sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Parlapier pós-eleitoral

 




Queremos lixar nas eleições, quem tem andado a lixar a vida dos portugueses, João Semedo

Como sempre, as minhas fontes de informação, com acesso exclusivo a outras fontes de informação, que têm também acesso a outras fontes de informação, a pais, tios, irmãos, sobrinhos, amigos, …periquitos, gatos, cães, tartarugas, peixinhos...dos candidatos, permitem-me desde já antecipar em 72h o que psd-M e ps-M vão dizer pelas 21h da noite de 30 de janeiro. Por cenário:

Cenário 1 : psd-M 5 deputados – ps-M 1 deputado

psd-M : nós, com este resultado, estamos confiantes, que o povo madeirense nos siga, na cruzada de independência plena da República Portuguesa. Exceto se, precisarmos de dinheiro ou de um inimigo no continente europeu que nos sirva para deitar culpas.

Fique claro, que nós na AR, iremos estar á disposição única e exclusivamente dos interesses do regime que servimos. Uma posição horizontal estático dinâmica como nas listas de espera do SESARAM. Uma posição que nos permitirá entrar e sair de forma fácil, mas também naturalmente demorada, quando o objetivo é conseguido. Posição esta que também será dinâmica. Nós na AR vamos tomar todos e mais algumas posições que deem mais agrado e bem estar a quem servimos.  

Vamos lutar para que o CINM fique mais elitista, vamos pugnar para que a taxa de desemprego desapareça com a entrada de mais gente na função pública, pois fica claro, que mais dedos são precisos para votar no “ melhor destino turístico da Europa”.

Naturalmente, vamos exportar os nossos conhecimentos que obtivemos na ausência de combate à pandemia, os conhecimentos práticos de criação de listas de espera na saúde, os conhecimentos da evolução da  matemática madeirense, onde 2 + 2 pode ser igual a 3,99, 5, 3, 6 mas nunca em momento algum a 4. Um Nobel para nós, vai ser a nossa próxima luta. Bem como, falar com Elon Musk para fazer da Madeira o poiso dos foguetões da Space X. Não esquecer que nós andamos na Lua já à quase 45 anos.

Repito, faremos de imediato, com uma carta aberta, uma observação à Suécia, porque desde há 45 anos, merecemos, merecem os nossos estatísticos, matemáticos, economistas, o prémio nobel do disparate económico.

Iremos pugnar, para que as nossas empresas, nomeadamente as, passe a publicidade, do grupo AFA e grupo Sousa, possam receber a merecida distinção de maiores empresa de navegação e obras públicas, do mundo, universo e mesmo Marte, a operar na linha de costa e pela costa adentro da minha (perdão), da nossa ilha, que pertence a todos, sobretudo a nós. 

Outras das medidas que tomaremos de imediato, é cortar o sinal da cabo-tv na Madeira, substituindo-o pela nossa TV superiora. A TV educativa de todos os Filhos Dos Papás, com conteúdos apropriados para gente superior dos inferiores. A forma como a nossa comunicação social funciona e o nosso modelo de apenas falar como queremos, quando queremos, deve ser exportada. Igualmente nos jornais. O 4º poder é nosso.

Nós queremos, exigimos preços mais elevados para os fretes nos transportes marítimos. Exigimos obras públicas mais caras. Queremos ser os primeiros e vamos sê-lo. Aliás a comenda do frete vai já para o Dr. Luis Sousa que conseguiu que o preço de um contentor  esteja já quase nos 2 300 USD para Lisboa, quando nos Açores é sensivelmente metade e nos EUA, Holanda, ... para atravessar o Atlântico custem cerca de 700 USD. Luis amigo, eu estou contigo. E sempre em frente que atrás vem nada.

No caso de ninguém ainda ter percebido, com estes 5 deputados, o do cds-M faz de conta que é do cds-m, temos capacidade de ainda praticar mais chantagem, para obtermos  para nós, o que quisermos. Nós somos a Madeira. 

