sábado, 27 de janeiro de 2024

24 - 01 - 24, o Diabo chegou. E agora dn-M, jm-M, ....

 


Pobre é o Homem que para ter prazer precisa da permissão do outro, Madonna
Os últimos acontecimentos na 4ªf, dia 24 de Janeiro, na nossa Madeira, mostraram perante o país várias coisas, que devia envergonhar todos e uns mais do que outros.

1) Que entre poder politico e empresarial, nunca saberemos onde acaba um e começa outro (e falta ainda falar-se no grupo Sousas, Acin, ….. )

2) Que a justiça de Lisboa NÃO CONFIA na policia, tribunais e agentes de justiça da Madeira

link
3) Que os ratos (link ) são sempre os primeiros a abandonar o navio, neste caso uma rata, e que os abutres (link) andam sempre junto a cadáveres.

3) Que a comunicação social da Madeira não é confiável, não é transparente e está ou parece andar a soldo

Deixo o primeiro ponto para outros, o segundo falarei dele um dia destes, o terceiro falei no CM e falarei de novo no quarto.

No dia 6 de Janeiro, aqui na Gnose, escrevi sobre as diferenças entre o DN-M e o dn-M.

Comparei o antes, com o agora (link)

Sou velho demais para censurar, mas suficientemente jovem para agir, Goethe

link
Por isso, achei perfeitamente normal, o que aconteceu na passada 4ªf. A Comunicação Social da Madeira (CS-M) foi posta de lado e os correspondentes na Madeira dos principais órgãos de informação portugueses não foram tidos nem achados.

Um dos crimes de que Miguel Albuquerque é acusado, é o de atentado ao estado direito. Isto é, usar meios, neste caso um empresário, para amordaçar a CS madeirense.

Talvez por isso, o Dr. Ricardo Oliveira do dn-M e porque " quem não se sente, não é filho de boa gente" e quero crer que se sentiu bastante, chamou ao Editor de Sociedade da CNN, Henrique Machado de “comentador ao serviço”.  De quem, ele não disse. Foi no seu recente "Boa Noite", de 24 Janeiro.

link

Diz o Dr Ricardo Oliveira isto, “o DIÁRIO vem por este meio manifestar repúdio pela forma leviana como foi tratado, colocando em causa a idoneidade de toda uma Redacção, de toda uma história de quase 150 anos e da informação isenta e rigorosa que nos caracteriza” !!!!!

Mais adiante diz “neste último (refere-se a estes acontecimentos), revelou desde a primeira hora que vários meios de comunicação social portugueses estavam a veicular notícias sobre a investigação judicial que envolvia Miguel Albuquerque, Pedro Calado e outros protagonistas,..” !!!!!!!!!

Disse ainda mais “Fê-lo sem prescindir da sua independência e espírito de iniciativa, ao mesmo tempo que colocava no terreno diversos jornalistas de modo a apurar todos os contornos da operação em curso, até porque, neste caso, não tivemos acesso a informação privilegiada de forma antecipada, ao contrário de quem optou por fazer reles insinuações” !!!!!!!

“Tivemos que ir à procura das notícias, porque não andamos a reboque, nem somos caixa de ressonância de quem quer que seja. Os nossos leitores merecem que as notícias sejam por nós produzidas e tenham a nossa marca. Porque sabem que o jornalismo de proximidade tem menos propensão para o sensacionalismo. Porque se identificam com o tratamento jornalístico que damos aos factos.” !!!!!, foi também o que escreveu.

O problema com a censura, é que eles preocupam-se se uma miuda tem mamas. Deviam é preocupar-se se ela não tivesse, Marilyn Monroe

Diz ainda mais. “O DIÁRIO voltou hoje a agir de acordo com o seu Estatuto Editorial, adoptando uma postura de responsabilidade e respeito….”; “O DIÁRIO está acima do frenesim mediático e das guerras de audiências porque trabalha sempre a verdade e os factos concretos…”; “No DIÁRIO não há interferência editorial por parte dos accionistas, antes uma relação franca que robustece uma empresa…”… !!!!!!

