E eles ganharam !!!!!!

"Não consigo acreditar que o mesmo Deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los, Galileu Galilei"
A Derrota

Sinto-me como Galileu. Lembram-se, ele perante a Igreja a abjurar das suas descobertas (que confirmavam  a teoria heliocêntrica) mas, no entanto, com os dedos atrás das costas em “figas” e a murmurar “mas ela  (a Terra ) move-se”.

Na semana passada, disse aqui que o PSD-M podia ter no exame do Domingo passado, 3 (três ) resultados: medíocre, suficiente e bom e esperava que não fosse sequer à oral em Setembro. Enganei-me. O PSD-M teve uma boa vitória, não só porque superou em muito as expectativas criadas ( sondagens ) na Madeira, como também superou em muito o valor nacional do PSD e finalmente os seus votos regionais, ajudaram a eleger Cláudia Aguiar. Só não teve Muito Bom no teste, porque não conseguiu um resultado de “maioria absoluta”. Parabéns, portanto. Vitória, sem … espinhas.

Igualmente, o CDS-M saiu vitorioso nesta contenda. 8% foi mais do que o resultado nacional, bem como em menor expressão o BE. Vamos ter uma AD madeirense? Falta o JPP, mas avaliem Sta Cruz,  foi mau demais.

O CDS-M foi o único partido da Região que estruturou a sua campanha em ideias fortes, com uma comunicação eficaz, em questões pertinentes e respostas inteligentes. Em menor grau o BE-M. De resto, nenhum outro, incluo aqui o PS-M, PSD-M, …… fez nada disto. Foram sound-bytes debitados, as acusações do costume entre uns e outros de aproveitamentos, muitos feitos pelo PSD-M. Na utilização dos media, muitissima pelo PSD-M, … e quem ganha esta guerra, da comunicação,  é quem fala mais alto e se sente mais mobilizado. E foi o PSD-M.

Percebem, portanto, porque estou como Galileu Tenho de reconhecer a vitória do PSD-M, mas não consigo acreditar nela. Tal como Galileu, até figas faço, para não haver outra. Esta, foi "limpinho, limpinho". 
 "Eppur, si muove!, Galileu Galilei“
Mas como é que o PSD-M ganhou ? Sem tirar mérito na vitória destes, ganhou sobretudo por demérito e muito, do principal partido da oposição. Bastante. Ali no PS-M, se houvesse algum pingo de dignidade, alguém já se teria demitido. Mas não, querem perpetuar-se, muitos são a versão II do PSD-M. Colocam sempre os seus interesses à frente dos interesses da Região, ou mesmo do Partido.
A “mini-onda” do PS nacional não foi cavalgada; António Costa e a imagem nacional positiva não foi aproveitada; um PSD-M (Renovação) falhado, farto e cheio de problemas na governação, com sistemáticos escândalos, dirigentes arguidos, julgados, condenados, quer em tribunais civis, como administrativos ou outros, com uma economia de rastos, com sistemáticas más noticias a serem dadas quer pelo INE, quer pela banca, quer pelo Tribunal de Contas, conseguiu ganhar a um PS-M de "lordes". Quiseram fazer de novos ricos, mas tiraram-lhes as medidas e foram "à vela". 

O PS-M dava a imagem de um saco de gatos, a arranharem-se uns aos outros. Como sempre e depois da derrota a culpa morreu solteira. Nem na derrota ( por culpa própria ) houve dignidade. Nenhuma. Não houve nada nem ninguém que unisse aquilo, desse alguma coerência, apoiasse a sua candidata. Nada. Ficaram à espera que Cafôfo com aquele sorriso “pepsodente” conseguisse, só por isso, levar o PS-M à vitória. Pensaram no Costa ... mas dormiram na costa, na praia. Foram preguiçosos e por isso, não mereceram ter ganho. Ali, já se viu, ninguém tem vergonha. Estavam a ganhar por 1-0 e nos últimos 15 minutos de jogo, mas levaram uma "abada" de 12-1.

E esta desgraça continua. Vejam: Recentemente, porque “apoia” a candidatura de Cafôfo, demitiu-se o presidente do conselho da ordem dos médicos da Madeira. Os seus problemas de ética chegaram agora. Não os tinha antes, quando via colegas, tal como pulgas, passarem do privado para o público e vice-versa, usando meios públicos para atingirem fins privados e pessoais. Se isto será um futuro Secretário Regional da Saúde do PS-M, estamos conversados. É a outra face da moeda Pedro Ramos. O Bloco Central dos interesses. E na Madeira, está-se farto de interesses. Acordem !!!!!

