domingo, 31 de outubro de 2021

Trocas, baldrocas, badochas…

 


Antes das eleições os candidatos têm muitos predicados, mas é depois delas que se conhecem os sujeitos, anónimo

É o que vai propiciar as próximas eleições gerais da República Portuguesa na Região Autónoma da Madeira. Muitas trocas e baldrocas. Pelo meio temos badochas....

Trocas....

No PS-M vamos ver o Dr. Paulo Cafofo a candidatar-se a lugar de deputado na AR pelo PS-M (espero que me engane). Ou, pouco provável, alguém do núcleo duro (também de cabeça) dos Cafofistas. Mas por certo, será sempre alguém que quererá passar umas férias bem pagas na AR, fazendo nada. Como são o “Pereira, o Olavo e a Marta” (parece que é o nome da senhora).

Não esquecer que "o Pereira" é o tal que quis ser presidente do regulador de energia português. Que conseguiu, exceto nos amigos, uma coisa que na AR é pouco comum de ver-se: a maioria dos deputados dizerem que o Dr. Carlos Pereira não tem qualificações para aquele trabalho. Da esquerda á direita e com toda a razão.

Este pessoal pensa saber tudo, vai com tudo e faz ideia nenhuma de nada. São uns verbos de encher, tout court. O Dr. Carlos Pereira sabe das suas “dores” e não lhe deve dar jeito nenhum ir trabalhar para a Madeira, numa daquelas empresas onde é consultor, assessor....ou na sua (bem os Ramos, os Carlos Rodrigues, os Pradas... ganham a dois tempos: ordenado da ALRM e ordenado das empresas).

Vamos ver Pereira “trocar-se” pelo Dr. Paulo Cafofo ? Ou vão juntos trá-lá-lá-lá-lá....E o “miúdo”, Dr. Olavo, que na AR entra “mudo e sai calado” ? Lá, na AR, faz alguns discursos que me dizem ter sempre preparação de fora (ou do lado da bancada ) e … prontos. É o trabalho dele. Nada fazer. Depois passeia-se perdido pelos Paços Perdidos.

Será que este bendito tachista (não me esqueço que EXIGIU ao Dr. Paulo Cafofo, "jobs for the boys", para o pessoal do clube dele, os jotitas socialistas ) vai manter-se na AR ou vai na RAM, trabalhar talvez para o papá? Algum tacho arranjar-se-á, seja em Porto Moniz ou em quejandos. Tipo, como o colega, amigo, seguidor e chupista do psd-M, o agora novo "cão de fila" de Calado na assembleia municipal, o Dr. João Paulo mentiras. Com a vasta "experiência" na AR e futura reserva "moral" do PS-M (tenho de rir ) vai a assessor da bancada parlamentar do ps-M. Uma troca ou outra baldroca ? Mas na ALRM, este Olavo pode juntar-se áquele Merlin e fazerem frente comum em empregos pagos por nós. O chamado bloco central de interesses próprios.

Baldrocas....

Na coligação do regime, psd-M e cds-M vão juntos, ou em separado?

O cds-M há 2 anos, 2019, com a Dra. Sara Madalena foi aos 6%. Agora com aquilo que era o CDS-M, o cds-M dos 2%, mas ainda importante para o Dr. Pedro Calado ganhar a CMF com maioria, como vai ser ? Sozinhos arriscam-se a uma humilhação ou vão coligados com o psd-M ? Talvez com os seus 2% possam fazer diferença (método de Hondt e abstenção) e a coligação ir ao 4º deputado. E alguém quer passar por vergonhas ? Mesmo (ou nem ) pagando ?

Quase apostaria, o psd-M finalmente vai “baldrocar” o lugar de presidente da ALRM, por um deputado do cds-M na AR. E assim teríamos o psd-M a fazer o “all in”, coisa só vista com o Dr. Alberto João Jardim: presidência da CMF; presidência do DESgr; presidência da ALRM. Boa…Dr. Miguel Albuquerque.

Mas se o psd-M for sozinho (ou não), vamos ter o “miúdo” Marques a deputado? Não esqueçamos que o Dr. Alberto João jarreta, na RTP-M, disse que são inúteis aqueles que hoje defendem as cores laranja na AR. Se a velha guarda está queimada para AJJ, vão aparecer novos nomes?

Um dia a tua máscara vai cair. Afinal toda a cobra troca de pele, anónimo

Porque até para o Dr. Alberto João, é demais ter um deputado, o "Paulo arguido" e uma histriónica, a "Madruga na asneira" lá por Lisboa. Tal como um "Sérgio facadas" e de navalha sempre â mão. Olhando os potenciais candidatos do psd-M, vejo o Dr. João Paulo mentiras (faz a ligação com jsd-M, o ex-deputado/pai, o Dr. Calado, aos apparatchiks laranjas, uma cara nova “laroca” renovada/velha ) como um caso provável para ir para Lisboa desbundar da vida noturna. Ele tem-se vindo a preparar para a função. Afinal, ninguém como ele a escrever tanto contra e sobre Lisboa, nunca percebendo que o regime dele faz pior. Mandando "bitaites" e escrevendo mentiras a avulso e à medida (é só ver o que escreve na DN-M ).

Badochas…

Os grandes "empresários" da Madeira.

Em 2019, recém-saídos de eleições, os “empresários” da Madeira diziam ser difícil, se não impossível, que no quadro da legislatura 2019-2023, o ordenado mínimo atingisse em 4 anos os 750€. Estávamos no ano em que o próprio DESgr, dizia ser o melhor em termos financeiros e económicos para a Madeira (depois veio a Covid19 em Fevereiro de 2020 ).

Sempre se percebeu que o modelo económico da Madeira, que sucessivos DESgr´s promovem, se baseia nos salários de sumir. Coisa que nem no continente português o patronato defende.

Aliás, lembro-me de um, o Sr. Amorim (já falecido) dono da Galp e Corticeira Amorim dizer que não podia fazer como Buffet, Gates, Zuckemberg, Bezos e tantos outros, que doaram milhares de milhões de dólares para causas sociais, porque dizia ser pobre e tinha de trabalhar para sobreviver!!!! (isto quando a Forbes o colocava como o homem mais rico de Portugal ).