E remata com “ As declarações de Henrique Machado são graves, falsas e inaceitáveis. E por serem difamatórias, não deixaremos de apurar as responsabilidades que julgarmos necessárias”.

OBS: (negritos e pontos de exclamação meus )

Sei apenas, que o “comentador ao serviço” da CNN nunca foi fotografado numa relação de proximidade com um futuro arguido, em visitas, nem tem familiares próximos, empregados por esse arguido (e como jornalistas bem informados nunca deram por nada ?????? )

Mas isto é verdade ? Ou é a verdade que interessa ?

O relevante para o caso é que o Dr Ricardo Oliveira, não se ter apercebido que o dn-M, transformou-se em tudo em que acusa a CNN no seu "boa Noite". Sobretudo depois das alterações societárias que levaram este empresário arguido a acionista do dn-M.

È só olhar para as páginas escritas e informação no site do dn-M (também do jm-M ) e vê-se que:

1) Anda a reboque de interesses particulares, empresariais e políticos da Madeira. É o caso da defesa que fazem ao monopólio (e preços ) dos transportes marítimos, da Gesba,...

2) O dn-M hoje e com o que publica, não pode estar a agir de acordo com o seu estatuto editorial. E se for assim, se estas acusações sobre atentado ao estado de direito forem provadas, os editores/diretores do dn-M e jm-M vão ter de responder por isso. Na ordem deles que defende o estatuto de jornalista, também na ERCPorque sabendo, deixaram. Ou porque não sabendo, não deviam ser diretores.

Nesta região, ninguém tem moral para censurar. Ninguém porra, um jornalista da RAM

3) O dn-M está acima das guerras de audiências, porque está numa posição onde não tem de fazer serviço ou não tem de mostrar mérito. Na Madeira não existe CONCORRÊNCIA jornalística. Todos jogam para o mesmo (é ver as noticias regionais duplicadas )  e na Madeira, direta ou indiretamente tudo é pago pelo mesmo: GR, câmaras, MediaRam do GR...

antes de ser já é ?

4) Se no dn-M (e nos outros ) não existe interferência editorial dos acionistas, isso vai ser provado no decurso desta investigação. Temos de esperar, mas percebemos já que o Dr Ricardo Oliveira vai ser testemunha do patrão Avelino Toma partido, quando devia esperar pelo decorrer do processo. Ser isento.

5) Um bom jornalismo, seja de proximidade ou não, tem de ser isento. A investigação vai dizer se sim, o dn-M e jm-M o praticam ou não. O sensacionalismo vem, minha opinião, é destas atitudes do Dr Ricardo Oliveira (já se esqueceu do artigo sobre o atraso de 10 min do Lobo Marinho por causa de operação de tráfego).

6) Sobre acesso a informação antecipada, … bom, fiquemo-nos por aqui, porque isso seria puxar por outras dimensões e este não é o local (nem nunca será ).

Uma das condições mais necessárias para fazer coisas dignas de louvor consiste em não ter medo das censuras, Arturo Graf

7) E sobre veicular informação “desde a primeira hora”, neste caso, se puxar bem das peças que o dn-M e jn-M passaram, estes fizeram sempre depois de a informação passar nos órgãos nacionais. Porque as primeiras peças jornalísticas "regionais" ,eram sobre o "batalhão de jornalistas" que vieram de fora e mostravam desconforto (as peças jornalísticas).

Ou será que o Dr Ricardo Oliveira defende aquilo que pode ser a defesa de Calado, Custódio, Avelino, Albuquerque e outros? Fazemos o que fizemos, porque somos os únicos na Madeira a poder fazer isto (construções, estradas, transportes, ... ) . Falta responder a "porque são e foram os únicos ? )

Quero acreditar que ao Dr Ricardo Oliveira, assenta perfeitamente aquele velho e sempre atual ditado português: “QUEM NÃO SE SENTE, NÃO É FILHO DE BOA GENTE”. O Dr Ricardo Oliveira sentiu-se, é filho de boa gente. Por isso escreveu. E colocou-se a jeito. Ele , o dn-M, o jn-M, o diretor deste, ...