Afirmo com total convicção, que a arguida Dantas nunca porá, como eu, os pés num tribunal; o Sérgio terá mais alguma pachorra para estar em Lisboa; a Madruga continuará a ser pindérica e esganiçada; o Dinis será sempre um dinis; e o Gonçalo Santos será o homem que no jogo do quem dá mais, ficará sempre com 10 000 no bolso. Aliás afirmo que como dantes existia um 500 na CMF, no nosso grupo parlamentar na AR, passará a existir o 10 000

Vamos fazer da Madeira a maior ilha do Mundo, quiçá do Universo. Viva a Venezuela da Europa. Viva o Qatar da Europa. Viva o Koweit da Europa. Viva o Dubai do Atlântico.

Na miséria e na  pobreza dos outros prosperamos.

Viva eu e aguentem-se á brocha.

ps-M : este resultado, reflete a dinâmica estático qualquer coisa da intervenção que o partido socialista da Madeira, fez ao longo deste tempo. Infelizmente, o Dr. Iglésias não foi eleito, mas isso deve-se meramente ao excelente combate que o DESgr fez á pandemia,  a todos aqueles que escolheram esta lista e á conjuntura desfavorável em que até António Costa teve menos votos. Naturalmente, por culpa do Dr. António Costa não conseguimos mais e ele connsco nunca mais aterrará na Madeira. 

O deputado Pereira, continuará na AR, a fazer nada e a dizer que o que a Madeira recebe do governo amigo da república, é por iniciativa exclusiva dele. Obviamente, naquilo que é essencial e estrutural para a Madeira, vai concordar sempre a 99,9% com o psd-M criando uma frente unida, para melhorar ainda mais a vantagem que o nosso regime dá aos seus.

Viva a Madeira, viva o partido social.. (desculpem foi um erro ), viva o partido socialista da Madeira.

E agora deixem-me sair porque tenho de assessorar aí umas empresas do CINM e cumprimentar os padrinhos.

cds-M : Nesta hora em que conseguimos eleger um deputado à AR, apenas 2 mensagens. O Gonçalo será o puto do psd-M (porque a moça somos nós ), o nómada do psd-m, o Office boy do psd-M e o pocket man do chega. E chega para isto, porque agora, mais nomeações estão na calha para me assessorar, aos meus, aos teus Miguel, .....

Mas ao que importa, porque aqui trabalha-se, já tenho aqui uns planos para dar mais 100 milhões, desculpem, 1 000 milhões na taluda aos meus amigos da Madeira. 

Viva o psd-M (desculpem foi um lapso ), viva o cds-M, viva o nosso querido e GANDA líder.

E tenho o barrete do psd-M enfiado porque o outro azul, já é pequeno para a minha "tola". Não criem confusões se faz favor.

Cenário 2 : psd-M 4 deputados – ps-M 2 deputados

Psd-M : ( quase o mesmo de cima )

Ps-M : Contra tudo e todos conseguimos uma vitória. Afinal elegemos 2 deputados quando muitas sondagens nos davam apenas 1. O ps-M mostrou a sua força e sai reforçado neste combate aos nossos irmãos e colegas do regime, o psd-M (nunca esquecendo as moças do cds-M ).

Temos a convicção que um dia iremos governar a Madeira. Apenas não sabemos quando. Mas o caminho que trilhamos é o certo, o único. 

Nunca deixaremos de afirmar isto: Na AR, faremos mais e melhor do que fizemos até aqui, nomeadamente, repetindo até que as nossas gargantas doam, que fazemos sempre mais e melhor quando não fazemos nada. Desde já comprometemo-nos a exercitar os nossos passos, nos Passos Perdidos, porque perdidos andamos nós.

Não conseguimos mais, não porque tenhamos dormido mais, mas porque o Dr. António Costa não ajudou. Os deputados do ps-M na AR, farão o máximo para continuarem a nada fazer e aqui na ALM iremos continuar a queixarmo-nos pelos apartes, má educação dos colegas do psd-M, numa luta continua e excitante que nos leva a nada fazer. Afinal, somos pagos para nos queixarmos.

Uma palavra ao Dr. Iglesias que nos serviu tão bem na ALM e nos vai deixar. Dr. Iglesias, conte sempre connosco para o apoiarmos, mesmo nas alturas em que poderá dizer alguma coisa menos abonatória dos camaradas que deixa aqui. Pedimos encarecidamente que faça uma menção favorável ou vote num prémio para o Dr. Pedro Ramos. Como Cícero, nunca se esqueça de acabar as suas intervenções: Pedro Ramos para comendador. Afinal, foi o excelente combate à pandemia de Pedro Ramos que o levou até Lisboa.

