sábado, 30 de setembro de 2023

Murders Inc.


Um mau líder faz maus os bons profissionais, anónimo

(UMA CHAMADA DE ATENÇÃO: Todos os relatos que mostro foram-me feitos entre os dias 21 a 30 de Setembro. Agradeço a confiança e disponibilidades destas pessoas. Todas elas, pediram-me sem exceção que não mencionasse os seus nomes COM MEDO DE AMANHÃ OU DEPOIS ELAS OU FAMILIARES PUDESSEM SOFRER DE REPRESÁLIAS, mas falasse das suas "malditas aventuras" como uma elas chamou, no SESARAM. Estes relatos foram um boca-a-boca, onde alguém invariavelmente tinha conhecimento e fazia a ponte para outras pessoas. Outros mais, porque ou não tive tempo ou não consegui em tempo útil, ficaram para contar. O MEU MUITO OBRIGADO )

O Sr. XXX está à espera, desde cerca 4 anos, por uma consulta no HNM por causa de um “alto” que encontrou. Disseram-lhe, no centro de Saúde que tinha de ser visto por especialista. Mas até agora e recentemente quando pediu informações sobre quando será visto, disseram que o seu processo não existe. Ou traz documentação ou faz de novo o percurso....

Entretanto o “alto” está maior, não sabe como fazer mais, a familia tem antecedentes cancerígenos. Mas o vizinho, pai do Dr. .... da Sec reg Agricultura já está a ser seguido apesar de ter iniciado o seu processo apenas em Junho deste ano.

A Dna. YYY tem um problema no peito. Foi detetado há 2 anos, disseram-lhe para ir à consulta do HNM mas até agora, nem chamada foi. Resultado, foi para o continente e já foi operada. A tempo para não existirem “males maiores”. Ela teve de pagar tudo, mas a vizinha mãe da Dra. ... do SESARAM já está a ser seguida e vai ao continente à consulta.

A Dna. ZZZ desde a Covid que tem problemas de respiração. Ela apanhou a Covid em finais de 2020, princípios de 2021. Tem asma e rinite e precisa de receber oxigénio. Se não tivesse ido ao continente, talvez já “estivesse enterrada”. “Coitados dos que não podem ir ao continente”. Sabe Sr. Eng., diz-me ela, “quando fui ao hospital privado, fui vista pelo médico que me devia ter visto no HMN,. O Dr. ZZZ-0, disse-me que quando quiser qualquer coisa, sempre ali”.

- meu amigo, tenho boas e más noticias para si. A má é que tem fortes tendências sexuais

- meu Deus Douter. E as boas ?

- Acho-o muito atraente 

O YYY partiu a perna. Numa brincadeira. Mas no HNM não pode ser atendido no HNM porque o “especialista, Dr. YYY-0” nunca estava lá, mesmo nas horas de trabalho. Mas estava, coincidência, a sair do hospital privado, porque tinha lá um paciente, quando YYY teve que se dirigir para lá como lhe disseram. "Vá ali que pode lá estar e depois é como se fosse aqui e com sorte não paga nada", disse a pessoa que o atendeu. E “Sr. Engº" (eu) "tem exclusividade e pagam-lhe por isso no HNM”. "Foi a enfermeira que me disse". 

A Dna. WWW tem artrite. Estava a ser “acompanhada”, mas agora tem de fazer tudo de novo porque o processo dela não é encontrado. Mas “Sr. Luis, quando era acompanhada, era por favor e sempre no gabinete particular do Sr Dr. WWW-0 na clinica. Ele nunca estava no HNM, Sr. Luis”.

O Sr. FFF levou 3 ampolas de morfina de 200 mlg de em vez de 6 de 20 mlg. Ia morrendo. Mas ... nada aconteceu a quem lhe ministrou tal. A Dna. HHH tomou ampola de potássio porque o seu historial clinico perdeu-se. E levou porque "pensaram " que era aquilo. O OOO foi de hipoxina. Também porque perdeu-se o seu historial clinico.

A Dna. KKK tinha uma operação marcada no HNM. Desde há 19 meses. A semana passada foi chamada e relembrada que tinha de comparecer no hospital HNM no dia …  pelas 9h. Entrou e foi atendida com uma espécie de “cábulas”, porque o computador não funcionava. A Enfª que a recebeu, muito simpática, disse-lhe que lamentava, mas aquilo até lhe parecia “o hospital dos esquecidos”. Antes, quem lhe telefonou disse-lhe para não se esquecer de levar “papel higiénico, água, roupas, uma mantita”.