Mas na Madeira, com sindicalistas “no bolso” e de "ordenados pagos" à custa do DESgr, este pode fazer, apoiar e promover a política do baixo ordenado. mesmo dizendo que as novas gerações estão mais bem qualificadas. E promover a política do betão (ordenados baixos e betão andam sempre de mãos dadas).

A política curta e absurda de rendimento baixo e  obviamente, de delapidação dos recursos da região. O DESgr aposta em pagar para receber imposto e isso empobrece a região. Dão 50 em concursos, recebem 5 em impostos e por aí adiante.

Este DESgr não percebeu que a Madeira, aliás todo o nosso país, deve pagar para exigir rentabilidade e produtividade aos trabalhadores. Não se pode exigir a quem tem de contar o tostão curto até ao final do mês, a quem é obrigado a comprar massa e salsicha, porque não pode comprar um peito de frango, que seja bom trabalhador. E o trabalhador deve perceber, que só no dicionário sucesso vem antes de trabalho.

Porque na Madeira trabalha-se como profetas/compadres a pôr uma lâmpada: 4 a segurar uma mesa e a rodar, para o de cima da mesa segurar a lâmpada para ela ser colocada. Veja-se o DESgr.
A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca, Antoine Saint-Exupéry

Este regime não percebeu que é hora de criar empresas e serviços, não de montar industrias. O betão na Madeira está a fazer exatamente o que fez a indústria pesada nos países “progressistas” socialistas e quejandos. A gerar desperdício e a promover inutilidades. E assim se demonstra que este regime, é um regime de socialismo puro e duro (até tem policia politica para pressionar e confinar vontades como são os grunhos). E os miras, naturalmente com ele.

Não creio que este estado de coisas vá mudar, porque estes homens “masturbam-se” por nómadas de fora, esquecendo os sedentários de dentro que fazem a diferença. E um nómada …. está aqui, está ali, …. nunca na Madeira. Como eles. 

O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida em que você se troca por isso, Henry Thoreau

Fundos comunitários

O DESgr não quer que seja a ALRM a fiscalizar para onde vão os quase 900 milhões de euros da “bazuca” europeia. Confesso que a ALRM com aquela força de bloqueio que são os deputados do regime, não fiscalizaria nada, porque muitos vão ter a tendência de apenas fiscalizar o que lhes passa pelos bolsos.
Por isso criou uma comissão com um conjunto de notáveis do regime para fiscalizar os fundos. Ou melhor, para dar uma ideia de que as empresas do regime e os “meninos assessores, consultores…” do regime nada ganham (à vista ) dos dinheiros que vêm de fora (e dos outros ). Por outras palavras, que aquilo que custa 5, não vá custar 50 ( 5,  + 20 para mim, + 20 para ti e + 5 para quem apanhar).

Por isso, se com Jardim tivemos casos de pedofilia no Governo (vide Expresso de 21 de Março de 1998) com Miguel Albuquerque, iremos ter casos de fundovilia na Madeira, dado o histórico. Nuns e noutros, o regime usou e abusou de pequenotes ( os fundos são novos mas com arcaboiço ).

E inverso também é  verdadeiro. Pedofilia e fundofilia  Afinal, quem sai aos seus e faz os seus, nunca degenera.

Forbes e turismo.

O Dr. Miguel Albuquerque deve ler a Gnose. E só lhe faz bem. Temos defendido aqui que estes concursos pífios que o Turismo da Madeira ganha, nada valem, porque aquilo são eleições "por voto eletrónico" à medida e contra pagamento, valendo bem mais o que sai numa revista, tipo Forbes ou num canal de TV, tipo Blomberg.

Ora bem, ele ouviu, leu a GNOSE e pagou para a Forbes, num seu destaque, fale da Madeira. E todo ufano colocou aquilo na página do face dele. O problema é que Miguel pagou para isso acontecer. Num “encarte” feito pela NIT. Mas o hilariante nisto, é que os Açores não pagando, tiveram a mesma atenção e na própria revista, pela colunista de viagens e turismo Ann Abel. E se não acreditam, leia a Forbes, edição inglesa.

A nossa Madeira é bonita Dr. Miguel Albuquerque. Tal como sabe muito bem uma espetada à madeirense, uma sopa de trigo ou um bolo de mel Mas não seja paroquiano. Deixe de ser cubano e aprecie também as outras coisas lindas que este país tem. Uma carne na pedra arouquesa, uma sopa de pedra, um pudim abade de priscos, um cozido das furnas.... Eleve-se, tenha orgulho em ser um português nascido na Madeira. Não seja apenas e tão só um mercenário, tornando nós madeirenses, pelo seu exemplo, mercenários.  Porque muito do que o seu DESgr produz é mau e o que é bom, faz-se APESAR do esu DESgr.

O pessoal que sobrevive neste regime, continua a pensar que só com dinheiro se consegue algo. São uns preguiçosos, sabendo sempre o preço de tudo e nunca o valor de nada. 

Um hospital...um exemplo

Este hospital, de que junto alguns croquis, é um projeto privado, projetado para 1500 camas divididas em 1000 camas hospitalares típicas e outras 500 em urgência, pediatria, bloco operatório, imagiologia,.... Nem junto um mini-hotel de até 60 camas, para familiares em apoio. São 290 milhões de euros em edifícios verdes e com a maioria das especialidades médicas, inclusive robótica, um pavilhão para investigação, para desporto... Tem jardins exteriores, tem jardins interiores, espaços infantis, restaurantes, bares.... 3000 utentes (acamados, ambulatório, consultas, análises...) diários, 5 000 pessoas, com acompanhantes por dia.  Cerca de 2000 profissionais.  350 milhões para o novo hospital ? Deixem-se disso e digam apenas quem vai ganhar uns valentes trocos á nossa custa. E este vai "ser produzido" em 3 anos....2022-2025 com dinheiros privados. Com pouca farra, mas muito trabalho.

Isto, são apenas "pequenos" criminosos.....

Michael Jackson - Smooth Criminal

sábado, 23 de outubro de 2021

Presunção e água benta….

[Nos] ... governantes são mais avultados os erros, porque erram com grandeza e ignoram com presunção, Padre António Vieira

Presunçosos. Eis o que é muita gente do establishment do regime da RAM. E este establishment que dura já há 45 anos, é pródigo a criar pessoas diminuídas, de horizontes curtos, mentalidades tacanhas, limitadas e confinadas. Todos "farinhas" da mesma grande mãe e pai: a ignorância, o disparate. 

