quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Votar em imbecis ?

 





A democracia nunca está fechada ou adquirida. Precisa de se renovar substancialmente - na sociedade civil. O sangue novo tem de se ligar às instituições como realidades vivas. Mas o «sangue novo» pressupõe consciência histórica e capacidade de ligar as várias gerações, Guilherme Oliveira Martins .

Olhando para a classe politica atual madeirense, vem.me um pouco á ideia o que Ramalho Ortigão dizia sobre Portugal e as suas gentes, nomeadamente jornalistas e políticos: "a ausência absoluta de espirito e classe e de amor á profissão". Estávamos no sec. XIX, ultimo quartel. 

Mas Ortigão dizia mais. Uma vez estabelecidos, “consideravam o trabalho politico, o jornal «um desdouro, uma mésalliance, um ganha-pão subalterno»”.  Oliveira Martins no seu “Portugal contemporâneo” também afinava pelo mesmo diapasão.

Este pais é uma choldra, dizia Eça de Queiros. Aliás num país que é governado por "talentosos gentes de primeira", onde todos políticos se acham de primeira qualidade, é surpreendente chegar-se à conclusão de que é o "mais estupidamente governado apesar de ter a gente superiormente mais talentosa". 

A Madeira atual parece o Portugal que Ramalho Ortigão e Eça de Queirós tão bem descreviam

Eça de Queirós retratava a classe política portuguesa como “retrógada, corrupta e hipócrita”. E sobre os jornais dizia serem “sensacionalistas, manipuladores e pouco confiáveis”. A imprensa era um instrumento muitas vezes usado para promover interesses pessoais e políticos, em vez de servir ao público com informações precisas e imparciais. Como é hoje a da Madeira.

No Sec XXI a Madeira é “ipsis verbis” o que Ramalho e Eça viram no Portugal do sec XIX. E chegavam á seguinte conclusão: que, como os talentos sempre falham, que se experimentem por uma vez os imbecis!

Os jornais e políticos madeirenses  são interesseiros e tratam da “ RES PUBLICA”   de forma supérflua e sem estudar profundamente os resultados e as politicas que querem implementar. A informação que sai, seja na RTP-M, como nas rádios locais e jornais/boletins de aldeia/pasquins, são basicamente noticias, que em vez de educar e informar a sociedade, contribuem para a propagação de ignorância e desinformação.

No século XXI, os jornais e políticos madeirenses seriam retratados de forma simples e objetiva por estes dois grandes escritores portugueses. Hipócritas, nada talentosos, ignorantes, retrógados, estúpidos, manipuladores, corruptos, interesseiros, ........

Falta de progresso e corrupção, ao mesmo tempo em que celebram a beleza e a riqueza cultural do país, foi a tónica que Alexandre Herculano e Almeida Garret puseram nos seus retratos de Portugal. Como fazemos hoje pela Madeira.

O homem sem educação, por mais alto que o coloquem, fica sempre um subalterno, Ramalho Ortigão

E ao olharmos para a nossa Madeira, aquilo que ainda não está estragado, não posso deixar de recordar o que Byron disse sobre Sintra “que era a terra mais bonita que tinha visto” e sobre os portugueses “um povo que não merecia ter Sintra”.


Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal. Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as acções - mesmo as boas, Eça Queirós

O regime da Madeira, criado por AJJ, está alicerçado numa corrupção profunda, numa (des)informação á medida para o manter e em políticos que nada querem da “RES PUBLICA” , apenas uma “RES PUBLICA MEA”.

Nestas eleições o problema coloca-se em porque votar e em quem votar.

Porque votar

Vota-se para se escolher o(s) melhor(es). Vota-se para afastar o(s) pior(es).

Vota-se para se progredir, vota-se para afastar a corrupção instalada.

Vota-se para melhorar politicas setoriais (saúde por exemplo), vota-se para afastar a misoginia, o descrédito.

Vota-se para melhorar a RES PUBLICA, vota-se para afastar a hipocrisia

Vota-se pelo mérito, vota-se para afastar o retrocesso, o regredir.

Vota-se para que o individuo seja independente, vota-se para afastar o individuo da dependência, do apoio.

Para ensinar há uma formalidade a cumprir - saber, Eça Queirós

Em quem votar

Psd-M, Ps-M, JPP, Chega-M, Il-M, Cds-M, Pan-M, Be-M, Pcp-M, …… e outros estão prontos para receberem o nosso voto.

Mas se queremos diferença, 50 anos mostraram bem, quem nunca praticou diferença, nunca trabalhou para o mérito, nunca praticou a meritocracia, nunca fez mais do que aos “costumes dizer nada” e defender uma região que toda ela depende de um apoio para sobreviver.

