Duas grandes perdas, a Catedral e a Verdade


Uma grande perda cultural e espiritual, sem dúvida, o incêndio da vetusta catedral de Notre Dame de Paris. Acredito, no entanto, que o edifício será restaurado respeitando toda a sua História.

A polícia, e demais especialistas, inclinam-se fortemente de que a causa do acidente tenha tido origem nas próprias obras de restauro que vinham a se fazer desde há muitos meses. Em anos anteriores o estado geral da catedral estava decaindo, por falta de financiamento público, levando a apelos gerais que, conseguindo o tal financiamento, conseguiu meios para um restauro que se iniciou no ano passado. 

Além da perda física através do horrendo incêndio, outra perda também cultural e espiritual se pode assinalar... Circulam em canais populistas de extrema direita 'fake news' atribuindo o incêndio a extremistas muçulmanos, sem verosimilhança, e verificabilidade, sérias. É incrível como as pessoas replicam sem pensar, e sem verificar as fontes,e as notícias sérias, tais boatos...

Até parece que algumas pessoas desejam ardentemente que efectivamente tivesse sido um ataque terrorista, para tirarem dos armários as bandeiras cruzadas, e os cartazes de ''morte aos muçulmanos''...

Infelizmente, a ignorância não quer saber de fontes e verificações sérias e a extrema-direita de Le Pen e os 'coletes amarelos', seus agentes no terreno, irão com certeza se aproveitar dessa ignorância, e da tragédia, para propalar a sua agenda política fascista, racista, autoritária e violenta. 

Estas são as duas perdas culturais e espirituais que gostaria de assinalar.
Share on Google Plus

0 comentários:

Publicar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.