Em agradecimento a todos que fizeram que o 24 Janeiro 2024 (24-01-24 ) acontecesse. Percebemos que para uns vulgares, o 24-01 foi só deles. Mas esses são e tão só apenas  abutres. 

Joe Cocker - With A Little Help From My Friends

sábado, 20 de janeiro de 2024

O psssssssssssss...zinhoooo é cafofo

 

Dar conselhos a um homem sábio é supérfluo. A um ignorante, é inútil, Séneca

Sobre um crime (anedota )

Um famoso investigador olha para sua equipe de trabalho e pergunta:
- Pessoal, encontraram alguma novidade?
- Até agora nada, chefe.
- Nenhuma pista?
- Não...
- Nem um fio de cabelo?
- Nenhum...
- Huuuuummm. bom amigos... então prendam o suspeito careca!

Vamos aos factos deste crime:

1 - Em 2021 o regime da Madeira, elegeu todos os 6 deputados do circulo da Madeira à AR. 3 do psd-M e 3 do ps-M 

2 - Hoje, as sondagens dão consistentemente, um destes resultados

        2.1 – 3 psd-M, 1 JPP, 1 ps-M e 1 chega

        2.2 – 4 psd-M, 1 ps-M e 1 JPP

3 - tem sido, Carlos Pereira (CP),  o cabeça de lista do ps-M à AR. Goste-se ou não da criatura, é indesmentível que CP fez bem mais pela região, que todos deputados do psd-M na AR, mais os "colegas" Iglésias e Marta Freitas, juntos. Aliás, é indesmentível que de todos deputados madeirenses na AR, era o único que fazia diferença e se destacava no plenário em iniciativas e intervenções. 

4 - Dos deputados do ps-M, CP, Marta Freitas e Iglesias, se do primeiro se fala e se ouve, dos 2 últimos nada se fala, nada se diz, nada se sabe. Marta Freitas, como dizem os colegas dela na AR, "entra muda e sai calada", de Iglesias que se auto-proclamou o representante socialista da Madeira no seu grupo parlamentar, nada se ouviu, nada fez, nada apresentou, exceto visitas de cortesia à AR. São, foram dos piores no seu grupo parlamentar.

A sabedoria e a razão, falam; a ignorância ladra, Arturo Graf

5 -  psd-M, ps-M e JPP vão apresentar como cabeças de lista, presidentes de câmara (ou ex). Todos são figuras “menores”, exceto o cabeça de lista pelo ps-M, Paulo Cafofo (pelo cargo que ocupa como Sec Estado das Comunidades Portuguesas, ter sido ex-presidente de câmara do Funchal, ser o presidente do ps-M ).

6 - Paulo Cafofo foi eleito em eleições, onde o ps-M parece ter pago a militantes para irem votar (no candidato, nele). Neste ps-M, parece que tudo vai bem. Todos dirigentes, deputados, ajudantes, pais, filhos, maridos, esposas, periquitos, gatos, .......fazem e fizeram bons serviços à região e partido, o ps-M é um partido "vitorioso", a subir nas sondagens e aquelas gentes e animais de estimação só conhecem vitórias. 

7 - Comparando aos candidatos do psd-M e da JPP, Paulo Cafofo, venceu como INDEPENDENTE a CMF, mas há mais de 10 anos. A sua única vitória, porque como SOCIALISTA, perdeu sempre.

8 - Este ps-M entrincheirou-se num grupo onde à pergunta “dizes-me quem és e o que fazes?” a resposta normal é “és casado(a) com este(a) ou andas com este(a)”. All in the family, devia ser a divisa deste pssssssszinho-M cafofo.  