Nos partidos de cima, se psd-M, cds-M, este ps-M, criaram e mantiveram este regime, be-M, Pan-M, pcp-M foram os biblots deste regime. Restam Il-M, Chega -M e JPP.

Ora a Il-M no fulcral, no principal, ZFM, lei das finanças regionais, estatuto político administrativo da Madeira defende o mesmo que o regime. Logo não se vota nela. Porque isto de ser liberal, tem de ser em todo o território português e a Madeira não é exceção. 

O chega-M que sabemos se rege por conversas “de merda” como recentemente mostraram os candidatos e atual presidente do Chega-M e que antes apoiavam o psd-M, também não serve. 

O jornal exerce todas as funções do defunto Satanás, de quem herdou a ubiquidade; e é não só o pai da mentira, mas o pai da discórdia, Eça Querós

Resta a JPP.

Que não é melhor, mas apenas a melhor dos piores.

E é mau quando se vota por exclusão de partes. 

Como é mau se se votar psd-M, este ps-M, este cds-M, o pan-M, ..... afinal votar neles é votar em mais esquemas de corrupção. Mais e maiores esquemas de compadrio, melhores esquemas para DDT. 

Restam os independentes. Mas porque o são, ninguém os quer a governar. Sejam os DDT, sejam estes partidos. Porque todos sabem que com independentes a governar, existirá equidade e transparência de decisões. Existirá mérito e criar-se-á um regime de não dependentes e onde a ignorância não existirá. Porque existirá competência e todos serão ouvidos, mas a decisão, a decisão final será sempre a melhor pelo povo, sobre o povo, do povo para o povo. Isso, estes partidos não querem. 





sábado, 15 de fevereiro de 2025

Na Madeira, só fossadores ?


Toda a instituição passa por três estágios - utilidade, privilégio, e abuso, Chateubriand

Como é bom de ver, não me refiro à RAM ou madeirenses. Refiro-me a estes:

MAus

Deputados, 

EI-los

RA(paces)

Refiro-me também, pelo que já podemos perceber, á “potencialidade” dos deputados que psd-M, ps-M, JPP, cds-M, ….. e restantes grupelhos, apresentam como candidatos às próximas eleições regionais.

Em poucas palavras SÃO FARINHA DO MESMO SACO.

Noutras palavras ESTAMOS LIXADOS

Em bom madeirense vamos ter PACIÊNCIA DE CORNO para os aturar e parece que VILHÃO NÃO PODE TOCAR SEM SER COM A MÃO. 
Quanto maior a força, mais perigoso é o abuso, Edmund Burk
figura 1 - o chefe do bando ps-M

Neste último caso, não é que sejam todos, mas bastantes. Basta que sejam eleitos e nada façam sem ser abanar as orelhas, já nos estão a roubar em ordenados, salários, ajudas, ….. Por isso, sim, são rapaces.

PSD-M

Olha-se para os “proto” candidatos e é tudo igual á bancada atual que vão substituir. Zeros á esquerda, seguidores indefetíveis de um homem arguido e a ser investigado pela policia, pelo menos em 3 situações. E quem segue um arguido, pode ser um potencial arguido, não é ?

PS-M

A diferença em relação ao psd-M está onde se sentam na ALRM. À esquerda.  Quanto ao resto, tirando o 3º proposto, uma novidade, as pessoas desta lista são os mesmos de sempre e a partir do 10 deputado, vão estar com o coração nas mãos. Vou ser eleito? Não vou ser eleito?  Vão perder, exceto para o excelso chefe de seu nome Cafofo, que vai dizer que ganharam, porque não foram tão mau como isso os resultados. O costume. De resto, é aos costumes que vão.

ignorância está sempre pronta a admirar-se a si própria.” Nicolas Boileau 

figura 2 - Uma inutilidade no parlamento regional. Apenas mais uma entre muitos.

Vamos ser sérios. Alguém confiava o seu dinheiro, carro, casa a este conjunto de pessoas? Confiaria o seu dinheiro em Miguel Albuquerque ? Em Paulo Cafofo ?  Se vocês não confiavam eu confiaria, desde que eles me pagassem juro e me dessem uma garantia real bancária.

Porque esta gente por certo devolver-me-ia o dinheiro rapidamente, talvez junto a um “apartamentozito” e arepas, muitas. Ou numa concessão. Sei lá, de poncha, lapas, …

Voltemos á seriedade.

As sondagens dizem que o psd-M ganha mas com menos votos (manter ou perder 1 deputado), o ps-M “ganha”, , porque afinal ou mantém a representação ou perde 1\2 deputados (nada mau para Cafofo )  e a JPP sobre 2\3 deputados, passando o ps-M.