Um português foi a um médico tomar uma injeção.
- vai doer doutor ?
- agora sim, mas mais tarde não.
- então venho mais tarde

Teve de fazer novos exames porque os que tinha feito anteriormente “desapareceram” disse-lhe o sr. Enfermeiro. “Assim é impossível trabalhar” disse-lhe ele. E quando a Dna. KKK disse que o Dr. Pedro Ramos referiu no jornal que estava já tudo OK, o sr. Enfermeiro riu-se …… “ele que venha para aqui trabalhar”. O Sr. Dr que a viu, coitado “olhava para os papelinhos com o nome dos doentes” e dizia que não podia fazer muito mais.

“trouxe lençois?” foi-lhe perguntado por assistente. A Dna KKK disse que não, não lhe tinham pedido para trazer. Mas também, porque iria trazer se para quem ia fazer uma operação hoje, ainda estava no corredor em cima de uma maca e quarto para ela não existia. “olhe minha querida, teve sorte porque foi chamada”.

2 dias depois a Dna. KKK não tinha sido operada e pediu para sair, porque assim ….não. Pediu um documento para entregar na entidade empregadora de que tinha estado estes dias no HNM. Não lho deram. Pediu o livro de reclamações. Não lho deram. Não sabiam onde estava.

Enfermeiros a fazer camas !!!! e falta de lençóis. Diabéticos sem comer desde cedo, a uma “outra pessoa, à espera para ser operada, disseram-lhe para ir dormir a casa porque o HNM não tinha camas”.  Sr. Dr. (eu) “ o mais aborrecido é que quase metade das pessoas estavam como eu, sem saberem o que lhes ia acontecer”. As funcionárias, coitadas, eram muito simpáticas. Mas “coitadas, não podiam fazer melhor”. Estava uma pessoa “comigo no corredor que foi uma funcionária que lhe comprou água, porque o HNM não dava/tinha”.

“Eu não me ponho mais nas mãos deles. Tenho dinheiro e vou ao continente porque aqui no hospital privado, somos atendidos pelas mesmas pessoas que trabalham no HNM e para as mesmas operações os preços são bem mais elevados que em Lisboa”. "E se no HNM fazem isto, prefiro ser tratada em Lisboa". "Não tenho nenhuma confiança". 

“hoje fui lá (dois dias depois, nota minha) e ainda não me deram o livro de reclamações. Disse-lhes que se não me derem vou à policia”.

Eu podia continuar com mais relatos do que se passa na Saúde da Madeira. Uma criança que talvez “tenha enxaquecas” e está desde à muito sem ser atendida. O …. Que não está bem desde que a mãe morreu e consulta de acompanhamento sempre a ser adiada. A ….. que precisa de cuidados paliativos mas de paliativos dão apenas “ben-u-rons”. …..

O que não se pode compreender e assiste-nos o direito à indignação, é que no pasquim  jn-M, venha uma noticia onde se diz que a Madeira é "apontada como exemplo no forum global da saúde" . Ou o jornalista não sabe do que fala, ou o jornalista "compra" o que lhe é vendido, ou o jornalista não faz ideia nenhuma do estado da saúde desta região (e devia saber porue DEVIA estar bem informado ) ou não quer arranjar chatices para ele (e assim é apenas mais um cobarde ao serviço na imprensa regional ao serviço do DESgr ). 

Quem escreve isto, nem se lembrou que a esperança de vida na Madeira é menos quase 2,2 anos do que no continente. Porque morre-se mais e mais cedo, por menos assistência na saúde e menos qualidade de vida (miséria). 

- A menina está com "mal de chagas"

- "mal de chagas" ? Como apanhei isso Doutor ?

- Bom.... talvez tenha estado com um barbeiro ? Um trolha ?

- Filho da p..... Disse-me que era advogado 

Sem vergonha, sem consciência a incompetência em ação. 

É miserável, ordinário que isto se escreva. È mentira completa que isto se escreva. Porque eu estive lá. No Forum. E falar bem da saúde desta região, apenas Ramos e companhia. Os que precisam dos apoios deste regime para continuarem fazer asneira da grossa.

Miguel Albuquerque, para este seu novo governo, consegue fazer isto: promover os incompetentes, manter os alienados. 

Por isso … protejamo-nos que a desgraça na saúde, a falta de transparência na saúde, a mentira na saúde da Madeira vai manter-se nos próximos 4 anos. E para quem tiver a sua vida encurtada, ou a sua saúde e maleitas ainda mais prejudicada.. Temos pena, a culpa é vossa porque adoeceram. RIP


sábado, 23 de setembro de 2023

Todos ganham, PERDE A MADEIRA

 





Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada, Bismarck 

Estamos em condições de mostrar já as reações dos partidos e lideres ao resultados das eleições regionais de hoje. E continuamos a não ter juízo. 

Um político pensa na próxima eleição; um estadista, na próxima geração, James Clark

psd-M

Venceu as eleições. Elegeu mais deputados (25) e tornou o cds-M dispensável. A miséria assistencialista que criou na região foi benéfica. Muitos pobres igual a muitos votos.