9 - Se Paulo Cafofo diz que é presidente do ps-M para 4 anos, repito, numas eleições que parecem ter sido “compradas”, arranjadas (e nunca esquecer que nem 1\4 dos militantes do ps-M foram votar ), nestes 4 anos terá de sobreviver a

        9.1 - 1 eleição nacional

        9.2 - 1 eleição europeia

        9.3 - 1 eleição autárquica

        9.4 - 1 eleição presidencial

        9.5 - 1 eleição regional (2027 )

Nas 3 primeiras, a derrota é certa, vai ter menos votação que anteriormente, porque este ps-M não faz o que o líder nacional está a fazer. Estabelecer compromissos, aprender com erros, ser humilde. Na eleição presidencial tem apenas de lutar pelo candidato do PS, mas em 2027, com uma sucessão de derrotas, alguém acreditará que Paulo Cafofo poderá fazer face, por exemplo, a Pedro Calado ? Miguel Albuquerque já avisou que este seria o ultimo mandato, mas NUNCA disse que o cumpriria plenamente.

10 - Se Paulo Cafofo não eleger ou igualar o resultado de Carlos Pereira (3 deputados ) em Março, o que fará? E se perder as europeias na Madeira, quase 3 meses depois ? E se o ps-M perder câmaras, como parece ser muito provável hoje? Sobretudo, se o ps-M tiver menos votos que há 2 anos com Carlos Pereira, o que fará Paulo Cafofo ? Assobiará para o lado e dirá que daqui a 4 anos é que interessa ? sempre os “amanhãs que cantam ? “. E se for ultrapassado pela JPP ? Desde sempre o ps-M nunca tem como objetivos as eleições de hoje, apenas as eleições do amanhã. Nas próximas é que vai ser ... é o que dizem sempre (até parecem o meu Sporting de antigamente: para o ano é que vai ser )

11 - Numa altura em que o líder nacional do PS, Pedro Nuno dos Santos, pede HUMILDADE, APRENDER COM OS ERROS, … o que faz este ps-M liderado pelo derrotado e incapaz (como mais uma vez demonstrou na Sec Estado das Comunidades ) Paulo Cafofo ? Só o inverso. Em vez de unir, afasta. Em vez de estudar, parasita. Em vez de humilde, é arrogante. Em vez de mobilizar, paralisa. Em vez de juntar, subtrai. Em vez de criar, destrói. Em vez de pensar diferente, pensa como o regime. Porque, Cafofo é regime. É o one-man show e vai levar o ps-M a mais 4 anos de sucessivas derrotas. Nem que Cristo regresse à Terra.

Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância, Martin Luther King

12 - Tal como o psd-M que não se renova, que continua a utilizar pessoas tipo com os mesmos "tiques e toques", este ps-M mostra-se solidário na função. Prova provada que fazem o regime desta Madeira. 

PROVAS do que escrevo


figura 1 - link

O líder nacional do PS, pede o que o líder regional do ps-M não pede. Um, candidato a primeiro-ministro e potencial primeiro-ministro, pede união, " a culpa não é de quem se afastou de nós e temos de os recuperar" e sabe que é com todos que o PS pode vencer. Na Madeira, Paulo Cafofo consegue SÓ fazer diferente. "Especial de corrida" acha-se ele e a "famelga" dos socialistas dele. Por isso é regime e votando Cafofo, vota-se regime. 

figura 2 - link

"Qual for o resultado eleitoral não haverá demissão" diz a Marta de Paulo Cafofo.  E se a figura menor Coelho do psd-M, humilhar a figura maior, Cafofo do ps-M ? Tudo como dantes ? Esta Marta, este Paulo nunca poderiam ser da OK tele-seguros. Só sabem que aconchegadinhos e a coisa vai. Eles e a grande "famelga" que dirige este ps-M. All in family

figura 3 - link

Com tempo e cabecinha a coisa ia. Mas Paulo Cafofo não tem nem um, nem outra. Mas alguma vez ele tentou fazer este ps-M deixar de ser pobre? Na CMF dizem as "más línguas" dele, andava sempre a lavar as mãos, sobretudo quando decisões se aproximavam (e eram os homens dele que as tomavam por si). Como Sec. Estado o que fez de melhor em relação ao antecessor ( José Luis Carneiro ) . E se o PS eleger menos deputados pelos círculos da imigração (foram 3 em 4 há 2 anos ) ? 2 DERROTAS no mesmo ato eleitoral ? ( MADEIRA E CIRCULOS DA IMIGRAÇÃO? ). Esquecia-me. Para Paulo Cafofo, fazer selfies, viajar, prometer, nada fazer, é trabalho. E tem sempre a mão, nas caldeiradas do costume.