E se o PS-M ainda acha que António Costa os pode salvar, tenho que lhes recordar, que a 1 (um ) mês das eleições nacionais em Outubro, António Costa nunca vai querer estar associado a falhados e a perdedores de Setembro. Que é o que vai acontecer, no PS-M se se mantiverem neste rumo. De idiotice a idiotice, até à derrota final. 
"Quanto menos alguém entende, mais quer discordar, Galileu Galilei“
Sejamos realistas: a alternativa ao PSD-M para ganhar as eleições regionais é o PS-M. Porque é maior, não melhor  (porque nunca pareceu sê-lo). O independente Cafôfo, foi bom, O dependente !!!! Cafôfo, é ...mais um.  Desde que começou a crescer, o PS-M parece ser a outra face de uma moeda: de um lado o PSD-M, no outro o PS-M. Acreditassem mais os votantes que existe vida para lá destes dois partidos, poderia ser que com um CDS-M mobilizado, um BE revigorado ou um JPP posicionado, poderia haver capacidade de marcar a diferença, com mensagem novas e inovadores, num governo de coligação, liderado por uma figura regional de consenso.

Infelizmente na Madeira, no PSD-M como no PS-M, ainda se pensa no EU, quando se devia pensar no NÓS, O POVO. E para se pensar no POVO, dado as ilações que têm que se retirar destas eleições, a primeira prioridade a fazer, deveria ser retirar o PSD-M e toda a sua máquina da função pública, utilizando os primeiros 4 anos para uma limpeza geral , trazer a democracia plena que falta e depois, aí sim, voltar ao normal jogo politico. Naturalmente com o PSD-M. Expurgado.


Se houvesse bom senso, se existisse moderação e sobretudo se se colocase os interesses regionais em primeiro lugar, não os interesses grupais ou pessoais, seria facílimo derrotar o PSD-M (e com um olho nas Regras de Jardim, claro). Mas todos na oposição, querem ser os primeiros "entre pares". E se a isso juntarmos no PS-M, toda uma miríade de "buracos negros" ... O PS-M ainda nada ganhou, mas já tem líderes em catadupa. São os Carlos, os Freitas, os Edmundos, os Migueis, .......... Tenho pena de Cafôfo. Já aqui o disse uma vez, o PS-M precisa mais dele do que ele do PS-M. Mas aos poucos a sua imagem, começa a ser tipo "Renovadinho", a daqueles que queremos tirar do poder.
"Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problemas é descobri-las, Galileu Galilei"
Porque venceram ?

Parabéns ao PSD-M pela vitória. Mas porque é que venceram assim e com esta expressão? Por um conjunto de factores, que penso serem estes (a laranja PSD-M, a vermelho a oposição, sobretudo PS-M, a preto as Regras de Jardim ):
Mobilização x dispersão x abstenção x preguiçosos x sem ideias x egoísmo x utilização meios públicos

Mobilização- O PSD-M foi quem fez mais para ir buscar os seus militantes (e outros ) para votar. Organizou-se. Fez pela vida. Recorreu ao que sempre recorre, autocarros, carrinhas, carros particulares ... para irem buscar votante a votante, pessoa a pessoa, em casa, equipamentos sociais, clubes, associações, casas do povo … Foi uma pesca à linha, que resultou.
Dispersão – Quando a abstenção, como se previa é forte, beneficia naturalmente quem mobiliza mais, sobretudo quando a oposição por isto e aquilo, não prioriza o seu principal dever. A autêntica “praga” de pequenos partidos que apareceu, todos anti regime, tirou votos e melhores resultados aos instituídos. Veja-se, 1800/2000 votos no PS-M, faria que este subisse cerca de 3% e 1500 votos no CDS, este iria para cerca de 11%. Nenhum voto destes mini – partidos, faria subir o PSD-M, mas faria subir todos os outros. São como uma "mini", sabe bem e bebe-se logo numa golada, mas uma caneca de cerveja, saberia muito melhor. A democracia é isto, certo, mas numa democracia, deve-se pensar no TODO e não no EU. E quem pediu votos para os "minis" pediu para si, não para o povo e na Região pelo bem maior de expulsar o PSD-M. Só viram o seu umbigo.
Abstenção – Claro. Se o PSD-M sabe que vai ser grande (todas as sondagens falavam nisso), mobiliza o seu eleitorado (pesca-á-linha). Caberá portanto à oposição, fazer o mesmo. Mas foi tonta, sobretudo o PS-M. Nada fez. Estavam à espera que a banana lhes caísse nas mãos, mas nada disso. Caiu-lhes sim uma casca. E ela está nesta altura bem escorregadia.