Miguel Albuquerque: quem diria. Tornou o cds-M nada. Colocou a comunicação social no bolso e tem os grandes pedintes empresários e "manopolistas" regionais ao lado (AFA, Sousas, Pestana, Ramos, Correias, ACIM et les outres ). Vence com a miséria como aliada, fazendo o que sempre criticou em AJJ: politica assistencialista para os amigos, miserabilista para a maioria dos madeirenses (pós-assistencialista depois ). Mais divida, menos economia exceto para quem está e recebe dos seus governos. Ahhhh e diz que este será o último mandato, pronto para substituir o líder do PSD Montenegro. È assim, as facadas sempre presentes. Um martírio o psd-M

Se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de comida seria eleito sempre, não importa quantos porcos ele já tenha abatido no recinto ao lado, Orson Card

ps-M

Venceu as eleições. Reconquistou 9 deputados e quem reconquista 9, vence naturalmente. De resto, o mesmo de sempre. Nada, porque este ps-M nada mais sabe fazer que queixar-se que fizeram 1001 propostas, etc, etc, etc... e nada foi aceite. São os chamados "copinhos de leite", as "natinhas" do regime. È assim. Quando a cabeça não pensa é o corpo que paga. Unir a oposição ? Nada, se nunca foram partido unido. Depois ... são eleitos e queixam-se sempre de nunca saberem o que a "casa gasta". Estão ali à mão de semear, porque não se dão ao respeito. Um martírio este ps-M

Sérgio Gonçalves: Quem diria. Vence as eleições e continua a jurar que tal como não existem monopólios na região, o ps-M tem condições suficientes para se manter na oposição mais uns anitos. Para o Sérgio, para estes socialistas, o ps-M vai ser governo, só não sabem é quando. A culpa da vitória dele, é que este ps-M adora ser o bibelot do psd-M. Uns queridos jeitosos. Não saber, não fazer, não conseguir, não pensar foi o que Sérgio Gonçalves fez ao ps-M, na longa tradição dos lideres regionais do ps-M. E também são autistas. E prontos, de vitória em vitória até à derrota final. Ahhh e Cafofo….. o futuro ex-secretário de estado ? Bom…. É uma reserva. Pois …. de "pasteis de ar e vento". 

Se o homem faz de si mesmo um verme, ele não deve se queixar quando é pisado, Kant

cds-M

Venceu as eleições. Tem 4 deputados, mais um que anteriormente, mas tornou-se indispensável de uma maioria, a dispensável de outra maioria. Confusos ? Bom, este cds-M foi sempre confuso e de bolsos fundos. Vai manter-se por mais 4 anos a fazer nada e a receber e manter muitos. Se esteve calado, agora vai ficar mudo. Se era a moça, agora vai ser a putéfia para as ocasiões. E se fala, temos violência conjugal e rua. Sem apelo.

Rui Barreto: Quem diria. Vence as eleições sem nada fazer. O lema dele, que executou na perfeição é: nada fazendo, tudo dando e afirmando hoje como verdade, que o que disse ontem era mentira, pode-se manter o meu, dos meus e dos amigos, ordenados. Mais um grau zero da politica que na Madeira é exponenciado a melhor de mundo. O cds-M é a melhor moça do mundo. Mau para a Madeira, bom para ele. Daqui a 4 anos…estará filiado no psd-M ou por fusão, ou por “fudação” ou por reforma. O antigo jsd-M fez a função. Implodiu o cds-M. Um martírio este cds-M

Não é que eles não podem ver a solução. É que eles não podem ver o problema, Chesterton

JPP

Venceu as eleições. Tem mais 2 deputados, mas vence não formando governo. Agora a próxima tarefa é manter a câmara de Santa Cruz. Pretendeu ser diferente, mas mostrou que também ali os jogos de poder (eu tenho a pilinha maior que a tua ) também se fazem. Não interessa, na Madeira é sempre assim na oposição. No psd-M Albuquerque tem a fama e o proveito de ser quem todos sociais-democratas dizem ter a pilinha maior, sobretudo em alturas que interessam: Nas eleições. Na oposição todos querem ter a pilinha maior, mas ficam-se por “coisas” truncadas. È o destino

Filipe Sousa ou Élvio Sousa? Quem diria. Venceram as eleições. Lá em casa a mãe deve ter dado uns “tau-taus” a este filhos. Mereciam levar uma coroa com orelhas de burro, ficarem virados para a parede e escreverem 1 000 001 “não vou trair o meu irmão, não vou fazer asneiras”. Mas pronto, quem não é unido entre si, não pode ser unido para todos. Uma pena, porque até fizeram uma boa oposição. Mas ….. o inferno está cheio de boas oposições.