figura 4 - link 

Vê-se que o português não é o forte de Paulo Cafofo. "Coesão", mas saberá o que é coesão? Ele fez e faz tudo para que este ps-M não seja maior, afastando todos aqueles que não pensam o mesmo. por isso rodeou-se de "yes mon(ey)", não de "boys". Depois "mobilização" ? Mas o partido dele de 5 000 militantes, só quase 1\4 votaram e destes com quotas pagas pelo partido!!!! O resto nada quis saber. 

figura 5 - link

Um dependente do ps-M a falar de dependência. O que fez Jacinto Serrão estes anos todos pela Madeira e/ou pelo ps-M ? Não serviu, mas serviu-se. Apresentem-me uma ideia diferente. Um trabalho realizado. Algo onde se tenha diferenciado do regime. ( O bla-bla-bla que nem sequer é brilhante, é uma cassete, não conta). Se o virmos na ALRM, a pobreza franciscana do discurso é terrível (e aí está bem acompanhado pela maioria dos seus pares). Neste ps-M, existem muitos "jacintos serrões". E aqui lembro-me do saudoso Vasco Santana em " A canção de Lisboa". Chapéus há muitos seus palermas. Porque será ?

figura 6 - link

Eu gosto do Vitor, mas dizer esta barbaridade, esperar "melhor resultado" em Março, ou está já está a "exigir" uma condição a Paulo Cafofo (eleger mais do que 3 deputados ) ou então, Vitor Freitas não é deste mundo. Só do virtual. E assim, com pessoas que deviam saber o que dizem, serem mais ajuizadas (até pela experiência politica que JÀ deviam ter ),darem-se ao respeito e mostrar que têm os pés no chão, este ps-M não vai lá. Apenas num jogo virtual qualquer onde são fortes: o jogo da carochinha

figura 7 - link

Está com azar. NÃO, NÃO QUEREM SABER. Apenas os madeirenses deles, de Serrão e companhia. Os outros .... não querem saber. Nem pela net. No ps-M, 3 500 militantes não querem saber deles. 3\4 dos militantes. Logo e se formos mauzinhos, 3\4 dos madeirenses nada querem ter com eles. E dos restantes, votam neles quem ? Talvez para o PS, votem nunca para o ps-M.

figura 8 - link

Onde existe credibilidade num partido que paga a militantes para irem votar ... Paulo Cafofo? Num partido que premia os piores ? A Rui Caetano, dependente do ps-M, lembro-lhe apenas isto: "Bem prega frei Tomás". 

figura 9 - link

Não existem ideias e se existissem nunca seriam firmes, como Paulo Cafofo demonstrou e demonstra sistematicamente no seu dia a dia.  Falar em legado ? Hoje ?  Apenas num dia futuro, os recibos de vencimento como funcionários do partido possam mostrar o legado deste ps-M. Mas neles, não na Madeira. Com Paulo Cafofo, este ps-M tornou-se  um cafofo de ideias para a Madeira. Um buraco. Como o regime. Obviamente. 

