Buona sera


...pugnaremos, quanto em nós couber pelos interesses desta povoação... , Tristão Vaz Teixeira de Bettencourt da Câmara

O Dr. Ricardo Oliveira (RO) já foi homem de causas. Hoje parece ser apenas o homem da casa (do regime, claro). Antes defendeu a Madeira. Hoje defende os patrões. Seja o regime, seja o patrão DDT, que também recebe do regime para NÃO ter de dar ao dn-M. ( È confuso, leiam lá outra vez, mas percebe-se não é ?)

Antes, com o antigo RO, o DN-M estava ao serviço da Madeira. Hoje, o dn-M parecer estar de serviço ao regime. Antes era independente. Hoje é dependente. Segue os passos do regime e os tempos novos da (des)ventura madeirense. 

Existiu, um RO de muitas palavras, hoje existe um RO da calada.

Existiu um RO - CJ (com jardim), como agora existe o RO-CA (com albuquerque). 

Existiu um RO - BC (Blandy e Câmara). Hoje estamos na era RO - RDDT(regime donoS disto tudo)  

Um editor de jornal é alguém que separa o trigo do joio – e publica o joio, Adlai Stevenson

Existe um RO - R (renault ), hoje existe o RO - AM (Auston Martin). Gosto da AM, mas preferia o RO-R (aquela foto de RO com Calado no Savoy no evento da AM ....perdeu-se. Era muito semelhante á foto de RO na molhada com Calado com um AM no evento das comunidades ). 

Os tempos mudam e RO parece-me ser o exemplo típico de um madeirense que o regime tomou. Mais uma vitória de Albuquerque sobre Jardim ( a outra foi o cds-M ). E eu lamento, mas lamento mesmo muito a evolução de RO. Mas também percebo. Como Trump, familia first. 

Não conheço RO, apenas numa e noutra ocasião que me lembre, troquei algumas palavras sociais com ele. Parece-me que na altura que mais palavras troquei, foi quando instalei uns equipamentos, servidores de informática novos, no DN-M (HP se bem me recordo) e fez-se um site, o primeiro do DN-M. Na altura era Calisto o diretor e RO sub-diretor e o homem das informáticas, se bem me recordo.

No jornalismo, não há fibrose. O tecido atingido pela calúnia não se regenera. As feridas abertas pela difamação não cicatrizam. A retratação nunca tem o mesmo espaço das acusações, Filipe Pena

Mas desses poucos contatos, a simpatia era evidente, a aposta na novidade também. Depois, depois segui-o como diretor, nas guerras contra Jardim e o seu regime. Mesmo comigo já fora da Madeira.

Para quem não se lembre, o jm-M era subsidiado a 100% por AJJ e o DN-M era proibido no regime (até nos WC´s do regime existia o jm-M. O DN-M não entrava nos gabinetes do regime). 

O jm-M era sabujo (hoje reconheço que em muitos aspetos noticiosos está uns pozinhos melhor que o dn-M e até tem lá um sub-diretor que escreve muita verdade). O DN-M era onde se podia ler a verdade. O jm-M a utopia jardinista (e hoje ambos escrevem sobres as utopias de Albuquerque ). Na altura, o DN-M parecia-se muito com "O Independente" da era de Cavaco. Tinha Paulo Portas e Miguel Esteves Cardoso, o DN-M tinha RO. E ambos apontavam aos podres dos regimes.

Eu gostava do DN-M, gostava de RO (menos das pressões e porrada que lhe ameaçavam dar ). Um tempo onde todos comprávamos o dn-M para ele sobreviver e nos solidarizávamos com o pessoal, diretor incluído,   Hoje só leio o dn-M porque sim e chateia-me que o regime e Albuquerque tenha dado cabo de um bastião de independência na Madeira. Chamem-lhe teimosia se assim quiserem.

Não sei se RO conhece aquela célebre frase do primeiro editorial do DN-M,  «...pugnaremos, quanto em nós couber pelos interesses desta povoação.». Até na wikipédia vem e já agora aqueles dados parecem-me atrasados ( até parece que a wikipédia tem vergonha do atual dn-M ). Porque ela foi esquecida neste dnezinho-M

Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Tudo o resto é publicidade. Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data, George Orwell

Com RO - BC e/ou RO - CJ existia o DN-M, agora existe o dn-M. Muito pequeno, de (pouco) serviço mas ao serviço do regime. Não só por culpa de RO, mas também. Familia first.