 O incapaz cobre-se; O rico enfeita-se; o presunçoso disfarça-se; o elegante veste-se. Balzac

Dr. Pedro Calado

Chegou à CMF, copiando as primeiras medidas do Engº Carlos Moeda na CML. Aquilo de visitar serviços, almoçar com o pessoal do ambiente e lixos...um copy paste do que fez o Engº Carlos Moeda em Lisboa.

Percebe-se que esta gente, este regime, são uma cópia  barata e reles do que tanto criticam no continente.  E o Dr. Pedro Calado nunca destoou. As limitações naturais deles, obrigam que a Madeira com eles, nunca consiga sair da "cepa torta" como é a todos visível. E estão a fazer do madeirense um cínico e um mercenário, votando em quer dar mais. 

Achei interessante que o Dr. Pedro Calado tenha pedido (ou mandado) benzer as instalações da CMF. Fê-lo para exorcizar más vontades ou tão só está a pedir ao Divino que o ajude naquelas promessas todas, que sabe não vai executar em 4 anos, nem em 6 porque vai fugir, como perspetiva o jm-M.

É engraçado o Dr. Pedro Calado não ter acreditado no Divino, na bondade das suas medidas e em si na campanha para as eleições, com aquele bodo aos pobres que fez, frangos, distribuição de dinheiro vivo, cabazes de comida, eletrodomésticos, apoios sociais, ….Ter usado os serviços do DESgr para pressionar pessoas votarem em si e agora mande benzer a CMF a pedir proteção ao divino. Ele é o primeiro a acreditar que nada fará, tudo foi promessa e como cristão novo agora vira-se para o Divino, para Deus, para o proteger. Está a começar a aprender o Pai Nosso e a Avé Maria dos católicos, porque a oração do regime "o que é teu é nosso..." já a sabe de cor. 

Nas eleições autárquicas o Dr. Pedro Calado acreditou na pressão ao eleitorado e na compra de votos; Como presidente da CMF já acredita em Deus. Existe cada uma ..... Já percebemos que daqui a 2, 4 e 6 anos vai estar numa de abjurar Deus e acreditar em votos comprados e tirados a eleitores e depois voltar a Deus. No tempo dos nossos avós ia para a fogueira depois de ter levado uns açoites. Na Madeira ...pode passar por santo.

Depois de S. Tiago Menor, padroeiro do Funchal, a CMF tem já alguém que um dia vai querer ser elevado a São Calado das tretas. Com este regime e a bênção das autoridades maiores Católicas desta Madeira, tudo já é possível. O Dr. Pedro Calado é apenas e tão só, mais um presunçoso da longa lista de presunçosos deste regime. Como....

Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir, Balzac

Dr. Miguel Albuquerque

Está em todas agora. Está energizado. Parece outro. São, quase garanto, os cheiros dos dinheiros dos outros que aí vêm e por certo as brancas vão deixá-lo momentaneamente (quem branqueou...sempre branqueado). O Dr. Miguel Albuquerque já está a preparar as eleições de 2023, as regionais, enquanto o maior partido da oposição abusa da praia, não trabalha, vê-lo a fazer isso e acha que 1 ano serve para combater este regime e preparar-se para aquela "função", aquela chatice que são as eleições. 

Na Madeira do Dr. Miguel Albuquerque a lei de Adam Smith da oferta e procura, não existe. Veja-se que o Dr. Miguel Albuquerque todo ufano, disse que o imobiliário na Madeira nesta crise, não foi muito atingido. Pior, pelo que dizem as noticias, existem mais casas á venda (oferta ), menos procura e os preços até sobem!!! E isto diz tão somente que as empresas de construção civil e imobiliário na Madeira,  tiveram a "mão invisível" do DESgr a protegê-las (não a que Adam Smith fala no seu livro ). 

Mas o Dr. Miguel Albuquerque devia também saber, que este não é o tempo de fazer (construir, imobiliário ), mas de criar (serviços ). E na Madeira faz-se muita asneira. Faz-se muito imobiliário, muita obra e vende-se, entre si, muito imobiliário/obra, em completa autofagia de recursos. Um presunçoso que pensa saber economia, mas que apenas faz a economia das falências. 


Somos tão presunçosos que desejaríamos ser conhecidos em todo o mundo...E tão vaidosos que a estima de cinco ou seis pessoas que nos rodeiam, nos satisfaz. Blaise Pascal

Dr. Rui Caetano

O novel chefe de bancada do PS-M diz que “o grupo parlamentar do PS-M, mais do que líder da oposição, apresenta-se á população como alternativa á governação do nosso arquipélago….” (sublinhado meu).

Um presunçoso. Nunca foram líder da oposição, apenas tiveram mais deputados e agora lidera um grupo parlamentar de perdedores. Mas tem o topete de dizer que eles são alternativa à governação deste regime!!!!

E eu, como muitos, coitado de nós, a pensar que era o PS-M e o seu líder que deveriam ser oposição a este DESgr. De falta de liderança esteve até agora este PS-M cheio. Ou melhor de excesso de liderança. Porque estes socialistas são todos lideres de coisa nenhuma. E com estes escritos presunçosos, já percebemos que o PS-M precisa de um reset de gentes com ideias e sem vícios. Existe lá no grupo que o Dr Rui lidera, gente boa, elas sobretudo, mas o Dr. Rui já percebemos que não é para novos tempos porque tem velhas ideias e maus vícios. Nem o seu ex-chefe de bancada quero crer.

Se juntarmos este “escrito”, ao escrito do antigo chefe de fila da bancada do grupo parlamentar do PS-M, Dr. Miguel Iglésias, percebemos porque o PS-M é nada. São um grupo de "bons rapazes", desatinados, que não sabem o que escrevem, o que dizem, não acreditam no que apregoam e olham para a politica como uma brincadeira, uma coisa engraçada e sem consequências. E ainda não perceberam, que ninguém vota em engraçados para chefiar governos e que fazer politica é uma coisa séria. Exige trabalho, sacrifícios, coerência e traz consequências. 

O Dr. Miguel Iglesias, não esqueçamos deputado na ALRM, escreveu que o “Paulo” ainda vai ser feliz e vencer “na sua terra”. E das duas uma: ou o Dr. Iglesias está a mandar o “Paulo” vencer na freguesia onde nasceu ou então o Dr. Iglesias acha que a Madeira, terra onde foi eleito, não é a SUA TERRA. E assim percebo já porque o chamam cubano.

