segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

2019, e o prémio vai para .....

„Os prêmios não são tão importantes para mim, do que quando encontro a uma criança de dez anos que diz, "Eu amo o Capitão Jack Sparrow..“, Johnny Deep
Temos prémios para distribuir na Gnose, referentes a 2019. Isto não é o IN e tal como o JM, também temos direito a distribuir prémios. Fez-se estudo criterioso, de grandes e pequenas coisas/pessoas que nos tiraram o sono, ou que nos divertiram durante o ano de 2019.

Prometemos desde já, que nenhum autor / fundador / sócio / gerente / administrador aqui do sitio, receberá algum. Não porque não merecemos, mas achamos, contrariamente ao JM, que fica mal, um dono ou outro pertença aqui, receber um prémio (juiz em causa própria )

E como somos diferentes, não vamos aos "best´s from de year ...". Somos mais comezinhos, contenta-mo-nos pela simplicidade e prémio tem de ter nome e categoria.  

Ponderou-se se iríamos deixar os nossos vastos e competentíssimos leitores a eleger as figuras. Mas tendo em conta a quantidade de perfis falsos existentes e para não sermos acusados de sondagens "típicas" e "à la carte", optámos por máxima próxima da de Salazar. Neste caso "manda quem pode, lê quem deve". Para o GR o lema seria "gasta quem pode, nós. Paga quem deve, vocês".  Assunto arrumado, aí estão os prémios


PRÉMIOS GNOSE do ANO 2019

O inerte do Ano
Difícil escolha entre 11 inertes ( 9 Sec + 1 Vice + 1 Pres ) ou o CDS-M. E o prémio vai para  ........................o .CDS-M, o agora "está por tudo" Afinal, o CDS-M, já em 2018 se preocupava com aquilo, para o qual o "cedezinho" de pós-Setembro 2019 não está preocupado. Depois de ir para o Governo, não sabe de nada, abjura o que defendeu e até jura estupefacto ( antes não acreditava ) o crescimento económico da Madeira a 73 meses...... 

A branca do ano
Escolha dificílima entre Miguel Albuquerque candidato e Miguel Albuquerque Presidente do Governo Regional. E o prémio vai para ............... MIguel Albuquerque Presidente,. pela branca que lhe deu.  MA presidente, sobre a "data de entrega" do oficio de rescisão do contrato do Ferry pelo operador, sabia, não sabia, tinha, não tinha recebido, obrigando-se a prestar declarações "falsas" (politicamente correcto ) na ALRM ..... Mas aqui, a culpa foi dos correios ? não foi ?


O Vira-casacas 
Mais outra difícil escolha, esta entre Lopes da Fonseca e José Prada. E o prémio vai para ... Lopes da Fonseca. Nunca ninguém deu tanto passo à retaguarda e defende tanto agora o que antes dizia ser errado. Um contorcionista para o circo Chen.

O empregado do ano
Outra difícil escolha sobre a personagem que mais trabalhou na Região. Escolha, repito  difícil entre João Paulo Marques e José Prada. E o  prémio vai para .......... João Paulo Marques. Para ele, os outros não receberem ordenado é uma questão de pormenor ( desde que trabalhem, claro ). O prémio também foi entregue pela sua vastíssima e eruditos conhecimentos em Saúde. Diz-se que até Ben-U-Ron receita para as ....bebedeiras e nao esqueçamos que brinca aos hospitais.

A minha é maior que a tua
Mais outra decisão dificílima, esta por causa do numero de candidatos. PS-M, PSD-M e CDS-M que disseram que ganharam, cada um, as eleições regionais. E a decisão do júri vai para ........ PSD-M e CDS-M exequo. Nunca ninguém teve vitórias tão expressivas, perdendo votos e deputados como psd-M e "cedezinho".

A pedra no sapato
Mais um prémio difícil de atribuir e cujos potenciais vencedores são: O hotel Savoy, do grupo AFA, que parece ser já um flop, ou o GR com as pedras que deixou roubar nas praias e ribeiras por empresas enormemente "deficitárias", como são as do Grupo AFA e outros. E o prémio vai ........ para o GR, por ser amigo de quem o ajuda, para si. 