Existe apenas um bem, o conhecimento, e um mal, a ignorância, Sócrates

Figura 3 - Arguido (ou quase ) e chefe do bando psd-M

Mas, o psd-M vai ganhar e vai formar governo com o cds-M e talvez com o Chega (se dentro do governo ou fora como nos Açores, não sabemos). O que é certo é que esta é a solução de 50 anos de regime.

Nenhum dos chefes de bando do psd-M e ps-M querem ter gente nova a desanuviar a governação na Madeira, poupar recursos e apoiar a meritocracia.

Albuquerque & Cafofo ambos maus, querem regular a Madeira pelo seu nível de inaptidão, deslealdade, ignorância e desmérito.

Vendo estes resultados de sondagens, a hipótese é uma maioria da oposição, mas sem Albuqurque e Cafofo, uma JPP como segunda força politica e um governo de independentes.

Um governo de 2\3 anos, que audite as contas deste regime de 50 anos, que tenha coragem de cortar salários e chefias, que apoie quem deve e tenha mérito.

O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância. Todo o meu saber consistem em saber que nada sei, Sócrates

A JPP não tem quadros para ser governo, mas pode perfeitamente ser o motor de um governo deste tipo. O seu tempo para governar, chegará por certo brevemente. Paciência é uma virtude na política, Élvio e Filipe. Aprendam para se fazerem. 

Por isso, nada como votar bem, desde que não seja em psd-M, ps-M, cds-M, il-M, ……. e mais os restos e esperar que a JPP seja séria, prudente e não se “arme aos cágados”.

Porque nestas eleições temos de estar todos pela Madeira, 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Medida das Atividades Discretas e de Especialistas Íntimos de Recolha do Alheio, MADEIRA

 



Na Madeira é sempre assim. Quando um pobre rouba, vai preso. Mas se for alguém do regime, pode calhar a ser secretário regional, presidente,...... anónimo

Na Madeira, os especialistas do alheio proliferam. Por isso é que sabiamente temos o nome de Madeira. Os nossos antepassados já pensavam no futuro. 

Madeira = Medida das Atividades Discretas  e de Especialistas  Íntimos de Recolha do Alheio

Se olharmos para os partidos que compõem a atual ALRM, e quem está nesta altura no DESgr - DESgoverno regional, e afins, rapidamente tiramos a medida "á coisa" ou "á função" alheia. Existem as funções matemáticas e na Madeira as funções alheias. Tem muita coisa comum ás funções crescentes e decrescentes. Na Madeira, quem pertence ao regime (x) , o valor da variável $$$$$$$$ cresce. Quem não pertence (y), o valor da variável $$$$$ decresce. X e Y perceberão, é o madeirense. O do X é regime, o do Y é o desgraçado que não pertence.

 Estudo opinião: Previsões atuais

Partidos /

anos

Psd-M

Ps-M

JPP

Chega-M

Cds-M

Il-M

Pan-M

2024

Deputados

percentagem

 

19

36,3%

 

11

21,32%

 

9

16,89%

 

4

9,23%

 

2

3,96%

 

1

2,56

 

1

1,86%

2025

Deputados

Percentagem

(previsões) 

 

17-19

(34-37%)

 

10-12

18-21%

 

12-10

(22-20%)

 

5-4

(9-11%)

 

2-1

(4-2%)

 

1-2

(3-4%)

 

 

1-0

(1-2%)

psd-M, vai a eleições com arguidos como dirigentes e vai ganhar. Será um arguido ou quase, que chefiará o próximo DESgr. Pelo meio, o chefe deste gangue, não quer eleições internas porque, tem medo de as perder e perdendo seria um sarilho com a imunidade que tem. Como diz o outro "a imunidade faz o ladrão".

A ocasião faz o roubo. Porque o ladrão já está pronto, Bilac

ps-M, neste partido, são os derrotados que pela enésima vez tentam ganhar. Com Cafofo como chefe de bando ou Cafofo por trás do chefe do bando, as derrotas sucedem-se. Foi mau presidente da CMF (que abandonou), foi péssimo Sec Estado das Comunidades Portuguesas ( Costa tinha-o na lista de substituição se o governo da república não caísse, por deslealdade e incompetência ) . Recentemente com o PS nacional (vide discurso da AR a criticar as medidas do governo que fez parte) a mesma deslealdade continuou. Não apresentam, tal como o psd-M nada de novo em politica, exceto as promessas do costume e aos costumes dizem nada. Os mesmos de sempre para ganharem algo, porque a meritocracia, como os amigos deles do psd.M , neles  não existe. .

psd-M = psM : ambos os chefes da banda fogem como o diabo da cruz de eleições internas livres 

JPP, não têm quadros e estão fixados, muito bem diga-se, na Gesba, e transportes marítimos e pouco mais. Não se conhecem ideias em finanças, saúde, economia, educação, ...exceto o bê-á-bá do costume.