Poderia continuar a mostrar mais e mais, não diria "boutades" deste ps-M, mas um sucessivo chorrilho de asneiras, confusões e total ausência de sentido de dever, que muitos dirigentes do ps-M praticam. Mas estas são suficientes. Com Paulo Cafofo o maior partido deste país na Madeira, o partido de Soares, de Guterres, de Sampaio, de Costa, também de Sócrates (que continua a ser o melhor ministro do ambiente português ), agora de Pedro Nuno, tornou-se na Madeira um deserto. O cafofo do Paulo Cafofo. 

sábado, 6 de janeiro de 2024

Jekill & Hyde: o DN-M e o dn-M

 

A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro, Noam Chomsky

Observação: Sempre que na Gnose ou no CM -Correio da Madeira, escrevo, escrevo-o com a certeza que as fontes são credíveis. No caso de pessoas, as mesmas têm nome e o que me dizem fica registado. No caso dos jornais...o que está escrito, fica registado.

Por norma, uma fonte humana, leva-me a outra e, encontro-as porque situações anómalas me foram comunicadas ou vi / li / encontrei factos estranhos na internet. Muitas vezes, é na pesquisa desses factos e nos meus conhecimentos académicos, pessoais e profissionais que rapidamente verifico e aprofundo essa investigação. Não sou jornalista, nem ganho pelo que escrevo, à palavra ou frase, mas prezo-me de ser independente. Já fui JC, já votei PS, já tive o apoio monetário do MRPP quando fazia campanha por Freitas do Amaral (e longos vão os anos ). Sou pela iniciativa privada, mas o estado deve ser pequeno e bom. Deve regular, nunca interferir no mercado, nem criar condições de desajuste do mesmo. 

São abundantes as “coisas estranhas” que leio nos sites dos jornais da região, que como demasiadas vezes defendo, de jornais têm apenas o titulo. São antes, outrossim pela forma como escrevem e fazem sair as peças jornalísticas, mais boletins oficiosos do regime e dos partidos ligados umbilicalmente a este regime. Eles não defendem a Madeira, defendem o regime da Madeira, confundindo um com outro, sempre. E este regime não é só psd-M, mas também os seus bibelots de estimação. Com este artigo aconteceu-me uma coisa curiosa. Pesquisei factos, um dos links que achei ( clique aqui ) engraçado pelo seu conteúdo, esteve aberto no meu computador e quando comecei a escrever este artigo…. “a informação já não estava disponível”, apesar de no motor de pesquisa a mesma aparecer, como demonstro na imagem que junto. È estranho …. Felizmente existem amigos. Obrigado.

 A caneta de um mau jornalista, pode fazer tanto mal quanto um bisturi na mão de um mau médico, anónimo

O DN-M esteve quase para fechar. Há 23 anos, quase 24. Talvez há mais tempo. São eles que o dizem. 

Na altura, 22 Setembro de 2010, o DN de Lisboa fez um artigo, agora não disponível, sobre esse facto. Outros jornais de Lisboa também falaram sobre isso, também foi falado na AR. O PSD negou-o, sobretudo os deputados eleitos pela Madeira. 

figura 1 - o DN-M antes

Michael Blandy era o presidente do conselho de administração, José Câmara administrador delegado, o Dr Ricardo, Oliveira era diretor editorial. Foi também em 2010, na 12.ª edição do “European Newspaper Award” que o DN-M ganhou o prémio de jornal Europeu do ano, na categoria de jornal local. Não foi por clique que ganhou e ganhou numa altura em que o dinheiro era pouco. Mas era bom. Fazia a diferença. Tinha quem o lia. Pobres mas limpos, lidos e honrados era o DN-M de antes.

Foi uma altura, os mais velhos devem recordar-se, em que foi feito um apelo nas páginas do DN-M, para todos comprarmos a sua edição impressa. Que nos solidarizássemos com o jornal DN-M e não o deixássemos morrer. Muitos de nós fizemos isso e o DN-M não fechou portas, continuou a cumprir o seu papel de jornal. De todos, para todos. Pela Madeira.

O jn-M foi vendido a preço de “uva mijona”, AJJ foi substituído por Albuquerque com potenciais “valores” distintos aos praticados pela trupe de AJJ, até que o DN-M foi comprado pela ou pelas empresas do regime.

Nada foi o mesmo a partir daí. E depois, quando notoriamente misturou-se a família com o profissional as coisas "azedaram". 