Viva o Dr. Pedro Ramos, que fez o Iglesias ir para Lisboa.

Com amigos destes, nunca quereremos inimigos

Cenário 3: psd-M 3 deputados ps-m 2 deputados JPP(outro) 1 deputado

psd-M : ( quase o mesmo de cima )

ps-M : ( quase o mesmo de cima(s) porque andam perdidos )

(outro) : Conseguimos finalmente eleger 1 deputado. Com ele, vamos conseguir mais do mesmo, ou nada. Afinal nós aqui, somos 1 no meio de 330. Mas o nosso objetivo principal, continua a ser em 2023 ultrapassarmos o ps-m nas regionais. Não é impossível, mas será trabalhoso. e eles até ajudam. -

Quando me virem na televisão, eu sou aquele que tem: 

JPP:  a enxada na mão, porque a nós não nos custa pegar na enxada, seus copinhos de leite. E agora também tenho imunidade, diabos vos levem, Calado e companhia e já vão ver como elas vão morder.

PAN: a bandeira na mão ali ao pé daquela miúda gira que na empresa dela não faz o que defende na campanha. Notem, que nós aqui, não somos como o ps-M, onde se comem uns aos outros, salvo seja. 

Bem hajam madeirenses. Viva a Madeira, 

 

Madness - House of Fun


 


sábado, 22 de janeiro de 2022

Votar em quem ?

 


"...o governo do povo, pelo povo e para o povo, jamais desaparecerá da face da terra..." - discurso de Abraham Lincoln no campo de batalha de Gettysburg

Na Madeira não existe nada disto. É um DESgr de uns, para aconchego de outros e onde o povo vê muitos poucos terem tudo, quase todos terem nada.

A Madeira é uma das regiões do país com maior PIB per capita. Verdade, não estou a mentir. Aliás das regiões mais ricas da Europa. Verdade, não brinco. Vão á UE perguntar. É uma das regiões do país onde mais reformas “gordas” se pagam. Verdade, não minto. Vão á DGE, não á DRE-mentirosas da Madeira (não para todos claro, mas para alguns ungidos). É a região do país onde a pobreza mais cresce. É a região do país onde mais cedo se abandona a escola. É a região do país onde os alunos em escolas superiores no continente, abandonam os estudos ou fazem-no “cabulando” vários anos. É a região do país....onde o futuro é sempre amanhã. É a região do país onde o desemprego é escondido e os números "martelados". 

Existem exceções? Claro que existem, mal fora se não existissem.

É também a região do país, onde a distribuição de riqueza é mais desnivelada. Dizem os livros, dizem as estatísticas. Dizem os estudos. Dizemos nós porque observamos e sabemos a realidade. É a Madeira uma verdadeira Dubai, Arábia Saudita do Atlântico, onde muito poucos têm tudo, muitos têm nada ( a Arábia saudita, Dubai, …. têm o maior PIB per capita do mundo )

Hoje mesmo, porque é publicado, é oficial, soubemos pelo jornal Público, que a Madeira é a região da Europa onde a taxa de incidência do Covid é maior. Porque, repito, é publicado é oficial. Mas aqui na GNOSE, já o tenho dito há muito. Veja-se e por comparação. Se cerca de 1% da população da Madeira (250 000 pessoas ) fica infetada diariamente (e de com certeza em 2 dias seguidos), transpondo para o continente português seriam por dia cerca de 110 000 pessoas; França: 670 000 pessoas; Alemanha 820 000 pessoas; Uk: 560 000 pessoas; Espanha 450 000 pessoas; Canárias 21 500 pessoas; Córsega 2 600 pessoas; Sicília 50 000 pessoas… E sim cabe ao DESgr a responsabilidade de isto estar a acontecer.

São 19h e os jornalecos da Região sobre isto nada dizem. Mas sabem atirar que é na Rib. Brava e em Sta. Cruz (julgo ) onde a incidência do Covid-19 é maior. Nos últimos 3 dias, faleceram 8 pessoas (números oficiais) de Covid na Madeira. Faltam as outras 5 mortes para contabilizar.