O aviário do ano
Mais uma decisão do júri GNOSE dificílima. Confesso que não queria estar no lugar deles. Entre o aeroporto da Madeira e os céus da Madeira por onde passam muitos aviões. E o prémio vai para ......... o aeroporto da Madeira. Pelo menos lá, os aviões que sobram param e as "baigotas" pousam. Muito menos eles do que elas....mas ambiente "oblige" e os combustiveis fazem poluição.

A pedrada no charco
Infelizmente dado que as pedras se furtam e chove pouco na Madeira, este prémio não será atribuído. Mas ......para o ano....talvez.

A profissão do ano
Mais outra escolha difícil para o júri Gnose, entre os proto-economistas e sabedores de fazer dívidas ou fotógrafos. E o vencedor vai para ..........os fotógrafos do GR. 3 500 € mês, mais mordomias, fazem desta profissão específica, a melhor e de caminho mais fácil para.....estar-se bem na vida, fazendo fotografias .....recreativas a personagens de "facies" difíceis ( despachos conjuntos 91/2019, 92/2019, 93/2019 e 94/2019 ). Leia-se ( https://joram.madeira.gov.pt/joram/2serie/Ano%20de%202019/IISerie-184-2019-10-30.pdf )

A dívida flutuante
Um prémio com imensas personalidades de mérito para ser atribuído. Mas a decisão do júri vai para .........Ricardo Morna. Pessoa de grande recato, mas sempre andando com dívida de mãos dadas.O perfume suave da dívida, swaps..., by GR & filhos, acompanha-o sempre, posto a posto, aumentando sempre e deixando o aroma sempre onde esteve.

O morcão do ano
Mais outro prémio de decisão difícil, entre Jorge Carvalho e Pedro Ramos. Este prémio foi entregue a ....... Jorge CarvalhoAfinal entre que nada percebe do que governa e outro que mente na ALRM, no Tribunal, não cumpre as decisões do tribunal e tenta agora culpar outros, Jorge Carvalho foi o eleito.

Engolir sapos
Outro prémio com alguma dificuldade de ser dado. Teve o júri de decidir por moeda ao ar, entre Mário Pereira e Rui Barreto, ambos do antigo CDS-M. E o prémio vai para .........Mário Pereira. Afinal engoliu muitos sapos, nestes últimos tempos, continua a engolir apesar do mea culpa., que não pega nem ninguém digere. ( Vejam o link e as imagens do prémio "empregado do ano" )


Os meninos rabinos
Outro prémio dificílimo dada a quantidade de candidatos que se "apresentaram". Ficaram na reta final, Prada, "Merlin" e Rodrigues. E o prémio vai .......... para Rodrigues. Afinal nem toda a deputalhada do psd-M rasga papel com tamanha ..... brutalidade, mostrando a força da sua ruindade.

A culpa é dos jovens
Por unanimidade, este prémio foi atribuído a Pedro Calado, porque finalmente não só desdiz o que sempre ele, GR, psd-M e cedezinho afirmam, desemprego diminui, como também arranjou outros culpados pelas "políticas eficazes" do GR: os jovens..... a gerração dos 600 ( como pretende o GR e os amigos ).


Vou, mas não percebo peva & Prémio de carreira
Entre os muitos candidatos a este prémio, dado que existem muitíssimas pessoas que nada percebem do que fazem nas entidades que "tutelam",  o nosso júri decidiu entregá-lo a Paula Cabaço, juntando-o ao prémio de carreirista. Afinal, desde o IVM, o Turismo e a agora os Portos, tem tido uma carreira cheia de (in)sucessos, poucas vezes percebendo o que está a fazer. 

Antes os meus que os teus
Este  prémio é essencialmente indicado para as famílias da Madeira, aquelas que se unem para avós, pais, filhos, netos ..... sempre unidos no propósito de manterem carreiras sem saberem o custo do trabalho. Entre os Dantas, os Marques e os Câmaras ...... o prémio vai para Emanuel Câmara. Nunca pai fez tanto pelos filhos, colocando um no PE como assessor e outro como deputado a AR, pelo PS-M. 

A calçadeira do ano
Este prémio também foi difícil de ser atribuído, Também por excesso de personagens, Mas decidiu o júri, após comer uma carne em vinha de alhos e beber uma poncha á pescador,  atribui-lo a ... Rita Andrade. Afinal não é todos os dias que se mudam leis, para se colocarem pessoas em sítios para os quais não têm capacidade, conhecimento e curriculum, como também se usa o lugar para recompensa de nada ter feito de onde veio.