O DN-M da sucessão de imagens (fig.1 a fig 5 ) de um artigo no DN de Lisboa, não é o mesmo do dn-M da sucessão de imagens do meu facebook (fig. 6 a fig. 16 ). Não só o dn-M como também o seu diretor.

O DN-M transformou-se num dn-M de transcrições pífias, de noticias que parecem avençadas e a sua independência e éticas jornalísticas morreram.

O dn-M cada vez ganhou mais "jornalistas", tem hoje uma redação que entre estagiários e jornalistas seniores, ombreia em dimensão, com jornais nacionais de maior circulação. Antes o DN-M foi obrigado a despedir 35. Mas entre jornalismo que o DN-M fazia à cerca de 12 anos e o que faz hoje o dn-M, a diferença é abismal. Este dn-M ganhou em segurança financeira, o que parece ter perdido em credibilidade jornalística. Factos são factos. 

figura 2 - o DN-M antes

Hoje o dn-M é, para quem o defendeu, leu e comprou há 13 anos e antes, um projeto corrompido nos seus valores de defesa da Madeira, contra tudo e todos. Para o resto dos madeirenses é mais um conjunto de papel. O dn-M para sobreviver, fez o que o antes jn-M fazia e o novo mantém: publica o regime. Melhor, publicita o regime. E é pago ou recebe por isso. Á peça, á palavra, á frase, á hipérbole. 

figura 3 - o DN-M antes

Eles falam sobre liberdade de imprensa, quando na verdade todos esses jornais tem um dono e, em todos os casos, o dono é o financiador. Assim, essa imprensa molda a opinião pública, Hitler
Nas páginas do DN-M, se é certo escreverem lá pessoas da oposição ( mas que oposição ? ), publica-se muito mais os factos do regime. Para este dn-M, é claro que esta oposição é suficiente qb para dar ideia de um jornal independente. 
E quem paga, manda escrever ? É o que parece. São transcrições da DREM, são transcrições dos “gabinetes de imprensa” que cada secretaria produz, são, infelizmente, apoiar descaradamente as empresas privadas que ou são donas destes jornais, ou o "apoiam" em cadernos especiais as empresas que com engenharia financeira recebem do governo para publicitarem nos jornais (por exemplo quem faz habitação social, paga um caderno especial ao jornal, para publicitar o que vai ser pago/apoiado pelo governo )  e as suas necessidades de tentarem passar a ideia que o que conseguem é por esforço seu e não de um regime de um governo que utilizam a coisa publica para apoiar sempre aqueles  poucos.

O dn-M esmera-se em fazer apoiar em peças jornalísticas, aquilo que todos sabemos é conseguido à custa de truques ou ações sem eito e a jeito. Veja-se o caso do turismo, a indústria dos pobres, que é potenciada como se só na Madeira é que as coisas estão bem e recordes são atingidos. 

figura 4 - o DN-M antes

Veja-se o caso das politicas de emprego, que o dn-M diz ou transcreve que são de "êxito" estrondoso, quando apenas o que se vê, é câmaras e governo por tudo e nada abrirem concursos onde gente e mais gente e mais gente entra (será preciso explicar que numa região com 1000 desempregados se se empregar 20, temos uma taxa de desemprego a baixar 2% ? e quantas vezes a CMF não emprega por atacado 20,30… pessoas ?)

Veja-se o caso do dn-M publicitar estatísticas da DREM, e sem sentido critico transcrevê-las à mediada deste governo (no dn-M não existe taxa de inflação, mas índice de preço ao consumidor, por exemplo para ser assim mais difícil comparar o incomparável ).

figura 5- o DN-M antes
Mas sobretudo, todos aqueles que estiveram com o DN-M antigamente, sentem-se enganados pela postura atual dele e do seu diretor. Ele foi ameaçado, ele foi vilipendiado mas hoje em dia é o primeiro a abençoar o regime e sobretudo a tentar ameaçar quem diz, escreve e fala o contrário do que defende (e o regime e o patrão e.... ). Porque se não é assim, disfarça muito bem. 