Este DESgr é criminoso. É criminoso na saúde, porque pessoas morrem por falta de assistência. É criminoso na economia, porque muitas pessoas estão miseráveis por falta de um sistema económico eficaz (porque não comem bem, não têm saúde, … ).

No que é fundamental para a vasta maioria do madeirense, este DESgr falha. Mas falham também todos aqueles que sabendo nada fazem, ou fazem pouco, limitando-se a queixinhas pueris. A mostrarem-se em fotografias, a dizerem que trabalham, mas que nada sai porque não lhes deixam. A branquearem na ALM comissões tontas, discussões fúteis, votações de treta. Sobretudo sabendo que a “união faz a força”, não a promovem para combater este REGIME. E esses, por isso, também são regime.

Disse aqui há 2 anos, que ia votar PS-M pela primeira vez na vida. Hoje digo que vou votar PAN-M, já amanhã. Também pela primeira vez na minha vida. NÃO PORQUE É FÁCIL, EXATAMENTE PORQUE É DIFICIL. 

Entendamo-nos. Um mundo de distância, neste caso uma ilha de distância, separa-me do PAN.

Se para o PAN os direitos dos animais devem estar consagrados na constituição portuguesa, para mim, “bicho é bicho”, pessoa é pessoa. E se os tenho, tenho muitos e alguns são os meus queridos “paineleiros” quando faço sondagens “á-la-minute”, nunca passam de um limite geográfico bem definido em casa. Cães, gatos, periquitos, papagaio, canários, caturras, hamsters, cavalo, ….. são cadilhes lúdicos meus. Porco(s), frango(s), galinha(s), coelho(s), peru(s), pato(s)… são mortos à medida que crescem a bem da “pátria”. Pulgas, carrapatos, carraças…. são exterminados.

Este regime, é um regime que tem a mania de todos eles serem abelhas: Pensam que são rainhas, mas afinal só são insetos. 

A politica é a arte de obter dinheiro dos ricos e os votos dos pobres, para proteger uns dos outros, anónimo

Nesta coisa dos animais, até estou muito próximo de Manuel Alegre. Vivam as touradas, uma boa caçada, um bom charuto, um bom fado, .... 

Mas ao que interessa, o que me faz diferenciar do PAN, aliás de TODOS os partidos, é que eu defendo que em questões de consciência, por exemplo na eutanásia, deve ser o povo em referendo que deve decidir (e não acontecer como na lei do aborto que se fizeram referendos á medida, até o sim acontecer ). Não acho que 300 e poucos pataratas, possam votar em consciência pelo povo português. ou pela minha consciência. 

Mas isto são questões de minudências.

No dia 30 de Janeiro vamos escolher um primeiro ministro e um modelo de governação. Ou António Costa, ou Rui Rio. E prefiro António Costa a Rui Rio. Porque este ultimo está rodeado de figuras muito ligadas a um período tenebroso da nossa história recente, o governo de Passos Coelho (aliás até AJJ concordará comigo, porque também o disse publicamente).

Se estivesse no continente, eu, que não sou socialista, votaria muito provavelmente no PS. Mas estamos na Madeira.

Porque estamos na Madeira, porque sempre combati o regime da Madeira, porque combato o regime da Madeira, vou votar PAN-M. Repito. Não por ser fácil, exatamente por ser difícil (e estou a parafrasear Kennedy ).

Na Madeira, temos que psd-M e ps-M apresentam como candidatos a “debutarem” na AR, figuras ligadas a este regime. Sim, alguns socialistas também. Temos só nas primeiras figuras da lista do psd-M (o cds-M desapareceu ): o presidente do DEsgr; o homem que betonizou ribeiras e vendeu por tuta e meia um jornal; a senhora histriónica que na AR ninguém (até colegas de bancada ) querem por perto; uma arguida e a pedir por imunidade (o julgamento é já em fevereiro/março ); um boy para um job; o homem dos 10 000 € nos bolsos (fundos)…[imaginem que este gonçalo seja eleito pelo psd e ser o único deputado do cds na AR.....até sinto arrepios ].

