Como o PSD-M perdeu para o psd-M, o Titanic.

"Ser o segundo, é ser o primeiro dos derrotados, Ayrton Senna"
É da história. Mais cedo ou tarde, os impérios caem. A Madeira não é excepção. O psd-M está a cair, vai perder. O "day after", já está a ser comentado entre as hostes.  A dinâmica estática, MA lembrar-se-à destas palavras, da derrota é irreversível. Os sinais estão aí, mesmo para os Paquetes, Camachos, Pradas e outros, que se prestam a fazer o que o patrão lhes paga.

Cunha Vaz, a só ou acompanhado, o Insónias News ( in ), o  Enviesado News (en-M ) e diretor, bem tentam remar contra a maré. O primeiro bem, mas ninguém já pode esconder o que está há vista de todos. Um psd-M falido e sem ideias. Um psd-M em estertor e desesperado por se manter em governo. Um segredo de Polichinelo. Ninguém nas suas hostes, acredita na vitória do psd-M. Estão preocupados é para conseguir manter empregos e "joie de vivre". 
"Apoiar governantes com base na pobreza de seus cidadãos efetivamente premia as políticas que causam o empobrecimento", Basil Yamer
Entre os que vi e os que li, para um observador atento, os factos estão aí por muito que se tentem escamotear ou dar outros moldes. Vejamos alguns.

Maioria Absoluta
No psd-M já muito pouco se fala disso e recentemente, Rui Rio na RTP1 disse não se opor a uma coligação com o CDS-M, SE o psd-M não obtivesse maioria. Noutros tempos, o SE não existia. Em relação ao psd-M, MA, PC e quejandos, quando é que se ouviu falar em maiorias absolutas ? muito pouco e sem convicção. Já agora, é Rio que manda ou o psd-M ? Lá se vai o o "orgulhosamente" mandamos nós.

A Velha guarda

Está desiludida e é sintomático que muitos deles publicamente indiquem não se rever neste psd-M. Naquela corrida no Chão da Lagoa, entre AJJ  (sozinho)  e MA+Rio, quem ganhou? Sinal de união? Nada. Apenas saber quem é o maior. Onde estão os “senadores ” do antigo PSD-M nesta campanha? Não foi por ausência de tentativa de MA. Foi porque, ninguém acredita nele, no seu (DES)gr e no futuro da Região com ele. Veja-se Filipe Malheiro, veja-se AJJ, vejam-se todos os outros. O desconforto é patente. Onde anda Cunha e Silva, o banido das Europeias, e Manuel António, o último "trunfo" credível? E o boy, JPM não vai porque o pai Sérgio o mandou resguardar para outros "amanhas que cantam ?" Calculismo politico.O Chão de Lagoa foi o mesmo dos anos anteriores? Só quem nunca lá esteve diria que sim, ou Cunhas Vaz e outros por obrigação..
"Existe uma grande falta de autonomia na minha profissão, Edward Norton"
Autonomia, o inimigo numero 1
Nunca como agora, o psd-M elegeu tanto Lisboa como inimigo externo. A torto e direito. Vem dos manuais, tem de existir um inimigo externo para unir o povo, o grupo. Mas, como notei em conversas e nas redes sociais, isso foi “chão que deu uvas”. Já ninguém acredita, pelo contrário. E o "grupo está unido" por causa dos empregos que vão perder, não por convicção de serem melhores. O pior que podia acontecer ao psd-M.

MA referir agora no semanário SOL, que o PSD nacional, não é tido nem achado pelo psd-M, confesso que me fez sorrir. Então o porquê do convite para o Chão da Lagoa? e porque tanto lobby para manter a eurodeputada? MA não entendeu, que ela ficou, porque para Rio, ela vale mais votos do que o "proto-candidato" dos Açores. Pura aritmética eleitoral. O triste é MA não perceber que para Rio, também já está a mais, aliás como sempre esteve o psd-M nos seus tempos áureos (a preocupação de Cavaco, Durão, ....de estarem dependentes dos deputados da Madeira do psd-M). Nunca na nação, alguém confiou no psd-M. Apenas se riram das tontices dos seus governantes.

O DESgoverno regional
Ninguém desmente e não podiam, porque são números deles, o aumento da despesa e muito menos, a antecipação de receitas. A dívida mantêm-se e este (DES)gr, por ausência de conforto, não consegue empresa financeira ( como seria a Orey ) para a reestruturação da divida ( e lá se foram no OR de 2019, menos despesa).. Também aqui, se não fosse Lisboa, já tinham fechado a porta. Mas é para isso que serve a República. A única coisa que conseguiu o (DES)gr ( que começou por acusar e depois calou-se ) foi a diminuição dos juros desta, por acção daquele.  A divida continua e aumenta ( veja-se o caso recente publicado no DN-M de transformar 75 milhões de euros de divida comercial, para financeira ). Estão nas lonas. Têm para ordenados, o pagamento de Outubro já não será responsabilidade deles e o resto ....