Não vou falar aqui no CDS-M e BE-M. Fizeram o seu trabalho, o primeiro conseguiu mais que o CDS nacional, o segundo está a crescer. Muito bem.

Preguiçosos – Vou falar no PS-M. Foram uns preguiçosos. Nada fizeram, mensagem nenhuma ficou, não se uniram (era cada um para seu lado e prossegue), não ajudaram a sua candidata, deixando-a a dizer “boutades” atrás de “boutades”. Ainda não aprenderam, mesmo após 40 anos na oposição !!!!, como é o sistema eleitoral na Madeira. As tristes figuras que apareceram, pareciam a versão II do PSD-M, que é sempre a pior como vemos nos filmes.  Foram e SÃO perdedores natos. Nem António Costa lhes valeu. Nem as ajudas do PS nacional. Nada. Nem essa vantagem conseguiram usar. Nunca trabalharam para vencer e demonstraram para já, que ali, …….. não existe classe nem capacidade governativa.
Sem ideias – Exatamente. O que e que saiu dali ?  Nada, zero. Que ideia ficou ? Que são um saco de gatos, que acham que são sempre os melhores que os outros. Uma feira de vaidades, é a imagem do PS-M.  Pior, pensam que são CR7´s, quando afinal são apenas apanha bolas. No fundo, passa a ideia que não querem que Cafôfo ganhe. Aquilo não é um partido, é apenas um conjunto de interesses. Que tal estudarem o PSD-M ? Irem a umas aulas das universidades deles. Ficava-lhes  e de certeza aprendiam algo. Como por exemplo, o toque a reunir.
Egoísmo – Todos por mim, eu por mim. Foi o lema do PS-M. Deixaram a candidata, que já tinha o óbice de ser uma desconhecida, sozinha. Ninguém a ajudou. Deixaram-na ir. Depois, foi cada um por si. Ideia de unidade ? Deixem-me rir. Só quando Costa apareceu, naturalmente para as fotografias. Até se empurravam para ficarem mais perto !!!! Foram egoístas, demonstraram que não estão capacitados para governar uma região e se o fizerem, que não farão melhor que o PSD-M. Percebeu-se que não têm líder, todos querem ser lideres. Se Cafôfo ganhar, como vai pôr ordem naquela casa ? Não têm vergonha. No dia seguinte após o desastre de Domingo, até já diziam que o resultado foi …..bom !!!!!  (porque, vejam isto, o PSD-M teve menos votos que nas outras eleições ). E tinha o PS-M tudo para ganhar ... Como dizia Jorge Perestrêlo de grata memória "eu até com a minha barriguinha marcava golo .... ". Nulidades. E Cafôfo, junta-se a elas ?

Utilização de meios públicos – o natural em todas as eleições na Madeira. O aparecimento em lares e outros locais sociais, de equipas do PSD-M, a utilização de militantes do PSD-M da segurança social no apoio a idosos e outros, as conversas “normais” de quem puxa a brasa á sua sardinha, as camionetas com as bandeiras ou faixas do PSD-M “escondidas à vista” quando iam buscar eleitores, aqueles grupos “cívicos “ que apareciam nos lares a explicar o que são as Europeias, que o cartão de eleitor já não seria necessário, aqueles que estavam á espera dos eleitores nas secções, mas que dias antes até mostravam o boletim de voto com a cruz carregada no PSD-M, foi natural. Foi assim no tempo de Jardim, foi-o agora. O íncrivel é que sabendo isto, o PS-M nada fez !!!!! Como é possível ? 

As outras eleições
Mas vejamos se o PSD-M também ganha as eleições noutro campo, O das ilcitudes (acredito que exista mais e tenho dúvidas em 3 deputados do PSD.M que já ocuparam cargos governativos regionais e em dois do PS-M, nacional e regional )

Cargo / partido
Tribunal de contas
Tribunais administrativos
Tribunais cíveis

Cond.
Multa
Impedi.
Cond.
Multa
Impedi.
Arguido
condenado

P GR (psd-m )
X
X
X
X





VP GR (psd-m )
X
X
X
X





P ALRM (psd-m)



X



X

VP ALRM (psd-m)


X
X





Directora Regional adjunta ...(psd-m)
X
X
X
X


X


Director Regional ..(psd-m)
X
X
X

X

X


V P (ps-m )



X





Cond. = condenado
Imped.= impedimento de tomada de acção pelo Tribunal

Sim confere, também aqui o PSD-M ganhou. Limpinho, limpinho.

Hoje fique-mo-nos por Mozart. Requien:

Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.