Tenho defendido aqui na GNOSE, que existem muitos cubanos neste regime criado pelo psd-M. Começando pelo Dr. Albuquerque, Dr. Calado, Dr. Lopes da Fonseca, Dr. Barreto, Dr. Prada, os Ramos (com e sem Dr. )…porque só às custas desta terra e da credulidade das suas gentes têm o que têm. Noutras talvez fossem office boys. 

Eu até acredito que ele escreveu aquilo sem maldade (clique). Mas escreveu sem pensar e isso para quem quer ser politico é mau. Falar, escrever, fazer sem pensar já merece um despedimento numa empresa. Mas num politico custa uma eleição

O Dr. Miguel Iglesias também, SÒ AGORA, percebeu que a comunicação social é pelos outros. Coitado, não percebeu que sempre foi assim. E a "moeda caiu-lhe" quando perdeu. E nós que aqui na GNOSE avisamos e eu pessoalmente no face (até coloquei um post sobre a esposa do Dr. Ricardo Oliveira, novel assessora do Dr. Pedro Calado, obviamente). [clique]

O Dr. Miguel Iglesias até parece o regime. A culpa é dos outros. Mas na comunicação social, também existe nela presunção e presunçosos.

Não exibas tanto o esplendor dos teus dentes. Eu sei que são postiços. Mas há quem não sabe, dizes. Pois. Mas ainda que eu não soubesse, sabia-lo tu. Fecha a boca. Virgílio Ferreira

DN-M, Dr. Ricardo Oliveira

Que respondeu muito bem e á letra ao Dr. Miguel Iglesias num seu “Boa Noite”. Fê-lo bem. Mas esqueceu-se que o seu DN-M, “farol da luta pela liberdade contra o Jardinismo” aconchegou e muito a candidatura do Dr. Pedro Calado e as candidaturas do regime nestas autárquicas. 

Mesmo aquele proto-partido que é o RIR do Roberto dos lixos, teve direito a quase tanto cuidado como o PS-M em Machico, Câmara de Lobos, Santana, juntos (nem me refiro à enormíssima diferença com o JPP ) . Basta contar as peças jornalísticas á unha (eu fi-lo), os tempos de antena nas rádios e atentar a "moderação" do Dr. Ricardo Oliveira no ultimo debate entre o Engº Miguel Gouveia e o Dr. Pedro Calado. Foi confrangedor na forma e conteúdo como abordou as intervenções do primeiro, cortando-as, não deixando expor as suas ideias, comparando com o "deixa andar" do segundo. 

Todos sabem, viram e veem como o DN-M aconchega o regime. A pergunta que se faz ao Dr. Ricardo Oliveira é se tal é feito porque “família olbige” ou “patrão oblige”, porque por "informação oblige" não foi de certeza. Espero, apesar de mau, que tenha sido pela primeira (e ultima vez). Ou então, seja o DN-M honesto e diga que está pelo regime.

O Dr. Ricardo Oliveira na resposta ao Dr. Miguel Iglesias referiu o DN-M ter muito colunista da oposição a escrever lá e julga, melhor confunde isso com imparcialidade. Aliás, ele usa o seu "Boa Noite" para mostrar o seu "ecletismo e pluralidade" de opiniões, quando afinal serve apenas para ele esconder o definhamento moral e independência do DN-M.

Veja-se, o Dr. Ricardo Oliveira atirou-se ao Dr. Miguel Iglésias como um cão a um osso, esquecendo-se que Pradas, Marques, Madrugas, Paulos, Ramos..... escrevem pior, mentindo declaradamente num jornal que se preza, diz o Dr. Ricardo Oliveira, pela sua isenção. E mesmo nos colunistas existem uns que são mais do que outros e faço contas aos dias e horas de alguns atuais serem desconvidados ou esquecidos.

Uma no cravo, muito nas ferraduras. Prova provada que o DN-M tenta criar a ilusão de imparcialidade, aos seus cada vez menos leitores. Aliás, eu se fosse líder da oposição nunca escreveria no DN-M e limitaria a intervenção dos meus, para não legitimar um jornal que não é, nem nunca foi imparcial (talvez nos tempos de AJJ ) e cada vez parece-se com um tal de "povo livre" do psd. Um pouco como a oposição faz na ALRM quando legitima este regime mantendo-se em sessões, onde é insultada, vilipendiada, abusada, gozada, violada nos seus direitos e deveres.

Para muitos jornalistas, os novos nobéis da Paz foram, considerados e tomados como seus e atributos de uma imprensa livre. Que como livre faz avançar o desenvolvimento de povos e nações. O Dr. Ricardo Oliveira escreveu-o e também chamou a si e ao seu jornal esse prémio. Apenas presunção, somente presunção, porque o DN-M é tudo menos 4º poder na Madeira (que não tem). Tornou-se apenas um modelo de domesticação e o Dr. Miguel Albuquerque e os seus sempre aliado(a)s AFA/Sousas fez com o DN-M e o seu diretor, editor ,o que o Dr. Alberto João Jardim nunca fez: subjugou-o(s), amestrou-o(s)..

 

Marítimo, Dr. Rui Fontes

Tudo tem uma leitura politica na Madeira. O Dr. Rui Fontes ganhou as eleições no Marítimo. Resta saber se contra o regime (porque contra o jardinismo foi ) ou se é uma forma do atual regime “quequista” ganhar finalmente o Marítimo. Que não creio porque também o Dr. Miguel de Sousa, também administrador do DN-M foi apeado com ainda mais estrondo que o Sr, Carlos Pereira.

Se olharmos para a história dos irmãos Fontes…a um foi-lhe “dado”, este regime  de renovados, o Clube Naval e compraram-lhe assim as queixas que tinha sempre contra o psd-M e regime. A outro continuam para já deixá-lo brincar aos carrinhos. Agora o Dr. Rui Fontes, que deve saber que muito voto foi-lhe entregue, porque ninguém quer o regime no Marítimo, voto de protesto, vai fazer o quê ? Calar-se porque o dinheiro vem do regime? Um conselho: perceba que ganhou porque muitos votaram regime nas autárquicas e o Marítimo foi um escape para votar contra. E este regime não pode dar ao Nacional, ao União que está em saque e não dar ao Marítimo. Porque aí o Carmo e a Trindade cairiam, como se deve lembrar da primeira e única derrota de AJJ na Madeira. Que o ia fazer cair do desGR e que lhe custou depois a si presidência do Marítimo. Outra coisa é presunção sua apenas. 