Eu lembraria um ataque feroz á policia, porque o barco da empresa de um dos seus patrões saiu atrasado (10 min!!!! ); eu lembraria que contra tudo e todos e á evidência, continua a defender que esta região tem os transportes marítimos mais baratos do pais, eu lembraria que também contra todas as evidência jura que a banana é bem paga na região…. O Dr. Ricardo Oliveira deixa de ser diretor e demasiadas vezes é um "opinion maker" do regime. E se não for assim, disfarça muito bem, repito de novo.

Mas o que é incompreensível no Dr. Ricardo Oliveira, são as ameaças ferozes que faz, pidescas diria mesmo, contra aqueles que defendem o que ele não defende. Normalmente no seu "Boa Noite" que talvez mude o nome para o mais apropriado: "Eu vigio-os e já vão levar".  Ninguém tem culpa de ele se ter aconchegado ao regime e familiares seus serem funcionários no regime.  E se não for assim, disfarça muito bem.

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma, Joseph Pulitzer

Em todos os países democráticos do mundo, a internet e as informações que por lá circulam, podem ter fontes discutíveis. A informação produzida ser má ou mesmo mentirosa. Mas não saber destrinçar o trigo do joio, é função de quem as vê, as lê. Existe quem use a maldade para criar factos torpes. Mas existe também quem faça tudo para confundir. É o caso do dn-M deste novo Dr. Ricardo Oliveira

 figura 6 -
 DN-M depois 
Facebook 


 figura 7 - o DN-M depois 
Facebook

 figura 8 - o DN-M depois
 
Facebook - no pós natal também aparece Calado e lixos, no dcalado ? 

 figura 9 - o DN-M depois 
Porque é indesmentível .... certo ?

 figura 10 - o DN-M depois 
Pode repetir ? Facebook

 figura 11- o DN-M depois 
Facebook

 figura 12 - o DN-M depois
Facebook

 figura 13- o DN-M depois
Facebook

Facebook

 figura 14 - o DN-M depois
Facebook

Facebook

 figura 15 - o DN-M depois ?
Facebook

figura 16 - o DN-M depois, o check tontice (e nem se fala nas cartas do leitor ).
A imprensa na Madeira, Luis, é muito séria, ahahahah... Até se tu pagares publicam a verdade, um jornalista madeirense

Basta...

Quando leio, quando lemos uma crónica do Dr Ricardo Oliveira, contrariamente à 12,13,14 anos atrás, desconfiamos do que ele diz. A reputação que criou em todos, de pessoa firme e impoluta, desapareceu. Quer queira, quer não. É uma pena. 

Recentemente o dn-M teve de publicar uma retratação, direito de resposta do JPP. Foi obrigado pelos tribunais. Mas com maus fígados, o dn-M veio logo e na mesma peça, dizer que o assunto foi ou está a ser instruído pelo serviços jurídicos do jornal.

 figura 16- o DN-M depois

O regulador obriga, porque encontrou provas de que o dn-M NÃO FOI INSENTO,  mas o dn-M diz que as coisas não vão ficar assim.

Eu não critico o dn-M ou o Dr Ricardo Oliveira, porque me apetece. Crtico-os porque se desajustaram à Madeira, me/nos enganaram e ajustaram-se a este regime. O DN-M do 4ª poder na região da Madeira desapareceu. O DN-M em que todos confiavam e ali procuravam as verdades que o jn-M não praticava, não escrevia, foi substituído pelo dn-M do poder do regime da RAM. 

É uma opção, uma opção que se estranha, mas nunca se entranha. Parafraseando Adlai Stevenson, este dn-M e o seu diretor, parece que gostam de separar o trigo do joio e publicam apenas o joio. O que o diretor do DN-M não fazia, nem o DN-M. Mas entretanto 13 anos passaram-se e quero crer que ideais ..já eram.

Boas Festas. Bom 2024. Bom dia de reis. 

 António Variações - O corpo é quem paga