Antes, RO, porque tinha como patrão e diretor/administrador pessoas de bem, gentleman´s, refiro-me a Michael Blandy, ao grupo Blandy e ao dr. José Câmara,  fazia jus á tal célebre frase do editorial do primeiro número do DN-M.

Frase que dizem ter sido escrita pelo seu célebre primeiro diretor, também proprietário, Tristão Vaz Teixeira de Bettencourt da Câmara. Hoje, RO-CA não segue os passos de Vaz Teixeira ou do cónego Alfredo César de Oliveira. Segue outras pisadas, de vistas bem curtas, talvez mais egoístas e de sucesso aparente fácil. Do dn-M, do regime, também de RO. 

Existe uma diferença enorme entre Michael Blandy, José da Câmara e os atuais donos do dn-M, um dos quais, parece que ofereceu nos tempos antigos, um “par de estaladas” a RO. E ter como administrador e quem lhe assina o cheque do ordenado (já agora o da esposa no CMF ) quem é boçal, gente que se julga DDT da Madeira, que não tem escrúpulos, é perigoso (confesso que se eu estivesse a trabalhar na Madeira, talvez não escrevesse isto e outras coisas ). Familia first.

Por tudo isto e mais alguma coisa, RO “afamaliarizou-se” com o regime que antes combatia. Aconchegou o dn-M no regime e o regime, o patrão, a falta de vergonha, a pouca ética prevalecente, o interesse superior de poucos, mas que mandam, que passam os "chequitos", aconchegaram o jornal. 

Bate qb nos socialistas (eles adoram porque são masoquistas e não têm vergonha por serem publicamente humilhados ) que escrevem no jornal; gosta qb da CDU (porque um comunista no regime é um bibelot de estimação); também do BE (porque muitos deles aburguesaram-se ); e como sabe algumas coisas .... "espirito santo de orelha", talvez, adora o Roberto dos lixos e o agora pan-M de estimação e de muita masturbação (mental). 

Não vamos esmorecer na nossa crença de que jornalismo é algo que se faz com espírito crítico, fiscalizando o poder, Mino Carta

E faz isso no seu Boa Noite. Um Boa Noite que ele usa para desancar em quem não se porta bem com o regime, em quem tem o passo desajustado ao do regime. Demasiadas vezes no "Boa Noite", RO primeiro atira e só depois vai ver a quem atirou e porquê. É lá que muitas vezes percebemos quais os seus ódios de estimação.

JPP, fake news, transportes marítimos, oposição a Calado, Miguel silva Gouveia, câmara de Sta Cruz, redes sociais !!!!! (apenas dos que RO não gosta, atenção), o cds-M, o moço de festas da ALRM, ... são as tais coisas que RO detesta. E a policia, quando faz o barco do patrão ter 15 minutos de atraso (link ).

Cafofo, socialistas de regime, câmara do Funchal, grupo Sousa, Savoy palace, prémios de cliques da Madeira, novas TI´s, a educação na Madeira, Tolentino Mendonça, a aposta em IA da Madeira, o turismo na Madeira, a cultura na Madeira, GESBA ... são coisas que gosta. 

Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados, Millor Fernandes

O resto é qb. Na saúde dá uma no cravo e outra na ferradura; na economia e pescas (do cds-M )  mais aspas (não´s ) do que idem (sim´s). Nas finanças ... cut and copy dos dados estatísticos da Direção Regional das estatísticas MENTIROSAS do Horácio, .... Até do jm-M de que era antagonista (e muito bem ) e acusava de ser pago para estar ao serviço do regime, RO é agora bem mais compreensivo. Afinal agora, os "gajos" são iguais ao dn-M. A politica editorial é a mesma, as noticias são "cut and copy" de uns e outros, os interesses os mesmos (um mais a AFA, outro mais os Sousas, ambos os DDT´s ) ... e por isso, agora RO gosta deles. 

Mudaram-se os acionistas, mudaram-se as vontades.  Às malvas a independência, bem vinda a dependência. 