E na Madeira está tudo sempre num vira-vira.

Mamonas Assassinas, Vira-Vira

sábado, 16 de outubro de 2021

Um doido, dois doidos, três doidos ….

 


Provavelmente maluco. E mentiroso com certeza, Benito Mussolini [sobre Hitler]

O que o Dr. Alberto João Jardim (AJJ ), o Dr. Miguel Albuquerque (MA) e o Dr. João Paulo Marques (JPM) têm em comum ? Para além de serem pessoas de gerações distintas, vicejam na mediocridade, florescem na vulgaridade, dão-se bem nos ares impuros deste regime,  conseguem “susexo” pessoal apenas neste regime e não acreditam no mérito pessoal, apenas no mérito do cartão do partido. 

Também são uma amostra do regime no tempo. Um principio, um meio e acredito o fim. Um passado, um presente e quiçá uma amostra de  (mau) futuro. São uma desgraça e o menos mau, como acontece sempre nas grandes fortunas familiares, é o velhote. Os outros dois, MA e JPM, como os que os rodeiam, vivem apenas á custa da sua herança

Têm os tiques e os toques, o DNA, deste regime. São pai, filho e (talvez) o neto (dada a bestialidade que já demonstra ) deste regime.

Em comum uma palavra define-os. São doidos pelo que defendem. E mentirosos á medida. Este regime faz com que a saúde mental desta gente se deteriore e os efeitos, nota-se, são cumulativos. Veja-se. AJJ teve muito tempo para "endoidecer" no DESgr. Já MA "endoideceu" em menos de 1 ano de poder e JPM nem isso. Parece que "amalucou" logo que começou a escrever.

E fazem jus ao nome, cognome… Alberto João Jarreta , Miguel Abébias, João Paulo Mentiras …. Uma degradação no nome, na moral e nos costumes, com o tempo. Nestes homens a verdade de hoje é a mentira de amanhã, a culpa é de outros, o trabalho não se faz e estudar não é para eles. Os fins justificam os meios, a amoralidade justifica-se, ética e moral, apenas a deles, o curto prazo e o lucro imediato à custa das mais valias do futuro.

Como se acham superiores nos juízos de tudo que fazem, dizem e escrevem, não percebem que são apenas e só um conjunto completo de alucinados ambulantes e dicionários de idiotices sem fim. 

São o principio, meio e fim (um exemplo) deste regime.

Quando se julga uma coisa falsa, a avaliação provavelmente é verdadeira, Barry Levinson

PRINCIPIO: AJJ, Alberto João Jarreta

Veio dizer de novo que os 6 000 000 € (seis mil milhões de euros ) de divida que deixou é por conta do estado português !!!!, por um desenvolvimento que não existia na Madeira. Eu acho isto perigoso. Veja-se agora os continentais passarem à Madeira uma fatura pelo seu descobrimento  e sobretudo pelo que aturam destes simplórios, sempre a falar mal do país que os criou, mantém e egoístas nos propósitos. 

Este valor está errado, porque é APENAS o valor da contabilidade financeira e orçamental do DESgr e não entram nele as dividas das sociedades de desenvolvimento e de financiamento (umas aqui na RAM, outras na Holanda, Ilhas Virgem, Creta,…. ) criadas. Quase 1,5 mil milhões de euros. AJJ NUNCA disse para onde foi este dinheiro, nem tem interesse, acredito até pessoal, pela vergonha, que o diga. 

Tudo porque a soma contabilística das obras que fez na RAM, não chega para cobrir a divida e despesa que deixou e criou artificialmente. E a dívida foi perdoada TOTALMENTE pelo menos uma vez.

Por isso onde está o dinheiro? Para onde foi o dinheiro?  Cerca de 10 mil milhões de euros. A oficial, mais a perdoada por Guterres, mais a das sociedades "privadas" regionais e públicas regionais. Mais os fundos "perdidos" dados pela UE.

Quem é que ficou com o dinheiro? A classe empresarial que ele confessa ter promovido? Como é que AJJ explica que tanto “empresário” seu estivesse no inicio da sua governação com empresas débeis, economicamente pouco desenvolvidas e nem 10, 15, 20 anos depois fossem “potentados” financeiros à dimensão da Madeira? Mesmo do país e mundo? Pestanas, Ramos, Trindades, Sousas, Pradas, Dantas, Jardins, Berardos, Roques, ....

AJJ e os seus (inclusive familiares ) ganharam ou receberam algumas contrapartidas para que este estado de coisas tivesse acontecido? Algumas vezes optaram pelo preço DE amigo, quando fizeram bastas vezes preços PARA O amigo? Tenho dito muitas vezes aqui na GNOSE, que os sinais exteriores de riqueza de muita gente deste regime, antigos e novos, não se adequam, nem nunca se adequaram aos seus rendimentos oficiais que conhecemos. Sobretudo os políticos.  MA tornou-se um dos políticos mais ricos do país, numa altura em que não tem atividade empresarial conhecida de sucesso. Pelo contrário, não pagava à Seg. Social. Um dos muitos exemplos que se podem apontar na RAM.

Por isso, ou têm tias ricas, padrinhos ricos, ganharam a taluda ou então existe gato. E esta é uma região do "aqui à gato!!!"  

REPITO, a soma contabilística da obras públicas deste regime nos últimos 45 anos, não paga a despesa orçamental anual do governo, mais a divida perdoada e existente. Por isso existiu, tem de existir roubo de dinheiro e valores na Madeira. Tout court. E se não foi o regime, o regime deve saber, tem de saber quem foi ou é responsável pelo roubo metódico, concertado de bens e valores de todos os madeirenses. 

Mais explicitamente, se o regime não é gatuno, então ou colaborou ou deve ser responsabilizado por esta perda de bens e dinheiros. Por inépcia. Porque é o regime que gere estes bens e dinheiros e tem de dar uma explicação para o sucedido. E AJJ foi a génese dos DESgr´s da Madeira. 

