Contra a fraude política

No contexto político regional há todo um outro processo que está a querer induzir em erro a população e a montar uma fraude política. Quer seja através de sondagens, quer seja pelas repetidas primeiras páginas e carregadas manchetes, há quem queira fazer crer que toda a vida política se reduz a uma pergunta: Quem irá vencer as eleições, quem formará governo, Cafôfo ou Albuquerque? Tudo isto assenta numa falsidade porque nas eleições o que estará em causa não é ver qual o partido mais votado.


O que estará em causa nas eleições legislativas regionais não é a eleição de um Presidente do Governo, mas sim a da eleição de 49 deputados e da sua distribuição no Parlamento.

Mas, determinada propaganda procura dar por adquirido que quem tiver mais votos é que formará governo. Aí está outra mentira, outra fraude política, outra deturpação! Na verdade, convém esclarecer, que não bastará ter mais votos. Basta olhar para o País. Nas últimas eleições legislativas para a Assembleia da República, o partido que teve mais votos não formou governo. O PSD de Passos Coelho, em 2015, embora tendo mais votos, não formou governo.

O que será decisivo nas próximas eleições (dizemos sem hesitação), será impedir que apenas aconteça a substituição de uns por outros nos comandos da política de direita. Decisivo será evitar que apenas mude o estilo, sem que se altere o essencial das políticas, sem que seja tocado o que tem de ser mudado quanto às causas estruturais e nexos da injustiça

Nas próximas eleições regionais importa impedir que se concretize uma fraude política, ou seja, que seja invocada uma torpe alternância para perpetuar no tempo a mesma política, o mesmo folclore comunicacional, a mesma proteção e favorecimento à especulação mobiliária e aos grandes negócios.


Só a alternativa política, só a rutura com os partidos da política de direita possibilitará que os “donos disto tudo”, os mesmos interesses e as mesmas clientelas deixem de ser dominantes.
É que é possível um outro rumo para uma Região mais justa, desenvolvida e capaz de responder a aspirações dos trabalhadores e do povo.
Share on Google Plus

2 comentários:

  1. Não são 49, são 47 deputados... Não foi o PSD que teve mais votos, foi a coligação PaF... Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Foi ao PSD/Passos Coelho, por ter eleito maior número de deputados, que o então Presidente da República, Cavaco Silva, solicitou a formação de governo...

    ResponderEliminar

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.