Os piores males que a humanidade já teve de suportar foram infligidos por maus governos, Von Mises

Chega - M

Venceu as eleições. Tem um grupo parlamentar e como o antigo CDS-M fala grosso com o psd-M, para gente ver, mas pia fino. Afinal o seu líder quer a todo custo ser a próxima moça do psd-M. E para isso, dá o “rabiosque e ainda paga”. De resto, mais do mesmo Chega nacional. Fazer promessas é lindo e pode fazer-se a torto e a eito porque elas nunca serão cumpridas. Heil.

Miguel Castro: Quem diria. Venceu as eleições. O fato fica bem, as asneiras dizem-se o quanto baste, as promessas são a rodos mas …… deem-me uma secretaria que eu abjuro tudo. No resto, o Ventura manda atirar-nos para baixo do comboio e nós vamos. Heil. 

Não chore porque acabou. Sorria porque aconteceu, Jacabowski


IL - M

Venceu as eleições. São liberais em tudo e mostram que têm “fair-play”. Já sabemos que no que interessa, lei das finanças regionais, estatuto politico administrativo, ZFM, são como todos: estão com o regime, apesar de dizerem que será “medida a medida”. Enfim…

Nuno Morna: Quem diria. Venceu as eleições. E tem cabedal para fazer oposição. Vamos lá a ver se é só e apenas corpo grande. Mas a sério, são tão liberais que esta vitória é liberal na derrota. Eles parece não quererem vencer. Apenas ficar na ALRM …liberalmente.

 

Vêm aí as eleições, hora de escolher democraticamente o seu ladrão!, João Ribeiro

CDU

Venceu as eleições: Todos diziam que iam desaparecer, mas afinal estão ali. Cada vez mais pequenos, mas ficam. São os únicos que, dizem, fazem contas á miséria do madeirense. Certo, certo é que estão a morrer. Elegem 1 deputadito e viva o velho. Porque o que interessa é mostrarem que estão vivos na região. O que parece anda não entenderam é que estão moribundos no todo nacional. Slavia Ukrania

Edgar Silva. Quem diria: Venceu as eleições. È um sempre em pé da política regional. Aliás como todos os comunistas. Ser eleito é uma medida paliativa para a CDU. Pois… CDU . Onde estão os outros desta coligação? Os verdes ? Ainda têm vergonha de irem a eleições com a sigla do PCP ? Que comunistas são estes ? Olhem que todos já sabemos que não “comem crianças ao pequeno almoço”. Foram tempos. Vá … são um querido bibelot para este regime. E é sempre bonito ter um comunista para aconchegar, sobretudo os em via de extinção. Slavia Ukrania

Na Madeira existem dois tipos de políticos: Os corruptos declarados e os declarados corruptos, anónimo

Os outros que venceram as eleições

PAN: caneco, isto de a poucos dias mandarem os eleitos para as regionais irem “pastar” é obra real de Inês. Estavam com 1 deputado nas sondagens, depois do professor “ir à vida”, ficam-se por nada. Boa tática. A autonomia regional deles ? Não existe. O PAN-M tornou-se pan-M: partido do absoluto nada. Dos animais. Este pan-M ainda vai tentar salvar-se a si próprio pedindo que a ALRM vote uma lei para as espécies em vias de extinção. 

BE: pois, pois, pois. Mais uma vez, noves vezes fora, zero. E em zero vão manter-se.

RIR: devem estar a pensar agora, que deveriam ter tirado mais fotografias a sacos e repositórios de lixo. Só assim vencem eleições e são nomeados secretários de … qualquer coisa. Mas ficam-se por ali. Nos lixos.

PTP: O coelho foi o que foi, a filha é o que é. Enfim… coelhos. Mas com o pai coelho ainda nos riamos. 

OS OUTROS: Desculpem-me, mas os outros são tão bons que não tenho tempo para falar neles. Apenas uma palavra: continuem que o que é preciso na Madeira são muitas pilinhas. Um dia, cada madeirense formará um partido. Menos aqueles que votam psd-M. E assim, se ganham as eleições.

Uma festa .......... estas eleições.

ALESTORM - P.A.R.T.Y



sábado, 16 de setembro de 2023

Crónica da estupidez estabelecida

 



A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na rectaguarda para ver, Bertrand Russel

Desde 2020 instituições da Madeira têm tido, como acontece no restante país, ataques cibernéticos. A diferença é que uns têm conseguido inverter essa tendência e outros não. Uns dizem que isso aconteceu, outros dizem que o que aconteceu foi tudo menos um ataque cibernético. 