Para AJJ a divida criada por ele deve ser paga pelo estado português, isto é, AJJ quer distribuir a divida que cria a eito e sem regras, por todos os portugueses, o que não é justo. Ou melhor, seria se AJJ não se importasse de pagar as dividas do Sr. Tomás de Braga, ou o Dr. Calado as da Dna. Maria de Aveiro, MA das da Dna. Rosa de Portalegre, ....

A única certeza é que não existe certeza, Plínio 

MEIO: MA, Miguel Abébias

O Dr. Miguel Albuquerque falou esta semana em desempregados e (mais uma vez ) porque recebeu menos dinheiro que os Açores, acusa o estado central num “roubou” de 15 milhões de euros à Madeira. E atira à TAP, que diz abandonou a Madeira e Porto Santo à sua sorte.

Lastimável que ele diga isto. MA esqueceu-se que foi ele, o psd-M, o PSD nacional que aprovaram e defenderam a atual lei das finanças regionais e estão a receber exatamente o devido. Em relação á TAP, MA é esquizofrénico: ora umas vezes a quer privada, outras vezes quer a TAP privada ás “medidas” dele. Percebe-se que o conceito de empresas privadas para MA é fluido. As empresas privadas que MA tanto preza, na Madeira não são mais do a extensão privada do governo que este regime implementou na RAM, onde o que é público e o que é privado se confundem e uma teia de interesses instalados se aboleta dos recursos da região para fins próprios. Com MA (e AJJ ) a RAM endivida-se pelas empresas privadas. E quando elas precisam de dinheiro, parece que uma obra é criada, um projeto é entregue (sempre por ajuste direto e com custos SEMPRE acima dos normais do mercado ). 

Com MA, a RAM contrai mais divida, não para proteger madeirenses, mas para proteger e financiar grupos económicos, que utilizam recursos da região para se protegerem. Depois, MA tem ainda o descaramento de dizer que  contraiu divida para apoios sociais, quando é do orçamento da República (e muito bem ) que sai o dinheiro para a Segurança Social, para o desemprego, ….

Na RAM existem 80 000 pensionistas (pagos pelo orçamento do estado português ), 30 000 estudantes (do pré-escolar aos universitários, pagos pelos pais ), 20 000 desempregados (pagos e quando, pelo orçamento do estado português ) ....numa população de 250 000 pessoas. Se a almofada social vem do continente, para onde vai o dinheiro do orçamento regional ? 

Tenho a certeza que muitos "paus de bandeira, mastros" de 600 € forem adquiridos por 10 000 €. Como o orçamentado para o novo hospital. 

A RAM não é, nem nunca foi, um contribuinte líquido para o orçamento do estado português. Antes pelo contrário. Bastas vezes é o orçamento de todos os portugueses, que salva o DESgr desta ilha. E os 80 000 pensionistas, mais desempregados....

MA que tanto critica gente desempregada a receber subsidio de desemprego (mais uma prova que ele não paga apoios sociais, caso contrário cortava como confessa ), tem de saber que existiu muito empresário madeirense, que usou o lay-off a seu contento, não pagando o terço da empresa, obrigando o trabalhador a trabalhar a full-time e muitas vezes ficando com parte do terço que o estado dava. Um segredo de Polichinelo. Patrões gatunos, com a bênção do DESgr.

MA consegue criticar o governo de Costa por manter impostos altos, mas não os baixa na região (ou o IVA), quando tem poderes para fazer tal. Prefere criticar, porque uma mentira tantas vezes repetida (com a ajuda desta comunicação social )  torna-se verdade. E assim as culpas são dos outros. Com as mentiras dele.

E por falar em mentiras,

As pequenas mentiras fazem o grande mentiroso, William Shakespeare.

FIM: JPM, João Paulo Mentiras

Ou João Petas & Mentiras. Hoje mais uma vez e de novo no DN-M, mente no seu artigo. Vai buscar, um acontecimento de há 2\3 anos e junta-lhe como sempre os seus pozinhos de mentiras á medida. Normalmente diz-se que quem não sabe inventa. JPM não inventa. Mente.

Ele diz que jornalistas foram perseguidos pela justiça portuguesa e os seus telemóveis e computadores confiscados. JPM mente deliberadamente. Não só hoje, como em outros artigos.

Depois porque deve estar insano, diz que está mal uma assembleia municipal depender financeiramente da câmara municipal, coisa que ele não reparou (e já foi deputado e agora é assessor !!!!) que acontece na ALRM, na AR. Dependem os seus orçamentos do governo porque quase não têm receitas (não contamos o JORAM e DR, ...).

No regime desta ilha está tudo doido. Parece que querem arranjar desculpas e terem antecedentes de doidice, maluquice para quando forem julgados pela população (também no tribunal ). Uma atenuante para os dislates que fazem. Porque nunca estiveram na plena posse das suas faculdades. Afinal são apenas doidos.

Crazy Frog - Axel F




sábado, 9 de outubro de 2021

Um murro no estomago. Ou como vencer, pagando.

 



Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas durante todo o tempo. Mas não vos será possível enganar sempre todos durante todo o tempo, Abraham Lincoln

Pelas 21h do dia 26 de Setembro levei um murro no estomago. Quase que tive de tomar uns Kompensan dada a azia sentida. E só recentemente deixei a Aqua Seltzer. Eu, que dizia que o Dr. Pedro Calado ia “ao charco” por essa altura, afinal fez-me a mim e a muitos ficarem com azia e tentarem perceber como é possível em 2021 ganhar-se eleições, usando os maus e fracos costumes de sempre.  E a outros, a pensarem em desculpas parvas pelo sucedido e por mais uma oportunidade perdida, pouco trabalho feito e mais uma morte "na praia". 

Não dou ao Dr. Pedro Calado parabéns, porque ganhou fazendo batota, comprando votos. Também porque não sou hipócrita e o politicamente correto nesta altura na RAM, é apenas para perdedores e falhados. Perdedores e falhados, foi TODA a oposição, porque Funchal foi perdido e por isso, deviam levar uns tabefes valentes e ficarem todos de castigo com orelhas de burro na cabeça, virados para a parede a escreverem 1 000 000 000 .... de vezes "vou deixar de ser parvo, totó, palerma, camelo, ...... e começar a trabalhar a sério para vencer".