Do outro lado, no ps-M, temos um homem que foi derrotado pelos seus pares quando ambicionou presidir á REN; que diz que faz tudo, mas é o Costa/república que faz afinal; que toma como suas as iniciativas dos outros e sobretudo que em 3\4 mandatos nunca apresentou nada como seu original (exceto as fotos sociais, nas redes sociais). Aliás este homem no fundamental, lei das finanças regionais, estatuto do CINM,... até defende o regime. Nem vou falar no segundo da lista, que até teve o “topete” de escrever no DN-M, que a CMF foi perdida porque o combate à Covid-19 foi excelente na RAM!!!! (para além de ter sido desleal ao candidato Engº MSG ). 

E veja-se isto, dou o exemplo do novo hospital, dizem que são eles que o pagam. Uns o DESgr, outros a república (50%)- Nenhum destas "almas de Deus" diz que o hospital é do povo e pago pelo povo (50% por madeirenses, açorianos e continentais; outros 50% apenas por madeirenses). E poderia mencionar outros e outros exemplos.

Por isso, mais regime da Madeira na AR, não. Por mim acabou. 

Resta o PAN-M, a IL-M e o JPP, porque BE e CDU, devem ser responsabilizados por esta crise (e a CDU até combateu a unidade da oposição na CMF ).

A IL-M apoia Rui Rio num governo. Logo out. O JPP espero que eleja finalmente o seu deputado. Mas é um só e o PAN pode ter 4\5. Resta o PAN-M. Dos outros não reza a história. 

O meu partido politico é o da endireita. Endireitou ? Eu voto, anónimo.

Mas existem outras razões, para eu escolher o PAN-M.

O candidato do PAN-M, Prof. Joaquim Sousa, teve o mérito (este REGIME DETESTA O MÉRITO ) de colocar uma escola “onde Judas perdeu as botas”, Curral das Freiras, no panorama educativo do país. Foi considerada das melhores ou a melhor na sua área, a nível nacional, não regional. Colocou a Escola do Curral das Freiras na primeira divisão educativa do país. Um modelo. Por isso, o Prof. Joaquim Sousa foi acusado de tudo e todos (até por alguns dos seus colegas que mentiram) e um processo disciplinar foi-lhe instaurado, esteve 2\3 anos sem receber…E ganhou. Contra tudo e contra todos. 

E é isso que queremos na Madeira. Gente com mérito e que faça a diferença. Não nasceu na Madeira? paciência, nem tudo é perfeito. Eu nunca trocaria o lugar onde nasci, Ndalatando, Angola, por outro lugar do mundo. Tenho orgulho nisso. E são estas "coisas", estas diferenças que temos, que fazem de Portugal um grande país, um país diferente.

Tanto eu como o professor Joaquim, não somos “cubanos”. Temos a Madeira no coração. Para serem cubanos, estão lá no DESgr e muito bem representados, Miguel Albuquerque, Pedro Ramos, Lopes da Fonseca, Rui Barreto, …..

Um voto serve para eleger pessoas. Mas também para responsabilizar pessoas e partidos. Não vou dar o meu voto ao PS-M, porque se o fosse, estaria a votar em candidatos do ps-M que nada fizeram, nada acrescentaram, para o bem da Madeira. Aliás, são candidatos do regime. 

Ao votar PAN-M, vou fazer o 2 em 1: Votar em Costa (porque o PAN vota Costa na AR) e ao mesmo tempo, vou protestar contra o ps-M (que tomem juízo e não pensem que só por serem ps, têm o voto das pessoas ).

Ao maior partido da oposição exige-se mais responsabilidade e transparência. Que lutem, que unam, que não sejam queixinhas. Sobretudo que trabalhem, pois parece estarem habituados a nada fazerem e exigirem tudo ter.

Em 2023, aqui estaremos, se Deus quiser, para fazer novas escolhas. 

Porque os independentes são assim: pensam de forma distinta e pensam não pelo partido, mas pela causa. A minha causa é derrubar este regime que desde há 45 anos dá cabo da nossa Madeira. psd-M, que desgraça muito, ps-M que deixa desgraçar e só se queixa…mas nada faz.

Vou amanhã votar PAN-M e com muita pena de na Madeira a oposição não perceber o que é união. Porque na Madeira na oposição se joga o jogo "a minha pilinha é maior que a tua". Porque na Madeira o regime é uma moeda com duas faces: A do psd-M (unida). A da muita  oposição (desunida). 