Na Madeira, ataques cibernéticos nunca foram reconhecidos, mas apenas falhas de servidores!!!! de serviços!!!! de equipamentos!!!!! de comunicações!!!!! …. Isto porque, obviamente com tanta inteligência artificial e animal ao serviço no regime, isso de ataques cibernéticos, apenas no continente, Europa, USA, ….. Afinal a Madeira é um exemplo para o mundo. Somos superiores e a nós nada acontece ( lembro-me aqui da Covid-19 onde se dizia que éramos o exemplo mundial de combate, mas que tínhamos as maiores taxas do mundo da dita cuja) 

Até que aconteceu o inimaginável. O Sesaram foi em 5 de Agosto (não a 6 ) “atacado”. E se numa primeira fase os culpados de sempre foram nomeados (servidores, comunicações, serviços, ….. ) depois foi difícil de esconder. Eu até acho que como o Pedro na altura estava fora do país e região, a mendigar uma parceria internacional com a escola onde fez um seminário de saúde, DEPOIS NUMA FESTA DE Nossa Senhora (talvez já estivesse a pedir que as coisas não ficassem piores )  que isto foi propositado.

O que acontece na Madeira á virtude, que casa sempre com quem a viola

Certo certo, é que se os sistemas eram fraquitos com reconheceu Miguel Albuquerque, a 16 de Setembro, 1 mês e 1 semana depois, o SESARAM ainda hoje não deu como 100% restabelecido o sistema informático, nem se procuram responsabilidades pela implementação e manutenção do dito sistema "fraquito". A culpa na Madeira morre sempre solteira, mas que a violação é continua, isso sim. Ou então, fiaram-se todos na Virgem e prontos ..... 

Mais. O SESARAM sabe, desde quase o inicio, que dados pessoais e clínicos foram devassados e que nas redes sociais, ao longo destes quase 2 meses, multiplicam-se queixas de não acesso a serviços, de ausência de respostas, de escusas de tratamentos (falta de informação )  e outros. Que alguns desses dados parece que circulam também pelas "nets". 

No Sesaram, na saúde da Madeira, existe muita gente em que  a sabedoria, a competência, a integridade, o conhecimento, a verdade, sempre andaram atrás delas, mas elas, essas gentes, sempre conseguiram ser mais velozes e fugirem. Mas deixam-se apanhar pela mediocridade, pela ignorância, pela mentira. 

Mostro no quadro abaixo algumas das várias noticias, data, link e noticia colocadas a circular pelo serviços do SESARAM nos pasquins da região. Eles mentem, eles não sabem, nem imaginam o que aconteceu. 

Sei que é longo, mas tirem as vossa conclusões. RIP.


Figura 1 - Afinal é mentira. 1 mês depois as "coisas" não andam


Figura 2 - Tal como a região no caso da inspeção periódica de veículos, são condenados pelos tribunais mas não pagam as indemnizações a que são condenados.

Figura 3 - Albuquerque não quer pagar a chantagistas que estão a "brincar com a saúde das pessoas". Mas a brincar à saúde dos madeirenses anda ele, Ramos e companhia. E se o sistema é "fraquito" a culpa é de quem ?

Figura 4 - Entre a contabilidade de atos de saúde, nos dias posteriores ao ataque, 
o Sesaram a 6 de Setembro, diz que 1 100 computadores vão fazer a diferença !!!! (agora ). Mas noutro matutino, no dia seguinte !!!!, já diz que foram instalados 1 100 PC´s nestes dias !!!!!!


Figura 5 - afinal foram instalados. Foi preciso o ataque para os instalarem ???? Mas esta noticia é de 7 de Setembro, que contraria a anterior.  Em resumo: No Sesaram a confusão é muita e ninguém sabe o que diz. 


Figura 5 - Catástrofe ? Hum... para Pedro Ramos nota-se que é apenas um fait divers.
Olha a preocupação dele. Got Madeira ????? Nada. Did not catch rigorosamente nada. 

Data

link

Noticia

6 Agosto 12:40

SESARAM confirma falha no sistema informático do Serviço de Urgência (jm-madeira.pt)

Ciberataque não. Falha de sistemas. A culpa é do sistema.

6 Agosto 21:22

SESARAM confirma ciberataque e suspende atividade não urgente desta segunda-feira (jm-madeira.pt)

Ciberataque SIM. Suspensão atividade não urgente. Desde domingo, 5 o serviço está em baixo.

6 Agosto 22:11

Consultas, cirurgias programadas, análises e exames suspensos esta segunda-feira (jm-madeira.pt)

Dia 7, suspenso tudo menos atos enfermagem

7 Agosto 09:30

“Lamentamos que ainda haja empresas que se dediquem a este tipo de atos”, diz Pedro Ramos sobre ciberataque ao SESARAM (jm-madeira.pt)

Pedro Ramos lamenta serem “empresas”!!!! a praticarem estes atos. Mas não questiona a segurança dos serviços informáticos da Saúde de que é o chefe.

7 Agosto 10:27

Ciberataque continua a afetar sistema informático do SESARAM (jm-madeira.pt)

Reconhece-se que ligações telefónicas foram afetadas e tiveram de ser substituídas. Dão a conhecer-se novos números para os centros de saúde por exemplo, depois de mais de 24h off

7 Agosto 11:33

Aparente acalmia no Hospital Dr. Nélio Mendonça apesar do ‘caos’ provocado por ciberataque informático (jm-madeira.pt)

Tudo sem stress nesta altura (pelo menos para “freguês-ver” ). Mas existe “caos” entre -aspas. Pois ….

