se plantou em Itália, para formar os novos guerreiros e organizar as novas «cruzadas» ao jeito do séc. XXI. E o mote é sempre o mesmo, semear o ódio e o medo no seio das populações.

Steve Bannon foi o ideólogo da campanha que levou Trump à Presidência dos Estados Unidos, foi assessor de Trump, mas agora está em Itália para criar a «Universidade do Populismo», esse ninho onde deve preparar beatos/guerreiros para serem lançados em toda a Europa, para fazê-la virar politicamente para a extra direita, com base nas ideias fascistas.
Anda muita gente entusiasmada com esta beatice pegada. Há, no entanto, um revés para Bannon, neste momento, porque viu o governo italiano recuar na conceção de um antigo convento para a tal universidade, que seria dirigida pelo famoso combatente do Papa Francisco, Raymon Burke. Outro beato fundamentalista que anda à solta a defender e a propagar ideias conservadoras que nada dizem aos tempos de hoje nem muito menos servem à nova imagem da Igreja Católica que o Papa quer fazer passar para o mundo.

Tempos sombrios estes, onde sobressaem os populismos, com o que há de mais perigoso para a humanidade. Ele é a defesa das armas na mão do cidadão comum, o combate violento contra o aborto, o ódio, a recusa dos refugiados e o retrocesso quanto às liberdades, as tentativas de supressão da educação, o ignorar e até promover a violação dos Direitos Humanos e todas as tropelias que vamos assistindo. Tudo isto está a ser experimentado por esse mundo fora, particularmente, na América de Trump, no Brasil de Bolsonaro e na Itália do indefetível amigo e seguidor de Bannon, o Ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, líder da Liga Norte.

Esperemos que impere o bom senso. É bom despertarem os povos! E, simplesmente, esperemos que não se deixem contaminar por estes novos lobos vestidos de bondosos «pastores» que prometem alvoradas de narcisismo orgulhosamente sós.
Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.