O DESgoverno regional 1
A vergonha que nunca tiveram, já não a escondem. Indicar como medida, após uma reunião de (DES)gr  que aprovaram uma minuta para um acordo? Não estão na escola, a fazer redacções. Agora até minutas valem para se conservarem e se ouvir falar neles. E aquilo dos óculos, anunciado com toda a pomba e circunstância deu ……. ZERO (0). Só recentemente o (DES)gr aprovou o regulamento. E veja-se , para depois de Setembro. Como estará o pulso de enfermeiros e professores ? ainda haverá tempo, in-extremis para receberem o prometido?

As nomeações
No JORAM todos os santos dias, são nomeações atrás de nomeações, prolongamento de comissão de serviços ou de ……. passagem de entidade a direcções regionais ( veja-se o caso da Invest Madeira ) sem eira nem beira. Olhe-se o caso da renovação da comissão de serviço para 2020, de Maria Georgina Jardim Nunes!!!!! Tivesse o (DES)gr confiança na vitória, isto não seria necessário. Como não possui, mesmo sabendo que perdendo, isto nada vale, mantêm a ilusão de central de empregos. Para aqueles poucos que ainda acreditam
Como fugir da culpa? Continuar os atos corruptos e pontuá-los com amenidades sobre o tempo e a família, Lazio Kovacs
As fugas

Muitos já fogem deste (DES)gr e deste psd-M e convenientemente, procuram já outros aconchegos, sobretudo no PS-M. O natural, nunca trabalharam e o seu ganha pão sempre se pautou pela ineficácia, irresponsabilidade e o "não trabalho".( talvez também na lógica de que o PS-M não tem quadros para preencher tantas nulidades e tantos lugares criados para filhos, sobrinhos, …… ). Ao PS-M apenas recomendo cuidado. Esse pessoal nunca trabalhou e o dinheiro é melhor investido no povo do que em alguns. Nesta imagem será MA a fugir? Apesar de ter a camisola encharcada de água, tem "as facies" enxutas de suor. Está é a fingir, porque é o que faz melhor.. Porque MA nada tem de atleta. Aliás, julgo que a única vez que "correu", foi para correr com AJJ. 


As companhias aéreas
Depois do anúncio pomposo de conversações com a Ryanair, passou-se a conversas com a Tap e a Easyjet. ( num parêntesis também falaram com os CTT !!!!! já depois destes anunciarem abertura de novas instalações. Outra vitória do psd-M, como pretendem fazer passar ? ou apenas apanhar o comboio ? ). Estes homens, nem sequer leem os jornais nacionais e o problema que a Ryanair trazia ao recusar-se a passar facturas. Mais uma tipo Eduardo Correia. Este (DES)gr está por tudo. Como Henry B. King dizia “falem bem ou falem mal, mas falem de mim “.  


Miguel Albuquerque

Um frouxo com laivas de autoritarismo ( veja-se o caso de querer impor uma estrada na maior mancha florestal da Europa de Laurissilva ). Foi-se queixar á Cristina, que diziam que era toxicodependente. Político que se preze, “remember” Sá Carneiro com Snu Abecassis, nunca se importaria com o que se diz em “sotto voce” se a consciência estivesse tranquila. Mas não, trouxe o assunto á baila e não são poucos os que agora nas redes sociais dizem que sim, fumou, snifou .... ( recordo-me de um artigo no Correio da Madeira assinado ). E agora, também vai á Cristina ou á Fátima, queixar-se porque se diz que as suas viagens ao Dubai foram pagas por privados com interesses económicos na Região ? O problema de MA não é ter uma mente indecisa. É mesmo ter ausência de mente para decidir. Foi por isso que ficou com Porto Santo ? Porque é um mole, um piegas e nunca foi decisor. Atira mais para um "dormitor", como se vê em tantas fotos públicas.

Campanha eleitoral
A empresa de Cunha Vaz, está a fazer um excelente serviço. As fotos, com planos mais ou menos próximos, com maior ou menor desfocagem, em ângulos indiretos, para cima ou diretos em grupos compactos de camisolas laranjas, não escondem o facto de as caras serem quase sempre as mesmas. Basta ir ao site do psd-M e verificar, “comício” após “comício”, encontro após encontro. Mas que mobilizam, mobilizam. Quem paga isto ? Os monopolistas privados da Região ? 
“Um voto é como uma espingarda, a sua utilidade depende do caráter do beneficiado, Theodore Roosevelt"
Campanha eleitoral 1
Foi bastante noticiado, inclusive pelos do costume, o Insónias news, o Enviesado News as entregas sucessivas de carrinhas e outros pela Ritinha dos Assuntos Sociais. Mas o que não dizem, é que este dinheiro delapidado, vem do Orçamento de Estado, não da Região, porque a Segurança Social recebe diretamente de Lisboa. Usa-se recursos financeiros para outros fins que não os devidos ?