In Memorian, 

Meat Loaf - Bat Out of Hell


sábado, 8 de janeiro de 2022

Sempre a "bombar" ...

 


O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz, Aristóteles

Desde já um excelente 2022 para todos que me leem e à GNOSE.. Espero que o ano de 2022 seja bastante melhor para todos sem exceção. Muito obrigado para aqueles que me enviaram mensagens de felicitações. 

 


Não vou falar da pandemia, que parece vai ser uma endemia, como agora já se desculpa o Dr. Pedro Ramos. Obviamente com tanto prémio ganho pelo SESARAM, lembram-se por certo daquele estudo académico teórico, que o SESARAM disse ter sido premiado como o “the best” pelo IHF sobre como combater a pandemia? mas afinal agora endemia, alguma coisa iria suceder. O tal estudo onde “n” entidades de saúde mundiais também participaram e ganharam?, mas que o SESARAM/Pedro Ramos mandou publicar nos jornais cá do burgo como se fosse o SESARAM o único vencedor ?  O tal prémio de excelência que agora nem sequer é falado no site do IHF? O tal parceiro e associado que agora já não é ? Pois, tanta excelência e o nosso “querido” irresponsável Dr. Pedro Ramos mais a sua vasta e obtusa equipa, fez da Madeira apenas a região da Europa, melhor, a ilha da Europa onde a pandemia Covid-19 se tornou incontrolável, semanas antes da variante Omicron ter “aparecido”. Isto de teoria está o inferno cheio.

Dos doentes que quando podem, fogem dos serviços do SESARAM, do hospital, como o nosso compatriota. Daqueles que entre escolher serem operados ou consultados na Madeira, escolhem o continente, como os nossos excelsos decisores/(des)governantes. De muitos que pedem segundas opiniões no continente, porque desconfiam dos serviços de saúde da Madeira.

O Sec. Reg. da Doença Aplicada, conseguiu, mesmo escondendo números desde sempre, o que sempre almejou: ser a primeira região da Europa, mesmo do Mundo, onde a imunidade de grupo vai ser alcançada. Não por estarmos vacinados, mas por estarmos todos infetados. Daí agora falarem em endemia, capisci todos ?

Aliás, naquela sua vasta, retunda e obtusa equipa, até apareceu um saloio, pacóvio, simplório… a dizer que somos lideres a nível mundial a combater a doença. E parece, segundo li hoje no DN-M, que o chefe deste pacóvio, também disse que a França nos segue.  Pós, muitos pós se devem tomar lá por aqueles lados.

Afinal tudo isto, a mentira, o engano, o esconder…sempre o disse aqui na Gnose, ser a prática normal deste DESgr, que emite normas ou diretivas apenas para outros seguirem, não eles (vide os exemplos do ano passado do DEsgr e o recente do Dr. Miguel Albuquerque).

Nem vou falar que psd-M e ps-M dizem que o novo hospital central da Madeira, é criação deles, esquecendo-se que quem o paga são madeirenses (50%) e a nação (continentais, madeirenses e açorianos ). Porque isto, de tomar como seu o que pertence aos outros, é REGIME. Porque eles adoram fazer com o dinheiro dos outros. nós pagamos e a "obra é deles". Que "latosa" !!!!!

Nem vou falar que a Madeira, contrariamente por exemplo aos Açores ou mesmo ao continente português, teve um aumento brutal na sua divida publica (e números deles …. ) o ano passado. [Falaremos disto em breve e do que está escondido]. No continente caiu e nos Açores manteve-se.

A prática da medicina é uma arte, não um comércio; um chamado, não um negócio, William Osler

Não vou falar que na Madeira a educação é pouca, a taxa de abandono escolar é a maior do país, que os alunos madeirenses com tanta nota “excelente”, quando chegam às escolas superiores no continente, sentem demasiadas dificuldades porque vão mal preparados e que a UMA continua a Universidade de recurso para muito português, ….

Nem vou falar que o DESgr cumprimenta com chapéu alheio, dinheiro, o que não consegue fazer na área social. O orçamento da Segurança Social da Madeira, vem do orçamento do estado português. Todos sem exceção, contribuímos com os nossos impostos para o orçamento da Seg. Social.

