Troféu imaterial do Ronaldo


Ronaldo anuncia que quer a bola de ouro de novo. Isto não é só querer mas parece que é reflexo de se sentir integrado e apoiado na Juventus. Os golos engrenaram e o Presidente do Clube, este sim, disse presente. Neste fim de semana bateu-lhe forte a injustiça de que se sentiu alvo na última edição da Bola de Ouro, como que sair do Real Madrid lhe retirasse o nome dos elegíveis para tamanha distinção. Ronaldo vai por impulsos e desafios. Quer ganhar por várias razões e vai se dedicar para se superar, corresponder ao clube que apostou nele, aos "tifosi" e aos patrocinadores que vacilaram com a acusação de violação.

Tudo bem mas não se esqueça de saborear outras vitórias que nunca constarão no seu museu. Uma grande vitória, sem o poder dizer, foi ver neste último fim de semana a equipa dos galácticos a desfalecer sem a sua presença e de ver como o actual Bola de Ouro não motiva e não leva os seus colegas ao colo para as vitórias. Como ele o fazia.

Ronaldo por estes dias, mais do que a "guerra santa" entre ele e o Messy nos clássicos e para o campeonato privado dos dois, calou muitos com o histórico que deixou e que é difícil de superar.

Foi melhor assim, porque se lá estivesse e ainda assim levasse com os 5 a 1, seria o velho acabado que não marcava, seria o alvo daqueles que vêm para o futebol se catar ou provocar a catarse, palavra que pelo Priberam acerta com todas as definições:

- Palavra pela qual Aristóteles designa a "purificação" sentida pelos espectadores durante e após uma representação dramática.

- Método psicanalítico que consiste em trazer à consciência recordações recalcadas.

- Libertação de emoção ou sentimento que sofreu repressão.

- Evacuação dos intestinos.

Amigo, custou, e não significa que por estes tempos ao nível pessoal te corra bem mas não vergaste no âmbito desportivo, o que significa que contínuas o tipo que quando é agredido, ou injustiçado, "faz pior". Ontem vi o Real Madrid sentir a tua falta mas o Barcelona não sentiu a do Messy. Ontem vi os críticos a meter a língua no saco! Força campeão!
Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.