A culpa é de Lisboa
Mais outro prémio e este também entregue por unanimidade ao GR e psd-M. Afinal, nada como eles, para culparem outros lá longe, pelas asneiras que fazem no burgo.

A pata de elefante
Este prémio foi fácil de atribuir. Por unanimidade e ex aequo Miguel Albuquerque e Pedro Calado, ganharam em conjunto este titulo. Afinal, onde poêm a pata ....fazem .....estrume. Foi na CMF, é agora no GR.

Os três estarolas
Por unanimidade, este prémio foi entregue aos grupos Sousa, AFA e Pestana, pela forma e modo como fazem do GR um brinquedo nas suas mãos e como contribuem impunemente pelo estoiro das finanças regionais.Merecido também porque acolhem exs-governantes, mantêm ex-empregados no GR e negoceiam com empresários-governantes-falidos mas mais ricos do país

Desaparecido em combate
Este prémio também foi atribuído por unanimidade pelo júri da Gnose ao .......IN, Insular de Noticias. Como fogo fátuo, apenas apareceu, para ajudar o psd-M na luta eleitoral digital. Depois da bronca ....mudou de instalações.... a ver se engana e ...desapareceu. Mas " we are watching you!"

Pela minha saúde
Este prémio dividiu o júri GNOSE ao ponto de se pedir quase a intervenção da policia. Finalmente, entre Miguel Albuquerque, com as listas estáticas e dinâmicas no hospital e Pedro Ramos, decidiu finalmente o júri que seria entregue a ............Pedro Ramos. Nunca ninguém como ele, decidiu tão bem, para quem o processa.

O mexilhão
Por unanimidade atribuído pelo júri da GNOSE ao povo madeirense, o não chupista. Afinal, quem se lixa sempre é o ......mexilhão


Feliz, bom, grande , excelente 2020
Isto como está, muitos vão querer sumir e vai dar um excelente 2020 com a policia / justiça / tribunais, a continuarem a receber novas perspetivas das brincadeiras na Madeira


Observação
A Gnose agradece encarecidamente a todos, mesmo todos aqueles que nos permitiram e participaram na escolha ponderosa, criteriosa e criação destes prémios. Sem eles, não estaríamos cá a fazer horas extraordinárias.

 The animals - House of rising sun. Porque ...temos de levar isto a bem ...

domingo, 29 de dezembro de 2019

O Cafôfo fundiu?


Depois de meses como alvo predilecto e obter o melhor resultado de sempre para o PS em Regionais, Paulo Cafôfo dá a impressão de só existir se estiver na mira do PSD Madeira que acaba por fazer a festa, lançando os foguetes e recolher as canas. O professor, esse continua no Reiki.

A política é uma questão prática de decisões. Não é um ... "que Deus lhe pague", precisando de dinheiro para ir ao supermercado. Na política, não se pode esperar que o temporal passe e que cada um por sua conta se remedeie ou se ... extinga. Quem vem para a política é para agir.

A política não é Reiki, é argumento, ideias, destreza mental e organizacional das ideias, saber encurralar o adversário nos seus dogmas ou contradições, provocar a falha de forma leal para se mostrar que as nossas ideias são mais credíveis, interpretar o desejo da maioria dos eleitores, encarná-los enquanto seu representante

PPD/PSD
Partido Social Democrata

39,42%
56.448 votos
PS
Partido Socialista

35,76%
51.207 votos
CDS-PP
CDS - Partido Popular

5,76%
8.246 votos
JPP
Juntos pelo Povo

5,47%
7.830 votos
PCP-PEV
CDU - Coligação Democrática Unitária

1,80%
2.577 votos
B.E.
Bloco de Esquerda

1,74%
2.489 votos
PAN
PESSOAS-ANIMAIS-NATUREZA

1,46%
2.095 votos
PURP
Partido Unido dos Reformados e Pensionistas

1,23%
1.766 votos
R.I.R.
Reagir Incluir Reciclar

1,21%
1.739 votos
PTP
Partido Trabalhista Português

1,00%
1.426 votos
A
Aliança

0,53%
766 votos
IL
Iniciativa Liberal

0,53%
762 votos
CH
CHEGA

0,43%
619 votos
PDR
Partido Democrático Republicano

0,42%
603 votos
PCTP/MRPP
Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses

0,42%
601 votos
MPT
Partido da Terra

0,35%
506 votos
PNR
Partido Nacional Renovador

0,19%
274 votos
EM BRANCO

0,49%
706 votos
NULOS

1,77%
2.530 votos

Votantes
55,51%
143.190 votantes
257.967 inscritos
Mandatos atribuídos4747 Mandato(s) atribuído(s)
Mandatos não atribuídos00 Mandato(s) por atribuir




O líder da alternativa, com 35,76% dos votos, a dois deputados do PSD, tem pouca presença atendendo a que houve voto útil que colocou o Bloco de Esquerda fora do hemiciclo, 1 deputado do PCP, 1 deputado do então PND, 2 deputados da JPP e, com certeza, alguma parte do CDS que passou de 7 para 3 deputados e não se os vê no PSD. O Paulino Ascenção, sem palco mas activo e com opinião nas redes sociais, está mais presente do que Paulo Cafôfo na Assembleia e com uma página no Diário de Notícias. Da RTP-M, eclipsou-se, poderia estar a dar o contraditório. Esta comparação é dada para esclarecer que só quem é amorfo não ultrapassa algum eventual bloqueio informativo.

O PS dorme na forma com o seu resultado eleitoral, muito dele conseguido in extremis a caminho do depósito do voto, traindo a consciência, o crédito, a justiça, só por um objectivo: acabar com as patifarias do PSD Madeira. No PS, a estratégia partidária está errada, as alianças empresariais são um calcanhar de Aquiles, a presença política é inexistente, o combate é nenhum. Não se percebe, com o manancial de casos e situações por explorar, como é que as redes sociais é que fazem o papel do PS.

Meus amigos, partidos e comunicação social não têm razão nas observações que fazem sobre os fenómenos das redes sociais, o que se passa é que são ultrapassados por inércia e porque estão muitas vezes em situações de compromisso accionista, de arrastar de asa, de subserviência por favor, por necessidade de manter a viabilidade financeira num lugar que é tudo menos livre se as acções estão condicionadas.

A sentença para o PS é simples, estão a perder a capacidade de invocar voto útil numa próxima oportunidade. Sem contraditório, vence a única palavra que dá comparência. Porque quem vai a votos é o PS e não as redes sociais, temos um dilema a resolver. Existirá sempre solução para o eleitor, até a inacção, ou a radicalização por falta de respostas de quem Governa e dos partidos mais prováveis para Governar.

A nossa política anda com muita parra e pouca uva, lamentavelmente os melhores não são considerados à partida ou estão irremediavelmente desinteressados porque é impossível frutificar com tanta parra. Isto é especialmente grave, porque com uma comunicação social maniatada e um povo anestesiado, a Madeira está em Stall (perda de sustentação na aviação). Seguem-se 3 certezas, o voto vai migrar para o radicalismo que se apresentar combativo; a Madeira vai acelerar a perda de população; a loucura para sustentar grupos viciados no orçamento regional mata, querem sempre mais quando as receitas vão começar a faltar e as taxas de juro subir (Centeno baixa mas a banca vai subir).

A Madeira é um barril de pólvora, não ganhar eleições em condições perfeitas e alcançar 35,76% dos votos para não saber que fazer deles é desesperante. A vida pode estar aprazível para deputados mas, os outros, continuam com os olhinhos a brilhar por algo de novo mesmo sem luz no fundo do túnel. Sou levado a crer que o produto de marketing ficou sem a agência, está por sua conta, em má conta e companhia. Era de fazer qualquer coisa de significativo, qualquer dia aparece o Parlamento Jovem e dão um baile, sem lóbis, sem compromissos, a condição de "livres" permite-lhes abrir a boca que até é um regalo.

Solução: colapsar o PSD Madeira de vez e extrair a boa semente? Uma coisa é o voto de revolta outro é o que serve para Governar. Ligar Cafôfo à corrente? Este tempo de inacção induz o eleitorado a suspeitar que com poder será um flop. Se calhar mudar algum fusível que fundiu.

Ninguém virá socorrer a Madeira, o tempo perdido fará falta, podem estar certos (não sei se o madeirense já percebeu o que é ser contribuinte), quando se der o descalabro é ele que paga.