Rumo à capital dos cruzeiros

     Neste dia tão especial para a Madeira e os madeirenses, muitos dos que nos visitam querem descobrir a que se deve a fama da Madeira no seu cartaz principal turístico, a passagem de ano. Dois aliciantes se destacam, naturalmente o fogo de artifício mas também os navios de cruzeiro que se apinham no porto ou fundeiam ao largo. Numa breve visita pelas redes sociais e blogosfera, salienta-se o regresso de Luís Filipe Jardim à escrita no seu blogue sobre navios de cruzeiro, a sua paixão. A primeira boa notícia para 2019.

Replicamos com autorização.
Para uma visita ao original:
http://cruzeirosmadeira.blogspot.com/2018/12/rumo-capital-dos-cruzeiros.html
31 de Dezembro de 2015. Foto de Luís Filipe Jardim.

     Já fazem rumo à Madeira. A 31 de dezembro, o Funchal é a capital mundial dos cruzeiros.

Não há outra data ou evento que junte tantos navios de cruzeiro numa cidade, como a noite de S. Silvestre na baía do Funchal.

O Aidanova é o primeiro e o maior desta festa de paquetes. Seguem-se o Balmoral, da Fred Olsen, que vai atracar no cais norte e o Ventura, da P&O Cruises, que ficará na pontinha, com o paquete da Aida. Ao largo, e logo pela manhã, o Queen Victoria, da Cunard, e o Columbus, da CMV. Pela tarde chega o Marella Dream, da Marella Cruises, que irá atracar após a saída do Balmoral. O mais antigo paquete desta concentração, o Marco Polo, da CMV, chega ao fim da tarde, atracando na manhã do dia 1. Mein Schiff 1, da TUI, e Aida Stella, da Aida, chegam pela noite de 31 de Dezembro e após fogo de artifício devem atracar no molhe da pontinha. O Zenith, da Pullmantur, chegará também à noite permanecendo fundeado até ao fim da tarde do primeiro dia do ano.

31 de Dezembro de 1999. Foto de Luís Filipe Jardim.
     10 navios de cruzeiro na baía do Funchal, naquele que deverá dos melhores fins de ano de sempre, em passageiros e tripulantes, bordo, atendendo às dimensões dos navios.

Popa do paquete Funchal apontada à cidade que lhe dá nome . Foto de Luís Filipe Jardim/ Revista Cruzeiros. 
Share on Google Plus

0 comentários:

Publicar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.