7 Agosto 11:42

Centros de Saúde em normal funcionamento apesar de sistema inoperacional (jm-madeira.pt)

Os centros de saúde estão em “normal funcionamento”!!!!! mas os sistemas estão inoperacionais ( chamamos a isto a normalidade do anormal, coisa muito frequente na região

7 Agosto 11:50

Contactos retomados com utentes que tinham cirurgias programadas para hoje (jm-madeira.pt)

Filipa Freitas diz, 1 hora depois que o bloco funciona, mas nesta altura estavam a fazer contactos para quem tinha cirurgias para hoje. Tipo serviço express. Obviamente para “freguês ver” a normalidade dita.

7 Agosto 12:26

Ciberataque ao SESARAM foi dos maiores registados na Região e já foi reivindicado (jm-madeira.pt)

Nuno Perry foi dos maiores registado (afinal existiram outros ), o acesso a dados pessoais pode ter existido !!!!! mas os dados clínicos não !!!!! Ahhh  foi reivindicado o ataque.

7 Agosto 12:40

SESARAM prepara sistema paralelo para assegurar a operacionalidade do serviço (jm-madeira.pt)

Filipa Freitas confirma ciberataque “pelas 8h11 de ontem” e vão colocar sistema “paralelo” para assegurar operacionalidade !!!!!! Farmácia, Cirurgia, Oncologia, …. Está tudo a funcionar !!!!!!

7 Agosto 13:09

Ciberataque: SESARAM comunicará novas informações às 18 horas (jm-madeira.pt)

Quase 48h depois, continuam sem saber o que fazer, mas “existem serviços operacionais a trabalhar com papel”!!!!

7 Agosto 13:09

Ciberataque ao SESARAM: “Não é algo que se resolva num dia” (jm-madeira.pt)

Afinal isto não se resolve num dia. Mas começam  perceber que é grave.

7 Agosto 18:14

Ciberataque: Atividade clínica não urgente será retomada a partir de amanhã no SESARAM (jm-madeira.pt)

Afinal a atividade clínica foi afetada e será retomada dia 8 Agosto. Se a atividade clinica urgente não foi afetada !!! sabe-se já que pelo menos os serviços nos blocos operatórios foi, centos de saúde igualmente e pessoas não foram atendidas.

8 Agosto 16:44  

Ciberataque: Pedro Ramos fala em “catástrofe” e promete melhoria do sistema (jm-madeira.pt)

Pedro está bem face á “calamidade” veja-se a foto. Mas começam aqui as promessas e a culpa de os madeirenses não estarem unidos. Pedro do regime no seu melhor.

8 Agosto 17:24

Mantêm-se os constrangimentos provocados pelo ataque informático ao sistema do SESARAM (jm-madeira.pt)

3 dias depois: ALGUNS constrangimentos mantém-se, DIZ o Sesaram. A rede paralela continua a “ser construída”, quem for a centros de saúde ou outros deve levar toda a informação disponível em sua posse!!!! O “ALGUNS” TORNA-SE TODOS, EM OUTRAS PALAVRAS.

9 Agosto 10:19

Ordem dos Médicos manifesta preocupação com sequelas do ciberataque ao SESARAM (jm-madeira.pt)

4 dias depois!!!! a secção regional da ordem dos médicos manifesta a sua preocupação. Diz “Estes sistemas são responsáveis pela melhoria da acessibilidade, eficiência, qualidade e continuidade dos cuidados prestados. Mas não questiona porque é que estes sistemas estavam vulneráveis a este tipo de ataques mesmo com situações idênticas no continente !!!!!! E desmente o CA do SESARAM: "Os profissionais (não clínicos e clínicos) desta instituição não conseguem aceder à plataforma ATRIUM® onde são efetuados os registos administrativos e clínicos dos utentes nas diferentes áreas de atuação (consulta, internamento, bloco, serviço de urgência, entre outros)

9 Agosto 17:57

Ataque: SESARAM pede cautela a utentes que possam ser contactados por números desconhecidos (jm-madeira.pt)

Ao 4 dia !!!!! a ajuda é pedida ao SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (é para isto que servem os serviços do continente…e para dinheiro ) a começar no dia 10 !!!! Porque não antes é a questão. E claro, aconselha-se os utentes do SESARAM a acautelarem-se contra números telefónicos desconhecidos. Por outras palavras: dados de utentes foram acedidos.

9 Agosto 20:59

Familiares desesperam por informações sobre doentes que estão nas urgências — DNOTICIAS.PT

5 dias depois do ataque (o jornalista, mal informado, diz serem 3 !!! ) Informações, nem em voz e/ou papel se dão a familiares. Nada se sabe. Mais de 24 h para fazerem-se exames. O caos instalado.