Cds-M, quer “tacho” como tem acontecido, e por certo farão promessas a Nossa Senhora do Monte se elegerem deputados (até 2 ) e irão a "pé" até Fátima se conseguirem nova presidência na ALRM. O líder deles,  pertence também ao clube dos Jhony´s andantes e ninguém confia em andantes que podem estar aqui, como ali, como acolá, como acoli....

Chega-M vai ter votos e deputados. Mas é um partido onde falar-se de “merda” e onde se “caga”, é natural e têm a voz do dono, Ventura de seu nome, a dizer o que fazer (béu, béu, béu,…. ). Cheira mal o Chega e a propósito, porque não alugam o gabinete por hora ás gaja(o)s da mais velha profissão do mundo? Até com a tv lá da ALRM podiam fazer sessões bem mais animadas e o pessoal pagava. 

Os outros, bem os outros, não fazem nada, exceto falarem e tomaram como seus as iniciativas de outros. A senhora da masturbação continua a mesma, o senhor da  IL-M, articula e defende uma ideia liberal á moda da Madeira. 

Roube [para a gentes do regime da Madeira ] ainda hoje. Amanhã já pode ser ilegal, anónimo

Zona Franca da Madeira

A ZFM e as empresas que pululam nela, deve ás autoridades tributárias mais de 700 000 000 € (700 MILHÕES DE EUROS) , mais outros quase 300 000 000 € (300 MILHÕES DE EUROS ) em apoios comunitários. E a maioria das empresas ou está falida ou está insolvente (empresas estas que tÊm, tinham, continuam a ter nos seus corpos sociais políticos madeirenses ). Quem paga e se responsabiliza por esta catástrofe ? O CINM, a SDM 

E ninguém na Madeira fala sobre isto, a verdadeira calamidade que paira sobre as nossas cabeças. Se a UE quiser fazer um encontro de contas, como fez recentemente com a Hungria (1 000 000 000 € ) como é que se vai resolver a questão ?

A Madeira não tem dinheiro. O que está retido nos portos da Madeira não paga ordenados e se até Maio. Junho, receitas não aparecerem, terá de recorrer á banca …para pagar por exemplo, o subsidio férias aos funcionários públicos (como aconteceu 2 vezes com AJJ ).

É bem pior ter-se um mau médico, do que estar-se enfermo, Francisco Quevedo

Este regime, promete mais “em obras espectóculos e de power point” do que receitas recebe por mês ou ano.

A despesa corrente do DESgr é cerca de 25% acima das suas receitas.

E todos estes partidos que referi acima, comportam-se como um “caga-milhões”, sobretudo o psd-M e o ps-M.

É um fartar vilanagem o que prometem

O que é meu é meu. O que é teu é nosso. E o que é de todos é meu, anónimo sobre a Madeira

Cafofalhas diz, por exemplo, que a área agricula da Madeira está menor. Parece ter descoberto a pólvora. Obviamente que a Madeira nunca implementou politicas para o tipo de agricultura que se tem (terrenos pequenos ). Não tem a Madeira capacidade para fazer uma agricultura de dimensão grande e é por isso, que muita das nossas gentes prefere vender o seu terreno do que gastar as “costas” com coisa que não tem rendimento.

Miguelito por outro lado, diz que não tem dinheiro porque o orçamento não passou, mas continua a dizer que um teleférico no Curral das Freiras vai aparecer, estradas, casas, …..

Não tem dinheiro para comprar medicação para os madeirenses, mas tem-ni para o teleférico.

A Madeira passa de novo pela vergonha que AJJ passou: fornecedores cortaram a medicação porque todos os plafonds foram esgotados. Todos os fornecedores e distribuidores de fármacos para a madeira recusam-se a fornecer e a banca recusa-se a dar mais crédito .

A autópsia é a ultima indiscrição do médico, Miguel Zamacois


Apesar de dizerem que temos o maior rácio de enfermeiros do pais e Europa, fizeram entrar mais 80 (votos) . E eu não ouvi ninguém a dizer não a esta medida.

Como também não ouvi dizer que a Madeira não tem capacidade de ter 11 municipios e que deveria pensar em reduzir (menores custos administrativos). Veja-se que em Porto Santo, existe uma câmara e uma junta d freguesia !!!!!!!!!!!!!!! isto só acontece porque os empregos servem para ganhar eleições.

Fará sentido hoje ter-se câmaras municipais em Porto Moniz, S. Vicente, Ponta do Sol, Ribeira Brava, Porto Santo  ? Mais as juntas de freguesia ? Em porto Moniz, concelho, tem-se menos votantes que uma freguesia do Funchal

Mas isto importa ? Estas preocupações ? Vivamos é a vida e siga "a rega". O ultimo que desligue a luz e feche a porta.

 

 Coldplay - Viva La Vida