Mas, nem tudo é mau. Na Madeira vamos ter DOIS (2) DESgr a desgraçar muitos e a continuar a engraçar com poucos. A Quinta das Angustias a trabalhar às 2ªs, 4ªs e 6ªs, a CMF às 3ªs, 5ªs e sábados e o Domingo fica como o dia das lamentações para todos. Tudo porque o Dr. Pedro Calado, dada as promessas que fez e que diz cumprir, vai transformar a CMF noutro DESgr. E porque ninguém acredita que ele faça na CMF, o que nunca fez no DESgr: cumprir promessas, ser um presidente de todos e não de alguns, não criar dívida para demasiados pagarem e poucos receberem (da dívida ).

Percebemos também que o Dr. Pedro Calado, também o Dr. Albuquerque, o Dr. Prada e o Dr (acho) Rui Coelho...e outros, são ateus, agnósticos e pouco confiantes no que valem e o seu partido/regime. Porque se acreditassem em Deus, no seu mérito e na sua honestidade, não promoveriam tanta batota, para fazer-se eleger, ou elegerem os seus. Acreditariam nos desígnios dos céus (e nossos), claro. Não forçariam uma vitória. Se acreditassem no que valem e no que fizeram, praticariam a verdade nas eleições e deixariam livremente o povo decidir. Como não acreditam no que fazem, compram votos. Foi a única vitória da oposição (mais as redes sociais) nestas eleições. O regime percebeu que de tão mau, só comprando votos, vencem. 

Isto é algo que ninguém percebeu ainda. Eles só vencem fazendo batota. Eles só vencem com chapeladas, à boa maneira do antes 25 de Abril, porque sabem que não têm confiança do povo nos méritos da sua governação e que governam mal. Por isso, vencem pagando. Pão e circo ofereceram para vencerem. Se eles sabem que são maus, basta à oposição mostrar ao povo essa evidência. Não é difícil, mas dá trabalho. Coisa que preguiçosos como é, muita oposição não faz. Trabalhar. Mostrar evidências. Veja-se o exemplo dos patuscos dirigentes atuais do PS-M. Ninguém assume a derrota. Para eles a derrota é de todos, do coletivo. Preferem burilar escritos tacanhos que ninguém lê, fazerem discursos (sempre os mesmos e com as mesmas queixas ) obtusos na ALRM que ninguém ouve e queixarem-se, lamuriarem-se da falta de sorte que tiveram, mas nunca das condições que não souberam criar por inépcia. E dos outros, do regime, que, tenho de reconhecer, fazem mais de olhos fechados do que estes homens com os olhos abertos.

A utilização dos recursos públicos ás claras a favor de candidatos do regime, por exemplo quando candidatos distribuíam cabazes de “saca-votos” em casas de povo, IPSS´s (que deviam ser neutras e mesmo as da igreja ), visitas a casas de votantes com papeladas para apoios a serem assinadas e dados como certos (o Dr. Pedro calado admitiu ), promessas de eletrodomésticos, projetos de construção de moradias, apoios nas viagens (agora) de férias a Madeira, tudo isso foi feito á vista de todos

Não é humilhando ou comprando as pessoas [que se vence], Pedro Calado, ahahahhahahahahahah, um pândego este Dr.

Isto deixa-me inquieto e faz-me levantar esta questão. Que respeito o funchalense, o madeirense terá por alguém que foi eleito fazendo batota, fazendo pirataria, praticando a ladroagem. E a mesma questão para o DESgr. Merecerão, um e outros, algum respeito nosso? Querem-nos desenvolver á sua imagem e semelhança onde o vale tudo é possível e a desonestidade, o interesse, ser-se mercenário é um pilar da "democracia" da Madeira ?

Por isso não dou os parabéns ao Dr. Pedro Calado. Ou ao Dr. Miguel Albuquerque. Ou ao psd-M. Ou ao regime. Nós sabemos que praticaram, vamos lá dizer, falcatruas éticas, imoralidades e só por isso venceram.

É um pouco como a Sr. Carlos Pereira e quejandos do Marítimo. O tribunal do Funchal disse que fugiram aos impostos e que montaram esquemas ilegais para fugir ao fisco, mas absolveu-os !!!! (começamos a perceber que se o Dr. Albuquerque for parar ao tribunal do Funchal para ser julgado, vai sair em liberdade, mesmo que o tribunal diga que o esquema que montou com os Pestanas seja ilegal ). Por isso vamos todos fugir ao fisco e ser julgados no Funchal. Precedente já existe. Já existia na Seg. Social, já existia no fisco...agora é no tribunal. O problema é ser só para alguns. 

Um juiz, um tal de Sousa (família dos Sousas ? ) vai presidir a uma comissão para verificar a honorabilidade das eleições no Marítimo. Isso quando o concelho da magistratura portuguesa, aconselha (julgo que obriga ) a que juízes, desembargadores, …. saiam do mundo dos futebóis. Engraçado isto. Se o Sr. Carlos Pereira e o Dr. Luis Sousa soubessem que estas eleições no Marítimo são impolutas e quem as promove (eles) fossem pessoas de bem, nunca precisariam de tal comissão. Certo ou estou errado? Portanto, ali o juiz e a comissão, estão a branquear os futuros resultados eleitorais… correto ? E existirão ligações "perigosas" entre a proto-absolvição do Sr. Carlos Pereira (e outros ) com o convite a este sr. juiz (letra muito pequena) ou são apenas coincidências ? Existem tantas destas neste regime....

E ao falarmos de branquear, na atual, antiga, ainda-futura (?) liderança do PS-M, está tudo a branquear resultados. Eles, os socialistas, por exemplo o Dr. Paulo Cafofo, o deputado Leandro, … e outros, dizem que não perderam. Perdeu o PS-M, mas eles não perderam (diretamente, dizem eles, ressalve-se). Aliás, o Dr. João Pedro Vieira, ex-secretário geral do PS-M !!!!, tem esta curiosidade: diz que o PS-M perdeu, nomeia 3 razões para tal e à boa maneira socialista culpa todos, menos os indivíduos que lideraram o PS-M nestes anos. Neste PS-M, a culpa é de todos na derrota (na derrota lembram-se "de todos" ), de alguns na vitória.