Ora o que este DESgr não diz, é que recebemos mais dinheiro da Seg. Social do estado central (reformas, apoios sociais, subsídios de desemprego, … ) do que a Madeira envia para o estado central. Mais, a Madeira não é boa cobradora. Esquece-se de muitas dividas e tem muitas duvidas sobre o que os UNGIDOS do REGIME devem pagar. Tantas, que elas, estas dividas prescrevem ou são pagas  "á la longue". Como foi o caso, dou como exemplo, das dividas do Dr. Miguel Albuquerque (que pagou, não nos esqueçamos, depois de mais de 5\6 anos e de se fazer o negócio Pestana/Qta das Rosas/Pestana/SDM 

Nem vou falar, perdoem-me, do caso Savoy do ano de 2020. As noites de 30 e 31 de dezembro onde muita gente do REGIME, “bailaricou”, comeu,… gente do DEsgr e outros serviços dependentes (ARAE ???? também !!!!! ), se escondeu em quartos e afins, quando a policia bateu à porta para ver se as normas na altura vigentes do combate á pandemia estavam a ser cumpridas. Policia que foi mandada embora e por ordens de quem ? advinhem.  Um (1) ano depois e com centenas de fotografias e vídeos mostrados nas redes sociais, tivemos nada da inspeção que a ARAE fez, faz ? alguma vez fez ? e alguma vez fará ? Mas tivemos "apagaentos" das mesmas nas redes sociais de muita gente, inclusive empregados do Savoy (ordens 2expressas" ).

A corrupção não é uma invenção madeirense, mas a impunidade é uma coisa muito nossa, anónimo

Nem vou falar da pouca vergonha que foi o escândalo dos dinheiros entregues por apoiantes do CHEGA a Rui Barreto e companhia (um deles, o que recebeu quase 10 000 € em 2 “fatias” é candidato pelo psd-M/cds-M).

Nem vou falar da GESBA gastar mais com custos de pessoal e serviços/projetos, do que com apoio efetivo aos agricultores.

Nem vou falar da sistemática falta de solidariedade do DESgr, do REGIME para com Portugal ( Açores, continente e ...madeira ) e afins (veja-se os esquecimentos sistemáticos com a ilha vizinha, Canárias, Açores e continente face a desastres naturais (que faz o continental olhar o madeirense como os "só pedem" ).

Nem falar dos negócios ou o escândalo que foi o DESgr entregar projetos de fundos comunitários para ”reflorestação”, de milhões de euros a uma empresa de capital social mínimo, sem histórico, com sede num contabilista do regime e depois num cabeleireiro…. empresa esta com ligações ao REGIME (psd-M e ps-M )

Nem falar ( BOMBA ) sei lá, que um candidato á liderança do PS-M tem a sua assinatura em contratos, ou em pareceres favoráveis de situação monopolista entre a empresa onde trabalhava e o DEsgr, que agora critica.

Nem vou falar de tantos outros processos de justiça que se “mostraram” na Madeira e nas 3 vezes que os serviços do DESgr e a quinta das angustias foram “visitadas” pela policia judiciária o ano passado.

Nem vou falar ( BOMBA ) dos assessores, consultores e ….mais uns tantos do DESgr, que usam e abusam das posições que possuem e os conhecimentos atempados da legislação e projetos, para fazerem negócios pessoais.

Nem vou falar do emprego artificialmente criado pelo DESgr, mas que mesmo assim mantém a taxa de desemprego da Madeira como a maior do país (e que muitos poucos se apercebem).

Nem dos impostos que não se baixam (para o Dr. Miguel Albuquerque e outros da economia/finanças da Madeira o IVA não onera o preço dos produtos), mas podiam, porque a Madeira tem autonomia para o fazer. A tal autonomia, que o REGIME, psd-M e PS-M, dizem só ter com nova lei de finanças públicas regionais !!!!!!

Nem vou falar de que com uma taxa de inflação prevista para 2022 de entre 2,2% a 2,9%, o DESgr anuncia como vitória a subida de 0,9% nos ordenados.

Nem vou falar que nos finais de 2021, começando nas autárquicas (mas o mal vinha de antes ), o principal partido da oposição, tornou-se o partido da deslealdade institucional, das facadas nas costas (também no Costa como se viu agora na ALM), das vitórias de todos, mas de derrotas de poucos.