10 Agosto 11:55

Quartel-general da Saúde reunido esta manhã por causa do ciberataque (jm-madeira.pt)

O QG da Saúde reúne-se. Deve ser coisa fácil de resolver. Afinal nma 1 fala-se de tudo. Mesmo de nada. Por outras palavras: reconhece-se que estão de mãos atadas.

10 Agosto 14:22

Dimensões do ataque informático ao SESARAM “ainda estão por ser apuradas” — DNOTICIAS.PT

5 dias depois!!! Por outras palavras não sabemos o que aconteceu. Dixit Ramos

10 Agosto 18:10

SESARAM diz que atividade clínica e assistencial está a ser realizada “dentro do constrangimento que a ausência da rede informática permite” (jm-madeira.pt)

5 dias depois. Existem constrangimentos mas faz-se algo, dizem. Começa-se a contabilizar atos médicos !!!! consultas !!!!! (mesmo que um ato médico/consulta seja dizer olá, volte amanhã )

11 Agosto 18:03

SESARAM: Serviços essenciais para acesso ao sistema informático restabelecidos (jm-madeira.pt)

6 dias depois, dizem que os serviços “essenciais” para acesso foram restabelecidos. Mas não dizem que não estão operacionais !!! Por outras palavras: tem sempre de dizer-se algo, mesmo que nada, porque as eleições são já ali.

11 Agosto 18:35

Albuquerque: ciberataque ao SESARAM foi ato “criminoso e ignóbil” (jm-madeira.pt)

6 dias depois Albuquerque fala. Não lamenta, mas fala em ato ignóbil. Reconheceu que o sistema de cibersegurança do SESARAM “não é dos mais sofisticados”, e reiterou que haverá novos investimentos. Não diz porque é que estes serviços são fracos, quem deve assumir responsabilidades por tal. Mas as promessas …. essas já  faz. Como sempre.

11 Agosto 20:23

Albuquerque não vai "ceder a chantagistas" após ciberataque ao SESARAM — DNOTICIAS.PT

Albuquerque diz existirem chantagistas. Mas …. Que quem fez isto anda a “brincar com a saúde das pessoas”. Por outras palavras: este ataque “brinca com a saúde das pessoas”. Uma boa desculpa para amanhã dizer que a saúde está má (mesmo antes deste ciberataque) por causa do ciberataque. Mas não diz porque é que os serviços de cibersegurança eram “fraquitos” com reconhece.

12 Agosto 18:47

Ciberataque: SESARAM afirma que há recuperação parcial de alguns sistemas (jm-madeira.pt)

7 dias depois existe “recuperação parcial” de alguns sistemas. Eufemismo para dizer que o que foi recuperado nada faz. Apenas comunicações não seguras e alguns dados, outros desaparecidos.

13 Agosto 18:06

Ciberataque: SESARAM garante estrutura tecnológica de contingência que permite acesso gradual aos serviços (jm-madeira.pt)

7 dias depois o tal sistema alternativo está on. Mas o acesso à informação é gradual. Eufemismo para dizer que “somos bons” mas até agora nada fizemos. E se não fosse o SPMS (continente) isto seria pior.  

14 Agosto 19:39

Saúde da Madeira continua a repor “serviços fundamentais” uma semana após ciberataque (jm-madeira.pt)

Mais do mesmo. 8 dias depois ( o ataque foi a 5 como reconhecido, mas toda a gente refere-se a 6 ) nada está conseguido, muito perdido e outo tanto devassado.

15 Agosto 18:53

SESARAM garante que laboratório tem aumentado a capacidade de realização de análises não urgentes (jm-madeira.pt)

10 dias depois do ataque, um fait divers. Nada se conseguiu mas o laboratório tem “aumentado a capacidade. Por outras palavras: falem bem de mim.

19 Agosto 18:00

SESARAM: Oito centros de saúde com Serviço de Atendimento Urgente já garantem acesso a dados (jm-madeira.pt)

15 dias depois!!!!! 8 centros de saúde já têm acesso a dados. Desmente-se as informações de cima Mas não se fala nos restantes centros de saúde. 8 É O NúMERO.

20 Agosto 18:33

Realizados 20.036 atos de saúde entre os dias 6 e 18 revela o SESARAM (jm-madeira.pt)

15 dias depois do ataque. A contabilidade. Somos um povo doente, para o Sesaram.

21 Agosto 18:14

Mais de 34 mil atos de saúde realizados nos centros de saúde da Região entre 6 e 18 de agosto (jm-madeira.pt)

16 dias depois do ataque. Começa a contabilidade (para não confessar-se que se esteve parado) e diz o SESARAM que quase 1\6 dos madeirenses em 8 dias foi ao médico. O que não diz é que “ato médico” pode ser colocar um penso numa ferida. Ou aconselhar por telefone. Mas em 24 h mais 14 mil atos de saúde ? Brinca-se ás estatísticas. Ou esconde-se que está tudo em pantanas ?