Parece que quem liderou este PS-M, esteve lá “en passant”, a ver a caravana passar. Não escolheu, não pensou, não estudou, não fez, não andou…andaram apenas a assobiar. A “apoiar”. Parecem uns garotos e percebe-se porque nunca ganharam. Mas o PS-M tem ganho, APESAR deles.

Mas vamos às razões do Dr. João Pedro Vieira. São elas: 1) erro estratégico: O Sr. Dr. agora sabe que na Madeira existe condicionamento nas eleições e novas formas de pensar são necessárias para lutar contra este facto. Explico como se ele fosse médico: só percebeu agora que a penicilina já não é usada, mas a gama toda de antibióticos disponível; 2) programático, SÓ agora percebe que o PS-M com tanta vontade de fazer “politica positiva”, vai a tudo, ao acessório, esquecendo-se do fundamental e que com as atitudes que toma na ALRM apenas branqueia este regime, Explico como se ele fosse médico: ele conhece os medicamentos por ouvir dizer, pelo que lhe dizem, não pelo que se estuda nas universidades; 3) social, porque vejam, acredita AINDA que com mais militantes o PS-M ganha!!!! Explico como se ele fosse médico: Ele acredita que a doença se combate tomando-se muitos, cada vez mais comprimidos/xaropes, ...quantos mais melhor e não com uma toma correta e adequada da medicação. Todos à boca e fé no porvir....

O regime ganha empregando pessoas (recebendo ordenados), este secretário, quer ganhar arranjando militantes (a pagar quotas). Não percebeu ainda que esta coisa de “militar” nos partidos é para poucos, porque os demais, cada vez mais escolhem por mérito (e desmérito ) de um programa, de uma liderança, de uma vontade. E só votam se ganham já ( em espécie ou em numerário como faz este regime ) ou acham que vão ganhar algo no futuro (e trabalhar para o futuro, não é para este PS-M, não é para este regime ).

Desconfiem de quem tudo promete, Dr. Miguel Albuquerque, ahahahhahahahahahah, acrescento meu.  

Esta pessoa, não percebeu ainda que as eleições na Madeira ganham-se nos independentes, numa atitude, em ter a população e não percebeu ainda que o PS-M, sendo o maior partido da oposição na Madeira, deve criar condições para unir a oposição num só objetivo: ganhar eleições (coisa que o regime já percebeu ). Este senhor, que é SÓ ex-secretário geral do PS-M, não percebeu ainda que ninguém ganha eleições praticando sistematicamente os mesmos erros. Nas escolhas, nas ideias, nos programas, nas lideranças, na forma, no conteúdo, ….ahhhh e não se demitiu porque não tem culpa. Andou, talvez apenas a "laurear a pevide". E a "pevide" não se pode perder e tem de ser muito passeada.

Aborrece-me o que o PS-M está a fazer ao Engº Miguel Silva Gouveia.  Antes eram sorrisos e abraços. Agora nada. Antes todos estavam com ele. Agora afastam-se dele. Ninguém, publicamente, uma palavra de apreço lhe faz e parece que foi o culpado da derrota do PS-M no Funchal. As facadas neste PS-M praticam-se às claras. Mas cobardes como são (até parece que falo do regime ), só falam quando se perde. Mas que as dão, dão.

Presto-lhe toda a minha solidariedade. Ele perdeu, porque não só teve (veja-se o artigo do deputado Jaime Leandro no jm-M de ontem ) de combater TODA a força do aparelho do DESgr, mais os meios de comunicação, mais os poderes económicos que sustentam e são sustento deste regime, mais a compra despudorada de votos, e ainda ter num PS-M, ninguém a ajudá-lo EFETIVAMENTE. E perdeu SÓ porque votos foram comprados, com promessas mais ou menos mirabolantes. Sr. Engº, assim, nessas condições, era impossível VENCER. O senhor NÃO PERDEU, mas fizeram-no perder. Fez todos os possíveis para nós acreditarmos.  Talvez tenha ganho o seu futuro, no dia 26 de Setembro. Muito e muito obrigado.

Duas palavras finais.

1) Tem a oposição da Madeira até Setembro de 2023, APENAS 12 meses efetivos, para se preparar para as eleições regionais: 1\2 Janeiro, 1\2 Fevereiro, 1\2 Abril, Maio, Junho, 1\2 Julho, 1\2 Setembro, Outubro, 1\2 Novembro porque o resto, pelos padrões aqui na Madeira são férias. O Dr. Paulo Cafofo não tem pressa do PS-M arranjar novo líder. Com toda a calma que parece ter, até pode ser ele...demissionário, o líder em 2023. Ou então, como acredito piamente, o Dr. Paulo Cafofo não percebe o que é trabalhar num projeto. Fazer um projeto. Criar uma equipe. E que isso consegue-se com tempo (que ele teve), com uma ideia (que nunca teve) e com trabalho (que nunca fez ). E isso tem de ter tempo.

2) Se as eleições fossem um jogo de futebol, o campo estaria inclinado a favor do regime da Madeira (VAR, árbitos, ...) , incluindo quem relata o jogo: os jornalistas. Nunca como nestas eleições se percebeu uma coisa: Não existe neutralidade na comunicação social da Madeira. Todos ou quase todos, votam no regime. E apelam, mais ou menos indecorosamente ao regime. Ou porque têm lá familiares a trabalhar, ou familiares trabalham em empresas e candidaturas ou passam das candidaturas para gabinetes de comunicação...favores com ordenados se pagam,....E as falsas independências desmontam-se numa entrevista, num artigo, numa escolha jornalística, numa sondagem. Não existem almoços grátis. E demasiada comunicação social madeirense almoça grátis. Primeiro pagam com o corpo...depois com o espirito. São apenas mercenários e isso é perigoso para o regime. São como as "putas", dão o corpo a quem pagar mais. E alguém, um dia que creio breve, vai pagar mais.

António Variações - O corpo é que paga

 

OBS
Levei um murro no estomago no dia 26 de Setembro. Um grande sapo está ainda a ser digerido. Mas cá estou na luta. Sempre contra o regime. Nunca contra a Madeira. Contra o psd-M deste regime. Não contra o PSD-M. Contra o ps-M deste regime. Nunca contra o PS-M. Fazendo perceber, acreditando e lutando para que a união da oposição se consiga. Contra tudo e contra todos que não percebam estas simples verdades: A união faz a força e o mérito individual faz a diferença. Quer se queira, quer não.