Aquele que acreditar que o dinheiro fará tudo pode bem ser suspeito de fazer tudo por dinheiro, Benjamin Franklin

Nem vou falar que o psd-M e o ps-M apresentam como candidatos ás eleições nacionais, gente do REGIME, tornando-se assim oficialmente, as faces distintas da má moeda, que é o REGIME da Madeira

Nem vou falar ( BOMBA ) de quanto uns tantos "jornalistas oficiais" do REGIME recebem e favores são trocados para falarem sobre determinados assuntos e pessoas, deixando outros para "esquecimento". [Deixarei isso para mais tarde com provas.]

Nem vou falar ( BOMBA ) de uma "contabilidade paralela" que parece existir entre figuras gradas do REGIME (do que adquirem ) e as obras públicas/projetos (empresas vencedoras pagam ) e que um deputado agora candidato à AR, de um partido do REGIME, me disse laconicamente "Vou registar" quando lhe perguntei se me poderia ajudar na busca daquela verdade e proteção da testemunha que me daria essa informação (tenho alguma mas .... vale o que vale ).

E nem vou falar …..esqueci-me, que são muitas e o texto está longo

Aliás, muito do que disse em cima foi na GNOSE pela primeira vez abordado, o que nos deixa triste. Não por sermos primeiros, mas por termos de relatar estas misérias. Mas existem outros blogues, o "correio da madeira" por exemplo, onde também muito é relatado, 

Vou é falar ( BOMBA ) no perigo iminente que é a bolha imobiliária (nem sequer especulativa é ) que existe na Madeira. Os jornais madeirenses, o REGIME madeirense, todos ufanos, referem que o imobiliário da Madeira tem dos preços mais altos do país ou onde o preço do metro quadrado mais subiu, porque todos querem a Madeira para habitar!!! 

Isto numa região, onde já se vende, quase por atacado, casas e terrenos porque existe quem precise de dinheiro e por isso "vão-se os anéis e fiquem os dedos"

Eles e o REGIME apregoam isso, mas ninguém pergunta quem compra. Apenas se sabe que os imóveis e respetivo preço, sobem. Aliás eles, o REGIME, já falam em "Vistos GOLD" para quem compra estes imóveis, esquecendo-se que quem os passa é Lisboa e agora não basta comprar uma casa de 500 000 €. 

A casa do vulgar madeirense, e é cada coisa, se a quiser colocar á venda, seja em que local for da Madeira, nunca atinge os preços nas construtoras e imobiliárias “oficiais” do regime.

isto porque existem imóveis que são trocados, vendidos entre empresas distintas do mesmo grupo, ou de grupos que mantém interesses, os chamado "friendly users", sempre com o respetivo preço a aumentar. Aliás existem imóveis que só no ano passada foram vendidos 3 vezes !!!!!! ( se a construtora vender á sua imobiliária um imóvel por 20,30%,405 mais ...... e este vender a outra, passando por amigo por mais 20%, 30%.... ).

E isto faz-se porque se pretende alavancar negócios ou melhor, empréstimos com a banca e na banca. Para empresas colocarem no seu balanço, valores de “coisas” que estão artificialmente valorizadas. Que dizem que tem um património de 100, quando aquilo nem 40 vale (e a banca já não pega, não quer casas para pagamento de dívidas ). Para as empresas não falirem, assim empurrando com a "barriga" o (quase) inevitável. 

A economia da Madeira assenta nas obras públicas, nos ordenados dos funcionários públicos, no turismo que nos calha e como região do betão, numa bolha imobiliária criada artificialmente para os principais grupos económicos obterem mais e mais créditos. Um dia, esta bolha estoirará, porque é o que vem nos livros e ensina-nos a história económica dos países, regiões e a Madeira não é exceção. Falo na história recente, não a de 500 anos atrás. E, repito, esta bolha manter-se-á enquanto for mantida artificialmente como acontece agora, com ajudas da banca ou do DESgr (ás empresas amigas e o PRR está aí para ajudar ).

A Madeira é a região do “sempre a bombar” na patetice. Bem vindos ao velho novo ano na Madeira. Porque isto só desaparece com o REGIME caído.


U2 - New Year´s Day