24 Agosto 18:43

Ciberataque: Hospital dos Marmeleiros começa a ter acesso a dados clínicos (jm-madeira.pt)

19 dias depois é o Hospital dos Marmeleiros a ter acesso a dados clínicos. Começa, não tem, atenção. Sobre o que a Ordem disse … palavras lava-os o vento.

22 Agosto 18:14

Consulta externa recupera agendamento eletrónico (jm-madeira.pt)

17 dias depois. O sistema continua a funcionar mal. E nem tudo funciona. Apenas o que é acessório, se é possível falar-se em “acessório” na saúde dos madeirenses.

25 Agosto 19:19

Sistema de gestão documental do SESARAM está operacional (jm-madeira.pt)

20 dias depois o istema de gestão documental está ok. Mas não está acessível para todos. Por outras palavras: pode-se ir á biblioteca mas não se acede á biblioteca.

26 Agosto 18:25

Mais de 52 mil actos de saúde realizados nos centros de saúde da Madeira — DNOTICIAS.PT

 

Centros de Saúde realizaram 52 mil atos de saúde em duas semanas e meia (jm-madeira.pt)

21 dias depois o Sesaram confessa que pouco está restabelecido. Se assim não fosse a contabilização não era necessária. E para o Sesaram o madeirense está doente: 1\4 deles passou pela Saúde. Querem dizer que se come mal e a miséria é maior ?

27 Agosto 19:05

Ao fim de três semanas de ataque, SESARAM continua “gradual recuperação” dos sistemas (jm-madeira.pt)

21 dias depois existe uma “gradual recuperação”. Por outras palavras, o que se disse atrás é um “pormenor” que não se deve ter em conta o “pormaior” maior. Nada está ok a 100%. Talvez uns 20%

29 Agosto 19:30

Serviço de Telerradiologia do SESARAM está em funcionamento (jm-madeira.pt)

24 dias depois. Afinal o que se disse antes foi mentira. Para este serviço apenas agora é que funciona. E os outros ?

31 Agosto 19:23

Processo Social do Utente do SESARAM está restabelecido (jm-madeira.pt)

26 dias depois. Afinal esteve este serviço off, o que contraria anteriores informações. Bem, na saúde da Madeira, a funcionar “oficialmente” ou não está tudo off.

1 Setembro 20:07

Sistemas adstritos ao Serviço de Farmácia do SESARAM estão operacionais (jm-madeira.pt)

Quase 1 mês depois. Afinal a farmácia que estava ok, não está. Bom, ao fim de 1 mês quem precisou das duas uma: ou teve sorte porque alguém acertou ou teve azar e no mínimo ficou igual (ou está a ser tratado a uma unha caída quando tem um problema cardíaco )

2 Setembro 20:06

Ciberataque: SESARAM continua a restabelecer equipamentos e acessos aos serviços (jm-madeira.pt)

Quase 1 mês depois. Afinal o que se disse a 24 de Agosto sobre o hospital dos Marmeleiros não é verdade. E sore o que se disse sobre o HNM. Continuamos a avançar….

3 Setembro 20:06

SESARAM anuncia novos avanços no restabelecimento do sistema informático (jm-madeira.pt)

Quase 1 mês depois. Temos de dizer que as coisas vão andando para o pessoal não desesperar.

4 Setembro 20:03

 

Maioria dos serviços clínicos na Região volta a ter acesso à Prescrição Eletrónica Médica (jm-madeira.pt)

Quase 1 mês depois. Afinal nem tudo está ok.                

6 Setembro 13:30

Dezoito unidades de gestão clínica do SESARAM têm certificação de qualidade — DNOTICIAS.PT

1 mês e 1 dia depois. O sistema informático não funciona, a ordem diz que é crucial, mas 18 !!!!! unidades do SESARAM obtêm certificação de qualidade. Quanto é que pagaram (por fora )  para receber esta certificação ? E como foi obtida ?

15 Setembro 11:57

Morreram menos pessoas na Madeira em julho de 2023 face ao período homólogo (jm-madeira.pt)

 

 

Menos 19% de mortes em julho em Portugal e mais 2,6% de nados-vivos em junho - CNN Portugal (iol.pt)

Os serviços não funcionam ainda. O SESARAM AINDA NÃO DISSE QUE ESTAVAM 100% RECUPERADOS, MAS “SABE-SE” QUE EM JULHO MORREU MENOS GENTE. O que não dizem é que foi a região do país onde se morreu mais.

 

NO PAIS TAMBÉM SE MORREU MENOS.  

 

.Requiem pela Saúde da Madeira. RIP
Mozart.