O Insónia News e o Enviesado News, bem como Cunha Vaz, Paquetes, Camachos Pradas, ….. em posts no facebook, referem que o orçamento do PS-M é  superior ao do psd-M. Mais uma vez enganaram-se. Porque se esqueceram de adicionar os gastos do (DES)gr nestas festas. Memória selectiva e para o (DES)gr necessidade de gastar o que pode e não pode para, atenção, não perder ( já foi "para ganhar" ).. Mas rio-me disto. O (DES)gr já não diz que faz, diz que vai fazer ( trocou o real pelo virtual). Porque.... tusto não existe e o que existe, como o da segurança social, é desviado para a saúde,  fse´s de outras secretarias ....... Por isso estão com uma inspecção. Porque não foram sobre quem lhes devia dinheiro ( 4 milhões, um grande "esquecimento" e falta de despedimento por justa causa ) , mas usam o que lhes é dado por Lisboa para outros fins. Usam dinheiros públicos, para fins privados e de partido. Está mau.

As sondagens
Valem o que valem. Mas 16-17 (psd-M ) e 17-18 (PS-M ) nada dizem, porque as Europeias foram um sinal e a mobilização do psd-M continua forte, como aconteceu hoje com as camionetes dos HF a serem usadas na cota-500. É que o psd-M sabe pescar á linha e “com papas e bolos se enganam os tolos”. Mas infelizmente, o psd-M, já vai lá com isto. Devia o psd-M olhar para as redes sociais e ler o que se escreve sobre esta excursão. O pagode que é. Preocupante. Outro sinal de perda.
"Quem não tem vergonha não tem consciência, Thomas Fuller"
A vergonha
Esta imagem diz tudo sobre onde chegou o psd-M e o seu (DES)gr. As caras destas pessoas, “voluntárias» á força, dizem tudo, tal como diz o que o psd-M pretende para a Madeira: uma República de bananas. Por isso, vão perder. Sobretudo porque o Madeirense já demonstrou e demonstra cada vez mais, que não tem medo e perceberam que conquistaram a sua liberdade de expressão. Um exemplo: O povo exigiu e o (DES)gr após muitos dias em silêncio, lá deu uma palavra amiga a Canárias e a oferta de bombeiros. Esta foi a primeira derrota do psd-M.
Também aquelas imagens de o (DES)gr deixar pedras serem roubadas, diz muito sobre o fim próximo do regime. Tudo está a ser saqueado. Como diz o povo, "até ao lavar dos cestos é vindima" e a "vindima" aqui, vai até 22\23 de Setembro. Outro sinal, de que os tempos vão mudar. Mas roubar pedra senhores ...... é muito, mesmo muito baixo.
"Onde morre a vergonha nascem os expedientes desonrosos", Camilo Castelo Branco
O JM-M
Mais um sinal. Ou porque a mulher do sócio do Luís determina, ou porque o sócio do Luís e o Luís, também acham que vale a pena apostar no pós psd-M. Uma convergência do pasquim JM-M, para o centro. Os negócios na Valley vão mal e amanhã, como hoje, será sempre necessário a muleta do Governo Regional como safa. 


ULTIMA HORA:
Miguel Albuquerque na vindima
(festa, atenção que vindimar faz calo e está calor )

Nestas três fotografias, vemos o "enérgico" MA na vindima, a festa, atenção. Na primeira, preocupado porque não sabe se tem que empurrar a pipa sozinho ou só com os "amigos" do lado. Nota-se a expressão preocupada e de falta de confiança.nos vizinhos. 



 Na segunda, MA com a expressão tipo "onde me fui meter " ? "quando é que esta m ... acaba?".



Na terceira, MA muito aliviado e a rir-se. Tinha chegado à conclusão que a pipa ia vazia e jurava, que "festas e "puxanços" nunca mais ". Pois em Setembro far-se-á a sua vontade. Nunca mais.





Em honra de Miguel Albuquerque e pelo esforço que fez, "Era o vinho meu Deus, era o vinho ... "


Share on Google Plus

1 comentários:

  1. Essa do meu querido presidente tem o dedo do professor que não dá aulas mas tem ordenado como tal,recebe como presidente dum clube de tenis de mesa com atlétas Chineses e Africanos pagos a peso de ouro e recebe ajudas de custos por residir no Funchal nas deslocações à Ponta do Pargo,também recebe subsidios da associação de Xadrez da Madeira para organizar uns torneiosinhos e ainda espera receber a subvenção vítalicia por ter sido deputado na AR.

    ResponderEliminar

Pedimos que seja educado e responsável no seu comentário. Está sujeito a moderação.