RO faz bem em não criticar o jm-M. Afinal qual a diferença entre este dn-M e o(s) jm-M ? Os patrões são os mesmos. São ambos "jornais" ao serviço do regime (Eça chamar-lhe-ias de pasquins) e pagos pelo regime. 

Vamos a uns poucos de fatos. Falou de águas sujas encontradas por Duarte Andrade no Aquaparque ( (4) Facebook ). Mas fez pior. Raivoso, só pode ser, diz 

"Denunciar com provas e de forma acutilante é eficaz. Tivéssemos mais gente deste calibre e em vez de bilhardices, ataques pessoais e banalidades teríamos redes respeitadas, influentes e essenciais. Como estão, pejadas de vermes, são perigosas. Muitos vão acabar no charco e outros na cadeia". Viva o Duarte........viva o Andrade, atenção aos andrades mauzões de bilhardices.... 

Uauuuu ....isto é perigoso. Mas .....

( Duarte Andrade já removeu ou então já não deixa o seu "lamento" que RO usou para ser lido por todos e que lhe serviu para fazer o Boa noite. Honra seja feita, o dn-M falou depois com o proprietário do Aquaparque, mas.....leiam ).

Porque o dn-M de que é diretor, troca taxa de inflação com índice de preço ao consumidor pretendendo dizer que a taxa de inflação na Madeira é igual à do rectângulo ? Porque o dn-M faz "cut and copy" do que recebe das diversas secretarias e sem espirito critico, sem contraditório, relata na net e na edição em papel essas inverdades?  Porque o dn-M difunde as "verdades" do regime, que são as MENTIRAS que RO sabe serem de amanhã ? São as fake news de que RO gosta tanto de falar ? São pessoas como eu que denunciam nas redes sociais com fatos o que o dn-M escreve e muitos bandidos defendem. E os piratas somoss nós ? (O Correio da Madeira é outro local onde se pode ler a outra verdade, aquela que o dn-M não vê ). E sim, RO. A MADEIRA TEM O TRANSPORTES MARITIMOS MAIS CAROS DO PAI´S, DAS ILHAS ADJACENTES E O SEU PATRÃO É SUBSIDIADO PELO DESgr. É fake, mas não new, se defende o contrário. 

"Há pelo menos três processos judiciais em curso contra a delinquência organizada, agora patrocinada por um partido político, que têm tudo para fazer jurisprudência. Eles julgam-se intocáveis por terem um IP no além. Não se escondam. Muita gente já sabe quem são."

Ufaaaa... como assino os meus , não sou. Mas prontos, em vez de ameaçar e insinuar que vigia pessoas, partidos e IP´s ( é legal isso ? ), porque é que RO no seu dn-M não faz a rubrica, "cartas do leitor", de mais fácil de acesso e de escrita ? hoje em dia, parece-me e desculpem a expressão, que só falta dar "o tamanho da piloca" e a copa "das mamocas" para se poder enviar uma carta. E talvez mais para ela ser publicada. E porque, corajosos, que pretende ser não fala em quem e no partido ? O psd-M ? Ah sim...sai de lá muita fake. Aí estamos de acordo.

 Aquilo parece uma PIDE reles, pedem coisas que nenhum português é obrigado a dar e só serve, para quem tem muitisssssimo tempo livre e defenda o psd-M (e este regime). Os empregados deste regime.

esta fake é do jm-M ou do dn-M ? decidam-se (olhe-se para as datas )

Com toda a franqueza, eu leio o Correio da Madeira (também escrevo lá ), aquele blogue, ou serviço noticioso, desmonta muito do que o regime escreve, incluindo o dn-M. Incluindo RO. Estou de acordo com tudo? não. Mas ...só no regiem de RO-CA é que existe em unanimismo. Por exemplo que a GESBA paga bem ao produtor e a Saúde madeirense é excecional.

E sim, é claro que à Madeira atual ,faz falta gente impoluta, que escreva em liberdade e um órgão de informação, que não dependa dos dinheiros do regime e siga os seus valores pouco éticos, nada republicanos ou monárquicos deste regime de lobbys.

Buena Sera, 

Porque precisamos todos de deixar o passado e olhar para o futuro, 
E.L.O. - 21st Century Man
Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.