Rodeie-se com os monstros certos


Na criação do negócio ou em qualquer fase do ciclo de vida empresarial, é necessário realizar ajustamentos às mudanças, afinar estratégias ou explorar novos produtos ou mercados.

Cada vez mais as tecnologias de informação e o desenvolvimento de infra-estruturas ditam novas regras para o empreendedorismo. Novos fatores renovam o fôlego ou asfixiam negócios já estabelecidos. Se por um lado, nalgumas áreas de negócio o mercado deixa de ser local. Por outro lado, há que ter em conta que os competidores também.

Para impulsionar o negócio torna-se fundamental recorrer a profissionais especializados, alguém fora do negócio mas com conhecimento da área. Podem entrar em cena, por exemplo, investidores, gestores, juristas, designers, engenheiros informáticos, programadores ou profissionais de marketing.

Os monstros
São estes os "monstros" do negócio. Selecionados os mais adequados à situação, lidamos com os desafios seguintes.

Quantas vezes, como empreendedor, sentiu dificuldade em lhes transmitir as suas ideias, a missão e objetivos da empresa ?  E em lhes transmitir a cultura do seu negócio ?

Ou sentiu dificuldade em compreender alguma da linguagem técnica utilizada pelos profissionais ?

Em compreender o que são exatamente os modelos e processos de negócio, o marketing digital, a monetização dos canais digitais e mais uns quantos.

Como dificuldade crescida, somam-se termos que aparentemente não têm tradução em português como o branding, a business intelligence, o data warehousing, o benchmarking, o SEO, a social media voice, o blitzscaling e tantos outros.

Apesar de cada um dominar a sua área, ainda resta o desafio de garantir que as visões parciais correspondam à visão global.

A única voz
Usualmente alguém fará "ponte" entre os diversos profissionais envolvidos. Muitas vezes tal tarefa é realizada pelo próprio empreendedor. Não havendo condições reunidas para tal, um consultor irá garantir que as estratégias globais sejam transpostas para as diversas áreas em uníssomo. O consultor também poderá mediar as relações entre o empreendedor e os restantes profissionais, libertando-o para outras tarefas.

Em suma, recorrer a profissionais é o melhor investimento que pode fazer para o crescimento do negócio. Optar por uma solução barata hoje, sai-lhe caro a partir de amanhã.

Invista sempre e bem!
Share on Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.