À procura do Insular de Notícias (IN)

O melhor meio para ser-se enganado é considerar-se mais esperto do que os outros, François de La Rochefoucauld
Estive à procura do Insular Noticias (IN). Perguntei, perguntei quem eram e nada. Mandei e pedi informações. Nada. Como no jogo “À procura de Wally” tentei ver tudo, saber algo, avistar algo. Nada, saiu-me tudo furado. Eu e muitos nada sabíamos. Mistério. Um segredo para alguns, como vim aperceber-me mais tarde.

Felizmente lembrei-me de Sherlock Holmes, Poirot, Nero Wolf, Miss Marple, Philip Marlowe e pedi que me auxiliassem. Para falar com eles, tive o auxilio grátis de Mestre Bamba e foi assim que começou a minha pesquisa. Começa-se sempre pelo principio e o principio deste misterioso caso foi ...

Sim, certo, uns quantos de nomes e Eureka!!!!!!, um proprietário: Out Press, Unipessoal, Lda. Certo, temos o proprietário, mas onde fica o jornal ? Ou melhor, onde se situam os donos? O 118, nada diz. Mas nada como "fossar" mais e usar as “celulazinhas cinzentas” e a subtileza de um bom chá de Miss Marple. Vamos ao registo comercial? Ou não, porque já que estamos na era da net, tenta-se as bases de dados de empresas comerciais? São só uns poucos de trocos, correcto ?


DADOS
Em cheio, no alvo. Bingo.

Estão na Avenida Duque de Loulé, nº123, 8º andar. Bora lá, vamos telefonar-lhes. Pois.... 118, não sabe, não conhece. Mas atenção, ligo para o outro numero de informação e recebo um número associado para aquela morada, 215922408. Boa ... ora pombas, ninguém atende. Mas que diabo de proprietário tem morada, número de telefone? CAE, NIF e nada? E que diabo de empresa de comunicação que não tem forma de comunicar, mails que não ... existem. Experimentei um ... de um tal João Abrantes, que só faz loop de notícias que “colocou? Escreveu ?“.


Bem vistas as coisas, aquilo não são bem noticias, são como aquelas comidas de supermercado, noticias “requentadas”. A mesma roupa, mas com “outra pinta”. E sim, sempre com uma queda para o laranjal, da Madeira, vulgo PSD-M e (des)GR.

Hummm, o problema é saber quem são estes homens e porque tanto secretismo. Escrevem, não falam, não respondem, muito esquisito. Ahhh e são do continente. É certo que até podem ser da “conchinchina” mas ...

Tive que usar os métodos de Philip Marlowe e Sherlock Holmes. Ver e observar. Um mais contemplativo e outro, caso fosse necessário os punhos.

AS IMAGENS
Vamos então ao nº 123 da Duque de Ávila. Boa. Vamos esperar uns dias, porque estou fora, mas logo, logo quando chegar a Lisboa, faço-lhes uma visita de amigo.

Cheguei, vi e ... mau, mau ...


1, 2, 3, 4, 5, 6, o 7 é a Innovarisk e o 8 ... oh oh oh oh oh nada. Nada existe no 8º. Não pode ser, um órgão de informação que se preze, de tal importância como o Insular, tem que estar no 8º. Ou o proprietário, não é ? Incógnito(s), mas pode(m) estar. Upa, elevador comigo.


Entro no elevador e vou até ao 8º andar. E, cá está, saio  ...



viro-me ...



Como se trabalha aqui ? O Proprietário e/ou Insular Noticias não mora(m) aqui, nem trabalha(m). Em obras este piso. Que grande barrete. Lá desço ao R/C.

Uso a peitaça de Marlowe e falo com o segurança. Aliás bem simpático. Questiono, não, não conhece, nenhuma Out Press Unipessoal, Lda.  Quem são eles, pergunta? Cum catano, com essa partiste-me o sexo ... respondo que trabalham em comunicação social e diz-me ele, olhe quem esteve aqui nessa área, no 6º, 7º e 8º pisos foi uma empresa chamada “Cunha Vaz e Associados”. Chama-me a atenção, para o placard “está a ver ali no 8º, quase apagado?“.



E eu reparo e ... mistério resolvido. IN encontrado? Sim, quase. Porque lá está, perguntas começam a aparecer. Comecemos.:

1) Cunha Vaz ou Cunha Vaz e Associados, dá-se ao trabalho de engendrar uma espécie de "órgão noticioso" apenas para alimentar a campanha do PSD-M ? E talvez PSD-A ? Sim, acredito que sim, Vergonha.

2) O PSD-M entrega a órgãos noticiosos manhosos, uma campanha de (des)informação para ganhar eleições ? Hum, sim, dado o histórico sim. Outra vergonha, mais uma para o grande saco cheio deles.

3) Cunha Vaz faz campanha para o PSD-M? Sim, afirmou-o na sua página pessoal, sem medo algum. O que o honra. Mas é possível ser o autor desta abominação? Claro ...

4) Fá-lo pessoalmente? Ou é a empresa dele? Disse no facebook que só tem uma (1) e que paga impostos em Portugal. Mas, afinal, tudo indica ter outra. Ou então "de empréstimo" ou alugada.  Porque Cunha Vaz, não deixava ter a Out Press Unipessoal, Lda. com sede nos seus ex-escritórios, sem o seu conhecimento, não é?! Alguma dúvida ?

5) Out Press Unipessoal, Lda. é de Cunha e Vaz ou de Cunha e Vaz associados? Que um resto de dignidade permita que divulguem os registos, nomeadamente de 19 Novembro de 2013 e 2 de Março de 2011 (constituição e sócios)

6) Out Press Unipessoal, Lda, é um dos "filhotes" usados quanto baste, por Cunha Vaz ou Cunha Vaz e associados?

7) Ou será que Out Press Unipessoal, Lda, pertence a um associado de Cunha Vaz? Mas se assim for, ele, Cunha Vaz sabe-o, claro. Porque "ta+ado" ele não é. OK ?

8) Aqueles nomes na ficha técnica existem? Ou são apenas virtuais, como o PSD-M gosta tanto de usar? Perfis falsos, pseudo jornalistas....

9) O IN é um jornal? Se sim, alguns daqueles nomes têm carteira jornalística? E o IN, está inscrito na Associação Portuguesa de Imprensa? É que se propõem a dar notícias! Wow.

10) Aquele estatuto editorial em que assume ser jornal, é .....para rir não é ?. Como pode existir um jornal "livre ..." tão secreto ?.Ainda parece ser pior que o Pravda da ex-USSR, Esse aí sabiamos que era do PCUS ! ( https://insulardenoticias.pt/estatuto-editorial/ )

Com o IN, tudo se faz, nada se aprende, tudo se esconde. O IN é um "jornal" que ainda não saiu do armário. Vamos dar-lhe tempo, para se assumir. 

Tristeza, Cunha Vaz, um "spin doctor" dá-se a isto. Já o PSD-M, nem por isso porque a sem vergonhice é grande e a desfaçatez muita. Sem honra, nem glória. Os fins, justificam os meios? 

Sim, IN encontrado. Missão cumprida. E se faz favor, não chateiem mais. Vamos a outros mistérios? Bora lá, que são muitos e sumarentos. .  

Isto parece um filme de Tarantino. Cães danados, aqui vai:

Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.